Mário Lúcio Vilela de Resende

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1982), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Ph.D. em 'Applied Biology and Biochemistry', pela University of Bath, Inglaterra (1995). Foi pesquisador da CEPLAC- Ministério da Agricultura, Bahia, professor do quadro da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, BA) e da Fundação Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras, UFLA, onde leciona as disciplinas Fisiologia do Parasitismo e Bases Moleculares da Resistência de Plantas a Doenças, para alunos de Doutorado, e participa nas disciplinas Patologia Florestal e Manejo Integrado de Doenças de Plantas para alunos de graduação. Foi membro e posteriormente coordenador da Câmara de Ciências Agrárias da FAPEMIG. Desenvolve projetos de pesquisa envolvendo aspectos bioquímicos e moleculares da interação planta-patógeno, com ênfase no estudo dos mecanismos de defesa do hospedeiro contra patógenos fúngicos e bacterianos. Dentre os patossistemas atualmente em estudo, destacam-se cafeeiro x Hemileia vastatrix (ferrugem) e Cercospora coffeicola (cercosporiose); soja x Colletotrichum, além de cafeeiro x Pseudomonas (mancha aureolada), como modelo para estudos de indução de resistência. Desde 2009 é o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT do Café- renovado 2016-2022), o qual faz parte de uma das maiores iniciativas de Ciência Tecnologia e Inovação já implantadas no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Applied Biology and Biochemistry

1991 - 1995

University Of Bath
Título: VASCULAR WILT OF COCOA (THEOBROMA CACAO L.) CAUSED BY VERTICILLIUM DAHLIAE KLEB.: STUDIES ON PATHOGENICITY AND RESISTANCE
Orientador: RICHARD M. COOPER
Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)

1983 - 1985

Universidade Federal de Viçosa
Título: QUANTIFICAÇÃO, PREVISÃO E CONTROLE DA PODRIDÃO BRANCA DO ALHO (ALLIUM SATIVUM L.), COM BASE NO NÍVEL DE ESCLERÓDIOS DE SCLEROTIUM CEPIVORUM BERK. NO SOLO.,Ano de Obtenção: 1985
Orientador: LAÉRCIO ZAMBOLIM
Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Graduação em AGRONOMIA

1979 - 1982

Universidade Federal de Lavras

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Defesa Fitossanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RESENDE, M. L. V. . Coordenador do Painel Técnico " Interação Patógeno-Hospedeiro: Efetores e Respostas Induzidas". 2017. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . 26º Congresso de Pós-Graduação da UFLA. 2017. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . X Simpósio de Controle de Doenças de Plantas e V Reunião Brasileira de Indução de Resistência em Plantas. 2010. (Outro).

RESENDE, M. L. V. . IX Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas - Manejo Fitossanitário de Cultivos Agroenergéticos. 2009. (Outro).

SOUZA, R M ; RESENDE, M. L. V. . 41 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2008. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . Coordenador da Mesa REdonda ''Engenharia genética para a resistência de plantas". 2008. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . Coordenador de Mesa Redonda no VIII Simpósio de Controle de Doenças de Plantas - Manejo Fitossanitário da Cultura do Cafeeiro.. 2008. (Outro).

RESENDE, M. L. V. . Coordenador no VIII Simpósio de Controle de Doenças de Plantas - Manejo Fitossanitário da Cultura do Cafeeiro.. 2008. (Outro).

RESENDE, M. L. V. . Seca de ponteiro do eucalipto no Estado do Amapá e Plantas hospedeiras de Crinipellis sp. no Grupo de Discussão Patologia Florestal. 2008. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . VII Simpósio de Doenças de Plantas- Manejo Integrado de Doenças de Fruteiras. 2007. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . VI SIMPÓSIO DE CONTROLE DE DOENÇAS DE PLANTAS. 2006. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. ; M.A. Campos . CURSO 'FAZENDO ENGENHARIA GENÉTICA'. 2006. (Outro).

RESENDE, M. L. V. . V Simpósio de Controle de Doenças de Plantas. 2005. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . II REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS. 2004. (Congresso).

RESENDE, M. L. V. . I Simpósio de Biologia Molecular da Resistência de Plantas a Patógenos. 2002. (Congresso).

SILVA, L. H. C. P. ; CAMPOS, J. R. ; NOJOSA, G. B. A. ; RESENDE, M. L. V. . I Simpósio de Controle de Doenças de Plantas. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

50 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Eliciadores de respostas de defesa em plantas. 2017. (Congresso).

2016 Rust Symposium.2016 Rust Symposium. 2016. (Simpósio).

42 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Fosfonatos aplicados isoladamente e em associação com fungicida no manejo da cercosporiose do cafeeiro. 2016. (Congresso).

IEEE Young Entrepreneurs. 2016. (Seminário).

LABX: EXCELLENCE IN LABORATORY EQUIPMENT, OPERATION AND SAMPLE STORAGE: BEST PRACTICE, INNOVATION AND NETWORKING TO IMPROVE AND INSPIRE. 2016. (Seminário).

41 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Produtos alternativos no manejo da ferrugem e cercosporiose em cafeeiro. 2015. (Congresso).

XV Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas - Avanços da Fitopatologia no Agronegócio.Resistência em cafeeiro e seus patógenos. 2015. (Simpósio).

46 CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. 46 CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. 2013. (Congresso).

4th International Symposium on Tomato Diseases & 28th U.S. Annual Tomato Disease Workshop.Evaluating the effect of GreenForce S and GreenForce CuCa products on the severity of bacterial spot and wilt, and powdery mildew diseases on tomato. 2013. (Simpósio).

VIII SIMPOSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL.Resultados e perspectivas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café. 2013. (Simpósio).

38° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. 2012. (Congresso).

Congresso Paulista de Fitopatologia. Projeto do INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAFÉ- INCT-Café. 2012. (Congresso).

MISSÃO PROFISSIONAL NOS ESTADOS UNIDOS- PROG. CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS.APRESENTAÇÃO DO INCT Café, NA EMBAIXADA DO BRASIL EM WASHINGTON D.C.. 2012. (Outra).

VI REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA.Dificuldade na comercialização de indutores de resistência no Brasil. 2012. (Outra).

37 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Associação de indutores de resistência proteção de mudas de cafeeiro contra Hemileia vastatrix. 2011. (Congresso).

Doenças da Palma de óleo: indução de resistência e sanidade de sementes no contexto da expansão do cultivo da palma de óleo no Pará.Doenças da Palma de óleo: indução de resistência e sanidade de sementes no contexto da expansão do cultivo da palma de óleo no Pará. 2011. (Seminário).

VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil.Associação de indutores de resistência no manejo da ferrugem do cafeeiro. 2011. (Simpósio).

36° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. 2010. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Micologia. Biologia molecular de fungos fitopatogênicos. 2010. (Congresso).

XIX Congresso de Pós-Graduação da UFLA. 2010. (Congresso).

XLIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Indução de resistência pelo uso de extratos a base de resíduos da lavoura do café. 2010. (Congresso).

X Simpósio de Controle de Doenças de Plantas e V Reunião Brasileira de Indução de Resistência em Plantas.Research on Induced Resistance at the INCT-Café. 2010. (Simpósio).

XVIII CIUFLA. 2010. (Congresso).

35° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Acibenzolar-S-metil no controle da ferrugem do cafeeiro.. 2009. (Congresso).

VI Simpósio de pesquisa dos cafés do Brasil.Avanços do setor agronenergético e suas ameaças à cafeicultura. 2009. (Seminário).

XXXII Congresso Paulista de Fitopatologia e IV Reunião Brasileira sobre Indução de Resistência em Plantas. Fosfitos na indução de resistência e controle de doenças de plantas. 2009. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais - IV COBRADAN. "Bioindutores de resistência em plantas". 2008. (Congresso).

I Workshop Nacional sobre Fosfitos na Agricultura.Mesa redonda ''Principais resultados de Fosfitos em Citrus, Café e Feijão, Soja e Frutíferas, Cana-de-açucar. 2008. (Outra).

I Workshop Nacional Sobre Fosfitos na Agricultura.''Influência dos fosfitos no manejo das doenças de plantas. 2008. (Simpósio).

Palestra Técnica Fosfito/Café para Sudoeste Agropecus em parceria com a Silveragro.Fosfito/Café. 2008. (Outra).

VIII Simpósio de controle de Doenças de Plantas.Manejo Fitossanitário da Cultura do Cafeeiro - Indução de resistência. 2008. (Simpósio).

XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Seca de ponteiro do eucalipto no Estado do Amapá e Plantas hospedeiras de Crinipellis sp. no Grupo de Discussão Patologia Florestal. 2008. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Entomologia. ''Interação inseto planta e resistência" como o tema "Princípios de resistência induzida em plantas". 2008. (Congresso).

III Reunião Brasileira sobre Indução de Resistência em Plantas.Novos indutores de resistência contra doenças em cafeeiro, cacaueiro, algodoeiro e tomateiro: perspectivas de utilização. 2007. (Encontro).

XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2007. (Congresso).

XLVIII SIMPAS- Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável.Debatedor no XLVIII SIMPAS. 2007. (Simpósio).

XXX Congresso Paulista de Fitopatologia. Reconhecimento e transdução de sinais nas interações planta-patógeno. 2007. (Congresso).

32 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. 2006. (Congresso).

39 CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. Transformação genética de plantas visando resistência a doenças. 2006. (Congresso).

V Encontro da Rede Mineira de Propriedade Industrial.V Encontro da Rede Mineira de Propriedade Industrial. 2006. (Encontro).

Fatores de virulência em fitopatógenos. XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. 2005. (Congresso).

IV Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil.IV SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. 2005. (Simpósio).

I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE RESISTÊNCIA DURÁVEL DO CAFEEIRO À FERRUGEM.I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE RESISTÊNCIA DURÁVEL DO CAFEEIRO À FERRUGEM. 2005. (Simpósio).

Resistência Induzida Contra a Vassoura-de-Bruxa em Cacaueiro.I WORKSHOP DE VASSOURA-DE-BRUXA. 2005. (Simpósio).

Resistência Induzida em Plantas contra Patógenos.I SIMPÓSIO AGRONÔMICO BRASILEIRO. 2005. (Simpósio).

V Simpósio de Controle de Doenças de Plantas.V Simpósio de Controle de Doenças de Plantas. 2005. (Simpósio).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2005. (Congresso).

II REUNIAO BRASILEIRA SOBRE INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS.II REUNIAO BRASILEIRA SOBRE INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS. 2004. (Simpósio).

International Joint Workshop on PR-Proteins and Induced Resistance. International Joint Workshop on PR-Proteins and Induced Resistance. 2004. (Congresso).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. 2004. (Congresso).

Reunião Técnica Protef-IPEF: Atualidades no Manejo de Pragas e Doenças Florestais.Reunião Técnica Protef-IPEF: Atualidades no Manejo de Pragas e Doenças Florestais. 2004. (Seminário).

XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2004. (Congresso).

8o SICONBIOL - Simpósio de Controle Biológico.8o SICONBIOL - Simpósio de Controle Biológico. 2003. (Simpósio).

III Simpósio de pesquisa dos cafés do Brasil.III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. 2003. (Simpósio).

XXVI Congresso Paulista de Fitopatologia. XXVI Congresso Paulista de Fitopatologia. 2003. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2003. (Congresso).

5o Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática.5o Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática. 2002. (Seminário).

II SIMPÓSIO DE CONTROLE DE DOENCAS DE PLANTAS: PATOLOGIA PÓS-COLHEITA DE FRUTOS E HORTALICAS.II SIMPÓSIO DE CONTROLE DE DOENCAS DE PLANTAS: PATOLOGIA PÓS-COLHEITA DE FRUTOS E HORTALICAS. 2002. (Simpósio).

I REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS CONTRA PATÓGENOS. I REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS CONTRA PATÓGENOS. 2002. (Congresso).

I Simpósio de Biologia Molecular da Resistência de Plantas a Patógenos - Aplicações no Manejo Integrado de Fitodoenças.I Simpósio de Biologia Molecular da Resistência de Plantas a Patógenos. 2002. (Simpósio).

XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. 2002. (Congresso).

27o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. 27o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. 2001. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. VIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Diogo Costa Souza

RESENDE, M. L. V.PAIVA, L. V.; CARVALHO, M.A.F.. METABOLISMO CONSTITUTIVO E A RESISTÊNCIA À FERRUGEM EM DIFERENTES CULTIVARES DE CAFEEIRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: José Diogo Costa Souza

RESENDE, M. L. V.PAIVA, L. V.; CARVALHO, M.A.F.. Metabolismo constitutivo e a resistência à ferrugem em diferentes cultivares de cafeeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Dario Amadeu Muniz de Oliveira

RESENDE, M. L. V.. Uso de Indutores de Resistência no controle de Pseudomonas syringae pv. garceae em cafeeiros a nível de campo. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Gabriel Alfonso Alvarez Rodríguez

ABREU, M. S.; PARË P. W.; MEDEIROS, F. H.;RESENDE, M. L. V.. Mode of Action of Phialomyces macrosporus as a biocontrol agent in coffee infected with Colletotrichum sp.. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Thaís Cainã Teixeira Valente

PAIVA, L. V.RESENDE, M. L. V.; MEDEIROS, F. H.. Expressão quantitativa de genes relacionados à defesa induzida em cafeeiro por formulação à base de extratos vegetais e fosfito contra Hemileia vastatrix. 2012. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: BRUNO HENRIQUE GARCIA COSTA

GUIMARAES, R. J.;E.ALVESRESENDE, M. L. V.. Manejo da Ferrugem e da Cercosporiose do cafeeiro com produtos alternativos, fungicidas e suas associações, em condições de campo. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Leonardo Reis Rodrigues

Corrêa, J.L.G.; Carlos, L.A.de;RESENDE, M. L. V.. Secagem por atomização e caracterização química de extratos de folhas de café. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Juliana Moreira Soares

Pfenning, L.H.RESENDE, M. L. V.; Lima, C.S.. Caracterização morfológica, molecular e patogênica do agente etiológico da fusariose do abacaxizeiro no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: João Ronaldo Clemente Fernandes

RESENDE, M. L. V.; FIGUEIRA, A. R.; Ferreira, M.A.. Caracterização genomica de isolados de cowpea aphid-borne mosaic vírus (CAMV). 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Natalia Casadei Crespo

Pfenning, L.H.RESENDE, M. L. V.; Souza, E.A.. Diversidade genética de isolados do agente etiológico da fusariose do abacaxizeiro no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Valquíria Nogueira Campos

CAMARGOS, V. N.;RESENDE, M. L. V.. Caracterização patogênica e molecular de isolados do Potato virus Y (PVY) causadores de anéis necróticos em tubérculos de batata. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: ANDRÉ HUMBERTO DE BRITO

PINHO, R. G. V.RESENDE, M. L. V.; Soares, A.A.. Quantificação de danos e reação de resistência de híbridos comerciais de milho a Cercospora zeae-maydis. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Juliana Erika de Carvalho Teixeira

PAIVA, L. V.; MACHADO, M. A.;RESENDE, M. L. V.M.A. Campos. Genes de defesa de Citrus sunki e Poncirus trifoliata: expressão constitutiva e induzida por Phytophthora parasitica. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Cristian David Plaza Pérez

POZZA, E. A.; ELMER, W. H.;RESENDE, M. L. V.; CARVALHO, T. S.. Nanoparticles of essential and nonessential elements in the management of plant diseases. 2019. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Joyce Alves Goulart da Silva

RESENDE, M. L. V.; GUIMARAES, L. G.; CARVALHO, M.A.F.;MEDEIROS, F. C. L.ABREU, M. S.. PRODUTOS ALTERNATIVOS NO MANEJO DA FERRUGEM E CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO (Coffea arabica): ANÁLISES BIOQUÍMICAS E FISIOLÓGICAS. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Stéfanny Araújo Martins

RESENDE, M. L. V.; Guimarães, R.J.; CHALFOUN, S. M.. RESISTÊNCIA GENÉTICA E INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA NO MANEJO DA MANCHA AUREOLADA E ISOLAMENTO DE FITOBACTERIAS. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: PAULO VICTOR AUGUSTO AZEVEDO DE PAULA

POZZA, Edson A.; ALVES, M. C.; FREITAS, A. S.;RESENDE, M. L. V.; Guimarães, R.J.. Análise espaço temporal da cercosporiose em frutos do cafeeiro e a sua relação com a fertilidade do solo e a eficiência da mistura de fungicidas sistêmicos com cúpricos no controle da cercosporiose e ferrugem do cafeeiro. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Breno Cezar Marinho Juliatti

POZZA, Edson A.; HARTMAN, G. L.;RESENDE, M. L. V.Medeiros, F.H.V.ALVES, E.. "Biochemical, Physiological and epidemiological characterization of soybean genotypes (Glycine max) with partial resistance against soybean rust". 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Mauro Peraro Barbosa Junior

RESENDE, M. L. V.MONTEIRO, A. C. A.; GUIMARAES, R. J.; FREITAS, A. S.. Clonagem de genes de resistência em plantas. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Bruna Canabarro Pozzebon

SOUZA, R. M.; NINFA, F. M. V. L.; DUARTE, W. F.;RESENDE, M. L. V.; MEDEIROS, F. H. V.. Bactérias endofíticas no manejo da mancha e da pinta bacteriana e promoção de crescimento do tomateiro. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: BRUNO HENRIQUE GARCIA COSTA

RESENDE, M. L. V.; TEIXEIRA, H.; RUFINI, M.;CAMPOS, Vicente Paulo; SIQUEIRA, C. S.. FOSFITO DE POTÁSSIO NA PROTEÇÃO DO FEIJOEIRO CONTRA Colletotrichum lindemuthianum E Rhizoctonia solani E NAS RESPOSTAS BIOQUÍMICAS DE DEFESA. 2016. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Lucas Mateus Rivero Rodrigues

RESENDE, M. L. V.; GUERREIRO FILHO, O.; MARINGONI, A. C.; ITO, M. F.; FATOBENE, B. J. R.. Resistência de cafeeiros à mancha-aureolada: aspectos morfoanatômicos, fitopatológicos, genéticos e moleculares. 2014. Tese (Doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Thiago Andrade Maia

BROMMOSHENKEL, S. H.;RESENDE, M. L. V.; CUNHA, L. C. V.; BARRETO, R. W.; PACHECO, J. L. B.. Identificação e análise funcional de efetores de Hemileia vastatrix, agente causal da ferrugem do cafeeiro. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Roberto Lanna Filho

SOUZA, R. M.E.ALVESRESENDE, M. L. V.CHALFUN-JUNIOR, A.; Magalhães, M.M.. Controle da mancha (Xanthomonas vesicatoria) e pinta (Pseudomonas syringae pv.tomato gfp-marcada bacteriana do tomateiro por isolados endofíticos de Bacillus sp". 2011. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: André Costa da Silva

Souza, P.E.deRESENDE, M. L. V.POZZA, E. A.E.ALVES; Ferreira, M.A.; Alfenas, A.C.. Controle de oídio em eucalipto e da ferrugem asiática da soja por extratos e óleos essenciais de plantas. 2011. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Suellen Bárbara Ferreira Galvino

FIGUEIRA, A. R.; Karasev, A.V.;PAIVA, L. V.SOUZA, R. M.RESENDE, M. L. V.. Genome studies of Brazilian isolates of Potato virus Y (PVY). 2011. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros

FIGUEIRA, A. R.; POMELLA, A. W. V.;RESENDE, M. L. V.CHALFUN-JUNIOR, A.. Rhizobacteria for cotton seed treatment:screening, field efficacy and molecular modes of action. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Daniel Rufino Amaral

RESENDE, M. L. V.ABREU, Mário Sobral deSALGADO, S. M. L.; CHALFOUN, S. M.; Carvalho, J. G.. Formulações de extratos vegetais e micronutrientes na indução de resistência em mudas de cafeeiro contra Cercospora coffeicola. 2008. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Pedro Martins Ribeiro Júnior

RESENDE, M. L. V.ABREU, Mário Sobral de; PASCHOLATI, S. F.; Carvalho, J. G.; CHALFOUN, S. M.. Fosfitos na proteção e na indução de resistência do cafeeiro contra Hemileia vastatrix e Cercospora coffeicola. 2008. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Anderson Resende Almeida

Pfenning, L.H.RESENDE, M. L. V.ABREU, Mário Sobral de; CHALFOUN, S. M.; Barreto, R.W.. Fungos endófitos e espécies de Phoma associadas ao cafeeiro (Coffea arabica L.). 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Júlio César Miranda

Souza, P.E.; POZZA, Edson A.;RESENDE, M. L. V.; Guimarães, R.J.; CHALFOUN, S. M.. Doenças em cultivo orgânico do cafeeiro (Coffea arabica L.) epidemiologia e controle alternativo. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Paula de Souza Cabral Costa

PAIVA, L. V.M.A. CamposPfenning, L.H.RESENDE, M. L. V.. Expressão de genes de Phytophthora que codificam proteínas indutoras de respostas de defesa em plantas. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fisiologia Vegetal)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Florisvalda da Silva Santos

RESENDE, M. L. V.. Estudo e Manejo de doenças do cafeeiro (Coffea arabica L.) sob cultivo orgânico. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Marcos Augusto de Freitas

RESENDE, M. L. V.. Variabilidade e detecção molecular de espécies de Stenocarpella associadas a sementes de milho. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Zuleide Martins Chaves

RESENDE, M. L. V.. Claviceps spp. em sorgo e em gramínes forrageiras: caracterização fenotípica, patogenicidade e relações filogenéticas. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Jorge Fernando Pereira

RESENDE, M. L. V.. Caracterização, distribuição, e estudo da atividade de elementos transponíveis em Crinipellis perniciosa, agente da vassoura-de-bruxa no cacaueiro (Theobroma cacao). 2005. Tese (Doutorado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Patrícia Baston Barretti

RESENDE, M. L. V.. Bactérias endofíticas, genótipos resistentes e acibenzolar S-metil (ASM) no controle da murcha bacteriana (Ralstonia solanacearum) do tomateiro. 2005. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Priscilla de Fátima Pereira

RESENDE, M. L. V.; POZZA, A. A. A.;Medeiros, F.C.L.; POZZA, Edson A.. Iteração dos micronutrientes cálcio e potássio e dos micronutrientes manganês cobre em solução nutritiva sobre a intensidade do oídio da soja. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Paula Soares Alves

RESENDE, M. L. V.; FREITAS, L. G.; CARVALHO, G. R.; TERRA, W. C.. Estudo da interação entre cafeeiros resistentes e suscetíveis à Meloidogyne paranaensis. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Pablo Schulman

Medeiros, F.H.V.MEDEIROS, F. C. L.POZZA, E. A.RESENDE, M. L. V.. Resistance inducers as a tool against. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Aline Brito Vaz

RESENDE, M. L. V.; Ferreira, M.A.; Cardoso, P.G.;E.ALVES. Caracterização biológica e filogenia molecular de espécies de Fusarium associados à pimenta do reino no Brasil. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: FABRÍCIO WILLIAM DE ÁVILA

Faquin, V.; Silva, C.A.; Ferreira, M.M.; LIMA, J. M.;RESENDE, M. L. V.. Fosfito no crescimento, nutrição fosfatada e indução de resistência em feijoeiro. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: ANDRÉ HUMBERTO DE BRITO

Soares, A.A.; Carvalho, S.P.;RESENDE, M. L. V.. Controle químico e genético de doenças foliares e grãos ardidos em milho. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Márcia Toyota

TOYOTA, M.RESENDE, M. L. V.. Prospecção de novos indutores de resistência em cafeeiro (Coffea arábica L.) contra Hemileia vastatrix e caracterização dos eventos bioquímicos e moleculares da resposta de defesa induzida. 2009.

Aluno: Sarah da Silva Costa Guimarães

RESENDE, M. L. V.; GUIMARAES, S. S. C.. Caracterização biológica, molecular e diagnose molecular de espécies de Fusarium solani envolvidas na etiologia da síndrome da morte súbita da soja (SDS) no Brasil. 2009.

Aluno: Rafaela Balisa Massote

RESENDE, M. L. V.; SANTOS, H. O.; CISCON, B. A. S.; ABRAHAO, J. C. R.. FERTILIZANTES FOLIARES NO MANEJO DA CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO (Coffea arabica L.). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Victor Augusto Maia Vasconcelos

RESENDE, M. L. V.; COSTA, B. H. G.; SOUZA, E. A.. Fosfito de manganês e potássio no controle da mancha angular do feijoeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Gisani Cristian Clarindo Baldotto

RESENDE, M. L. V.E.ALVES. Manejo de doenças de importância econômica em maracujá no Município de Conceição da Barra, ES. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Silvano Barbosa de Souza

RESENDE, M. L. V.. Severidade de Cercospora zeae-maydis em milho em Chapadão do Sul/MS e Chapadão do Céu/GO. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Bruno Brito Lisboa

SOUZA, R. M.RESENDE, M. L. V.. CONTROLE BIOLÓGICO DE BOTRYTIS CINEREA EM CULTURAS MANEJADAS SOB AMBIENTE PROTEGIDO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Juliana Meneguelli de Oliveira Gonçalves

ABREU, Mário Sobral deRESENDE, M. L. V.. MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DO CAFEEIRO: MANCHA MANTEIGOSA, PASSADO, PRESENTE E FUTURO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Carlos Vandré Kerber de Freitas

E.ALVESRESENDE, M. L. V.. FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA: ORIGEM, DESENVOLVIMENTO, MANEJO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ECONOMIA BRASILEIRA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Regina Kaori Suda

RESENDE, M. L. V.. MANEJO DE DOENÇAS DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA NA CULTURA DO ALFACE. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Patricia de Souza Teló

RESENDE, M. L. V.. DIAGNOSE DE DOENÇAS DE PLANTAS. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Lucas Gabriel Pimenta Nogueira

RESENDE, M. L. V.; SILVA, J. A. G.; REIS, E. A. C.. Severidade da cercosporiose em diferentes cultivares de cafeeiro Coffea arabica L. Coffea canephora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Joyce Alves Goulart da Silva

RESENDE, M. L. V.RIBEIRO JUNIOR, P. M.MONTEIRO, A. C. A.; BOTELHO, D. M. S.. Indutores de resistência no manejo da ferrugem do cafeeiro (Coffea arabica L.) e no interferência no crescimento e nos teores de clorofila. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Luiz Rodolpho Rodrigues Vitorino

RESENDE, M. L. V.RIBEIRO JÚNIOR, Pedro MartinsPEREIRA, V. F.. Produtos à base de extrato vegetal e nutrientes no manejo de doenças do tomateiro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Mirian Cristina Martins

RESENDE, M. L. V.RIBEIRO JUNIOR, P. M.ANDRADE, C. C. L.. A Cooperativa de bataticultores e o cultivo da batata em Vargem Grande do Sul-SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: BRUNO HENRIQUE GARCIA COSTA

RESENDE, M. L. V.RIBEIRO JÚNIOR, Pedro MartinsTOYOTA, M.. Fertilizantes foliares no manejo da ferrugem e cercosporiose do cafeeiro em condições de campo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: LUCAS OLIVEIRA AFONSO

RESENDE, M. L. V.Camilo, F.R.; Silva, G.M.. Avaliação de produtos de origem biótica e abiótica no controle de fitonematoides em alface. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Tiago Reijers

RESENDE, M. L. V.RIBEIRO JÚNIOR, Pedro MartinsPereira, L.M.. Fertilizantes foliares no manejo do Oídio da Roseira em condição de campo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: BRUNO HENRIQUE GARCIA COSTA

RESENDE, M. L. V.RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins; TOYOTA, M.. Fertilizantes foliares no manejo da ferrugem e cercosporiose do cafeeiro em condições de campo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Renata Sousa Resende

RESENDE, M. L. V.. EFEITO DO SILICATO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO SOBRE A SEVERIDADE DA FERRUGEM ASIÁTICA (PHAKOPSORA PACHYRHIZI) E PRODUTIVIDADE DA SOJA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Ricardo Borges Pereira

RESENDE, M. L. V.E.ALVES. PRODUTOS NATURAIS NA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM CACAUEIRO (Theobroma cocoa L.) CONTRA Verticillium dahliae Kleb.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras.

SILVEIRA, A. J.;RESENDE, M. L. V.MACHADO, J. C.. Banca para promoção na carreira do magistério superior, da classe de Professor Titular-Filosofia e Ciências Humanas, na Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

RESENDE, M. L. V.. Banca para concurso Prof. Adjunto-Fitopatologia, na Universidade Federal de Lavras. 2011. Universidade Federal de Lavras.

RESENDE, M. L. V.. Concurso Prof. adjunto- Fitopatologia, na Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

SOUZA, Ricardo MagelaRESENDE, M. L. V.CAMPOS, Vicente Paulo; FIGUEIRA, A. R.; PINHO, E. V. R. V.;ABREU, Mário Sobral dePOZZA, E. A.CHALFUN-JUNIOR, A.. Concurso Público para professor Adjunto do Departamento de Fitopatologia, na sub-área de Controle Biológico e Biotecnologia aplicados a fitopatógenos. 2010. Universidade Federal de Lavras.

RESENDE, M. L. V.. Membro de banca de concurso público para professor adjunto em Fisiologia vegetal-Biologia Molecular, no Depto de Biologia da Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG. 2006. Universidade Federal de Lavras.

RESENDE, M. L. V.. Membro de banca de Concurso Público para Professor Adjunto de Micologia/ Interação Planta-Patógeno, no Depto de Fitopatologia da UFV, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. 2004. Universidade Federal de Viçosa.

RESENDE, M. L. V.. Membro de banca de Concurso Público para Professor Adjunto de Micologia no Depto de Fitopatologia da UnB, Universidade de Brasília, Brasília, DF. 2002. Universidade de Brasília.

RESENDE, M. L. V.. Presidente de banca de concurso público para professor adjunto de Fitopatologia, na Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR. 1998. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Yohana de Oliveira Medeiros

Correlação dos teores de compostos bioativos e açúcares com a intensidade da cercosporiose em diferentes clones de coffea canephora; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rafaela Balisa Massote

Fertilizantes foliares no manejo da cercosporiose do cafeeiro (coffea arábica L; ); Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Juliana Barros Ramos

Seleção de genótipos de cafeeiro resistentes a Cercospora caffeicola e estudo dos mecanismos de defesa; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Priscilla de Fátima Pereira

Fosfonato de potássio e de cobre associados ou não a fungicidas no manejo da antracnose, oídio e mancha alvo em soja; Início: 2017; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras; (Orientador);

Mariana de Lima Santos

Análise da variabilidade genética de receptores de quinase de espectro amplo em genótipos de Coffea arabica, expressão gênica em resposta à Hemilea vastatrix e indutores de resistência; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Deila Magna Dos Santos Botelho

Variabilidade de isolados de Colletotrichum sp; e Cercospora sp; e caracterização da resistência de genótipos de café (Coffea arabica L); Início: 2011; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

André Augusto Ferreira Balieiro

Avaliação de cultivares de cafeeiro quanto à resistência a cercosporiose; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; (Orientador);

Fabio de Oliveira Santos

Produtos alternativos no manejo da ferrugem e cercosporiose em cafeeiro (coffea arabica L; ): classificação química e física dos grãos, análises bioquímicas, fisiológicas e quantificação de metabólicos secundários em folha; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Eduarda Rodrigues Andrade

Cercospora caffeicola X cafeeiro: seleção de genótipos resistentes e elucidação dos mecanismos de defesa; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Matheus Henrique de Brito Pereira

A UTILIZAÇÃO DE FOSFONATO DE POTÁSSIO NO MANEJO DA FERRUGEM DO FEIJOEIRO; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; (Orientador);

Moises Antônio de Padua

Indutores de resistência a doenças em cafeeiro; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Lavras; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Victor Augusto Maia Vasconcelos

Indução de resistência contra cercosporiose (Cercospora coffeicola); 2019; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

José Diogo Costa Souza

METABOLISMO DE COMPOSTOS FENÓLICOS E A RESISTÊNCIA À FERRUGEM EM DIFERENTES CULTIVARES DE CAFEEIRO; 2018; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Dario Amadeu de Muniz Oliveira

Uso de Indutores de Resistência no controle de Pseudomonas syringae pv; garceae em cafeeiros a nível de campo; 2017; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Alexandre Ribeiro Maia de Resende

FERTILIZANTES FOLIARES E REGULADOR DE CRESCIMENTO NO MANEJO DA MANCHA AUREOLADA DO CAFEEIRO; 2017; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Paula Adrielly Souza Vale

Caracterização de Cercospora caffeicola por filogenia molecular multigênica; 2016; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Joyce Alves Goulart da Silva

Quantificação de metabólicos secundários relacionados à resposta de defesa do cafeeiro contra Pseudomonas syringae pv; garcae; 2015; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Josineide Rodrigues da Costa

Fosfitos e subprodutos da indústria cafeeira nas respostas bioquímicas e moleculares de defesa do tomateiro à mancha bacteriana; 2014; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Marie Caroline Ferreira Laborde

Avaliação de fungos saprobios na sobrevivência de Cercospora coffeicola; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Manoel Batista da Silva Júnior

Fertilizantes foliares no manejo da mancha de Phoma do cafeeiro; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Dayana Alvarenga Botrel

Fungos sapróbios do semi-árido nordestino como agentes de biocontrole da mancha aureolada (Pseudomonas syringae pv; garcae) no cafeeiro; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

BRUNO HENRIQUE GARCIA COSTA

Manejo da Ferrugem e da Cercosporiose do cafeeiro com produtos alternativos, fungicidas e suas associações, em condições de campo; 2012; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Thaís Cainã Teixeira Valente

Expressão quantitativa de genes relacionados à defesa induzida em cafeeiro por formulação à base de extratos vegetais e fosfito contra Hemileia vastatrix; 2012; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Natália Faustino Pires

Análise quantitativa da expressão de genes relacionados à resistência induzida em Coffea arabica por Soloflex e Reforce contra Hemileia vastatrix; 2011; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ana Cristina Andrade Monteiro

Associação de indutores de resistência para o manejo da ferrugem do cafeeiro e análise bioquímica da resposta de defesa induzida; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Katia Viana Xavier

Extratos de cascas de maracujá e laranja na indução de resistência em cafeeiro contra a ferrugem e em tomateiro contra mancha bacteriana; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Vanessa Foresti Pereira

Fosfitos no manejo do míldio da videira:eficácia e modo de ação; 2009; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Luiz Henrique Monteiro Fernandes

Acibenzolar-S-Metil no manejo integrado da ferrugem e cercosporiose em cafeeiro; 2009; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Fabricio Rabelo Camilo

Indutores de resistência contra a Vassoura-de-bruxa no cacaueiro: mecanismos de ação e avaliação em campo; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Danielle Cunha Cardoso

Análise Quantitativa da Expressão Gênica de Quitinase e Peroxidase Induzida por Acibenzolar-S-Metil e Extrato Vegetal em Cafeeiro Contra Hemileia vastatrix; 2009; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Lívia de Matos Pereira

Expressão quantitativa de genes relacionados à defesa induzida em Theobroma cacao por Bion e Agro-Mos contra Crinipellis perniciosa; 2008; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Márcia Toyota

Extratos vegetais e produtos comerciais no manejo da ferrugem e nos mecanismos de defesa do cafeeiro à cercosporiose; 2008; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Julián Mauricio Agredo Hoyos

Utilização de fungos endófitos do cacaueiro como biocontroladores da vassoura-de-bruxa; 2008; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ana Beatriz Zacaroni

Formulações à base de extratos vegetais combinados ou não com indutores e fertilizantes foliares no manejo de bacterioses do algodoeiro e do feijoeiro; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Jean Herllington Araújo Monteiro

Grupos de compatibilidade vegetativa (VCG) em isolados de Fusarium da mangueira; 2006; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Fernanda Carvalho Lopes Medeiros

Fontes de silício na indução de resistência do tomateiro a F; oxysporum f; sp; lycopersici; 2006; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Daniel Rufino Amaral

Indução de resistência em cafeeiro contra Cercospora coffeicola por eliciadores abióticos e extratos vegetais; 2005; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Pedro Martins Junior

Efeito do silicato e fosfito de potássio na indução de resistência em mudas de cacaueiro contra Verticillium dahliae Kleb; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Beatriz Meireles Barguil

Indução de resistência e reação de cultivares de Coffea arabica L; a Phoma costarricensis ECHANDI; 2004; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Gilvane Aparecida de Carvalho

Efeito in vitro e in vivo de filtrados de rizobactérias sobre Collectotrichum gloeosporioides PENZ; do cafeeiro; 2004; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

IRIS LETTIERE DO SOCORRO SANTOS SILVA

PRODUTOS SINTÉTICOS E NATURAIS NA PROTEÇÃO DE THEOBROMA CACAO L; CONTRA CRINIPELLIS PERNICIOSA (STAHEL) SINGER, AGENTE ETIOLÓGICO DA VASSOURA-DE-BRUXA; 2003; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Anderson Resende Almeida

ESPÉCIMES DE Fusarium ASSOCIADAS AO CAFEEIRO (Coffea arabica L; ); 2003; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Luis Henrique Carregal Pereira da Silva

RESISTÊNCIA SISTÊMICA ATIVADA PELO ACIBENZOLAR-S-METIL CONTRA DOENÇAS EM TOMATEIRO; 2002; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Carlos Alberto da Cruz Viana Junior

Compatibilidade somática e patogenicidade de Crinipellis sp; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Simone Novaes Reis

Controle Químico e Termoterápico da Fusariose (Fusarium oxysporum f; sp; gladioli) do Gladiolo; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Patrícia Prado Nasser

INFLUÊNCIA DA SEPARAÇÃO DE GRÃOS DE CAFÉ (Coffea arabica L; ) POR TAMANHO, NA QUALIDADE E OCORRÊNCIA DE OCRATOXINA A; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Leonardo Sousa Cavalcanti

INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA A Verticillium dahliae KLEB; EM PLÂNTULAS DE CACAUEIRO (Theobroma cacao L; ) cv; Theobahia, POR BENZOTIACIAZOLE (BTH); 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Jurema do Socorro Azevedo Dias

CARACTERIZAÇÃO DE ISOLADOS DE Fusarium oxysporum f; sp; cubense COM RELAÇÃO À COMPATIBILIDADE VEGETATIVA E PATOGENICIDADE; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Carlos Eduardo Marchi

FUNGICIDAS PROTETORES, SISTÊMICOS E O INDUTOR DE RESISTÊNCIA BTH NO CONTROLE E NO PROGRESSO DA FERRUGEM (CEROTELIUM FICI (CAST; ) ARTH) DA FIGUEIRA (FICUS CARICAE L; ); 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Mirian de Freitas Borges

INOCULAÇÃO ARTIFICIAL DE COLMOS DE MILHO (ZEA MAYS L; ) EM DIFERENTES IDADES E CONCENTRAÇÕES DE INÓCULO E SUA RELAÇÃO COM A EXPRESSÃO DA RESISTÊNCIA A FUSARIUM MONILIFORME SHELD; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Gutemberg Barone de Araújo Nojosa

PARTICIPAÇÃO DE FENÓIS E ENZIMAS OXIDATIVAS NOS MECANISMOS BIOQUÍMICOS DE RESISTÊNCIA CONSTITUTIVA E INDUZIDA DO CACAUEIRO (THEOBROMA CACAO L) À CRINIPELLIS PERNICIOSA (STAHEL) SINGER; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Tharyn Reichel

Resistência basal e composição química de cultivares de Coffea arabica L; resistentes e suscetiveis à ferrugem; 2020; Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Stéfanny Araújo Martins

RESISTÊNCIA GENÉTICA E INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA NO MANEJO DA MANCHA AUREOLADA E ISOLAMENTO DE FITOBACTÉRIAS; 2018; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ariana Elisei Vilela

Translocação de fosfito na presença de fungicidas em plantas de soja e seu efeito no controle do oídio; 2018; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Joyce Alves Goulart da Silva

PRODUTOS ALTERNATIVOS NO MANEJO DA FERRUGEM E CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO (Coffea arabica): ANÁLISES BIOQUÍMICAS E FISIOLÓGICAS; 2018; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Manoel Batista da Silva Júnior

Fosfito no manejo da antracnose da soja; 2017; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Brenda Neves Porto

Sequenciamento do genoma e identificação de candidatos a efetores de Hemileia vastatrix; 2016; Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

BRUNO HENRIQUE GARCIA COSTA

FOSFITO DE POTÁSSIO NA PROTEÇÃO DO FEIJOEIRO CONTRA Colletotrichum lindemuthianum E Rhizoctonia solani E NAS RESPOSTAS BIOQUÍMICAS DE DEFESA; 2016; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras,; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Sandra Eliza Guimarães

Indução de resistência contra a cercosporiose no cafeeiro: expressão gênica e proteômica; 2015; Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Kátia Ferreira Pôssa

Abordagem proteômica de folhas da cultivar Mundo Novo (Coffea arabica L; ) induzida para a resistência à ferrugem; 2015; Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ana Cristina Andrade Monteiro

Indutores de resistência no manejo da ferrugem e cercosporiose do cafeeiro (Coffea arábica): Análises bioquímicas e moleculares; 2014; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Luiz Henrique Monteiro Fernandes

Atividade antioxidante em cafeeiro e proteção contra a cercosporiose por indutor de resistência e fungicidas; 2014; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Vanessa Foresti Pereira

Fosfitos no manejo do mildio (Plasmopara viticola) e indução de resisteência em videira cv; Merlot moir; 2013; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Lívia Pimenta

espostas de defesa de clones híbridos de eucalipto à infecção de Ceratocystis fimbriata; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

André Costa da Silva

Controle de oídio em eucalipto e da ferrugem asiática da soja por extratos e óleos essenciais de plantas; 2011; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Márcia Toyota

Indutores de resistência e os eventos bioquímicos de defesa do cafeeiro (Coffea arabica L; ) contra Hemileia vastatrix; 2011; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros

Biochemical and molecular defense responses triggered by acibenzolar S-methyl and a multiple elicitor plant formulation in tomato; 2009; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Daniel Rufino do Amaral

Formulações de extratos vegetais e micronutrientes na indução de resistência em mudas de cafeeiro contra Cercospora coffeicola; 2008; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

João de Cássia do Bomfim Costa

Prospecção de indutores de resistência para o manejo da vassoura-de-bruxa do cacaueiro; 2008; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Pedro Martins Ribeiro Júnior

Fosfitos na proteção e na indução de resistência do cafeeiro contra Hemileia vastatrix e Cercospora coffeicola; 2008; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Cristiano Souza Lima

Caracterização biológica e molecular de espécies de Fusarium, agentes da malformação da mangueira no Brasil; 2006; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Fábio Rossi Cavalcanti

Resistência Induzida a Xanthomonas vesicatoria em tomateiro e Verticillium dahliae em cacaueiro por extratos naturais: caracterização bioquímica, fisiológica e purificação parcial de eliciadores protéicos; ; 2005; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Alessandra Keiko Nakasone Ishida

Resistência induzida por rizobactérias e acibenzolar-S-metil (ASM) no controle da mancha foliar (Xanthomonas axonopodis pv; malvacearum) do algodoeiro; 2004; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Gutemberg Barone de Araújo Nojosa

Efeito de indutores na resistência de Coffea arabica contra Hemileia vastatrix e Phoma costarricencis; 2003; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Jane Oliveira Perez

CARACTERIZAÇÃO DE ISOLADOS DE Crinipellis perniciosa, INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA À VASSOURA-DE-BRUXA NO CACAUEIRO E ANÁLISE DE PEROXIDASES NA INTERAÇÃO PLANTA-PATÓGENO; 2002; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

GIVALDO ROCHA NIELLA

Frutificação in vitro, caracterização molecular e patogênica de Crinipellis perniciosa (STAHEL) Singer em Theobroma cacao L; ; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ana Cristina Andrade Monteiro

2019; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Bábara Alves dos Santos Ciscon

2019; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Natália Chagas Freitas

2019; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Wilder Douglas Santiago

2018; Universidade Federal de Lavras,; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Wilder Douglas Santiago

2016; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ingridy Simone Ribeiro

2015; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Adriene Ribeiro Lima

2014; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Sandra Marisa Mathioni

Transformação genética de Cercospora coffeicola; 2013; Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Fernanda Gonçalves Martins Maia

2013; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Luiz Roberto Marques de Albuquerque

2013; Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Pedro Martins Ribeiro Júnior

2009; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ricardo Borges Pereira

2009; Universidade Federal de Lavras,; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Daniel Rufino do Amaral

2008; Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Pedro Martins Ribeiro Júnior

Formulações de fosfito no controle de doenças em culturas de importância sócio-econômica no estado de Minas Gerais e caracterização dos eventos bioquímicos e moleculares da resposta de defesa induzida; ; 2008; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Jadir Borges Pinheiro

2007; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Anderson Resende Almeida

2006; Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Sônia Maria de Lima Salgado

2005; Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Mário Lúcio Vilela de Resende;

Victor Augusto Maia Vasconcelos

Avaliação da indução de resistência no controle da bacteriose do cafeeiro; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Thaísa Conrado Nunes Santos

Fertilizante foliar e nematicida associados no manejo de Meloidogyne javanica em soja; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Camila Aparecida Carvalho

Fertilizantes foliares indutores de resist~encia e fungicida no manejo da cercosporiose do cafeeiro Coffea arabica L; nas cultivares Mundo Novo e IAPAR 59; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Solange Calcagnoto de Souza

Controle químico do oídio em mudas seminais de eucalipto na região de São José do Rio Pardo ? SP; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo de Doenças de Plantas) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Vinicius Reis de Figueiredo

Murcha de Ceratocystis no Cacaueiro; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo de Doenças de Plantas) - Departamento de Fitopatologia; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Marcia Fernanda da Silva

Identificação e controle in vitro de fitopatógenos na cultura de Pyrus communis L; var; kussanchiti na região noroeste paulista; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Roberto Faria

Solarização na cultura do morangueiro; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Marcos Augusto Longrova

Doenças do coqueiro; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Joyce Alves Goulart da Silva

Indutores de resistencia no manejo da ferrugem do cafeeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Marcelo Henrique Lisboa Rennó

Manejo Alternativo da Mancha Branca do Milho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ariane Elisei Vilela

Produtos de natureza biótica e abiótica na proteção de mudas de cacaueiro contra vassoura-de-bruxa (Crinipellis perniciosa); ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Bianca Rostiroli Saar

Inoculação cruzada de Crinipellis perniciosa proveniente de cacau, cipó (Heteropterys acutifolia) e lobeira; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Victor Augusto Maia Vasconcelos

Avaliação da indução de resistência no controle d bacteriose do cafeeiro; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Lucas Gabriel Pimenta Nogueira

CAFEEIRO X Cercospora Coffeicola: EXPRESSÃO DE GENES RELACIONADOS À DEFESA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Roberto Conforte Aguiar Júnior

Manejo das ferrugem e cercosporiose do cafeeiro por meio de produtos alternativos e associação com fungicida; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Rossiane Oliveira Vilela

Identificação de genótipos com resistência a mancha aureolada do cafeeiro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Camila Aparecida Carvalho

Indutores de resistência no manejo da ferrugem do cafeeiro (Coffea arabica L; ), sua interferência na altura de plantas e no teor de clorofila; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Alexandre Ribeiro Maia de Resende

INCT CAFÉ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Aquillies Piva Oliveira

INCT-Café; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Luiz Rodolpho Rodrigues Vitorino

Produtos à base de extrato vegetal e nutrientes no manejo de doenças do tomateiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Pedro Felipe Martins da Silva

Expressão de genes de defesa pela de aplicação de fosfitos e extratos vegetais contra Hemileia Vastatrix; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Alexandre Vidal Lopes De Paula

Fertilizantes foliares no manejo da mancha de Phoma do cafeeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em AGRONOMIA) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Eliane Pereira Arantes

Diagnose e cultivo in vitro de fitopatógenos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Marcelo Henrique Lisboa Rennó

Métodos alternativos no controle do oídio na cultura do eucalipto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Joyce Alves Goulart da Silva

Avaliação de indutor de resistência para o manejo da ferrugem do cafeeiro e caracterização bioquímica e molecular da resposta de defesa induzida; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

BRUNO HENRIQUE GARCIA COSTA

PROSPECÇÃO DE NOVOS INDUTORES DE RESISTÊNCIA EM CAFEEIRO (Coffea arabica L; ) CONTRA Hemileia vastatrix E CARACTERIZAÇÃO DOS EVENTOS BIQUÍMICOS E MOLECULARES DA RESPOSTA DE DEFESA INDUZIDA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Manoel Batista da Silva Júnior

Indução de resistência em cacaueiro contra a vassoura-de-bruxa (Crinipellis perniciosa) e caracterização dos eventos moleculares e bioquímicos envolvidos na resposta de defesa induzida; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Ana Cristina Andrade Monteiro

NDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM CACAUEIRO CONTRA A VASSOURA-DE-BRUXA (Crinipellis perniciosa) E CARACTERIZAÇÃO DOS EVENTOS BIOQUÍMICOS ENVOLVIDOS NA RESPOSTA DE DEFESA INDUZIDA; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

MÁRCIO ANTÔNIO PEREIRA DO CARMO

Progresso da ferrugem e da cercosporiose do cafeeiro na vitrine de cultivares da Universidade Federal de Lavras; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Mário Lúcio Vilela de Resende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelo Henrique Lisboa Rennó

Métodos Alternativos no Controle do oídio na cultura do Eucalipto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Henrique Lisboa Rennó;

Manuel Losada Gavilanes

Monitoria junto a Disciplina BIO III - Morfologia e Anatomia Vegetal no DBI-ESAL; 1980; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL, Escola Superior de Agricultura de Lavras; Orientador: Manuel Losada Gavilanes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUARTE, W. F. ; LOPES, A. C. A. ; SANTIAGO, W. ; RESENDE, M. L. V. ; LIMA, L. M. Z. ; CARDOSO, M. G. ; ANDRADE, R. P. . Production and characterization of a new distillate obtained from fermentation of wet processing coffee by-products. JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY-MYSORE , v. 57, p. 2169-2181, 2020.

  • PÉREZ, CRISTIAN DAVID PLAZA ; POZZA, EDSON AMPÉLIO ; POZZA, ADÉLIA AZIZ ALEXANDRE ; ELMER, WADE H. ; PEREIRA, ANDREANE BASTOS ; GUIMARÃES, DANIEL DA SILVA GOMES ; MONTEIRO, ANA CRISTINA ANDRADE ; DE REZENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA . Boron, zinc and manganese suppress rust on coffee plants grown in a nutrient solution. EUROPEAN JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY , v. 1, p. 1-12, 2020.

  • POSSA, KÁTIA FERREIRA ; SILVA, JOYCE ALVES GOULART ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA ; TENENTE, RITA ; PINHEIRO, CARLA ; CHAVES, INÊS ; PLANCHON, SEBASTIEN ; MONTEIRO, ANA CRISTINA ANDRADE ; RENAUT, JENNY ; CARVALHO, MILENE ALVES FIGUEIREDO ; RICARDO, CÂNDIDO PINTO ; GUERRA-GUIMARÃES, LEONOR . Primary Metabolism Is Distinctly Modulated by Plant Resistance Inducers in Coffea arabica Leaves Infected by Hemileia vastatrix. Frontiers in Plant Science , v. 11, p. 1-16, 2020.

  • SILVA, JOYCE A. G. ; RESENDE, MÁRIO L. V. ; MONTEIRO, ANA C. A. ; PÁDUA, MOISES A. ; GUERRA'GUIMARÃES, LEONOR ; MEDEIROS, FERNANDA L. ; MARTINS, STÉFANNY A. ; BOTELHO, DEILA M. S. . Resistance inducers applied alone or in association with fungicide for the management of leaf rust and brown eye spot of coffee under field conditions. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 167, p. 430-439, 2019.

  • CHALFOUN, SARA MARIA ; ANGÉLICO, CAROLINE LIMA ; DE RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA ; DE MORAES, GRAZIELLA EVARISTO . SELECTION OF FUNGAL ISOLATES WITH POTENTIAL FOR PHOSPHATE SOLUBILIZATION AND FORMULATION OF INOCULANT FOR COFFEE CROPS. COFFEE SCIENCE , v. 14, p. 315-325, 2019.

  • PORTO, BRENDA NEVES ; CAIXETA, EVELINE TEIXEIRA ; MATHIONI, SANDRA MARISA ; VIDIGAL, PEDRO MARCUS PEREIRA ; ZAMBOLIM, LAÉRCIO ; ZAMBOLIM, EUNIZE MACIEL ; DONOFRIO, NICOLE ; POLSON, SHAWN W. ; MAIA, THIAGO ANDRADE ; CHEN, CHUMING ; ADETUNJI, MODUPE ; KINGHAM, BREWSTER ; DALIO, RONALDO JOSÉ DURIGAN ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA DE . Genome sequencing and transcript analysis of Hemileia vastatrix reveal expression dynamics of candidate effectors dependent on host compatibility. PLoS One , v. 14, p. e0215598-23, 2019.

  • VALE, PAULA ADRIELLY SOUZA ; RESENDE, MÁRIO LUCIO VILELA DE ; BOTELHO, DEILA MAGNA DOS SANTOS ; POZZA, EDSON AMPELIO ; OGOSHI, CLAÚDIO ; MONTEIRO, ANA CRISTINA ANDRADE ; COSTA, BRUNO HENRIQUE GARCIA ; VASCONCELOS, VICTOR AUGUSTO MAIA . Temperature, incubation time and virulence of Cercospora coffeicola in the production of cercosporin. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 167, p. 371-379, 2019.

  • BOTELHO, DEILA MAGNA DOS SANTOS ; RESENDE, MÁRIO LUCIO VILELA DE ; REZENDE, JULIANA COSTA DE ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; ANDRADE, CAMILA CRISTINA LAGE DE ; ALVES, EDUARDO ; AMARAL, DOUGLAS CARVALHO . Difference between isolates from brown eye spot and black spot lesions in coffee plants. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 54, p. 01-10, 2019.

  • LABORDE, MARIE CAROLINE FERREIRA ; BOTELHO, DEILA MAGNA DOS SANTOS ; RODRIGUEZ, GABRIEL ALFONSO ALVAREZ ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA DE ; QUEIROZ, MARISA VIEIRA DE ; BATISTA, ALINE DUARTE ; CARDOSO, PATRÍCIA GOMES ; PASCHOLATI, SÉRGIO FLORENTINO ; GUSMÃO, LUIS FERNANDO PASCHOLATI ; MARTINS, SAMUEL JÚLIO ; MEDEIROS, FLÁVIO HENRIQUE VASCONCELOS DE . PHIALOMYCES MACROSPORUS REDUCES CERCOSPORA COFFEICOLA SURVIVAL ON SYMPTOMATIC COFFEE LEAVES. COFFEE SCIENCE , v. 14, p. 1-11, 2019.

  • SILVA JÚNIOR, MANOEL BATISTA DA ; POZZA, Edson A. ; RESENDE, MÁRIO L. V. ; JÚNIOR, PEDRO M. R. ; COSTA, BRUNO H. G. ; CARVALHO, CAMILA A. ; RESENDE, ALEXANDRE R. M. ; BOTELHO, DEILA MAGNA DOS SANTOS . Foliar fertilizers for the management of phoma leaf spot on coffee seedlings. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 1, p. 686-693, 2018.

  • SCHULMAN, P. ; Medeiros, F.H.V. ; RESENDE, MÁRIO L. V. . PLANT INDUCED RESISTANCE: BIOTIC ELICITORS. REVISAO ANUAL DE PATOLOGIA DE PLANTAS , v. 26, p. 7-29, 2018.

  • BOTREL, DAYANA ALVARENGA ; LABORDE, MARIE CAROLINE FERREIRA ; MEDEIROS, FLÁVIO HENRIQUE VASCONCELOS DE ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA ; JÚNIO, PEDRO MARTINS RIBEIRO ; PASCHOLATI, SÉRGIO FLORENTINO ; GUSMÃO, LUÍS FERNANDO PASCHOLATI . SAPROBIC FUNGI AS BIOCONTROL AGENTS OF HALO BLIGHT (Pseudomonas syringae pv. garcae) IN COFFEE CLONES. COFFEE SCIENCE , v. 13, p. 283-291, 2018.

  • CHALFOUN, S. M. ; ANGELICO, C. L. ; RESENDE, M. L. V. . Brazilian Coffee Quality: Cultural, Microbiological and Bioactivity Aspects. World Journal of Research and Review (WJRR) , v. 6, p. 50-58, 2018.

  • BOTELHO, D. M. S. ; De Resende, M.L.V. ; Andrade, V.T. ; Pereira, A.A. ; PATRÍCIO, F. R. A. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; OGOSHI, C. ; Rezende, J.C. . Cercosporiosis resistance in coffee germplasm collection. EUPHYTICA , v. 213, p. 117, 2017.

  • COSTA, R.C. ; ISHIDA, A. K. N. ; MIRANDA, V. S. ; Damasceno Filho, A. S. ; SILVA, C. T. B. ; RESENDE, M. L. V. ; Oliveira, L.C. . Extratos vegetais, formulações a base de extrato vegetal e produtos químicos no controle da mancha bacteriana do maracujazeiro. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS) , v. 7, p. 26-33, 2017.

  • VILELA, A. E. ; RESENDE, M. L. V. ; REICHEL, T. ; MATHIONI, S. M. . EMPREGO DAS PROTEÍNAS FLUORESCENTES COMO FERRAMENTAS NO ESTUDO DAS INTERAÇÕES PLANTA-PATÓGENO. REVISAO ANUAL DE PATOLOGIA DE PLANTAS , v. 25, p. 86-98, 2017.

  • COSTA, BRUNO HENRIQUE GARCIA ; DE RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA ; MONTEIRO, ANA CRISTINA ANDRADE ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; BOTELHO, DEILA MAGNA DOS SANTOS ; SILVA, BRUNO MARQUES DA . Potassium phosphites in the protection of common bean plants against anthracnose and biochemical defence responses. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 166, p. 95-102, 2017.

  • ANGÉLICO, CAROLINE LIMA ; CHALFOUN, SÁRA MARIA ; VILELA DE RESENDE, MÁRIO LÚCIO . Hiperparasitism on mycotoxigenic fungus Aspergillusochraceus G. Wilh. By Cladosporiumcladosporioides (Fresen) de Vries. International Journal of Environmental and Agriculture Research , v. 3, p. 14-16, 2017.

  • GADAGA, STÉLIO JORGE CASTRO ; ABREU, Mário Sobral de ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA DE ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins . Phosphites for the control of anthracnose in common bean. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , v. 52, p. 36-44, 2017.

  • PIMENTA, L. ; FERREIRA, M. A. ; RIBEIRO, P. M. ; ZACARONI, L. M. ; MAFIA, R. G. ; RESENDE, M. L. V. . Physiological responses of Eucalyptus spp. hybrids to infection by Ceratocystis fimbriata . FOREST PATHOLOGY , v. 1, p. e12336-10, 2017.

  • Silva, A.C.da ; RESENDE, M. L. V. ; SOUZA, P. E. ; PÔSSA, K. F. ; SILVA JUNIOR, M. B. . Plant extract, zinc phosphite and zinc sulphate in the control of powdery mildew in the eucalyptus. Revista Ciência Agronômica. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online) , v. 47, p. 93-100, 2016.

  • ANDRADE, C. C. L. ; VICENTIN, R. P ; COSTA, J. R. ; PERINA, F. J. ; RESENDE, M. L. V. ; E.ALVES . Alterations in antioxidant metabolism in coffee leaves infected by Cercospora coffeicola. Ciência Rural , v. 01, p. 01-05, 2016.

  • GUIMARAES, S. E. ; RESENDE, M. L. V. ; BOTELHO, D. M. S. ; MONTEIRO, A. C. A. ; VASCONCELOS, V. A. M. ; SILVA JUNIOR, M. B. . INDUTORES DE RESISTÊNCIA NO CONTROLE DA CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO: ANÁLISE DE GENES RELACIONADOS À DEFESA. Coffee Science , v. 11, p. 308-317, 2016.

  • Corrêa, J.L.G. ; MENDONCA, K. S. ; RODRIGUES, L. R. ; RESENDE, M. L. V. ; ALVES, G. E. . SPRAY DRYING OF COFFEE LEAF EXTRACT. Coffee Science , v. 11, p. 359-367, 2016.

  • SILVEIRA, HELBERT REZENDE DE OLIVEIRA ; SANTOS, M. O. ; SILVA, V. A. ; VENTURIN, R. P. ; VOLPATO, M. M. L. ; DANTAS, M. F. ; CARVALHO, G. R. ; SETOTAW, T. A. ; MOREIRA, F. C. ; BARBOSA, J. P. R. A. D. ; RESENDE, M. L. V. . IMPACTOS DA DEFICIÊNCIA HÍDRICA NAS RESPOSTAS ECOFISIOLÓGICAS E ESPECTRAIS DO CAFEEIRO CONSORCIADO COM ESPÉCIES MADEIREIRAS. COFFEE SCIENCE , v. 11, p. 318-329, 2016.

  • ALVAREZ-RODRIGUEZ, G. A. ; ABREU, M. S. ; PINTO, F. A. M. ; MONTEIRO, A. C. A. ; NUNEZ, A. M. P. ; RESENDE, M. L. V. ; SOUZA, J. T. ; Medeiros, F.H.V. . Phialomyces macrosporus decreases anthracnose severity on coffee seedlings by competition for nutrients and induced resistance. Biological Control (Print) , v. 103, p. 119-129, 2016.

  • MONTEIRO, ANA CRISTINA ANDRADE ; DE RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA ; VALENTE, THAÍS CAINÃ TEIXEIRA ; RIBEIRO JUNIOR, PEDRO MARTINS ; PEREIRA, VANESSA FORESTI ; DA COSTA, JOSINEIDE RODRIGUES ; DA SILVA, JOYCE ALVES GOULART . Manganese Phosphite in Coffee Defence against Hemileia vastatrix , the Coffee Rust Fungus: Biochemical and Molecular Analyses. Journal of Phytopathology (1986) , v. 164, p. 1043-1053, 2016.

  • PATROCINIO, N. G. R. B. ; CERESINI, P. C. ; GOMES, L. I. S. ; RESENDE, M. L. V. ; MIZUBUTI, E. S. G. ; GRAMACHO, K. P. . Population structure and migration of the witches? broompathogen Moniliophthora perniciosa from cacao and cultivated and wild solanaceous hosts in southeastern Brazil. PLANT PATHOLOGY , v. 65, p. 10.1111/ppa126, 2016.

  • SANTOS, M. O. ; SILVEIRA, H. R. O. ; SILVA, V. A. ; VENTURIN, R. P. ; VOLPATO, M. M. L. ; DANTAS, M. F. ; MOREIRA, F. C. ; CARVALHO, G. R. ; BARBOSA, J. P. R. A. D. ; DE RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA ; SETOTAW, T. A. . Impacts of water deficit in ecophysiological and spectral responses of coffee intercropped with woody species. COFFEE SCIENCE , v. 11, p. 318-328, 2016.

  • MARTINS, SAMUEL JULIO ; MEDEIROS, FLAVIO HENRIQUE VASCONCELOS DE ; DE SOUZA, RICARDO MAGELA ; FARIA, AMANDA FLAUSINO DE ; CANCELLIER, EDUARDO LOPES ; SILVEIRA, HELBERT REZENDE DE OLIVEIRA ; REZENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA DE ; GUILHERME, LUIZ ROBERTO GUIMARÃES . Common bean growth and health promoted by rhizobacteria and the contribution of magnesium to the observed responses. Applied Soil Ecology (Print) , v. 87, p. 49-55, 2015.

  • RESENDE, M. L. V. ; VITORINO, L.R.R. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; SILVA J.A.G. ; RENNÓ, M. H. L. ; MATHIONI, SANDRA M. . Evaluating the effect of GreenForce S and GreenForce CuCa products on the severity of bacterial spot and wilt, and powdery mildew diseases on tomato. Acta Horticulturae , v. 1069, p. 235-241, 2015.

  • SILVA, J. L. ; SOUZA, P. E. ; ALVES, E. ; PINTO, J. E. B. P. ; BERTOLUCCI, S. K. V. ; FREITAS, M. L. O. ; ANDRADE, C. C. L. ; RESENDE, M. L. V. . Essential oil of Cymbopogon flexuosus, Vernonia polyanthes and potassium phosphite in control of bean anthracnose. Journal of Medicinal Plant Research , v. 9, p. 243-253, 2015.

  • Silva, M.G. ; POZZA, E. A. ; RESENDE, M. L. V. . Importância de variáveis climáticas na cercosporiose do cafeeiro. Revisao Anual de Patologia de Plantas , v. 23, p. 90-109, 2015.

  • SOUZA, PATRÍCIA NIRLANE DA COSTA ; MAIA, NATÁLIA DA COSTA ; GUIMARÃES, LUÍS HENRIQUE SOUZA ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA DE ; CARDOSO, PATRÍCIA GOMES . Optimization of culture conditions for tannase production by Aspergillus sp. gm4 in solid state fermentation. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 37, p. 23-30, 2015.

  • OGOSHI, C. ; PINTO, F. A. M. F. ; SANTOS NETO, H. ; SILVA, B. M. ; ABREU, M. S. ; RESENDE, M. L. V. . Viability and susceptibility of propagation material from coffee plants to Colletotrichum sp.. Semina. Ciências Agrárias (Impresso) , v. 36, p. 3539-3551, 2015.

  • DA SILVA, A. C. ; DE SOUZA, P. E. ; DE RESENDE, M. L. V. ; DA SILVA, M. B. ; RIBEIRO, P. M. ; ZEVIANI, W. M. ; ZHOU, D. . Local and systemic control of powdery mildew in eucalyptus using essential oils and decoctions from traditional Brazilian medicinal plants. Forest Pathology (Print) , v. 44, p. 145-153, 2014.

  • MELO, A. G. ; PEDROSO, R. C. F. ; GUIMARAES, L. H. S. ; ALVES, J. G. L. F. ; DIAS, E. S. ; RESENDE, M. L. V. ; CARDOSO, P. G. . The Optimization of Aspergillus sp. GM4 Tannase Production under Submerged Fermentation. Advances in Microbiology , v. 4, p. 143-153, 2014.

  • COSTA, BRUNO HENRIQUE G. ; DE RESENDE, MÁRIO LÚCIO V. ; Ribeiro Júnior, Pedro M. ; MATHIONI, SANDRA M. ; PÁDUA, MOISÉS A. ; DA SILVA JÚNIOR, MANOEL B. . Suppression of Rust and Brown Eye Spot Diseases on Coffee by Phosphites and By-products of Coffee and Citrus Industries. Journal of Phytopathology (1986) , v. 162, p. 635-642, 2014.

  • DIAS, J. S. A. ; ABREU, M. S. ; RESENDE, M. L. V. ; TOSTES, L. C. L. . Caracterização de isolados de Fusarium oxysporum f. sp. cubense (Foc) quanto à compatibilidade vegetativa e à patogenicidade em cultivares de bananeira diferenciadoras de raças no Brasil. Biota Amazônia , v. 4, p. 60-65, 2014.

  • FERNANDES, LUIZ HENRIQUE MONTEIRO ; SILVEIRA, HELBERT REZENDE DE OLIVEIRA ; SOUZA, KAMILA REZENDE DÁZIO DE ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA DE ; ALVES, JOSÉ DONIZETI . Inductors of Resistance and Their Role in Photosynthesis and Antioxidant System Activity of Coffee Seedlings. American Journal of Plant Sciences , v. 05, p. 3710-3716, 2014.

  • FERNANDES, L. H. M. ; RESENDE, M. L. V. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; COSTA, B. H. G. ; MONTEIRO, A. C. A. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins . ACIBENZOLAR-S-METIL NO CONTROLE DA FERRUGEM E DA CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO EM CONDIÇÕES DE CAMPO. Coffee Science , v. 8, p. 24-32, 2013.

  • Silva, A.C.da ; RESENDE, M. L. V. ; Souza, P.E.de ; SILVA JUNIOR, M. B. ; VITORINO, L. R. R. . Coffee-leaf extract and phosphites on the curative control of powdery mildew in eucalyptus mini-stumps. Forest Pathology (Print) , v. 43, p. 118-126, 2013.

  • PEREIRA, L. M. ; RESENDE, M. L. V. ; MATHIONI, S. M. ; CAMPOS, M. A. ; RIBEIRO JUNIOR, P. M. ; CAMILO, F. R. ; SILVA, A. T. ; PAIVA, L. V. . Protective effect and expression of defense-related ESTs induced by acibenzolar-S-methyl and a phosphorylated mannan oligosaccharide-based product against Moniliophthora perniciosa in Theobroma cacao. African Journal of Biotechnology , v. 12, p. 1311-1317, 2013.

  • LANNA-FILHO, ROBERTO ; SOUZA, RICARDO M. ; MAGALHÃES, MARCELO M. ; VILLELA, L. ; ZANOTTO, EDGAR ; RIBEIRO-JÚNIOR, PEDRO M. ; RESENDE, MÁRIO L.V. . Induced defense responses in tomato against bacterial spot by proteins synthesized by endophytic bacteria. Tropical Plant Pathology (Impresso) , v. 38, p. 295-302, 2013.

  • OGOSHI, C. ; ABREU, Mário Sobral de ; SILVA, B. M. ; SANTOS NETO, H. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; RESENDE, M. L. V. . POTASSIUM PHOSPHITE: A PROMISING PRODUCT IN THE MANAGEMENT OF DISEASES CAUSED BY Colletotrichum gloeosporioides IN COFFEE PLANTS. Bioscience Journal (Online) , v. 29, p. 1558-1565, 2013.

  • LEITE, MONIK EVELIN ; SANTOS, JOÃO BOSCO ; RIBEIRO, PEDRO MARTINS ; SOUZA, DANUZA ARAUJO ; CASTRO LARA, LETÍCIA APARECIDA ; RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA . Biochemical responses associated with common bean defence against Sclerotinia sclerotiorum. European Journal of Plant Pathology , v. 137, p. 1-13, 2013.

  • Silva, A.C.da ; Souza, P.E.de ; RESENDE, M. L. V. ; SILVA JUNIOR, M. B. ; VITORINO, L. R. R. ; BARONI, G. R. . Decoctos isolados e em mistura com fungicida no controle do oídio em minicepas de eucalipto. Revista Caatinga (UFERSA. Impresso) , v. 26, p. 73-79, 2013.

  • MARTINS, SAMUEL JULIO ; DE MEDEIROS, FLAVIO HENRIQUE VASCONCELOS ; DE SOUZA, RICARDO MAGELA ; DE RESENDE, MÁRIO LÚCIO VILELA ; RIBEIRO, PEDRO MARTINS . Biological control of bacterial wilt of common bean by plant growth-promoting rhizobacteria. Biological Control (Print) , v. 66, p. 65-71, 2013.

  • PEREIRA, V. F. ; RESENDE, M. L. V. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; REGINA, M.A. ; MOTA, R. V. ; VITORINO, L.R.R. . Fosfito de potássio no controle do míldio da videira e características físicoquímicas de uvas Merlot. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 47, p. 1581-1588, 2012.

  • DALIO, R. J. D. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; Ribeiro Júnior, Pedro M. ; RESENDE, M. L. V. ; SILVA, A. C. ; BLUMMER, S. ; PEREIRA, V. F. ; OSSWALD, W. ; PASCHOLATI, S. F. . O triplo modo de ação dos fosfitos no controle de doenças de plantas. Revisao Anual de Patologia de Plantas , v. 20, p. 206-243, 2012.

  • RESENDE, M. L. V. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; LUCAS, G. C. ; PERINA, F. J. ; E.ALVES . Potential of essential oils for the control of brown eye spot in coffee plants. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 35, p. 115-123, 2011.

  • RESENDE, M. L. V. ; Souza-Dias, J.A.C.de . Vacinas, agora para as plantas. Revista Campo & Negócios HF , v. 74, p. 46-52, 2011.

  • PEREIRA, V. F. ; RESENDE, M. L. V. ; MONTEIRO, A. C. A. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; REGINA, M.A. ; MEDEIROS, F. C. L. . Produtos alternativos na proteção da videira contra o míldio. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 45, p. 25-31, 2010.

  • RESENDE, M. L. V. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; LUCAS, G. C. ; FERRO, H. M. ; PEREIRA, V. F. ; LORENZETTI, E. R. ; LELIS, F. M. V. ; ALMEIDA, J. E. M. ; SIQUEIRA, C. S. ; FERNANDES, L. H. M. . O papel dos MAMPs na imunidade em plantas. Revisão Anual de Patologia de Plantas , v. 18, p. 1-50, 2010.

  • BARRETTI, P. B. ; SOUZA, R. M. ; POZZA, E. A. ; RESENDE, M. L. V. . Aplicação e doses de acibenzolar-S-metil na proteção contra a murcha bacteriana, população do patógeno e crescimento do tomateiro. Tropical Plant Pathology (Impresso) , v. 35, p. 229-235, 2010.

  • COSTA, J. C. B. ; RESENDE, M. L. V. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; Camilo, F.R. ; MONTEIRO, A. C. A. ; PEREIRA, Ricardo Borges . Indução de resistência em mudas de cacaueiro contra Moniliophthora perniciosa por produto à base de mananoligossacarídeo fosforilado. Tropical Plant Pathology (Impresso) , v. 35, p. 285-294, 2010.

  • REIS, S. N. ; RESENDE, M. L. V. ; SOUZA, Ricardo Magela ; ALMEIDA, E. F. A. . Doenças em plantas ornamentais. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 30, p. 47-55, 2009.

  • LANNA FILHO, R. ; RESENDE, M. L. V. . O PAPEL DO SISTEMA DE RESISTÊNCIA GUARDA NA INTERAÇÃO GENE A GENE EM PLANTAS. Revisão Anual de Patologia de Plantas , v. 17, p. 189-210, 2009.

  • RESENDE, M. L. V. ; NOJOSA, G. B. A. ; BARGUIL, B. M. ; MORAES, S. R. G. ; BOAS, C H Vilas . Efeito de indutores de resistência em cafeeiro contra a mancha de Phoma. Summa Phytopathologica (Impresso) , v. 35, p. 60-62, 2009.

  • Tavares, Giltembergue Macedo ; Laranjeira, Delson ; Luz, Edna Dora Martins Newman ; Silva, Tacila Ribeiro ; Pirovani, Carlos Priminho ; RESENDE, M. L. V. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins . Indução de resistência do mamoeiro à podridão radicular por indutores bióticos e abióticos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 44, p. 1416-1423, 2009.

  • RESENDE, M. L. V. ; Medeiros, F.C.L. ; Medeiros, F.H.V. ; ZHANG, H.M. ; Paré, P.W. . Defense gene expression induced by a coffee-leaf extract formulation in tomato. Physiological and Molecular Plant Pathology , v. 74, p. 175-183, 2009.

  • RESENDE, M. L. V. ; SILVA, I. L. DO S. S. ; BATISTA, J. C. ; SALGADO, S. M. L. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; COSTA, J. C. B. ; Camilo, F.R. . Efeito de nutrientes combinados com indutores de resistência na proteção contra a vassoura-de-bruxa no cacaueiro. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 32, p. 61-67, 2008.

  • RESENDE, M. L. V. ; ISHIDA, A. K. N. ; SOUZA, R M ; ZACARONI, Ana Beatriz ; BOAS, C H Vilas ; SOUZA, J. T. . Rizobactérias no controle da mancha angular do algodoeiro. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 32, p. 149-156, 2008.

  • RESENDE, M. L. V. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; AMARAL, D. R. ; LUCAS, G. C. ; CAVALCANTI, F. R. . Ativação de defesa em cacaueiro contra a murcha-de-verticílio por extratos naturais e acibenzolar-S-metil. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 43, p. 171-178, 2008.

  • RESENDE, M. L. V. ; ISHIDA, A. K. N. ; SOUZA, R. M. ; CAVALCANTI, F. R. ; OLIVEIRA, D. L. ; POZZA, E. A. . Rhizobacterium and acibenzolar-S-methyl (ASM) in resistance induction against bacterial blight and expression of defense responses in cotton. Tropical Plant Pathology (Impresso) , v. 33, p. 27-34, 2008.

  • RESENDE, M. L. V. ; E.ALVES ; M.A. Campos ; ROZWALKA, L. C. ; BOTELHO, L. S. ; UCHOA, C. N. ; FREIRE, E. S. ; KOSHIKUMO, E. S. M. . Mecanismos de defesa de plantas contra doenças. Revisão Anual de Patologia de Plantas , v. 16, p. 133-184, 2008.

  • RESENDE, M. L. V. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; E.ALVES ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; Lucas, G. C. ; FERREIRA, Josimar B. . Extrato de casca de café, óleo essencial de tomilho e acibenzolar-S-metil no manejo da cercosporiose-do-cafeeiro. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 43, p. 1287-1296, 2008.

  • RESENDE, M. L. V. ; AMARAL, D. R. ; MARTINS JUNIOR, P. ; BOTREL, J. C. ; LEOD, R. E. O. M. ; PADUA, M. A. . Silicato de potássio na proteção do cafeeiro contra Cercospora coffeicola. Tropical Plant Pathology (Impresso) , v. 33, p. 425-431, 2008.

  • Pfenning, L.H. ; RESENDE, M. L. V. ; CASELA, C. R. . Fitopatologia Brasileira goes international. Tropical Plant Pathology (Impresso) , v. 33, p. XXX, 2008.

  • CAVALCANTI, F. R. ; RIBEIRO JUNIOR, P. M. ; RESENDE, M. L. V. ; PEREIRA, R.B. ; OLIVEIRA, J. T. A. . INDUCTION OF RESISTANCE AGAINST VERTICILLIUM DAHLIAE IN CACAO BY A CRINIPELLIS PERNICIOSA SUSPENSION. Journal of Plant Pathology , v. 90, p. 273-280, 2008.

  • CAVALCANTI, F. R. ; RESENDE, M. L. V. ; CARVALHO, C. P. ; SILVEIRA, J. A. ; OLIVEIRA, J. T. . An aqueous suspension of Crinipellis perniciosa mycelium activates tomato defence responses against Xanthomonas vesicatoria. Crop Protection , v. 26, p. 729-738, 2007.

  • RESENDE, M. L. V. ; SANTOS, F. S. ; Souza, P.E. ; POZZA, E. A. ; MIRANDA, J. C. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; Manerba, F.C. . Efeito de extratos vegetais no progresso de doenças foliares do cafeeiro orgânico. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 32, p. 59-63, 2007.

  • RESENDE, M. L. V. ; BARRETTI, P. B. ; MEDEIROS, F. C. L. ; SILVA, D. D. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; LINS, S R ; Pereira, L.M. ; M.A. Campos . PERCEPÇÃO E TRANSDUÇÃO DE SINAIS PARA A ATIVAÇÃO DE RESPOSTAS DE DEFESAS EM PLANTAS CONTRA PATÓGENOS. Revisão Anual de Patologia de Plantas , v. 15, p. 129-198, 2007.

  • RESENDE, M. L. V. ; COSTA, J. C. B. ; CAVALCANTI, F. R. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; Camilo, F.R. . Seleção de extratos vegetais para indução de resistência e ativação de respostas de defesa em cacaueiro contra a vassoura-de-bruxa. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 32, p. 213-221, 2007.

  • RESENDE, M. L. V. ; NERY-SILVA, F. A. ; MACHADO, J. C. ; LIMA, L. C. O. . Metodologia de inoculação de fungos causadores da podridão peduncular em mamão. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 31, p. 1374-1379, 2007.

  • RESENDE, M. L. V. ; SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, Vicente Paulo . Efeito de indutores de resistência sobre Meloidogyne exigua do cafeeiro. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 31, p. 1007-1013, 2007.

  • RESENDE, M. L. V. ; CAVALCANTI, F. R. ; OLIVEIRA, J. T. . Peroxidases ativadas por frações protéicas de extrato biológico eficaz na proteção do tomateiro contra a mancha bacteriana. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 32, p. 507-511, 2007.

  • CAVALCANTI, F. R. ; RESENDE, M. L. V. ; CARVALHO, C. P. ; SILVEIRA, J. A. ; OLIVEIRA, J. T. . Induced defence responses and protective effects on tomato against Xanthomonas vesicatoria by an aqueous extract from Solanum lycocarpum infected with Crinipellis perniciosa. Biological Control , San Diego, USA, v. 39, p. 408-417, 2006.

  • RESENDE, M. L. V. ; ARAUJO, D. V. ; COSTA, J. C. B. ; DEUNER, C. C. ; FERREIRA, Josimar B. ; MUNIZ, M. F. S. ; REIS, S. N. ; SANTOS, F. S. ; CAVALCANTI, L. S. ; NOJOSA, G. B. A. . Produtos comerciais a base de bioindutores de resistência em plantas. Revisão Anual de Patologia de Plantas , v. 14, p. 361-380, 2006.

  • RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; RESENDE, M. L. V. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; CAVALCANTI, F. R. ; AMARAL, D. R. ; PÁDUA, M A . Fosfito de Potássio na indução de resistência a Verticillium dahliae em mudas de cacaueiro. Ciência e Agrotecnologia , v. 30, p. 629-636, 2006.

  • RESENDE, M. L. V. ; CAVALCANTI, F. R. ; ZACARONI, Ana Beatriz ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins ; COSTA, J. C. B. ; SOUZA, R. M. . Acibenzolar-S-Metil e Ecolife na indução de respostas de defesa do tomateiro contra a mancha bacteriana (Xanthomonas vesicatoria). Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 31, p. 372-380, 2006.

  • RESENDE, M. L. V. ; CAVALCANTI, F. R. ; PEREIRA, Ricardo Borges ; COSTA, J. C. B. ; CARVALHO, C. P. . Atividades de quitinase e beta-1,3-glucanase após eliciação das defesas do tomateiro contra a mancha-bacteriana. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 41, p. 1721-1730, 2006.

  • CAVALCANTI, F. R. ; RESENDE, M. L. V. ; LIMA, J. P. M. S. ; SILVEIRA, J. A. ; OLIVEIRA, J. T. . Activities of antioxidant enzymes and photosynthetic responses in tomato pre-treated by plant activators and inoculated by Xanthomonas vesicatoria. Physiological and Molecular Plant Pathology , v. 68, p. 198-208, 2006.

  • RESENDE, M. L. V. ; CAVALCANTI, L. S. ; NOJOSA, G. B. A. . Efeito da época de aplicação e dosagem do acibenzolar- S-metil na indução de resistência à murcha-de-Verticillium em cacaueiro. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 30, p. 67-71, 2005.

  • RESENDE, M. L. V. ; BARGUIL, Beatriz M. ; RESENDE, Renata S. ; J.E.A. Beserra Jr. ; SALGADO, S. L. . Effect of extracts from citric biomass, rusted coffee leaves and coffee berry husks on Phoma costarricencis of coffee plants. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , Fortaleza, CE, v. 30, n.5, p. 535-537, 2005.

  • RESENDE, M. L. V. ; ARRUDA, M. C. C. ; G.F. Sepulveda ; MILLER, R. N. G. ; FERREIRA, M. A. S. V. ; SANTIAGO, D. V. R. ; DIANESE, J. C. ; FELIPE, M. S. S. . Crinipellis brasiliensis, a new species based on morphological and molecular data. Mycologia , New Orleans, v. 97, n.6, p. 1348-1361, 2005.

  • RESENDE, M. L. V. ; SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, Vicente Paulo . Reprodução de Meloidogyne exigua em cultivares de cafeeiros resistentes e suscetíveis. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 30, p. 413-415, 2005.

  • REIS, S. N. ; RESENDE, M. L. V. ; PAIVA, P. D. O. ; CASTRO, H. A. . Efeito de diferentes produtos no crescimento micelial de Fusarium oxysporum f.sp. gladioli e comparação de metodologias de inoculação em bulbos. Summa Phytopathologica (Impresso) , Botucatu, SP, v. 31, n.4, p. 371-373, 2005.

  • RESENDE, M. L. V. ; CARVALHO, G. A. ; ABREU, Mário Sobral de ; OLIVEIRA, D. F. ; ABREU, M. F. E. . Efeito In vitro e In vivo de filtrados de rizobactérias sobre Colletotrichum gloeosporioides Penz. do cafeeiro. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , Lavras, MG, v. 29, n.3, p. 553-561, 2005.

  • PIETERSE, C. M. ; PELT, J. A. V. ; WEES, C. V. ; TON, J. ; VERHAGEN, B. ; CHALFUN-JUNIOR, A. ; RESENDE, M. L. V. ; LOON, L. V. . Indução de resistência sistêmica por rizobactérias e comunicação na rota de sinalização para uma defesa refinada. Revisão Anual de Patologia de Plantas , Passo Fundo, v. 13, p. 277-295, 2005.

  • VIANA JÚNIOR, C. A. C. ; RESENDE, M. L. V. ; PEREZ, J. O. . COMPATIBILIDADE SOMÁTICA E PATOGENICIDADE DE Crinipellis perniciosa. Agrotrópica , v. 14, n.3, p. 141-150, 2004.

  • FALEIRO, F. G. ; RESENDE, M. L. V. ; NIELLA, G. R. ; CASTRO, H. A. ; PEREZ, J. O. ; VIANA JÚNIOR, C. A. C. ; PIRES, J. L. . Resistência horizontal/vertical e agressividade/virulência no patossistema Theobroma cacao x Crinipellis perniciosa. Agrotrópica , v. 14, n.3, p. 121-126, 2004.

  • RESENDE, M. L. V. ; CHALFOUN, S. M. ; PEREIRA, M. C. ; SILVA, R. A. . Effect of powdered spice treatments on mycelial growth, sporulation and production of aflatoxins by toxigenic fungi. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , Lavras, MG, v. 28, n.4, p. 856-862, 2004.

  • LIMA, J. O. ; SANTOS, J. K. ; PEREIRA, J. F. ; RESENDE, M. L. V. ; ARAUJO, E. F. ; QUEIROZ, M. V. . Development of a transformation system for Crinipellis perniciosa, the causal agent of witches? broom in cocoa plants. Current Genetics , HEIDELBERG (ALEMANHA), v. 42, p. 236-240, 2003.

  • RESENDE, M. L. V. ; NOJOSA, G. B. A. ; AGUILAR, M. A. G. ; BEZERRA, K. M. T. ; ANHERT, D. E. . Componentes fenólicos e enzimas oxidativas em clones de Theobroma cacao resistentes e suscetíveis a Crinipellis perniciosa. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , BRASÍLIA, v. 28, n.2, p. 148-154, 2003.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, Vicente Paulo ; RESENDE, M. L. V. ; KRZYZANOWSKI, A. . REPRODUÇÃO DE Meloidogyne exigua EM CAFEEIROS IAPAR-59 E CATUAÍ. Nematologia Brasileira , BRASILIA, v. 26, n.2, p. 205-207, 2003.

  • FARIA, C. M. D. R. ; SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, H. D. ; RESENDE, M. L. V. ; CAMPOS, Vicente Paulo ; COIMBRA, J. L. . MECANISMOS DE ATAQUE E DEFESA NA INTERAÇÃO NEMATÓIDE-PLANTA. Revisão Anual de Patologia de Plantas , PASSO FUNDO, v. 11, p. 373-410, 2003.

  • SILVA, L. H. C. P. ; RESENDE, M. L. V. ; SOUZA, R. M. ; CAMPOS, J. R. . EFEITO DO INDUTOR DE RESISTÊNCIA ACIBENZOLAR S-METIL NA PROTEÇÃO CONTRA Xanthomonas vesicatoria, Oidium lycopersici e Septoria lycopersici EM TOMATEIRO. SUMMA PHYTOPATHOLOGICA, v. 29, p. 244-248, 2003.

  • SILVA, L. H. C. P. ; RESENDE, M. L. V. ; SOUZA, Ricardo Magela ; CAMPOS, J. R. ; CASTRO, A. M. S. . INDUÇÃO DE RESISTENCIA CONTRA Xanthomonas vesicatoria EM TOMATEIRO POR ACIBENZOLAR S-METIL. Summa Phytopathologica , v. 29, n.2, p. 177-181, 2003.

  • ARRUDA, M. C. C. ; FERREIRA, M. A. S. V. ; MILLER, R. N. G. ; RESENDE, M. L. V. ; FELIPE, M. S. S. . NUCLEAR AND MITOCHONDRIAL rDNA VARIABILITY IN Crinipellis perniciosa FROM DIFFERENT GEOGRAPHIC ORIGINS AND HOSTS. Mycological Research , UNITED KINGDOM, v. 107, n.1, p. 25-37, 2003.

  • RESENDE, M. L. V. ; SALGADO, S. M. L. ; CHAVES, Z. M. . Espécies ativas de oxigênio na resposta de defesa de plantas a patógenos. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , BRASÍLIA, v. 28, n.2, p. 123-130, 2003.

  • MARCHI, C. E. ; BORGES, M. F. ; RESENDE, M. L. V. . PROTEÇÃO INDUZIDA POR BENZOTIADIAZOLE CONTRA A FERRUGEM ALARANJADA (Hemileia vastatrix) EM CAFEEIRO.. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , LAVRAS, v. 26, n.5, p. 1103-1106, 2002.

  • RESENDE, M. L. V. ; NOJOSA, G. B. A. ; CAVALCANTI, L. S. ; AGUILAR, M. A. G. ; SILVA, L. H. C. P. ; PEREZ, J. O. ; ANDRADE, G. C. G. ; CARVALHO, G. A. ; CASTRO, R. M. . Induction of resistance in cocoa against Crinipellis perniciosa and Verticillium dahliae by acibenzolar- S-methyl (ASM). Plant Pathology (Online) , v. 51, p. 621-628, 2002.

  • MARCHI, C. E. ; RESENDE, M. L. V. ; CHALFUN, N. N. J. ; POZZA, E. A. . FUNGICIDAS PROTETORES, SISTÊMICOS E O INDUTOR DE RESISTÊNCIA BTH NO CONTROLE DA FERRUGEM DA FIGUEIRA. Summa Phytopathologica , Jaboticabal-SP, v. 27, n.2, p. 235-240, 2001.

  • MARCHI, C. E. ; RESENDE, M. L. V. ; CHALFUN, N. N. J. . CONTROLE QUÍMICO DA FERRUGEM EM MUDAS DE FIGUEIRA. Summa Phytopathologica , Jaboticabal, SP, v. 27, n.2, p. 240-245, 2001.

  • BORGES, M. F. ; RESENDE, M. L. V. ; PINHO, R. G. V. . INOCULAÇÃO DE COLMOS DE MILHO EM DIFERENTES IDADES E CONCENTRAÇÕES DE INOCULO E SUA RELAÇÃO COM A EXPRESSÃO DA RESISTÊNCIA A Fusarium moniliforme. Fitopatologia Brasileira, v. 26, n.4, p. 715-720, 2001.

  • NERY-SILVA, F. A. ; MACHADO, J. C. ; LIMA, L. C. O. ; RESENDE, M. L. V. . CONTROLE QUÍMICO DA PODRIDÃO PEDUNCULAR DE MAMÃO CAUSADA POR Colletotrichum gloeosporioides. Ciência e Agrotecnologia , LAVRAS, v. 25, n.3, p. 519-524, 2001.

  • RESENDE, M. L. V. ; NOJOSA, G. B. A. ; SILVA, L. H. C. P. ; NIELLA, G. R. ; CARVALHO, G. A. ; SANTIAGO, D. V. R. ; BEZERRA, J. L. . Crinipellis perniciosa PROVENIENTE DE UM NOVO HOSPEDEIRO, Heteropterys acutifolia, É PATOGÊNICO AO CACAUEIRO. Fitopatologia Brasileira , v. 25, n.10, p. 88-91, 2000.

  • RESENDE, M. L. V. ; NOJOSA, G. B. A. ; AGUILAR, M. A. G. ; SILVA, L. H. C. P. ; NIELLA, G. R. ; CARVALHO, G. A. ; GIOVANINI, G. R. ; CASTRO, R. M. . PERSPECTIVAS DA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM CACAUEIRO CONTRA Crinipellis perniciosa ATRAVÉS DO BENZOTIADIAZOLE (BTH). Fitopatologia Brasileira , v. 25, n.2, p. 149-156, 2000.

  • SILVA, L. H. C. P. ; RESENDE, M. L. V. ; MAGALHÃES JÚNIOR, H. ; CAMPOS, J. R. ; SOUZA, R. M. ; CASTRO, R. M. . ÉPOCAS E MODO DE APLICAÇÃO DO ATIVADOR DE PLANTAS BENZOTHIADIAZOLE (BTH) NA PROTEÇÃO CONTRA A MANCHA BACTERIANA EM TOMATEIRO. Horticultura Brasileira , v. 18, n.1, p. 375-376, 2000.

  • NIELLA, G. R. ; RESENDE, M. L. V. ; CASTRO, H. A. ; CARVALHO, G. A. ; SILVA, L. H. C. P. . APERFEIÇOAMENTO DA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO ARTIFICIAL DE BASIDIOCARPOS DE Crinipellis perniciosa. Fitopatologia Brasileira , Brasília/DF, v. 24, n.4, p. 523-527, 1999.

  • RESENDE, M. L. V. ; COOPER, R. M. ; FLOOD, J. ; ROWAN, M. G. ; BEALE, M. H. ; POTTER, U. . Detection and cellular localization of elemental sulphur in disease-resistant genotypes of Theobroma cacao. Nature (London) , Londres, v. 379, n.6561, p. 159-162, 1996.

  • RESENDE, M. L. V. ; FLOOD, J. ; RAMSDEM, J. D. ; ROWAN, M. G. ; BEALE, M. H. ; COOPER, R. M. . NOVEL PHYTOALEXINS INCLUDING ELEMENTAL SULPHUR IN THE RESISTANCE OF COCOA (THEOBROMA CACAO L.) TO VERTICILLIUM WILT (VERTICILLIUM DAHLIAE KLEB.).. PHYSIOLOGICAL AND MOLECULAR PLANT PATHOLOGY, v. 48, p. 347-359, 1996.

  • RESENDE, M. L. V. ; MEPSTED, R. ; FLOOD, J. ; COOPER, R. M. . Water relations and ethylene production as related to symptom expression in cocoa seedlings infected with defoliating and non-defoliating isolates of Verticillium dahliae. Plant Pathology (Print) , Inglaterra, v. 45, p. 964-972, 1996.

  • RESENDE, M. L. V. . MECANISMOS DE RESISTÊNCIA A DOENÇAS FÚNGICAS VASCULARES. Revisão Anual de Patologia de Plantas, Passo Fundo, RS, v. 4, p. 329-351, 1996.

  • MOURA, J. I. L. ; RESENDE, M. L. V. ; VILELA, E. F. . MANEJO INTEGRADO DE RHYNCHOPHORUS PALMARUM (L.) (COLEOPTERA: CURCULIO-NIDAE) EM PLANTIOS DE DENDE NA BAHIA.. ANAIS DA SOCIEDADE ENTOMOLOGICA DO BRASIL, v. 24, n.3, p. 501-506, 1995.

  • COOPER, R. M. ; FLOOD, J. ; ROWAN, M. G. ; RESENDE, M. L. V. ; BEALE, M. H. . THE ROLE OF TANNINS AND PHYTOALEXINS IN THE RESISTANCE OF COCOA (THEOBROMA CACAO L.) TO VERTICILLIUM DAHLIAE.. Aspects Of Applied Biology, Londres, v. 42, p. 315-322, 1995.

  • MOURA, J. I. L. ; RESENDE, M. L. V. . EFICIENCIA DE MONOCROTOFOS APLICADO VIA RAIZ NO CONTROLE DE LINCUS LOBULIGER BRED. (HEMIPTERA, PENTATOMIDAE) EM COQUEIRO.. ANAIS DA SOCIEDADE ENTOMOLOGICA DO BRASIL, v. 24, n.1, p. 1-6, 1995.

  • RESENDE, M. L. V. ; FLOOD, J. ; COOPER, R. M. . Effect of method of inoculation, inoculum density and seedling age at inoculation on the expression of resistance of cocoa (Theobroma cacao L.) to Verticillium dahliae Kleb.. Plant Pathology (Print) , v. 44, p. 374-383, 1995.

  • RESENDE, M. L. V. ; FLOOD, J. ; COOPER, R. M. . Host specialization of Verticillium dahliae, with emphasis on isolates from cocoa (Theobroma cacao). Plant Pathology (Print) , v. 43, p. 104-111, 1994.

  • MOURA, J. I. L. ; RESENDE, M. L. V. . O BICUDO DAS PALMEIRAS. CIENCIA HOJE, v. 15, p. 56-57, 1992.

  • RESENDE, M. L. V. ; BEZERRA, J. L. ; SANTANA, C. J. L. ; SOBRAL, L. F. . EFEITO DE FERTILIZANTES E DE BENOMIL NO CONTROLE DA LIXA-PEQUENA DO COQUEIRO.. AGROTROPICA, v. 3, p. 45-51, 1991.

  • MOURA, J. I. L. ; RESENDE, M. L. V. ; LIMA, M. F. ; SANTANA, D. L. Q. . TATICAS PARA O CONTROLE INTEGRADO DE RHYNCHOPHORUS PALMARUM (L.) (COLEOPTERA, CURCULIONIDAE), PRAGA DAS PALMACEAS.. PUBLICACAO AVULSA CEPLAC/CEPEC, v. 1, p. 1-16, 1991.

  • MOURA, J. I. L. ; RESENDE, M. L. V. ; SGRILLO, R. B. ; NASCIMENTO, L. A. ; ROMANO, R. . DIFERENTES TIPOS DE ARMADILHAS E ISCAS NO CONTROLE DE RHYNCHOPHORUS PALMARUM L. (COLEOPTERA, CURCULIONIDAE).. AGROTROPICA, v. 2, p. 165-169, 1990.

  • RESENDE, M. L. V. ; SGRILLO, R. B. ; MOURA, J. I. L. . INFLUENCIA DO VETOR E DO MACROCLIMA SOBRE A INCIDENCIA DO ANEL VERMELHO EM DENDEZEIRO NO SUL DA BAHIA.. AGROTROPICA, v. 2, p. 38-42, 1990.

  • MOURA, J. I. L. ; VILELA, E. F. ; SGRILLO, R. ; AGUILLAR, M. A. G. ; RESENDE, M. L. V. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO OLFATIVO DE RHYNCHOPHORUS PALMARUM (L.) (COLEOPTERA, CURCULIONIDAE) NO CAMPO.. ANAIS DA SOCIEDADE ENTOMOLOGICA DO BRASIL, v. 18, p. 267-273, 1989.

  • RESENDE, M. L. V. ; MOURA, J. I. L. . COMO EVITAR A MORTE DAS PALMEIRAS. DIFUSAO AGROPECUARIA-CEPLAC, Ilhéus / BA, v. 1, p. 7-9, 1989.

  • RESENDE, M. L. V. ; COELHO, J. A. ; BEZERRA, J. L. . SELECAO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA LIXA-PEQUENA DO COQUEIRO.. REVISTA THEOBROMA, v. 18, p. 217-223, 1988.

  • RESENDE, M. L. V. ; ZAMBOLIM, L. ; CRUZ FILHO, J. . EFICIENCIA DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DA PODRIDAO BRANCA DO ALHO (ALLIUM SATIVUM L.), DE ACORDO COM O NIVEL DE ESCLERODIOS DE SCLEROTIUM CEPIVORUM BERK. NO SOLO.. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, v. 12, p. 71-78, 1987.

  • RESENDE, M. L. V. ; ZAMBOLIM, L. . FLUTUACAO POPULACIONAL DE ESCLERODIOS DE SCLEROTIUM CEPIVORUM BERK. NO SOLO EM FUNCAO DO TRATAMENTO COM DIFERENTES FUNGICIDAS NO PLANTIO DO ALHO (ALLIUM SATIVUM L.).. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, v. 12, p. 65-70, 1987.

  • OLIVEIRA, D. P. ; BEZERRA, J. L. ; SOUZA, W. ; ATTIAS, M. ; RESENDE, M. L. V. . PROGRESSOS NO ESTUDO DE PHYTOMONAS STAHELI MCGHEE & MCGHEE EM DENDE NA BAHIA, BRASIL.. REVISTA THEOBROMA, v. 17, p. 39-45, 1987.

  • RESENDE, M. L. V. ; ZAMBOLIM, L. . EFICIENCIA DE METODOS UTILIZADOS PARA QUANTIFICACAO DA POPULACAO DE ESCLERODIOS DE SCLEROTIUM CEPIVORUM BERK. NO SOLO.. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 11, p. 493-500, 1986.

  • RESENDE, M. L. V. ; BORGES, R. E. L. ; BEZERRA, J. L. ; OLIVEIRA, D. P. . TRANSMISSAO DA MURCHA-DE-PHYTOMONAS A COQUEIROS E DENDEZEIROS POR LINCUS LOBULIGER (HEMIPTERA, PENTATOMIDAE): RESULTADOS PRELIMINARES.. Revista Theobroma , v. 16, p. 149-154, 1986.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RESENDE, M. L. V. . Membro e posteriormente Coordenador da Camara de Ciências Agrárias da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), de Fev-2001 a Fev. 2005. 2005.

RESENDE, M. L. V. . Instrutor no Curso sobre Reconhecimento de Pragas em Cacau e Cupuaçu. 2005.

RESENDE, M. L. V. . COORDENADOR DA CÂMARA DE CIENCIAS AGRÁRIAS DA FAPEMIG (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS) DE OUT. 2002 A FEV.2005. 2005.

RESENDE, M. L. V. . Assessor Ad-hoc da Fapesp. 2003.

RESENDE, M. L. V. . Membro Substituto da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal (SDSV-MG). 2000.

RESENDE, M. L. V. ; ISHIDA, A. K. N. ; SANTOS, F. S. ; AMARAL, D. R. ; COSTA, J. C. B. . COMPOSIÇÃO PARA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS, A BASE DE EXTRATOS DE CASCA DE FRUTOS DE CAFÉ (PI 0705598-6). 2007.

RESENDE, M. L. V. ; CAVALCANTI, F. R. ; SANTOS, F. S. ; AMARAL, D. R. ; RIBEIRO JÚNIOR, Pedro Martins . FORMULAÇÃO PARA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS, A BASE DE EXTRATO VEGETAL OBTIDO DE FOLHAS DO CAFEEIRO (pedido de patente (PI 0603575-2). 2006.

RESENDE, M. L. V. . Prelecionista no X Simpósio de Controle de Doenças de Plantas e V Reunião Brasileira sobre indução de resistência de plantas: Novos conceitos e aplicações. 2010.

RESENDE, M. L. V. . Membro da Comissão Organizadora do X Simpósio de Controle de Doenças de Plantas e V Reunião Brasileira de Indução de Resistência em Plantas. 2010.

RESENDE, M. L. V. . Coordenador do X Simpósio de Controle de Doenças de Plantas e V Reunião Brasileira de Indução de Resistência em Plantas. 2010.

RESENDE, M. L. V. . Membro da Comissão Interna de Biossegurança da Universidade Federal de Lavras. 2010.

RESENDE, M. L. V. . Editor adjunto da revista Fitopatologia Brasileira, desde 2007. 2007.

RESENDE, M. L. V. . Bolsista de Produtividade em Pesquisa, CNPq, nível 1B. 2006.

RESENDE, M. L. V. . Indução de resistência em cafeeiro contra Cercospora coffeicola e estudo dos mecanismos bioquímicos envolvidos na resposta de defesa. 2004.

RESENDE, M. L. V. . Líder do Grupo de Pesquisa-CNPq ?Interação Planta-Patógeno, DFP-UFLA.. 2002.

RESENDE, M. L. V. . Participante do Grupo de Pesquisa-CNPq ?Manejo de Doenças de Plantas?, liderado pelo Prof. Ricardo Magela de Souza, DFP-UFLA.. 2002.

RESENDE, M. L. V. . Indução de resistência contra doenças fúngicas do cafeeiro por elicitores químicos e bióticos.? (Sub-projeto aprovado junto a Embrapa-Café / Núcleo de Doenças e nematóides). Subprojeto número 19.1998.153.07. 2000.

RESENDE, M. L. V. . MECANISMOS E INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA NO CACAUEIRO AO AGENTE CAUSAL DA VASSOURA-DE-BRUXA Crinipellis perniciosa (Sthael) Singer). 1999.

RESENDE, M. L. V. ; NIELLA, G. R. . REPRODUÇÃO, PATOGENICIDADE, E CARACTERIZAÇÃO DE Crinipellis perniciosa (Sthael) Singer), AGENTE CAUSAL DA VASSOURA-DE-BRUXA DO CACAUEIRO. 1999.

RESENDE, M. L. V. . INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA NO CACAUEIRO AO AGENTE CAUSAL DA VASSOURA-DE-BRUXA Crinipellis perniciosa (Sthael) Singer) PELO INDUTOR B.T.H.. 1999.

RESENDE, M. L. V. ; REIS, S. N. ; OLIVEIRA, P. D. . TRATAMENTOS, PRÉ-ARMAZENAMENTO DE BULBOS DE GLADÍOLO VISANDO O CONTROLE DE Fusarium oxysporum f. sp. gladioli. 1999.

RESENDE, M. L. V. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES FUNGICIDAS E DO INDUTOR DE RESISTÊNCIA BTH NO CONTROLE DA FERRUGEM (Cerotelium fici) DA FIGUEIRA. 1998.

RESENDE, M. L. V. . Divulgação técnica de matéria sobre Mais que Nutrição. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RESENDE, M. L. V. . Divulgação técnica de matéria sobre V Simpósio de Controle de Doenças de Plantas. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RESENDE, M. L. V. . Divulgação técnica de matéria sobre a Mancha de Alternaria em Mexerica. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Pfenning, L.H. ; RESENDE, M. L. V. ; CASELA, C. R. . Tropical Plant Pathology. 2008. (Editoração/Periódico).

Pfenning, L.H. ; RESENDE, M. L. V. . Fitopatologia Brasileira. 2007. (Editoração/Periódico).

M.A. Campos ; RESENDE, M. L. V. . 'Fazendo Engenharia Genética'. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RESENDE, M. L. V. . "Simpósio de Fitopatologia". 2008.

RESENDE, M. L. V. . "Simpósio de Fitopatologia". 2008.

RESENDE, M. L. V. . Divulgação técnica de matéria sobre "Controle de doenças de plantas por meio de tecnologia limpa".. 2008.

RESENDE, M. L. V. . Divulgação técnica de matéria sobre V Simpósio de Controle de Doenças de Plantas. 2005.

RESENDE, M. L. V. . Divulgação técnica de matéria sobre a Mancha de Alternaria em Mexerica. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    Resistência do cafeeiro à mancha aureolada (Pseudomonas Syringae Pv. Garcae): Seleção de materiais resistentes e seus mecanismos, Descrição: A mancha aureolada, causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. garcae, é a doença emergente que mais preocupa os produtores de café na atualidade. Esta doença, quando em condições favoráveis, causa perdas significativas, tanto no viveiro quanto no campo. Propõe-se no presente projeto, selecionar materiais genéticos de cafeeiro com resistência a esta bacteriose, além de elucidar os mecanismos moleculares e bioquímicos envolvidos nesta resistência. Para concretizar estes objetivos, serão avaliados em casa-de-vegetação, a resistência genética de aproximadamente 54 acessos e cultivares comerciais de cafeeiro, sendo a maioria proveniente do banco de germoplasma da Estação Experimental da EPAMIG em Patrocínio, MG. Após selecionar os materiais genéticos e/ou cultivares que apresentarem diferentes níveis de resistência à mancha aureolada, serão caracterizados os mecanismos moleculares e bioquímicos envolvidos na resistência, por meio de PCR em tempo real e análises enzimáticas. Pretende-se também isolar e identificar fitoalexinas provenientes de folhas destes materiais, por meio de bioautografia e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador / RICARDO MAGELA DE SOUZA - Integrante / DEILA MAGNA DOS SANTOS BOTELHO - Integrante / Cesar E. Botelho - Integrante / Ana Cristina A Monteiro - Integrante / Joyce Alves Goulart da Silva - Integrante / STÉFANNY ARAÚJO MARTINS - Integrante / Ingridy Simone Ribeiro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAFÉ- INCT-Café, Descrição: O instituto tem a missão de gerar tecnologias apropriadas, competitivas e sustentáveis para a cadeia produtiva do café, por meio da integração de instituições que atuam na área da cafeicultura no Brasil. Além do desenvolvimento competitivo do agronegócio no país, o INCT Café também busca assegurar a sustentabilidade da produção, atenuar o impacto das alterações climáticas sobre a cafeicultura, reduzir os custos de produção, preservar os recursos naturais por meio de geração de tecnologias sustentáveis, desenvolver modelos adaptados para os sistemas especiais de produção, melhorar a qualidade e a competitividade do café, bem como viabilizar o comércio online, levando à geração de negócios de alto valor agregado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Formulações de extratos de resíduos da lavoura cafeeira e nutrientes na indução de resistência do cafeeiro à ferrugem., Descrição: CNPq - Edital: Bolsas no País / Pós-doutorado Júnior - PDJ. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador / PEDRO MARTINS RIBEIRO JÚNIOR - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2014

    Formulações naturais e fosfitos na indução de resistência do cafeeiro contra a ferrugem e caracterização dos eventos bioquímicos envolvidos na resposta de defesa., Descrição: CNPq - Edital MCT/CNPq n 70/2009 - Mestrado/Doutorado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Associação de indutores de resistência para o manejo da ferrugem do cafeeiro e caracterização bioquímica e molecular da resposta de defesa induzida, Descrição: CNPq - Edital MCT/CNPq 10/2010 - Apoio Técnico - AT- NS (Nível Superior). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2013

    Fosfitos na indução de resistência da videira contra o míldio e caracterização dos eventos bioquímicos e moleculares envolvidos na resposta de defesa ., Descrição: CNPq - Bolsas no País / Edital MCT/CNPq n 70/2008 - Mestrado/Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador / PEDRO MARTINS RIBEIRO JÚNIOR - Integrante / MURILLO A. REGINA - Integrante / Vanessa Foresti Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2015

    INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAFÉ, Descrição: O instituto tem a missão de gerar tecnologias apropriadas, competitivas e sustentáveis para a cadeia produtiva do café, por meio da integração de instituições que atuam na área da cafeicultura no Brasil. Além do desenvolvimento competitivo do agronegócio no país, o INCT Café também busca assegurar a sustentabilidade da produção, atenuar o impacto das alterações climáticas sobre a cafeicultura, reduzir os custos de produção, preservar os recursos naturais por meio de geração de tecnologias sustentáveis, desenvolver modelos adaptados para os sistemas especiais de produção, melhorar a qualidade e a competitividade do café, bem como viabilizar o comércio online, levando à geração de negócios de alto valor agregado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Indução de resistência em cacaueiro contra a vassoura-de-bruxa (Crinipellis perniciosa): seleção de novos indutores em casa-de-vegetação e caracterização bioquímica da resposta de defesa., Descrição: CNPq - Bolsas no País / Edital MCT/CNPq 04/2008 - Apoio Técnico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2012

    Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários - Climapest, Descrição: As mudanças climáticas globais poderão causar alterações no atual cenário fitossanitário da agricultura brasileira. Os impactos econômicos, sociais e ambientais podem ser positivos, negativos ou neutros, pois as mudanças climáticas podem aumentar, diminuir ou não ter efeitos sobre os diferentes patossistemas ou pragas, em cada região. Os resultados do projeto são fundamentais para o direcionamento de novas atividades de pesquisa, permitindo a elaboração de estratégias de adaptação com a finalidade de racionalizar métodos de controle e apoiar a elaboração de políticas públicas, visando à sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O projeto CLIMAPEST tem a participação de mais de 130 pesquisadores de 37 instituições, sendo 16 Centros de Pesquisa da Embrapa, 21 instituições de pesquisa, ensino e do setor privado, distribuídas em 12 estados do Brasil, abordando todas as cinco regiões do país. Serão estudados problemas fitossanitários de 16 importantes culturas agrícolas: espécies florestais, maçã, pêssego, soja, uva, milho, algodão, mamona, forragicultura, café, mandioca, banana, manga, coco, dendê e laranja. Serão avaliados os efeitos da temperatura, CO2, UVB e distribuição temporal e espacial dos problemas fitossanitários. Nos estudos com CO2 está prevista a instalação de um experimento do tipo FACE (Free-Air Carbon Dioxide Enrichment) na Embrapa Meio Ambiente. Homepage do projeto: http://www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/climapest. Coordenadora: Dra Raquel Ghini - EMBRAPA- Meio Ambiente, Jaguariúna, SP Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    PROSPECÇÃO DE NOVOS INDUTORES DE RESISTÊNCIA EM CAFEEIRO (Coffea arabica L.) CONTRA Hemileia vastatrix E CARACTERIZAÇÃO DOS EVENTOS BIOQUÍMICOS E MOLECULARES DA RESPOSTA DE DEFESA INDUZIDA, Descrição: PROJETO DE PESQUISA aprovado no PRONEX MG-3- Processo Fapemig FAPEMIG EDT 475/07. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador / Magnólia Araújo Campos - Integrante / Daniel Rufino Amaral - Integrante / Cunha, Rodrigo L. - Integrante / Carvalho, Vicente L. - Integrante / Guimarães, Rubens J. - Integrante / Édila V.R. Von Pinho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2007 - 2010

    INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM CACAUEIRO CONTRA A VASSOURA-DE-BRUXA (Crinipellis perniciosa) E CARACTERIZAÇÃO DOS EVENTOS MOLECULARES E BIOQUÍMICOS ENVOLVIDOS NA RESPOSTA DE DEFESA INDUZIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador / FERNANDA CARVALHO DE AQUINO LOPES - Integrante / Luciano Vilela paiva - Integrante / Magnólia Araújo Campos - Integrante / JOÃO DE CÁSSIA B. COSTA - Integrante / Pereira, L.M. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2010

    Formulações de fosfito no controle de doenças em culturas de importância sócio-econômica no estado de minas gerais e caracterização dos eventos bioquímicos e moleculares da resposta de defesa induzida., Descrição: CNPq (Edital RHAE Pesquisador na Empresa). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Integrante / JADIR B. pINHEIRO - Integrante / PEDRO MARTINS RIBEIRO JÚNIOR - Integrante / Luciano Vilela paiva - Integrante / Daniel Rufino Amaral - Integrante / Heli João de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    Utilização de diferentes formulações de fosfito no controle de doenças em cultivos de importância socio-economica no estado de minas gerais, Descrição: Fapemig (Edital 12/07 - Inovação Tecnológica ? Mestres e doutores na empresa). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Integrante / JADIR B. pINHEIRO - Integrante / PEDRO MARTINS RIBEIRO JÚNIOR - Integrante / Daniel Rufino Amaral - Integrante / Heli João de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM CAFEEIRO CONTRA CERCOSPORA COFFEICOLA E ESTUDO DOS MECANISMOS BIOQUÍMICOS ENVOLVIDOS NA RESPOSTA DE DEFESA., Descrição: Processo CAG 843-04, FAPEMIG, concluído em março-2007. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Lúcio Vilela de Resende - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Medalha do Mérito Cafeeiro, Fundação Pró-Café.

1993

Prêmio Quayle para o melhor estudante de pós-graduação do ano, DBB, University of Bath, Inglaterra, Departament of Biology and Biochemistry, University of Bath, Inglaterra..

1982

Medalha de honra ao mérito como formado em primeiro lugar geral-Turma de Dezembro-1982-ESAL, ESAL, atualmente Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.

1979

Primeiro Lugar no Vestibular do primeiro semestre de 1979, da ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras), Esal, atualmente Universidade Federal de Lavras, MG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Lavras, Departamento de Fitopatologia. , UFLA - INOVACAFÉ, Campus Universitário, 37200000 - Lavras, MG - Brasil - Caixa-postal: 3037, Telefone: (35) 38294577, Fax: (35) 38291281, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - Atual

Agrofitness Tecnologia Agrícola

Vínculo: Sócio cotista, Enquadramento Funcional: Sócio cotista

2001 - 2005

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: coordenador CAG, Enquadramento Funcional: Coordenador da Camara de Ciências Agrárias, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - Atual

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto até abril de 2006; Professor Associado a partir de maio de 2006

Atividades

  • 01/2006

    Direção e administração, Departamento de Fitopatologia, .,Cargo ou função, Sub-Coordenador do Programa de pós-graduação em Biotecnologia vegetal, UFLA.

  • 05/2004

    Direção e administração, Departamento de Fitopatologia, .,Cargo ou função, sub-chefe do Departamento de Fitopatologia da UFLA.

  • 10/1999

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia Florestal

  • 12/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fitopatologia, .,Linhas de pesquisa

  • 12/1997

    Ensino, Agronomia (Fitopatologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Moleculares da Resistência de Plantas a Patógenos, Fisiologia do Parasitismo

  • 12/1997

    Ensino, AGRONOMIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitopatologia Aplicada

Propriedade Intelectual

Patentes (2)