José Carlos Xavier Bonfim

Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco(1992), Especialização em Docência do Ensino Superior - ( Fundação Educacional Unificada Campograndense - FEUC-2004), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ-2011), Técnico em Desportos, Professor Docente I da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Professor na Rede Particular de Ensino do Município do Rio de Janeiro, nos seguintes segmentos: Ensino Fundamental e Ensino Médio, no Cursos Técnicos de Enfermagem, Segurança do Trabalho e Informática(2000-2012). Coordenador Pedagógico do Ensino Médio( Regular, Tempo Integral e Neja 2015 até a presente data)

Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2008 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: REVIGORAR OS CORPOS, FORTALECER A NAÇÃO: UM ESTUDO DOS CAMPOS DE JOGOS NO DISTRITO FEDERAL(1930-1938),Ano de Obtenção: 2011
Prof. Dr. José Gonçalves Gondra.Palavras-chave: Educação; Infância.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2003 - 2004

Fundação Educacional Unificada Campograndense
Título: A educação física no Brasil: do período colonial ao regime militar - Filosofia e estética
Orientador: Profº Drº Jorge Antonio da Silva Rangel

Graduação em Educação Física

1987 - 1992

Universidade Castelo Branco

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

BONFIM, J. C. X. . 1º Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira. 2012. (Outro).

Rangel ; Sonia Camara ; BONFIM, J. C. X. . II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Exposição Revisitando a Escola: a Reforma Fernando Azevedo no Distrito Federal (1927-1930). 2010. (Encontro). 2010. (Outro).

Antonio Jorge Rangel ; CAMARA, S. ; BONFIM, J. C. X. . RANGEL, J. A. S. ; RANGEL, S. O. C. ; BOMFIM, José Carlos Xavier . Revisitando a Escola: a Reforma Fernando de Azevedo no Distrito Federal (1927-1930). 2010. (Exposição).. 2010. (Exposição).

Participação em eventos

1 Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira.Campo dos Afonsos: Passado e Presente. 2012. (Seminário).

1 Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira. 2012. (Seminário).

1 Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira.História da Aviação na década de 1930. 2012. (Seminário).

Mulheres pioneiras: atuação da federação Brasileira pelo Progresso Feminino em prol da Educação Femenina(1922-1931).Brasileira pelo Progresso Feminino em prol da Educação Femenina(1922-1931). 2011. (Outra).

"Uma Conversa entre a história e a educação, a pesquisa e a formação de Professores". 2010. (Encontro).

II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.O repertório sobre a infância(1932-37), na Revista de educação Física da Escola de Educação Física do Exército(EsEFEX). 2010. (Encontro).

VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. "Corpos e mentes saudáveis": Os parques de recreação infantil no ESTADO NOVO/RJ. 2010. (Congresso).

1 Workshop " A produção de documentários e suas diferentes linguagem". 2009. (Outra).

IX CONGRESSO IBERAAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA. 2009. (Congresso).

VII ENCONTRO INTERGRUPOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO."CORPOS E MENTE SAUDAVEIS" NO PARQUES INFANTIS NO DISTRITO FEDERAL. 2009. (Encontro).

Curso de Extensão Infância, entre a História e a Filosofia-UERJ.Infância. 2008. (Outra).

XIII Semana da Educação da Faculdade de Educação da UERJ. 2008. (Congresso).

XVI Encontro Regional de Historia-ANPUH-MG. 2008. (Encontro).

II Seminario de Educação(UERJ)-Memórias Histórias, Formação de Professores. 2007. (Seminário).

1Jornada Regional de Educação. 2003. (Outra).

Outras produções

CAMARA, S. ; Gondra ; Rangel ; BONFIM, J. C. X. . História(s) da História da Educação. 2011.

CAMARA, S. ; Gondra ; Rangel ; BONFIM, J. C. X. . História(s) da História da Educação. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Academico).

CAMARA, S. ; Gondra ; Rangel ; BONFIM, J. C. X. . Históri(s) da História da Educação. 2011. (Academica).

BONFIM, J. C. X. . OS ETERNOS ERRANTES DA CIDADE- Infância, menoridade e pobreza no Rio de Janeiro da década de 1920. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-documentario 1).

Liephei ; BONFIM, J. C. X. . OS ETERNOS ERRANTES DA CIDADE- Infância, menoridade e pobreza no Rio de Janeiro da década de 1920. 2010. (Video-documentario 1).

CAMARA, S. ; Gondra ; Rangel ; BONFIM, J. C. X. . História(s) da História da Educação. 2011 (Academico) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Intelectuais, e a educação COMO estratégia de construção de um corpo saudavel(1940-1960), Descrição: estudos acerca dos projetos reformadores da educação escolarizada, bem como dos intelectuais envolvidos com as estratégias de estratégia de construção de um corpo saudavel(1940-1960). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Carlos Xavier Bonfim - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Organização do Centro de Memória do Ensino Militar da Força Aérea Brasileira: recuperação dos arquivos históricos da Instituição., Descrição: Descrição: O presente projeto objetiva organizar o Centro de Memória do Ensino Militar, com destaque para o levantamento sistematizado dos arquivos históricos sobre o ensino militar sob a guarda da Universidade da Força Aérea Brasileira.. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Carlos Xavier Bonfim - Integrante / Sonia Camara - Integrante / Jorge Antonio Rangel - Coordenador / Maria Luiza Cardoso - Integrante.

  • 2009 - 2013

    A organização dos parques infantis na cidade do Rio de Janeiro(1935-1940)., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo de buscar um conhecimento sobre a organização dos parques infantis na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1935 a 1940 e seus interlocutores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Carlos Xavier Bonfim - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - Atual

SECRETÀRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÂO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor público Estadual, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 12

2008 - Atual

Faculdade de Formação de Professores-UERJ

Vínculo: Pesquisador do Niphei, Enquadramento Funcional: Participante Pesquisador

Atividades

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Niphei, .,Linhas de pesquisa

2000 - 2012

Centro Educacional Califórnia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio

2015 - Atual

Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador Pedagógico no Colégio Estadual Barão de Tefé