Raquel Paiva de Oliveira
Possui graduação em Engenharia Ambiental (2003) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (2005). Atualmente é Engenheira Ambiental da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto/FVS-RCP, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental na Universidade Nilton Lins e professora para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Agronomia, Arquitetura e Biologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Possui ainda experiência na organização de eventos científicos e elaboração de projetos. Fez parte da da equipe do CIEVS/FVS-RCP no desenvolvimento de ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas de 03/2020 a 02/2023. Foi prestadora de serviço técnico para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) com o documento técnico sobre a taxa de positividade para Covid-19 dos exames de RT-PCR, em 2021 do Estado do Amazonas, vigente no período de 27/04/2021 a 26/07/2021. Atualmente é Bolsista-ADM do projeto de extensão Melhorando a Prevenção e Controle da Infecção para Resposta a COVID-19 no Brasil-PREVCOVID-BR (Enhancing infection prevention and control to respond to COVID-19 in Brazil) uma iniciativa conjunta da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e do Centers for Disease Control and Prevention/Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), em 2023 este projeto passou a incluir outros vírus respiratórios além da COVID-19, sendo denominado nesta nova fase de: Melhorando a Prevenção e Controle de Infecções Respiratórias Agudas em Hospitais no Brasil. No momento compõe a equipe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto/FVS-RCP. Contato: (92) 991367829. Email: roliveira@niltonlins.br
Informações coletadas do Lattes em 10/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
2003 - 2005
Universidade Federal do Amazonas
Título: Ambiente e Saúde na Cidade de Manaus: Percepção dos moradores no bairro Jorge Teixeira, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Sandra do Nascimento Noda
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Percepção ambiental; Saúde; Vulnerabilidade ambiental; Bairro urbano.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Desenvolvimento Urbano.
Graduação em Engenharia Ambiental
1997 - 2003
Centro Universitário Luterano de Manaus
Título: O Contexto da Saude Ambiental na Atenção Basica a Saude
Orientador: Marc Arthur Loureiro Storck
Formação complementar
2024 - 2024
Curso Básico de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados a Desastres. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2023 - 2023
Curso de Emergências Biológicas. (Carga horária: 60h). , Ministério da Saúde, MS/SVSA, Brasil.
2023 - 2023
Curso Básico de Preparação e Respostas às Emergências em Saúde Pública. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS/SVSA, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Amostragem e Análise de Águas, Abordagem Microbiológica e Físico-q. (Carga horária: 26h). , Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Amazonas, LACEN, Brasil.
2010 - 2010
Ferramentas de Geoprocessamento (ARCGIS). (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de Mapeamento de Processos. (Carga horária: 16h). , Qualynorte Consultoria e Treinamento Ltda., QUALYNORTE, Brasil.
2009 - 2009
Ferramentas da Qualidade e Metodologia PDCA. (Carga horária: 16h). , Qualynorte Consultoria e Treinamento Ltda., QUALYNORTE, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração Avaliação e Acompanhamento de Projetos. (Carga horária: 76h). , Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, SECT/AM, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Treinamento à Distância Gestão da Qualida. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
Treinamento Sobre o Código Ambiental do Muncípio d. (Carga horária: 4h). , Universidade do Meio Ambiente, UNIAMBIENTE, Brasil.
1998 - 1998
Fundamentos e Métodos da Educação Ambiental. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Luterano de Manaus, CEULM/ULBRA, Brasil.
1997 - 1997
Controle e Monitoramento de Fontes Poluidoras. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Luterano de Manaus, CEULM/ULBRA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Diagnóstico Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Organização de eventos
OLIVEIRA, R. P. ; VIANA, R. S. . I Seminário de Ciência, Tecnologia e Saúde do Amazonas. 2007. (Outro).
CARVALHO, R. P. ; LIMA, S. A. ; SILVA, M. G. ; OLIVEIRA, R. P. ; CRUZ, J. ; VIANA, R. S. . I Simpósio da SBPC no Amazonas - Desafios e Perspectivas da Realidade Amazônica: Pesquisa e Susentabilidade. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Seminário de Preparação do Setor Saúde para a Estação de Queimadas 2022. 2022. (Seminário).
Seminário Água, Saneamento e Energia. 2014. (Seminário).
I Seminário Est. de Vig. em Saúde do Trabalhador do AM. 2013. (Seminário).
Seminário de Encerramento do Contrato 2006/OC-BR. 2013. (Seminário).
Seminário de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2011. (Seminário).
5o Encontro de Lideranças do CONFEA. 2010. (Encontro).
67 Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. 2010. (Outra).
66 Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia.. 2009. (Outra).
III Conferência Estadual do Meio Ambiente do Amazonas - O Estado do Amazonas e as Mudanças Climáticas. 2008. (Outra).
Mostratec 2007 - Inovação tecnológica e apoio à pesquisa em empresas no Amazonas.Expositor no stand da Secrtaria de Estado de Ciência e Tecnologia. 2007. (Outra).
8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congreso Mundial de Saúde Pública. Promoção da Saúde na Cidade de Manaus/AM: Um Estudo de Percepção Ambiental dos Moradores do Bairro Jorge Teixeira. 2006. (Congresso).
Saúde e Ecologia nas Sociedades do Mundo Globalizado - Impactos e Relações. 2006. (Oficina).
II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2005. (Outra).
I Seminário Estadual de Energias Renováveis: Biodiesel e Sustentabilidade. 2005. (Seminário).
5 Congresso Estadual de Profissionais do CREA-AM. 2004. (Congresso).
III Ambiental - Fórum Amazônico de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. 2004. (Outra).
Renião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia - SBPC/AM..Renião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia - SBPC/AM.. 2004. (Outra).
XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental..XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.. 2004. (Simpósio).
1 Simpósio de Recursos Hídricos da Amazônia.. 2003. (Simpósio).
II Fórum Amazônico Sobre Águas. 2003. (Outra).
X Seminário de Jornalismo na Amazônia. 2003. (Seminário).
I Fórum Amazônico Sobre Águas.. 2002. (Outra).
III Seminário Internacional de Direito Ambiental. 2001. (Seminário).
VI Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitário. VI Congresso Ibero-Americano de Extensão.. 2001. (Congresso).
X Seminário de Educação Ambiental..X Seminário de Educação Ambiental. Ética, Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Ambiental: Projetivas do Século,. 2001. (Seminário).
III Congresso Sul-Americano de ALternativas de Desenvolvimento. 1999. (Congresso).
I Congresso Sul-Americano de Alternativas de Desenvolvimento. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, R. P.; ROCHA, R. S.. Internação por Leptospirose na Cidade de Manaus/Am no Período de 2000 a 2007. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu Saúde Ambiental) - Instituto Leônidas e Maria Deane.
Coelho, I. M. V.; Barroso, A. L. F.;OLIVEIRA, R. P.OLIVEIRA, RAQUEL PAIVA DE. Geração de Resíduos Orgânicos: Estudo de caso em shopping center de grande porte em Manaus-AM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, RAQUEL PAIVA DE; Barroso, A. L. F.; Ezawa, H. K. H.. Os Impactos Ambientais Causados pela Ocupação Irregular na Zona Leste de Manaus: Comunidade Coliseu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, RAQUEL PAIVA DE; Geisller, R. M. O.; Barroso, A. L. F.. Licenciamento Ambiental de Linha de Transmissão: Análise das medidas mitigadoras propostas para minimizar os impactos ambientais da atividade no Amazonas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, RAQUEL PAIVA DE; Geisller, R. M. O.; Ezawa, H. K. H.. Gerenciamento dos Resíduos da Feira da Manaus Moderna e da Feira Moderna da Banana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Análise do Sistema de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Produzidos na Feira Livre de São José II Zona Leste de Manaus/AM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Análise da Resistência a Água de Revestimentos à Base de Borra de Café. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Riscos ao Meio Ambiente Ocasionados em Comércio Varejista de Revenda de Combustível: Estudo de caso no posto de gasolina no bairro Novo Aleixo de Manaus/AM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Tonantins - Amazonas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Degradação Ambiental em Áreas Ribeirinhas: Um estudo de caso sobre o bairro Colônia Antônio Aleixo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Logística Reversa e Sustentabilidade no Reaproveitamento de Pneus Usados na Cidade de Manaus. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Análise de Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil com Foco nos Profissionais Azuleijistas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé: Uma avaliação da condição da balneabilidade no município de Manaus/AM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.. Gestão de Resíduos: Uma redução do impacto ambiental da cadeia produtiva da construção civil em Manaus/AM e perspectivas para a bioeconomia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
SILVA, N. M. C.; BARROS, P. C.;OLIVEIRA, R. P.. Diagnóstico da Geração de Resíduos Sólidos Urbanos no Centro de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins.
OLIVEIRA, R. P.; MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi. Análise do Cumprimento das Exigências Técnicas e Legais e Avaliação da Situação Atual do Licenciamento Ambiental na Atividade de Comercialização de Combustíveis no Bairro da Cachoeirinha Zona Sul da Cidade de Manaus/AM.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus.
OLIVEIRA, RAQUEL PAIVA DE. Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia. 2023. CONSELHO FEDERAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA.
OLIVEIRA, R. P.. Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia. 2022. Universidade Nilton Lins.
Orientou
Práticas Educativas como Ferramenta de Intervenção no Desenvolvimento do Ciclo Evolutivo do Aedes Aegypti nos Canteiros de Obras de Médio Porte na Zona Norte de Manaus; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso de Especialização de Saúde Ambiental) - Fundação Oswaldo Cruz (AM); (Orientador);
Internação Hospitalar por Leptospirose na Cidade de Manaus/AM no Período de 2000 a 2007; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu Saúde Ambiental) - Instituto Leônidas e Maria Deane; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Os impactos ambientais causados pela ocupação irregular na zona leste de Manaus: Comunidade Coliseu; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - UNIVERSIDADE NILTON LINS; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Gerenciamento dos Resíduos da Feira da Manaus Moderna e da Feira Moderna da Banana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Recapeamento Asfáltico: análise em um trecho crítico na cidade de Manaus; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Resíduos de obras de construção civil reutilizados em obras afins; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Orçamento e Planejamento de uma Obra Residencial Unifamiliar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé: Uma avaliação da condição da balneabilidade no município de Manaus/AM; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Degradação Ambiental em Áreas Ribeirinhas: Um estudo de caso sobre o bairro Colônia Antônio Aleixo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Logística Reversa e Sustentabilidade no Reaproveitamento de Pneus Usados na Cidade de Manaus; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - UNIVERSIDADE NILTON LINS; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Gestão de Resíduos: Uma redução do impacto ambiental da cadeia produtiva da construção civil em Manaus/AM e perspectivas para a bioeconomia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Análise do Sistema de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Produzidos na Feira Livre São José II Zona Leste de Manaus/AM; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde nos hospitais em Manaus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
de Andrade, et al; ; Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde em Clínicas Odontológicas da Cidade de Manaus; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Diagnóstivo sócio-ambiental no Bairro Colônia Santo Antonio em Parceira com a Casa N 36 do Programa Saúde da Família, Manaus/Am; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Raquel Paiva de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
LIMA, JOSÉ LUCAS BARROSO ; PINHEIRO, ERIKA CRISTINA NOGUEIRA MARQUES ; OLIVEIRA, RAQUEL PAIVA DE . Resíduos de construção civil reaproveitados em obras de pavimentação de vias. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 69220-69242, 2022.
-
Santos, J. L. ; Nascimento, J. W. S. ; Maia, W. R. ; Maia, W. R. ; Pinheiro, E. C. N. M. ; OLIVEIRA, R. P. . Recapeamento Asfáltico: análise em um trecho crítico na cidade de Manaus. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 10580-10595, 2022.
-
OLIVEIRA, R. P. . Positivity rate for COVID-19 of RT-PCR tests of the first quarter of 2021 of the state of Amazonas. EMERGING ISSUES RELATED TO THE CORONA VIRUS PANDEMIC (COVID 19). sled.São José dos Pinhais: Seven Publicações Ltda., 2023, v. , p. 1-13.
-
OLIVEIRA, R. P. ; NODA, Sandra Do Nascimento ; MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi . AMBIENTE E SAÚDE: percepção dos moradores do bairro Jorge Teixeira, Manaus/AM. In: Cícero Amâncio de Oliveira; Jemima Golçalves Pinto. (Org.). Amazônia: responsabilidade de todos!. Manaus: EDUA, 2009, v. , p. 01-144.
-
OLIVEIRA, R. P. . Contribuições da Atenção Básica à Saúde para a Construção de Uma Proposta de Educação Ambiental.. In: Speranza França da Mata; Sérgio Gavazza; Maria Candida Moreira de Almeida; Rubenildo Pethon de Barros.. (Org.). X Seminário de Educação Ambiental. Relatos de Atividades, Relatos de Projetos, Reflexões Teóricas.. Rio de Janeiro: MZ Editora Ltda., 2001, v. , p. 202-205.
-
OLIVEIRA, R. P. ; STORCK, Marc Arthur Loureiro . Diagnóstico Ambiental: Bases para a educação ambiental em comunidade ribeirinha do Rio Amazonas.. In: III Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental - gestão Ambiental Urbana e Industrial, 2002, Porto Alegre. III Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental - gestão Ambiental Urbana e Industrial, 2002.
-
OLIVEIRA, R. P. ; NODA, Sandra Do Nascimento ; MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi . Promoção da Saúde na Cidade de Manaus/AM: Um Estudo de Percepção Ambiental dos Moradores do Bairro Jorge Teixeira. In: 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congreso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO e WFPHA, 2006.
-
OLIVEIRA, R. P. ; SENA, Samara Albuquerque de ; GUGLIELMINI, Luiz Angélica ; LINS FILHO, Afrânio ; INUI, Raul Iji . Estudo Comparativo do Sistema Agroflorestal com o Sistema Agrícola Convencional Tomando por Base os Princípios da Economia Ambiental.. In: XI SILUBESA - Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal. XI SILUBESA - Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental / Resumo dos Trabalhos Técnicos, 2004.
-
TEIXEIRA, C. E. G. ; OLIVEIRA, R. P. . Resíduos de agrotóxicos em anilmentos: uma análise dos resultados do programa PARA de 2009 a 2012 em ManausAM. In: IV Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia 1 Encontro Amazônico da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2016, Manaus. Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia. Manaus: Even3, 2016.
-
OLIVEIRA, R. P. . Um Estudo sobre Segregação e Saúde em Manaus. In: Reunião Regional da SBPC, 2005, Manaus. Meu Ambiente Amazônico: Educação para ciência, tecnologia e inovação., 2005.
-
OLIVEIRA, R. P. ; NODA, Sandra Do Nascimento ; MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi . Percepção e Saúde: Um estudo de caso no bairro Jorge Teixeira, Manaus/AM.. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC., 2004, Manaus. Resumo dos trabalhos da Renião Regional da SBPC Manaus, 2004.
-
OLIVEIRA, R. P. . Bases para a Promoção da Saúde: Diagnóstico Ambiental no Contexto da Atenção Básica à Saúde.. In: VI Congresso Ibero-americano de Extensão, 2001, Embu das Artes. VI Congresso Iberoamericano de Extensão. São Paulo: Editora da UNIFESP, 2001.
-
OLIVEIRA, R. P. ; NODA, Sandra Do Nascimento ; MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi . Percepção e Saúde: Um estudo de caso em bairro periférico da cidade de Manaus/AM. Olam , Rio Claro/SP, v. 4, 2004.
-
OLIVEIRA, R. P. . Bases para a Promoção da Saúde: Diagnóstico Ambiental no Contexto da Atenção Básica à Saúde.. A Folha Médica , São Paulo, v. 121, p. 1-56, 2001.
-
WATANABE, T. T. ; CAMPELO, E. C. ; MELO, F. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; PEREIRA, T. D. ; RAMOS, T. C.A. . TEMPO DE INTERNAÇÃO DE GESTANTES ACOMETIDAS PELA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WATANABE, T. T. ; CAMPELO, E. C. ; MELO, F. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; PEREIRA, T. D. ; RAMOS, T. C.A. . ANALISE DOS CASOS DA COVID-19 EM GESTANTES NO 3 TRIMESTRE DE 2020 EM MANAUS-AM. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, R. P. . O Contexto da Saúde Ambiental na Atenção Básica à Saúde.. 2002 (Monografia) .
Projetos de pesquisa
-
1998 - 2002
Participação como auxiliar de pesquisa no Herbarium Prance, trabalhando em todos os projetos, tendo conhecimentos de curadoria e coleta e prensagem de material em campo, Descrição: O projeto Herbarium Prance tinha o objetivo de implantar um herbário no CEULM/ULBRA. Hoje, o herbário existe e funciona com mais de 5 mil exsicatas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Paiva de Oliveira - Coordenador.
Prêmios
2010
Prêmio Mulher 2010, Empresa X Comunicação.
2002
Láurea, Centro Universitário Luterano de Manaus.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Nilton LinsVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental. Professora das disciplinas Ciências Ambientais e Sociais, Introdução à Engenharia e Ciência dos Materiais.
2010 - 2011
Universidade Nilton LinsVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental
2009 - Atual
Fundação de Vigilância em Saúde do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheira Ambiental, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuo como Engenheira Ambiental no Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças - DVA, na Gerência de Riscos Não Biológicos - GRNB.
Em março de 2020 passei a fazer parte da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde do Estado do Amazonas e ainda do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Amazonas nas ações de enfrentamento à COVID-19. Dentre as atividades que desenvolvo atuo no monitoramento dos casos suspeitos de COVID-19, rastreio da cadeia de transmissão dos casos de COVID-19 e na coordenação das equipes de coleta de RT-PCR na investigação de surtos.
Em 2021 passei a elaborar produtos técnicos para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como bolsista colaborador técnico.
Atividades
-
08/2010
Serviços técnicos especializados , Fundação de Vigilância em Saúde.,Serviço realizado, Atuo como Engenheira Ambiental no Departamento de Vigilância Ambiental na Gerência de Riscos Não Biológicos - DVA/GRNB, com atividades voltadas para a vigilância da água, ar, solo e desastres naturais.
2007 - 2010
Centro Universitário Luterano de ManausVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas Saúde em Engenharia Ambiental, Análise de Riscos, Climatologia e Meteorologia.
Atividades
-
04/2007 - 02/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Riscos, Climatologia e Meteorologia, Saúde em Engenharia Ambiental
2005 - 2009
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 45
Outras informações:
O estatuto do servidor público estadual do Amazonas que rege os funcionários da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas permite ao servidor técnico ministrar aulas sem comprometer o trabalho na secretaria.
Atividades
-
08/2005 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , Secretaria Executiva Adjunta de Políticas Públicas.,Serviço realizado, Assessoramento técnico em geral: elaboração de relatórios de atividades e de prestação de contas, organização de eventos (congressos, simpósios, treinamentos, seminário, fóruns, encontros, etc.), elaboração de projetos e programas de cunho científico.
2004 - 2006
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
O contrato é renovado a cada seis meses durante dois anos tendo sido iniciado em setembro de 2004.
Atividades
-
08/2004 - 09/2006
Ensino, Departamento de Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene Física e do Meio Ambiente, Higiene Social, Saúde Coletiva
-
08/2004 - 09/2006
Treinamentos ministrados , Universidade Federal do Amazonas.,Treinamentos ministrados, Treinamento do Módulo de Medicina Preventiva e Social/Internato Rural
2002 - 2003
Escolas Integradas Professor Nilton LinsVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
08/2002 - 03/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências, Biologia
2001 - 2002
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTEVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
2001 - 2002
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagio realizado na area de meio ambiente e educação ambiental
Atividades
-
04/2000 - 04/2001
Estágios , Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente.,Estágio realizado, Atividades no Departamento de Fiscalização, no Departamento de Estratégia Ambiental na área da Educação Ambiental, com principal ênfase na Escola Itinerante de Meio Ambiente.
2004 - 2004
Centro Universitário Luterano de ManausVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
1998 - 2002
Centro Universitário Luterano de ManausVínculo: bolsista de iniciação científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
O projeto Herbarium Prance tinha o objetivo de criar um herbário na Instituição. Hoje, o Herbarium Prance existe, com muitos convênios e trabalhos e uma coleção com mais de 5 mil exsicatas.
Atividades
-
02/2004 - 07/2004
Estágios , Curso Engenharia Ambiental.,Estágio realizado, Estágio de docência na disciplina Recursos Naturais (40 créditos/60 horas).
1998 - 1998
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
09/1998 - 11/1998
Estágios , Coordenação de Educação Ambiental, Ea.,Estágio realizado, Atividades desenvolvidas junto a coordenação de Educação Ambiental no Clube do Pesquisador Mirim.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raquel Paiva de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?