Carla de Cillo
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos (1998) e Pós Graduação em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Nove de Julho (2008).
Atua como professora de algumas disciplinas em curso de formação para Cuidadores de Idosos desde 2019.
Realiza atendimentos domiciliares a pacientes idosos.
Informações coletadas do Lattes em 25/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Geriatria e Gerontologia
2007 - 2008
Universidade Nove de Julho
Título: Análise da relação entre a prática da atividade física e melhora das alterações fisiológicas do processo de envelhecimento: revisão bibliográfica.
Orientador: Noeli Aparecida Gallinari
Graduação interrompida em 2021 em Gerontologia
2021 - Atual
Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2021
Graduação em Fisioterapia
1995 - 1998
Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos
Título: A Cinesioterapia Motora como proposta de tratamento fisioterápico para pacientes portadores de Osteoartrose de joelho
Orientador: Andréa Lopes Gallinaro
Formação complementar
2022 - 2022
Pós graduação - Saúde Pública e Envelhecimento. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2022 - 2022
Pós graduação - Direitos, Redes de Suporte Social e Parcerias na Atenção. (Carga horária: 90h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2022 - 2022
Pós graduação - Envelhecimento e Aparência. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2021 - 2021
Pós Graduação - Habitação e Cidade para o Envelhecimento Digno. (Carga horária: 90h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
V Curso Básico de Gerontologia. (Carga horária: 100h). , Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes, IPGG, Brasil.
2014 - 2014
Atualização em Saúde do Idoso - 2a. Edição. (Carga horária: 220h). , Telemedicina USP, USP, Brasil.
2005 - 2006
Atualização em Gerontologia. (Carga horária: 80h). , Departamento de Clínica Médica da FMUSP, HCFMUSP, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
CILLO, C. . VII Congresso Internacional de Gerontologia da Universidade de São Paulo. 2022. (Congresso).
CILLO, C. . VI Congresso Internacional de Gerontologia da Universidade de São Paulo. 2021. (Congresso).
Participação em eventos
Curso de Cuidador de Idosos - Colégio Padre Luiz Tezza.Ergonomia, Movimentação, Deambulação, Transferências e Transporte da Pessoa Idosa. 2023. (Outra).
5ª Oficina de Sensibilização para Cuidadores Familiares de Idosos.Capacidade Funcional, Independência, Dependência e Autonomia. 2022. (Oficina).
Curso de Equilíbrio Estático e Dinâmico. 2022. (Outra).
Curso de Terapia Manual Aplicada nas Disfunções da Pessoa Idosa. 2022. (Outra).
Dança Sênior Sentada. 2022. (Outra).
VII Congresso Internacional de Gerontologia da Universidade de São Paulo. 2022. (Congresso).
Workshop de Escalas de Equilíbrio. 2022. (Outra).
Envelhecimento e velhice LGBT: práticas e perspectivas biopsicossociais. 2021. (Encontro).
Pessoa idosa e a COVID-19: prevenção e cuidados em domicílio. 2021. (Outra).
VI Congresso Internacional de Gerontologia da USP. 2021. (Congresso).
Congresso Municipal Sobre Envelhecimento Ativo. 2020. (Congresso).
Curso de Avaliação Física e Funcional do Idoso CELAFISCS. 2019. (Outra).
Enage 2019. 2019. (Outra).
V Congresso Internacional da EACH/USP. 2019. (Congresso).
Curso Preparatório para Conselheiro de Idosos. 2018. (Outra).
Encontro de Reabilitação. 2018. (Encontro).
Simpósio de Geriatria e Gerontologia. 2018. (Simpósio).
Workshop de Comemoração ao Dia do Cuidador de Idosos. 2018. (Outra).
15o. Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo. 2017. (Encontro).
Curso de Capacitação sobre Violência contra a Pessoa Idosa. 2017. (Outra).
Enage 2017. 2017. (Outra).
I Simpósio Paulistano sobre Qualidade de Vida no Envelhecimento. 2017. (Simpósio).
Oficina Preparatória de Prevenção de Quedas em Idosos. 2017. (Oficina).
Seminário Velho Amigo. 2017. (Seminário).
Simpósio de Geriatria e Gerontologia e XIV Jornada Gerontológica. 2017. (Simpósio).
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). 2016. (Outra).
Encontro de Reabilitação. 2016. (Encontro).
Oficina Preparatória de Prevenção de Quedas em Idosos. 2016. (Oficina).
Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. 2015. (Congresso).
Enage 2015 - Simpósio de Geriatria e Gerontologia. 2015. (Simpósio).
I Seminário Internacional de Prevenção de Quedas. 2015. (Seminário).
Enage 2014 - Simpósio de Geriatria e Gerontologia. 2014. (Simpósio).
II Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. 2013. (Congresso).
Enage 2012 - VI Simpósio de Geriatria e Gerontologia. 2012. (Simpósio).
Encontro da Assistência Multiprofissional ao Idoso. 2012. (Encontro).
Seminário Velho Amigo 2012. 2012. (Seminário).
Enage 2009. 2009. (Outra).
Simpósio Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia/UNIFESP. 2009. (Simpósio).
Enage 2008 - II Simpósio de Geriatria e Gerontologia. 2008. (Simpósio).
III Jornada do Núcleo de Envelhecimento Cerebral. 2008. (Outra).
V Simpósio Multidisciplinar de Geriatria e Gerontologia. 2008. (Simpósio).
I Curso de Cuidados Paliativos em Geriatria. 2007. (Outra).
II Jornada do Núcleo de Envelhecimento Cerebral. 2007. (Outra).
IV Simpósio Anual de Geriatria e Gerontologia. 2007. (Simpósio).
Curso de Extensão Universitária - Reumatologia: Noções Básicas. 2006. (Outra).
III Simpósio Multidisciplinar de Geriatria e Gerontologia. 2006. (Simpósio).
I Jornada do Núcleo de Envelhecimento Cerebral. 2006. (Outra).
II Jornada da 4a. Idade - Desafios da 4a. Idade. 2005. (Outra).
II Simpósio Multidisciplinar de Geriatria e Gerontologia/UNIFESP. 2005. (Simpósio).
II Simpósio Saúde da Mulher. 2005. (Outra).
Jornada de Fisioterapia em Unidades Não Críticas. 2001. (Outra).
I Simpósio de Reabilitação em Reumatologia da UNICID. 2000. (Simpósio).
Jornada de Osteoporose. 1999. (Outra).
Simpósio Paulistano de Ventilação Mecânica. 1998. (Simpósio).
Espaço Cultural da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. 1997. (Encontro).
III Simpósio Internacional de Fisioterapia da FMUSP - Fisioterapia no Esporte: Novas Perspectivas. 1997. (Simpósio).
III Semana de Fisioterapia. 1995. (Encontro).
I Semana de Prevenção do Câncer do Colo Uterino. 1995. (Outra).
Semana da pessoa portadora de deficiência. 1995. (Encontro).
Participação em bancas
CILLO, C.; XAVIER, A. M. H.. Lesões do ligamento cruzado anterior em jogadores de futebol profissional e amador: revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.; XAVIER, A. M. H.. Propriocepção em atletas de futebol de salão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. E.C..Avaliação da dor fibromiálgica após realização do condicionamento físico em solo - estudo de caso.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. S..Análise prática do alongamento em um grupo de atletas acima de 45 anos de idade do sexo masculino que praticam futebol recreativo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. M..Avaliação do nível de conhecimento dos fisioterapeutas sobre disfunção têmporomandibular - estudo transversal.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. S.; Antunes, R.; Almeida, S.R..Comparação da sintomatologia de pacientes com fibromialgia após realização do condicionamento físico em solo e em piscina terapêutica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. O..Verificação da sintomatologia de paciente com artrite reumatóide juvenil após tratamento em hidroterapia: estudo de caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. A..Verificação da melhora da qualidade de vida em idosos institucionalizados após interação com Nintendo Wii. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. A.A.; Alves, J.G..Verificação dos efeitos do tratamento hidroterápico em paciente hemofílico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. Siqueira..Verificação da sintomatologia em indivíduos com osteoartrose de joelho praticantes e não praticantes de hidroginástica.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. .Verificação dos efeitos do Back School associado com acupuntura clássica em pacientes com lombalgia mecânica funcional.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. .Eficácia da hidroterapia para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. A; Louveira, S.D..Elaboração de questionários para avaliação dos alunos de 1o. e 4o. anos do curso de Fisioterapia em relação a profissão e perspectiva profissional.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
CILLO, C.. .Verificação do nível de qualidade de vida, ansiedade e depressão em idosos institucionalizados que recebem atenção fisioterapêutica comparados com idosos que não recebem atenção fisioterapêutica.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
Orientou
A Hidroterapia Como Recurso no Tratamento de Pacientes com Osteoartrose de Joelhos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos; Orientador: Carla de Cillo;
Produções bibliográficas
-
CILLO, C. . Convivência com Problemas de Mobilidade do Idoso na Residência 2020 (Podcast no YouTube).
Outras produções
CILLO, C. . Convivência com Problemas de Mobilidade do Idoso na Residência. 2020; Tema: Convivência com problemas de mobilidade do idoso na residência. (Rede social).
CILLO, C. . Osteoartrose de Joelhos. 2010; Tema: Osteoartrose de joelhos. (Site).
CILLO, C. . Saúde Muscular na Terceira Idade. 2009; Tema: Saúde muscular na terceira idade. (Site).
CILLO, C. . Quedas em Idosos. 2009; Tema: Quedas em Idosos. (Site).
CILLO, C. . Avaliação do Ambiente Domiciliar para Idosos. 2009; Tema: Avaliação do Ambiente Domiciliar para Idosos. (Site).
CILLO, C. . A Atividade Física e os Idosos. 2009; Tema: A atividade física e os idosos. (Site).
CILLO, C. . O Cuidador do Portador da Doença de Alzheimer. 2009; Tema: O cuidador do portador da Doença de Alzheimer. (Site).
CILLO, C. ; França, B C D . Curso de Formação Para Cuidadores de Idosos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Supervisora Voluntária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Supervisora Voluntária
Outras informações:
A Extensão Médica Acadêmica (EMA) é um projeto em parceria com os alunos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Nutrição, onde esses realizam atendimentos à comunidade, sempre com o acompanhamento de um profissional experiente, onde colocam em prática os conceitos aprendidos.
2023 - 2023
Universidade Nove de JulhoVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Preceptora autônoma de estágios em ILPI, Carga horária: 20
Outras informações:
Preceptoria à alunos do sétimo semestre da graduação em Fisioterapia, em ILPI.
2021 - 2021
Universidade Nove de JulhoVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Preceptora autônoma de estágios em ILPI, Carga horária: 20
Outras informações:
Preceptoria de estágios em ILPI à acadêmicos de 7 e 8 semestres, do curso de graduação em Fisioterapia, com contratos de renovação semestral e sem dedicação exclusiva.
2020 - Atual
Bairro Amigo do Idoso Brás MoocaVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Moradora Voluntária
Outras informações:
Moradora voluntária do bairro da Mooca, colaborando para a melhoria dos bairros Brás e Mooca, principalmente para a população idosa.
2019 - Atual
Instituto FrançaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços
Outras informações:
Professora de algumas disciplinas em Curso de Formação para Cuidadores de Idosos, com carga horária de 160 horas e Supervisão de Estágio em ILPI.
2013 - 2015
Espaço da Feliz IdadeVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Autônoma
Outras informações:
Avaliação fisioterápica em pacientes idosos, atendimentos fisioterápicos individuais e em grupos e orientações aos pacientes e/ou acompanhantes.
2010 - 2010
Associação Brasil ParkinsonVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio supervisionado em Fisioterapia na Doença de Parkinson, com aulas teóricas e práticas, somando um total de 147 horas de aprendizado.
2004 - 2005
Clínica de Fisioterapia e Terapias Alternativas OrionVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Autônoma, Carga horária: 20
Outras informações:
Avaliação fisioterapêutica, atendimentos fisioterápicos nas áreas de Ortopedia, Reumatologia, Neurologia Adulto, Geriatria e Dermatofuncional e orientações aos pacientes e/ou acompanhantes.
2001 - 2003
Clínica de Fisioterapia Jaen S/C LtdaVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Autônoma, Carga horária: 20
Outras informações:
Avaliação fisioterapêutica, tratamento fisioterápico nas áreas de Ortopedia, Reumatologia, Neurologia Adulto e Geriatria e orientações aos pacientes e/ou acompanhantes.
1999 - 2000
Abrigo Bezerra de MenezesVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Voluntária
Outras informações:
Fisioterapeuta voluntária no atendimento aos idosos residentes na referida ILPI; avaliação fisioterápica, atendimentos individuais e em grupos e orientações aos moradores, funcionários e demais voluntários.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carla de Cillo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?