Daniel Oliveira de Almeida

Assistente Social graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), exercendo atuação profissional na Fundação da Criança e do Adolescente/FUNAC. Assim como, fui bolsista de iniciação científica do CNPq com um projeto que possuía a temática sobre Territórios Quilombolas no Maranhão, participei como monitor da disciplina Questão Social e Serviço Social I do curso de Serviço Social na UFMA, durante três semestres. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Movimento Social, Questão Social e Identidade. Participei do Projeto Emergencial de Mobilização e Organização Comunitária Contra a Pandemia do Coronavírus no Território Quilombola Rio da Prata - Peri Mirim/MA. Estudante da língua inglesa pela Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão ( IEMA) Idiomas.

Informações coletadas do Lattes em 21/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Estratégica

2025 - 2026

Gran Centro Universitário,

Especialização em Serviço Social, Seguridade Social e Direitos Humanos

2025 - 2026

Gran Centro Universitário,

Graduação em Serviço social

2019 - 2023

Universidade Federal do Maranhão
Título: QUILOMBOS: Lutas e resistências negras em busca de liberdade.
Orientador: Cláudia Alves Durans.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Bem.

Organização de eventos

ALMEIDA, D. O. . X Jornada Internacional de Políticas Públicas (X JOINPP). 2021. (Outro).

Participação em eventos

41° Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão.. 2021. (Outra).

Análise de conjuntura sobre as dimensões da crise e os impactos no trabalho de Assistentes Sociais,. 2021. (Outra).

CINEDEBATE. 2021. (Outra).

Curso Antonio Gramsci. 2021. (Outra).

DIÁLOGOS ATLÂNTICOS: JUVENTUDE, PERIFERIA E IDENTIDADE (GUINÉ BISSAU, CABO VERDE, BRASIL). 2021. (Outra).

I Jornada Internacional de Psicologia Social - JOINPSIS. 2021. (Outra).

I Webnário Relações Raciais no Brasil. 2021. (Outra).

IX Semana interdisciplinar em estudos africanos e afro-brasileiros: pensadoras(es) africanas(os) e da diáspora.. 2021. (Outra).

Roda de Conversa: Lutas, resistências e desigualdade na América Latina. 2021. (Outra).

Roda de conversa sobre a demarcação Territorial dos Povos Originários e Quilombolas?. 2021. (Outra).

X Jornada internacional de politicas públicas. 2021. (Outra).

I Encontro diálogos interdisciplinares. 2020. (Encontro).

II Conferência Gramsci, Marx e Marxismo (IICGRAM). 2020. (Outra).

O jornada de Combate ao racismo no Ensino superior: Estudantes indígenas e afrodescendentes.. 2020. (Outra).

Produções bibliográficas

  • DURANS, C. A. ; DURANS, C. A. ; ALMEIDA, D. O. . QUILOMBOS ONTEM E HOJE: aspectos históricos e desafios contemporâneos no Maranhão.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2025, salvador. XVIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2025.

  • ALMEIDA, D. O. ; DURANS, C. A. . OS QUILOMBOS NO BRASIL: LUTAS E RESISTÊNCIAS CONTRA A ESCRAVIDÃO EM BUSCA DA LIBERDADE. In: ? V Congreso Latinoamericano de Trabajo Social Crítico, 2024, Manizales. V Congreso Latinoamericano de Trabajo Social Crítico, 2024.

  • ALMEIDA, D. O. ; ARAUJO, K. F. . UMA ANÁLISE SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO BRASIL. In: IV Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas., 2022, Teresina. Questão de Gênero, raça/etnia e geração, 2022.

  • ALMEIDA, D. O. ; FONTES, C. C. ; SODRE, S. P. ; RODRIGUES, K. M. S. ; SOUSA, A. B. F. ; PEREIRA, Z. D. ; LIMA, J. F. ; COSTA, K. D. ; OLIVEIRA, L. S. . VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE NO BRASIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO.. In: XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais., 2022, Brasília. Crise do capital e exploração do trabalho em momentos pandêmicos: Repercursão no Serviço Social, no Brasil e na América Latina, 2022.

  • ALMEIDA, D. O. ; RODRIGUES, K. M. S. ; FONTES, C. C. ; SODRE, S. P. ; DURANS, C. A. . QUESTÃO SOCIAL, QUESTÃO RACIAL E APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID19. In: X jornada internacional de políticas públicas, 2021, São Luís. TRABALHO ALIENADO, DESTRUIÇÃO DA NATUREZA E CRISE DA HEGEMONIA: consciência de classe e lutas sociais na superação da barbarie, 2021.

  • ALMEIDA, D. O. . REFLEXOS DO RACISMO ESTRUTURAL NA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DO RELATÓRIO DE GESTÃO 2024 DA FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.. In: V Simpósio Nacional em Socioeducação, 2025, SAO LUIS. Socialização de estudos teóricos e/ou Resultados de pesquisa (RP), 2026.

  • ALMEIDA, D. O. ; RODRIGUES, K. M. S. ; SODRE, S. P. ; FONTES, C. C. ; SOUSA, A. B. F. ; PEREIRA, Z. D. ; LIMA, J. F. ; COSTA, K. D. ; OLIVEIRA, L. S. . XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, D. O. . TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NO MARANHÃO.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, D. O. ; ARAUJO, K. F. . UMA ANÁLISE SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO BRASIL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, D. O. ; DURANS, C. A. ; RODRIGUES, K. M. S. ; FONTES, C. C. ; SODRE, S. P. . QUESTÃO SOCIAL, QUESTÃO RACIAL E APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Questão Social e Identidades ? GEMS-QI, Descrição: GEMS-QI tem por objetivo realizar investigação científica e produzir conhecimentos sobre a realidade maranhense e brasileira com o fim de contribuir com o seu pleno desenvolvimento, tomando por base uma análise histórica, social e econômica da formação da sociedade brasileira a partir de três eixos centrais: 1) as relações étnico-raciais e de gênero; 2) território, territorialidades; 3) questão social, movimentos sociais, políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Oliveira de Almeida - Integrante / Cláudia Alves Durans - Coordenador / Rosenverck Estrela Santos - Integrante / Suly Rose Pereira Pinheiro - Integrante / Claudicéa Alves Durans - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Nome do projeto: HISTÓRIA, TERRITÓRIO NEGRO, QUESTÃO SOCIAL: lutas, resistências e práticas político-culturais dos quilombolas no Maranhão. Orientadora : Cláudia Alves Durans. Este Plano de Trabalho integra o Projeto de Pesquisa intitulado HISTÓRIA, TERRITÓRIO NEGRO, QUESTÃO SOCIAL: lutas, resistências e práticas político-culturais dos quilombolas no Maranhão desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Questão Social e Identidades ? GEMS-QI. Trata-se de um grupo interdisciplinar e interinstitucional de estudos, debates, pesquisas e extensão composto por professores pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão do Departamento de Serviço Social (DESES), do Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (LIESAFRO), do Curso de Ciências Humanas do Campos de Codó, e por professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) dos campi Monte Castelo e Maracanã, cuja coordenadora é a Profa. Dra. Cláudia Alves Durans. O GEMS-QI tem por objetivo realizar investigação científica e produzir conhecimentos sobre a realidade maranhense e brasileira com o fim de contribuir com o seu pleno desenvolvimento, tomando por base uma análise histórica, social e econômica da formação da sociedade brasileira a partir de três eixos centrais: 1) as relações étnico-raciais e de gênero; 2) território, territorialidades; 3) questão social, movimentos sociais, políticas públicas. Dessa forma, o GEMS-QI prima por atuar na formação qualificada de quadros docentes, profissionais e na iniciação de discentes no interesse e na prática da pesquisa científica, ao mesmo tempo em que intenta contribuir na formulação de propostas de políticas públicas em articulação com as populações-alvo da ação do grupo. Trata-se de uma proposta que busca investigar uma realidade pujante no estado do Maranhão: a situação das populações quilombolas. Constata-se que os quilombolas no Maranhão desde os anos 1980 tem protagonizado lutas pela conquista e/ou manutenção dos seus territó

2022 - 2022

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: monitor voluntário, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
a o Projeto de Ensino 'MONITORIA EM SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL', coordenado pelo(a) Professor(a) CLAUDIA ALVES DURANS, e exerceu a função de monitor(a) do componente curricular DESE0164 - SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL I, vinculado ao(à) DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO, no período de 11 de Abril de 2022 a 30 de julho de 2022, durante um semestre letivo, com carga horária de 12 horas semanais, perfazendo carga horária total de 132 horas.

2021 - 2022

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: monitor voluntário, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
a o Projeto de Ensino 'MONITORIA EM SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL', coordenado pelo(a) Professor(a) CLAUDIA ALVES DURANS, e exerceu a função de monitor(a) do componente curricular DESE0164 - SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL I, vinculado ao(à) DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO, no período de 04 de Novembro de 2021 a 29 de Janeiro de 2022, durante um semestre letivo, com carga horária de 12 horas semanais, perfazendo carga horária total de 132 horas.

2021 - 2021

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
a o Projeto de Ensino 'MONITORIA EM SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL', coordenado pelo(a) Professor(a) CLAUDIA ALVES DURANS, e exerceu a função de monitor(a) do componente curricular DESE0164 - SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL I, vinculado ao(à) DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO, no período de 08 de Julho de 2021 a 25 de Setembro de 2021, durante um semestre letivo, com carga horária de 12 horas semanais, perfazendo carga horária total de 132 horas.

2025 - Atual

Fundação da Criança e do Adolescente

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assessor de Planejamento, Carga horária: 40

2024 - 2025

Fundação da Criança e do Adolescente

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação da Criança e do Adolescente.Cargo ou função, Membro da Comissão da Diversidade Étnico Racial, Sexual e de Gênero..