Fábio Henrique Lima de Castro Monteiro
Graduação em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999). Pós Graduado em História, Sociedade e Cultura na PUC/SP, atua na educação há 21 anos, investigando estratégias de ensino e aprendizagem, gestão da sala de aula, orientação de pais e alunos, uso do material didático na sua potencialidade formativa, rotina de estudos e eficácia para consolidação das aprendizagens escolares. Escritor de literatura para infância e juventude, ganhou o 2º lugar no Jabuti em 2016 com a obra "Cartas a povos distantes", Editora Paulinas e o Prêmio Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio na categoria Seleção com a obra Eu não sou não, Editora Gato Leitor. Concomitante ao trabalho de Professor de História e Escritor de Literatura para Infância e Juventude, desenvolve também cursos e palestras tendo como interseção educação, história e literatura na formação leitora de crianças e jovens.
Atualmente, além de lecionar na educação básica, trabalho com formação de leitores e mediadores de leitura compartilhando oficinas, palestras e encontros literários a partir das experiências diversas de atuação com a língua, a leitura e a oralidade como lugar de memória, história e comunicação. Ressalto que o trabalho com a escrita literária ampliou as possibilidades de atuação na história como elemento subjetivo aos comportamentos, ao cotidiano, ao rotineiro e que muitas vezes não se acentua nos estudos canônicos das historiografias tradicionais. O olhar sensível aguçado por áreas do conhecimento complementares (filosofia, sociologia, política, antropologia) constituem minhas buscas para a compreensão efetiva dos processos macros e estruturantes das sociedades e culturas, mas também abrem caminhos para a atuação singular das identidades envolvidas nesses processos.
Informações coletadas do Lattes em 07/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em História, Sociedade e Cultura
2004 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: CONSTRUINDO SABERES HISTÓRICOS ( E OUTROS SABERES ) NO COTIDIANO ESCOLAR
Orientador: Profª Helenice Ciampi
Aperfeiçoamento em Ensino de Geografia
2006 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: .. Ano de finalização: 2007
Graduação em História
1995 - 1999
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: As dificuldades dos alunos face à abstração em história: Compreendendo o processo de aquisição/formação de conceito
Orientador: Cláudia Roberta de Araújo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
A criança, os cinco sentidos e a educação, modalidade EAD.. (Carga horária: 30h). , Vincular consultoria em educação e saúde da infância, VINCULAR, Brasil.
2020 - 2020
Narrativas da coordenação em tempos de Pandemia. (Carga horária: 2h). , Diálogos Viagens Pedagógicas, ., Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em O papel do coordenador pedagógico: foco nas atividades da coordenação. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de texto criativo: a teoria dos modos. (Carga horária: 20h). , Casa do Saber, CS, Brasil.
2011 - 2011
As sequências didáticas de leitura e de escrita na formação docente. (Carga horária: 8h). , Fundação Victor Civita, FC, Brasil.
2011 - 2011
O Ensino de diversas estratégias de cálculo e a integração das tecnologias. (Carga horária: 8h). , Fundação Victor Civita, FC, Brasil.
2010 - 2010
Escrita criativa: introdutório. (Carga horária: 32h). , Casa do Saber, CS, Brasil.
2010 - 2010
Literatura e Escrita: Cinco Contos. (Carga horária: 10h). , Casa do Saber, CS, Brasil.
2009 - 2009
Hu:a ruptura e as revoluções liberais. (Carga horária: 10h). , Casa do Saber, CS, Brasil.
2008 - 2008
A escrita da prática docente - Um importante recurso para o desenvolvimento. (Carga horária: 8h). , Colégio Parthenon, CP, Brasil.
2005 - 2005
História indígena nos séculos XVI e XVIII - As fontes missionárias. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Oficinas de História e Linguagens. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2000 - 2000
arquivologia: 500 anos de arquivo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
1999 - 1999
IV Semana Gilberto Freyre - O Pluralismo em Freyre. (Carga horária: 40h). , Fundação Gilberto Freyre, FGF, Brasil.
1999 - 1999
I seminário de história oral. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
1998 - 1998
Trabalho e desemprego. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
1998 - 1998
Tempos dos Flamengos e outros tempos - Brasil do século XVII. (Carga horária: 24h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
1997 - 1997
O uso de perguntas como estratégia de aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
1997 - 1997
Construtivismo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
1997 - 1997
O mundo que o Português criou. (Carga horária: 12h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Leitores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Escritor de Literatura.
Participação em eventos
Bett educar - Brasil. 2022. (Congresso).
Escola do aprender.BNCC para uma atuação educadora singular. 2021. (Oficina).
II Semana de Educação.A materialidade do livro ilustrado. 2021. (Oficina).
Minicurso de literatura infantojuvenil.A experiência da leitura nas janelas virtuais. 2021. (Oficina).
Semana de Educação de São Bernardo do Campo.A experiência da leitura nas janelas virtuais. 2021. (Encontro).
Sopros Literários - Palestra sobre literatura e criação literária.Eu não Sou Não - Criação literária e conversa com os leitores. 2021. (Encontro).
36ª Feira do Livro de Canoas. O (Des)conforto na literatura para infância e jovens. 2020. (Feira).
Defesa do TCC de Especialização na Casa Tombada.A escola pelo olhar das crianças: O que pensam as crianças sobre a escola?. 2020. (Outra).
Feira do Livro de Pernambuco.Como a literatura para infância contribui com a formação leitora?. 2020. (Encontro).
Festa Internacional do Livro de São Sebastião. Lançamento Os segredos de Dona Joanita. 2020. (Feira).
17ª Salão do Livro de Imperatriz(Salimp). ?O (des) confortável na literatura para a infância ?. 2019. (Feira).
Feira do livro de Morro Reuter. Encontro com Leitores. 2019. (Feira).
Feira Literária de Ivoti. A materialidade do livro ilustrado. 2019. (Feira).
Feira Literária de Passo Fundo. Encontro com Leitores. 2019. (Feira).
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.Escolhas Literárias para a Mediação de Leitura. 2019. (Outra).
Feira Literária de Estrela/RS.?O tom, o silêncio e o sentido?. 2018. (Oficina).
Feira Literária de Morro Reuter.Encontro com Leitores. 2018. (Encontro).
Feira Literária de Portor Alegre. Autor no Palco. 2017. (Feira).
Olimpíadas de História. Menção Honrosa - Premiação. 2009. (Olimpíada).
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Mamãe não quer brincar. 1ª. ed. São Paulo: Ciranda Cultural, 2021. v. 2000. 32p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Os Segredos de Dona Joanita. 1. ed. São Paulo: Editora de Cultura, 2020. v. 2000. 64p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. ; PONTES, L. E. ; André neves . Lua, Noite e Dia. 2. ed. São Paulo: Editora Paulinas, 2019. v. 4000. 40p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Eu não sou não - Prêmio Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO - Seleção. 1ª. ed. Blumenau: Editora Gato Leitor, 2018. v. 2000. 32p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Histórias Sopradas em Vento. 1. ed. São Paulo: Editora Paulinas, 2018. v. 2000. 68p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Ulisses sabe escolher. 1. ed. Belo Horizonte: Abacatte Editora, 2017. v. 4000. 56p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Sertão. 2. ed. São Paulo: Editora Paulinas, 2016. v. 3000. 40p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Cartas a Povos Distantes - Prêmio Jabuti e Selo Altamente Recomendável. 5. ed. São Paulo: Editora Paulinas, 2015. v. 100000. 96p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . O clube dos livros esquecidos - Acervo Básico da Biblioteca da FNLIJ. 5. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015. v. 8000. 56p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Como Natureza - Acervo Básico da Biblioteca da FNLIJ. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Abacatte, 2013. v. 2000. 32p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . A menina que contava. 4. ed. São Paulo: Editora Paulinas, 2013. v. 10000. 40p .
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Escolhas literárias para mediação de leitura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Passaporte da Leitura em Caxias do Sul - Encontro com o Escritor. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Curso: Ensaio sobre a fantasia no ato de ler, escrever e contar histórias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Palestra com o escritor Fábio Monteiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Literatura, Leitura e Infância. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Literatura, Leitura e Infância. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . A materialidade do livro ilustrado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Oficina literária: ?O tom, o silêncio e o sentido?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . ?Escritor na Escola?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Políticas Públicas de Leitura e Bibliotecas: Formação de Leitores em Questão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Livros ilustrados para infância: materialidade e mediação de leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Encontros com Leitores no Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . Ludicidade e a importância da leitura para as crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . 1º Congresso de Pesquisa Discente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . As dificuldades dos alunos face a abstração em História: compreendendo a formação de conceitos/aquisição de conhecimentos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Maria do rosário de fátima andrade leitão ; MONTEIRO, F. H. L. C. ; Lenira Lima da Costa . O Dops e a Imprensa na Era Vargas: O discurso estatal e a prática policial em Pernambuco, 1935 a 1937.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . VIII Congresso de Iniciação Científica da UFRPE. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, F. H. L. C. . O Dops e a Imprensa na Era Vargas: O discurso estatal e a prática policial em Pernambuco, 1935 a 1937.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MONTEIRO, F. H. L. C. . Era Uma Vez...? recebe Fabio Monteiro. 2019.
MONTEIRO, F. H. L. C. . Bate-papo com o autor Fábio Monteiro | Histórias sopradas em vento. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Rosana Kasper ; MONTEIRO, F. H. L. C. . Projeto em Viamão - Rosana kasper. 2018.
MONTEIRO, F. H. L. C. . Bate-papo com Fábio Monteiro, autor do livro Cartas a povos distantes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MONTEIRO, F. H. L. C. ; Lidiane Garces ; LACERDA, D. J. M. . Mesa redonda - Inclusão. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MONTEIRO, F. H. L. C. . Fábio Monteiro Escritor. 2017; Tema: Formação leitora e literatura para infância e juventude. (Rede social).
MONTEIRO, F. H. L. C. . Como Histórias. 2013; Tema: Formação de Leitores. (Blog).
Projetos de pesquisa
-
1999 - 1999
O DOPS e a imprensa na Era Vargas: o discurso estatal e a prática policial em Pernambuco, 1935 a 1937., Descrição: A pesquisa com apoio do CNPq aconteceu no arquivo do DOPS e arquivo público de Pernambuco, por meio de prontuários comparados ao discurso estatal constituído pela imprensa vigiada do período. Nessa comparação, constatou-se a manipulação de dados em relação aos presos políticos e a construção da imagem de subversivos ao estado opressor varguista, sendo esses indesejados pelo estado autoritário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Henrique Lima de Castro Monteiro - Coordenador / maria do rosário de fátima andrade de leitão - Integrante.
Prêmios
2020
Selo Altamente Recomendável - Lua, Noite e Dia., Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2018
Prêmio Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio - Seleção para o livro Eu não Sou não, PUC Rio.
2018
PNLD Literário 2018 - Cartas a Povos Distantes, Governo Federal.
2016
Prêmio Jabuti - Cartas a Povos Distantes, Câmara Brasileira do Livro.
2016
Selo Altamente Recomendável - Cartas a Povos Distantes, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2015
A menina que contava, Prefeitura de Belo Horizonte - Edição Especial.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
colégio ParthenonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 40
2017 - 2021
colégio ParthenonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 18
2012 - 2016
colégio ParthenonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 44
2021 - Atual
Casa Tombada, .Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 8
Outras informações:
Pós graduação em Coordenação Pedagógica: cartografias da diversidade e singularidades da atuação coordenadora
https://acasatombada.com.br/coordenacao-pedagogica-cartografias-da-diversidade-e-das-singularidades-na-atuacao-coordenadora/
2013 - Atual
EscritorVínculo: Pessoa Juridica, Enquadramento Funcional: Escritor de obras literárias e Palestrante, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fábio Henrique Lima de Castro Monteiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?