Kelry Maria Verissimo de Sousa

Pós Graduada em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Possui graduação em ENFERMAGEM pela FACULDADE MAURICIO DE NASSAU (2019). Atuou como Assistente de Pesquisa no Programa PEP ++ vinculado á NHR Brasil. Tem experiência acadêmica em estágio extracurricular na área de Enfermagem com ênfase: em HANSENÍASE onde atuou por um ano como bolsista no CENTRO DE DERMATOLOGIA SANITARIA DONA LIBÂNIA. Atuou como voluntária e facilitadora do GRUPO DE AUTOCUIDADO DONA LIBÂNIA para pacientes com hanseníase. Fui docente do Curso técnico de Socorrista e Bombeiro Civil. Atua como enfermeira na unidade básica de saúde de curral velho.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

2020 - 2021

Universidade Anhanguera - Uniderp
Título: saude da famiia

Graduação em ENFERMAGEM

2014 - 2019

Faculdade Maurício de Nassau

Curso técnico/profissionalizante em tecnico em enfermagem

2011 - 2013

eeep marta maria giffoni de sousa

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

eeep marta maria giffoni de sousa

Formação complementar

2020 - 2020

Qualidade de Dados em Registro de Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2020 - 2020

TRABALHO EM EQUIPE. (Carga horária: 20h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.

2019 - 2020

Hanseniase. (Carga horária: 45h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

A ENFERMAGEM NOS ULTIMOS CUIDADOS PRESTADOS AO PACIENTE. (Carga horária: 20h). , Só Enfermagem, SE, Brasil.

2019 - 2019

ACESSO VENOSO MA UTI PEDIATRICA E NEONATAL. (Carga horária: 11h). , Só Enfermagem, SE, Brasil.

2019 - 2019

CARRINHO DE EMERGENCIA. (Carga horária: 20h). , Instituto Brasileiro Sou Enfermagem, IBSENF, Brasil.

2018 - 2018

LOGOTERAPIA. (Carga horária: 20h). , FACULDADE MAURICIO DE NASSAU, UNINASSAU, Brasil.

2018 - 2018

CAPACITAÇÃO EM IMUNIZAÇÃO/CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO EPOLIOMELITE. (Carga horária: 30h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA, SMS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Participação em eventos

IV CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. A HANSENÍASE EM CRIANÇAS MENORES DE 15 ANOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2019. (Congresso).

III CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAUDE. RELATO DE EXPERIENCIA EM SALA DE PARTO. 2018. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • TEXEIRA, L. G. ; FLORENCIO, M. S. ; SOUSA, K. M. V. ; FERREIRA, N. N. L. ; ROCHA, A. M. ; SOUSA, K. M. V. . ACEITAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE QUIMIOPROFILAXIA PARA HANSENÍASE POR POPULAÇÃO EM CONTEXTO DE HIPERENDEMICIDADE NO CEA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, K. M. V. ; TIMOTEO, L..N.M. ; COELHO, T.M . A HANSENÍASE EM CRIANÇAS MENORES DE 15 ANOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, M. A. M. ; SOUSA, K. M. V. ; MARTINS, S. F. S. ; OLIVEIRA, H. X. ; NOGUEIRA, P. S. F. . O GRUPO DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONTINELES,B B ; ISAIAS, D.M ; SOUSA, K. M. V. ; CASTRO, M. I. F. ; SANTOS, F.W . RELATO DE EXPERIENCIA EM SALA DE PARTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SOUSA, K. M. V. . curso de socorristas e bombeiro civil. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Mapeamento dos casos de hanseniase registrado no periodo de 2014 a 2018, nos municipios de Sobral e Fortaleza-MAP-HANS-PEP++, Descrição: MAP-HANS está vinculado ao projeto multicêntrico intitulado programa PEP++: ensaio clinico pragmático controlado randomizado por aglomerado da quimioprofilaxia pós-exposição em contatos de pessoas acometidas pela hanseníase nas cidades de Fortaleza e Sobral. A identificação de casos de hanseníase nas áreas de intervenção e de controle tem por base os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), abrangendo diagnósticos realizados entre 2014 e 2018. O mapeamento dos casos permite identificar áreas quentes para direcionar as ações de quimioprofilaxia. Os dados são processados, visualizados e analisados para a confecção de mapas temáticos para o projeto, permitindo a busca por contatos de casos índice em hanseníase.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Kelry Maria Verissimo de Sousa - Coordenador / aymée medeiros da rocha - Integrante / nagila nathaly lima ferreira - Integrante., Financiador(es): Netherlands Hanseniasis Relief Brasil - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de Acaraú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 40

2019 - 2019

Netherlands Hanseniasis Relief Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

2019 - 2019

Netherlands Hanseniasis Relief Brasil

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 4

Outras informações:
O Grupo de Autocuidado Dona Libania(GAC), está voltado para pacientes em tratamento ou acompanhamento de hanseníase, onde atua com encontros quinzenais com duração de 3horas. Durante as reuniões é abordado assuntos como: o que é hanseníase, sinais e sintomas, transmissão, diagnóstico, cura, reações, neurites, estigma, autocuidado da face e membros e renda extra. Os participantes são abordados através de palestras, dinâmicas, orientações para mostra-los a real importancia de realizar o autocuidado.

2018 - 2019

CENTRO DE DERMATOLOGIA SANITARIA DONA LIBANIA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIA EM ENFERMAGEM, Carga horária: 20

2020 - 2021

Instituto Euvaldo Lodi - CE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa, Carga horária: 40