Gloria Figueiredo Santiago

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022). Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, igualmente na UNESP de Marilia, com ênfase em Educação Inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Fluente em inglês.

Informações coletadas do Lattes em 22/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2024 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: EFEITOS DA HISTÓRIA SOCIAL ASSOCIADA À MODELAÇÃO EM VÍDEO SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Viviane Rodrigues.Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Habilidades Sociais; Modelação em vídeo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação.

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Colégio Status

Formação complementar

2023 -

Extensão universitária em Neurociência e Educação. (Carga horária: 600h). , CBI of Miami, CBI, Brasil.

2020 - 2020

Altas Habilidades/Superdotação: da Teoria à prática. (Carga horária: 2h). , União Educacional e Administrativa de Cursos, UNEAC, Brasil.

2020 - 2020

Atividades Lúdicas na Educação Infantil: da teoria à prática. (Carga horária: 2h). , União Educacional e Administrativa de Cursos, UNEAC, Brasil.

2020 - 2020

Entendendo a Dislexia. (Carga horária: 8h). , Instituto ABCD, IABCD, Brasil.

2020 - 2020

Célestin Freinet: desenvolvimento da escrita. (Carga horária: 100h). , Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, FDB, Brasil.

2020 - 2020

A neurobiologia do autismo. (Carga horária: 80h). , Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, FDB, Brasil.

2020 - 2020

Neurociência e Aprendizagem. (Carga horária: 80h). , Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, FDB, Brasil.

2016 - 2017

Técnico em Recursos Humanos. , Instituto Técnico de Barueri - Professor Munir José, ITB, Brasil.

2012 - 2017

Inglês Americano. , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

II Simpósio de Psicologia - Palestra: Desenvolvimento infantil na era digital. 2024. (Simpósio).

II Simpósio de Psicologia - Palestra: Do Estratagema ao NeuroMarketing: fronteiras da análise comportamental e suas aplicações corporativas. 2024. (Simpósio).

II Simpósio de Psicologia - Palestra: O adoecimento psíquico no mundo contemporâneo (Reforma Psiquiátrica). 2024. (Simpósio).

II Simpósio de Psicologia - Palestra: Psicopatologia na perspectiva forense: uma reflexão sobre o caso que chocou o Brasil e o mundo. 2024. (Simpósio).

XXVI Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2024. (Seminário).

XXVI Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação.EFEITOS DA HISTÓRIA SOCIAL ASSOCIADA À MODELAÇÃO EM VÍDEO SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2024. (Seminário).

4° Painel Pedagógico ?O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO?. 2019. (Outra).

I Forúm de Acessibilidade e Inclusão na UNESP. 2019. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Teoria da Atividade de Estudo e Ensino de Filososfia e de Sociologia no Ensino Médio: Desenvolvimento Omnilateral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gloria Figueiredo Santiago - Integrante / Vandei Pinto da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Colégio Criativo

Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Classe, Carga horária: 25

2023 - 2024

Maple Bear - Escola Bilíngue Canadense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 45

2023 - 2023

Maple Bear - Escola Bilíngue Canadense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Classe, Carga horária: 45

2020 - 2021

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvi a pesquisa "O lugar dos conceitos de Geografia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: análise de cursos de Pedagogia paulistas" no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unesp, na modalidade Bolsa PIBIC CNPq, sob a supervisão do(a) Professor(a) Silvio Cesar Nunes Militão.