Diéferson André da Silva

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estácio de Sá (2020). Atualmente é CEO - DAS Eletrotécnica. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Energia Solar Fotovoltaica, Subestações, Infraestrutura de energia, Projetos elétricos, Consultoria, Entrada de energia, Residencial, Comercial e Industrial. Possui artigo publicado em simpósio na área de Manutenção Elétrica.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Produção

2014 - 2020

Universidade Estácio de Sá
Título: Riscos e Impactos da Falha ou Falta de Manutenção Predial
Orientador: Alexandre Camacho da Paixão

Graduação interrompida em 2017 em Engenharia Elétrica

2014 - Atual

Universidade Estácio de Sá
Ano de interrupção: 2017

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica

2009 - 2009

Escola Técnica Electra

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Instituto de Educação governador Roberto Silveira

Formação complementar

2021 - 2021

Instalador de Energia Solar. (Carga horária: 180h). , Construrede Energy, CE, Brasil.

2020 - 2020

Identidade Empreendedora. (Carga horária: 1h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2020 - 2020

Definições e objetivos da gestão de projetos. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Segurança no trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2020 - 2020

Curso CCD / CRM ? Gestão do Relacionamento com o Cliente. (Carga horária: 10h). , IBMEC, IBMEC, Brasil.

2020 - 2020

Marketing digital para o empreendedor. (Carga horária: 2h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2020 - 2020

Manutenção e Comissionamento de Subestações ( Cabine Primária) de Energia E. (Carga horária: 60h). , Elétrica Academy, EA, Brasil.

2012 - 2012

AutoCad. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2010 - 2010

Comandos Elétricos. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica Electra, ETE, Brasil.

2009 - 2009

NR10. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica Electra, ETE, Brasil.

2009 - 2009

Técnico em Eletrotécnica. (Carga horária: 1200h). , Escola Técnica Electra, ETE, Brasil.

2006 - 2006

NR05. (Carga horária: 10h). , Casa Show, CS, Brasil.

2006 - 2006

NR05. (Carga horária: 10h). , Casa Show, CS, Brasil.

2001 - 2001

Informática. (Carga horária: 440h). , Centro Educacional Integrado, CEI, Brasil.

2001 - 2001

Serralheria. (Carga horária: 440h). , Centro Educacional Integrado, CEI, Brasil.

2001 - 2001

Eletricista Instalador. (Carga horária: 440h). , Centro Educacional Integrado, CEI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

Participação em eventos

CUMMINS - GERADORES: Motores e alternadores, tipos de aplicação (singelo, paralelo e tipos de transferência), regimes de potência (ISO8528), dimensionamento de grupos geradores, instalação de grupos geradores: soluções acústicas, diesel, escape. 2017. (Feira).

STEMAC - GERADORES: Introdução aos conceitos na aplicação de Grupo Motor Gerador, implantação de sistema singelo e usina de geração de energia, paralelismo entre Grupos e Concessionária de energia, e todo complemento de instalação do sistema. 2017. (Encontro).

EATON - Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão: Treinamento para aplicação de painéis de média tensão ? 12kV, 17kV e 24kV. 2016. (Encontro).

Schneider Electric - Ecodial Advance Calculation 4.25: Treinamento do software para dimensionamento de instalações elétricas em baixa tensão. 2015. (Encontro).

Schneider Electric - ID-Spec Large 3.1: Treinamento do software para pré-projetos em instalações elétricas em média e baixa tensão. 2015. (Encontro).

Schneider Electric - Painéis Prisma e Easy-S: Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão com ensaios de tipo parcialmente testados (PTTA) e totalmente testados (TTA), NBR IEC 60439-1 e IEC 61439-1&2. 2015. (Oficina).

Schneider Electric - AR CONDICIONADO: Treinamento para dimensionamento de ar condicionado de precisão (cooling e inrow) overview geral desde conceitos básicos da diferença entre um ar de conforto e um de precisão, expansão direta e com água gelada. 2014. (Encontro).

Schneider Electric - BUSWAY (Barramento Blindado): Sistema de distribuição de energia e de alta flexibilidade, dimensionamento, aplicação e contexto. 2014. (Encontro).

Schneider Electric - NOBREAK: Treinamento sobre os produtos Galaxy 3500 e Smart VT. Nobreaks mono, bi e trifásicos. 2013. (Oficina).

Schneider Electric - SM6: Apresentação e introdução aos conhecimentos em Painéis de Média Tensão SM6. 2013. (Oficina).

Schneider Electric - ACTI 9: Dispositivo modular de proteção; minidisjuntores, pentes de conexão, automação, solução em distribuição e proteção em baixa tensão. 2012. (Encontro).

Schneider Electric - TRICAST: Transformadores a seco encapsulados em resina epóxi até 25MVA ? 36,2kV. 2012. (Encontro).

DANCOR - Dimensionamento de bombas, filtro de piscina e sistema de pressurização. 2009. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SILVA, D. A. ; PAIXAO, A. C. ; REIS, M. F. ; COELHO, A. M. ; VIEIRA, D. S. . Análise dos riscos e impactos da falha ou falta de manutenção predial. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia , v. 1, p. 350, 2021.

Outras produções

SILVA, D. A. . Consultoria em energia. 2020.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

DAS Eletrotécnica

Vínculo: CEO, Enquadramento Funcional: CEO, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão de obras, clientes, fornecedores e concessionárias de energia para lograr êxito nos projetos ora executados. Elaboração e execução de projetos elétricos. Retrofit e montagem de entradas de energia até 35kV, montagem e manutenção de Subestações de Energia em média tensão. Emissão de laudos e consultoria em energia. Manutenção e fornecimento de painéis elétricos em BT e MT.

2011 - 2018

Riel Engenharia

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 44

Outras informações:
Principais atividades: Atendimento a clientes promovendo soluções diversas em energia, elaboração e apresentação de planilhas orçamentárias e propostas técnicas, elaboração e acompanhamento de projetos de instalação de Nobreaks, Fontes de Corrente Contínua, instalações elétricas de baixa e média tensão, sistemas de geração e usina de geradores, subestações de energia (13,8kV a 34,5kV), estudo de procedimentos em engenharia para transferência de consumidores (AC-CC), elaboração de projetos de painéis elétricos (QDCA, QGBT, QDF, QFP,...) em conformidade com norma NBR 60439-1, gestão de projetos junto a concessionárias de energia (âmbito nacional), desenvolvimento de logística, acompanhamento e comissionamento de obras.

2010 - 2011

ISS Facility Services

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Oficial de Manutenção Elétrica, Carga horária: 44

Outras informações:
Principais atividades: Instalação e modernização de sistemas elétricos, diagnóstico de falhas e realização de manutenção em geral nos sistemas elétricos.

2005 - 2010

Casa Show S/A

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Vendedor, Carga horária: 44

Outras informações:
Principais atividades: Consultoria em vendas e Supervisão (Liderança) setorial, coordenação de equipe.