Angélica da Costa Brum

Jornalista formada pela UFRJ com experiência em meios digitais e tradicionais. Produção de conteúdo em texto e vídeo. Pesquisa para obras documentais ou de ficção.Especialista em Comunicação e Saúde pelo ICICT da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, presta consultoria para ACT Promoção da Saúde, organização da sociedade civil. Experiência no principais meios de comunicação do país - TV Globo, Jornal O Globo, Editora Abril - em funções de editora-executiva, repórter e produtora. Diretora e roteirista de documentários. Colaboradora de diversos meios de comunicação. Curadora de conteúdos diversos. Ghostwriter e cronista. Praticante de corrida de rua há mais de duas décadas e estudiosa de temas como Saúde Pública, Psicanálise, Filosofia e Ambiente, entre outros. Atuação na produção e edição de conteúdo. TV Globo: editora-executiva do GloboNews Saúde, editora do Fantástico Fundação Oswaldo Cruz: produção de conteúdo em ambiente e saúde Pnud Brasil: direção e roteiro de vídeo sobre atividade física Projeto Colabora: repórter Competências: Redação. Reportagem. Redação. Ficção Romances Comunicações através de redes sociais Comunicação Não ficção criativa Memórias Não ficção.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Comunicação & Saúde

2018 - 2019

Fundação Oswaldo Cruz
Título: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE DEPRESSÃO NAS REDES SOCIAIS Uma análise dos testemunhos de celebridades do Youtube
Orientador: Igor Sacramento

Especialização em Análise e Avaliação Ambiental

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O Programa Cidades e Soluções e os exemplos de sustentabilidade
Orientador: Luiz Fernando Moraes

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

1985 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Rotina dos fotógrafos de Jornal
Orientador: Luís Carlos Bittencourt

Ensino Médio (2º grau)

1982 - 1984

Centro Educacional Anisio Teixeira

Formação complementar

2018 - 2018

Formação em Documentário. , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.

2012 - 2012

Roteiro com Guillermo Arriaga. (Carga horária: 16h). , Projeto Ficção Viva, FICÇÃO VIVA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.

Outras produções

BRUM, A. C. . Projeto ensina a pescar e a vender o peixe. 2023. (Reportagem).

BRUM, A. C. . Especialistas defendem fiscalização rígida das ruas e sintonia entre poderes. 2020. (Comentário em Emissora de TV).

BRUM, A. C. . PNUD Atividade Física. 2017. (Vídeo).

BRUM, A. C. . Lição de Inclusão em Santa Teresa. 2017. (Jornalismo).

BRUM, A. C. . Vida Corrida. 2016. (Documentário).

BRUM, A. C. . A Guardiã da Memória do Deserto. 1999. (Reportagem/Entrevista).

BRUM, A. C. . A Vez do Atacama. 1999. (Reportagem).

BRUM, A. C. . O Despertar das Russas. 1995. (Reportagem).

BRUM, A. C. . Muito Além do Turbilhão Revolucionário. 1992. (Reportagem/Entrevista).

BRUM, A. C. . Vida editada, vida bruta. 2024 (Crônicas).

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna do Mestrado ICICT/PPGICS, Carga horária: 30

2018 - 2018

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Produção de conteúdo de diculgação científica nas áreas de ambiente e saúde para a Vice-Presidência De Promoção da Saúde e Ambiente.

2020 - Atual

ACT

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Estratégia de comunicação - redação de textos e artigos para publicação em veículos de grande circulação nacional e redes sociais - como foco em advocacy para a instituição de políticas públicas em Saúde. Principais áreas de atuação: alimentação e controle do consumo de álcool e tabaco.

2019 - 2019

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 42

Outras informações:
Edição de texto do Fantástico

2019 - 2019

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 42

Outras informações:
Edição de texto do Fantástico

2004 - 2016

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 42

Outras informações:
TV Globo e Globonews Diretora, roteirista e produtora do documentário Vida Corrida Editora-executiva do programa Pelo Mundo Editora do programa Mundo SA Editora-executiva do programa Globonews Saúde Editora e produtora do Programa Cidades e Soluções Editora nas áreas de Internacional, Política e Geral Como diretora, responsável pela tradução, edição de conteúdo e direção de apresentadores e, como editora, pela produção de pautas, edição de conteúdo e coordenação do trabalho de repórteres

1999 - 2001

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 42

Outras informações:
Editora de Internacional do Bom Dia Brasil ? Produção de pautas, edição de conteúdo e coordenação do trabalho de repórteres

1989 - 1995

Jornal O Globo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 42

Outras informações:
? Elaboração e apuração de pautas, tradução, entrevistas e redação ? Entrevistas com personalidades estrangeiras

2022 - 2023

Laboratório de Vida Ativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exerc

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Estratégia de comunicação para facilitar aplicação de pesquisa sobre mobilidade urbana com alunos da rede municipal de Volta Redonda.

2022 - Atual

Filmes do Equador

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisador de conteúdo

Outras informações:
Trabalho de pesquisa para produção audivisual

2020 - 2020

Fábrica Produtora Audiovisual

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de conteúdo

Outras informações:
pesquisa de conteúdo para projeto de minissérie sobre Ângela Diniz, com direção de Bruno Barreto e roteiro de João Ximenes Braga.

2017 - 2017

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Diretor de vídeo

Outras informações:
Direção e roteiro de documentário sobre Atividade Física.

2003 - 2004

APPROACH ? AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Jornalista Responsável pelo atendimento das contas de Saúde e Bem Estar: Natura, La Roche Posay, Vichy, Fashion Rio e Richards ? Atendimento aos clientes, desenvolvimento de plano de Comunicação e elaboração de pautas para a imprensa ? Destaque para inserção do Fashion Rio em novela das 21h da Globo

2001 - 2003

Jornalista independente

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Consutlor

Outras informações:
? TV Globo ? Produtora de reportagem e editora na cobertura da Guerra do Iraque ? Directv ? Editora e redatora da transmissão ao vivo do São Paulo Fashion Week, editora e redatora da transmissão ao vivo do São Paulo Fashion Week ? TV Globo ? Cobertura da Copa (2002) ? Conspira.com ? produção, redação e edição de conteúdo para site ? Editora Casa da Palavra ? ações de lançamentos de livros ? Jornal do Brasil ? Repórter especial do Caderno B, convidada a participar de programa de reestruturação da empresa; cobertura do 11 de setembro para editoria de Internacional. ? Editora Visor (Argentina) ? Produção, redação e edição de conteúdo para publicações encartadas nos jornais O Globo e Folha de São Paulo

1995 - 1998

Editora Abril

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Subeditor, Carga horária: 42

Outras informações:
Subeditora da sucursal do Rio de Janeiro ? Coordenação do trabalho de repórteres e produtores, produção e redação de conteúdo ? Participação na organização de eventos promocionais ? Viagens internacionais ? Entrevistas com personalidades estrangeiras