Millena Vivian Tavares Silva

Biomédica pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT, habilitada em Patologia Clínica e Bioquímica. Especialista em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pelo Centro de Capacitação Educacional - CCE. Plantonista no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca/AL.

Informações coletadas do Lattes em 14/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial 10ª edição

2020 - 2022

CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL
Título: COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS HEMATIMÉTRICOS LIBERADOS POR EQUIPAMENTO AUTOMATIZADO COM A LEITURA DE LÂMINA EM MICROSCÓPIO
Orientador: Karla Melo Ferreira da Silva

Graduação em Biomedicina

2014 - 2019

Centro Universitário Tiradentes
Título: DESCARTE DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Orientador: Maria Anilda dos Santos Araujo

Formação complementar

2020 - 2020

Coleta de Sangue - Diagnóstico e monitoramento das DST, AIDS e Hepatites.. (Carga horária: 15h). , Sistema TELELAB de Educação Permanente, TELELAB, Brasil.

2020 - 2020

Citopatologia. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

2020 - 2020

2º Meeting Online de Perícia Criminal. (Carga horária: 10h). , Perito Criminal Henrique Tabosa, PCHT, Brasil.

2020 - 2020

I Simpósio de Hematologia e Hemoterapia na prática clínica. (Carga horária: 12h). , Grupo de Estudo em Segurança Transfusional, GEST, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em I Jornada da Biomedicina. (Carga horária: 50h). , Centro Universitário Tiradentes, UNIT/AL, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em 7ª Semana de Pesquisa - SEMPESq. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Tiradentes, UNIT/AL, Brasil.

2019 - 2019

Ampliando as áreas de atuação biomédica. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Tiradentes, UNIT/AL, Brasil.

2019 - 2019

III Feira de Estágio e Empregabilidade - Emprega +. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Tiradentes, UNIT/AL, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em I Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial - CInTec. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Doença Falciforme - Conhecer para cuidar. (Carga horária: 30h). , Sistema TELELAB de Educação Permanente, TELELAB, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Biossegurança - Laboratórios de DST, AIDS e Hepatites Virais. (Carga horária: 15h). , Sistema TELELAB de Educação Permanente, TELELAB, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 10h). , Renova Cursos, RENOVA CURSOS, Brasil.

2017 - 2017

II Workshop de Carreira. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Tiradentes, UNIT/AL, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em 4ª Semana de Extensão da Unit/AL - SEMEx 2016. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Tiradentes, UNIT/AL, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em 8ª Semana de Extensão da UNIT - SemEX 2014. (Carga horária: 30h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Análises Clínicas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Bioquímica.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O uso da heparina no tratamento do COVID-19., Descrição: Novas pesquisas mostraram que o uso da heparina de baixo peso molecular como terapia profilática em pacientes acometidos pelo COVID-19, reduz significativamente as chances desses pacientes desenvolverem tromboembolismo venoso, pois a heparina impede a entrada do vírus nas células saudáveis do organismo, atuando como uma barreira de proteção. Através de ensaios in vitro foi notório observar que as proteínas de superfície dos vírus se ligam diretamente a heparina, que por sua vez por ter ação anticoagulante atua na cascata de coagulação bloqueando a trombina e isso diminui o processo inflamatório causado por esse vírus, diminuindo assim as chances de mortalidade. Demais pesquisas apontaram que em caso em que o valor do D-dímer encontrava-se elevado e em casos onde os níveis de saturação de O2 estava muito abaixo do normal, com a administração da heparina houve uma considerável melhora nesses níveis. Porém, mesmo sendo estudos promissores e inovadores requerem mais aprimoramento nas pesquisas, pois quando se trata de COVID-19 tudo ainda é novo, incerto e duvidoso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Millena Vivian Tavares Silva - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    O impacto do COVID-19 sobre a saúde nas comunidades indígenas., Descrição: Pesquisas apontam que os povos indígenas são mais vulneráveis as epidemias devido às condições sociais, econômicas e de saúde que aumentam o potencial de disseminação da doença. É notório observar que essas comunidades sofrem com a falta de assistência em saúde e são negligenciadas pelo governo. De acordo com o SESAI (Secretária Especial de Saúde Indígena) que é um subsistema do SUS, diz que a grande dificuldade aos serviços de saúde se da pela distancia geográfica, como também pela indisponibilidade de equipes de saúde quem possam assistir essas comunidades. A solução para esse grande problema na saúde das comunidades indígenas do país seja intensificar o monitoramento e da mais assistência a saúde dessas comunidades pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, pois o que faz aumentar a negligencia por parte do governo são as subnotificações de casos epidemiológicos por parte dessas secretarias que negligenciam os casos de maior complexidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Millena Vivian Tavares Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

Centro Universitário CESMAC

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - Atual

Hospital Regional de Arapiraca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Clínico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.