Luana de Medeiros Botelho

Educadora, Artista, Editora/Revisora, Terapeuta. Experiência de 20 anos no setor social, notadamente nas áreas de educação, cultura, saúde e mobilização política. Bacharela em Letras, estudou Pedagogia e iniciou especialização em Arte-Educação, todas pela Universidade de São Paulo. Em 2000 iniciou-se profissionalmente nas artes e setor social com a Companhia Teatral Manicômicos (atual Brava Companhia), atuando em espetáculos que percorriam teatros, praças, parques e escolas de São Paulo e cidades vizinhas. Com atividade destacada na periferia da zona sul de São Paulo, ministrou oficinas e cursos de teatro, atuando em mobilizações políticas pela cultura. Atuou como educadora, artista e coordenadora em ONGs, projetos e coletivos ligados a educação infantil, alfabetização de adultos, narração de estórias, teatro-educação, educação especial e inclusão. Uma dos membros fundadores da Associação Ocareté , trabalhou por mais de dez anos desenvolvendo projetos com equipe multidisciplinar junto a povos e comunidades tradicionais, com atuação destacada na introdução, pesquisa e sistematização da abordagem de educação popular e teatro-educação. Editora/revisora autônoma especializada em publicações voltadas ao setor social e temas ligados à educação desde 2000. Com formação em Constelações Familiares Sistêmicas pelo Instituto Imensa Vida e pelo Instituto Néphesh Criações Sistêmicas, atua a partir dessa abordagem desde 2018 em contextos terapêuticos e educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Português

1999 - 2006

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2018 - 2018

Formação Básica em Visão Sistêmica e Constelações Familiares. (Carga horária: 230h). , Instituto Néphesh Criações Sistêmicas, INCS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Produções bibliográficas

  • BOTELHO, L. M. ; BASSI JUNIOR, F. . Leitura entre mundos: relato de uma experiência de educação popular indígena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - 2007

As Margaridas

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa de narrativas de matriz indígena, africana e europeia, além das folclóricas em geral e contos literários; Elaboração de projeto de apresentação do grupo; registro e sistematização da metodologia; proposição e desenvolvimento de pesquisas para repertórios; criação de roteiros para as apresentações. Apresentações/rodas de contação de estórias em escolas, centros culturais, programas de formação para educadores, saraus culturais, clubes, praças, SESC?s (Pinheiros, Interlagos, Vila Mariana, Pompéia e Santo Amaro) Realização de oficinas de contação de estórias para crianças, jovens e educadores: oficina livre SESC Pinheiros e Santo Amaro; cursos de contação de estórias módulo I e II no colégio Dominus Vivendi; oficina de contação de estórias na Universidade Mogi das Cruzes. Participação como representante do grupo em encontros da Aliança pela Infância ressaltando a importância das narrativas no desenvolvimento da criança.

2006 - 2010

Associação Brasileira de Distrofia Muscular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
::Coordenadora de Educação Especial:: (mar 2008/abr 2010) Coordenação da equipe pedagógica e gestão do setor: mediação de formação continuada, processos seletivos, supervisão de estágio, elaboração de relatórios; Implantação de Acompanhamento Escolar (reedição e ampliação de materiais impressos + mediação escolar); Implantação compartilhada de Capacitação para o mundo do trabalho; Coordenação educacional de campanhas intersetoriais de caráter cultural e de educação em saúde da instituição. :: Auxiliar Pedagógica :: (fev 2006 ? fev 2008) Atendimento pedagógico individual e coletivo para educandos afetados pela distrofia muscular. Mediação de grupos de trabalho e coordenação de oficinas nas áreas de teatro, artes plásticas, inclusão digital, criação literária e redação para o jornal ?Garagem online?; aulas para turmas de letramento. Definição e elaboração de planejamento orientado por eixos temáticos elaborados em conjunto com equipe pedagógica.

2004 - 2014

Ocareté

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Co-fundadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Concepção, elaboração e desenvolvimento de projetos com equipe multidisciplinar, em parceria com populações tradicionais (indígenas, quilombolas, caiçaras, povos de terreiro) visando ao desenvolvimento e fortalecimento da autonomia e identidade das comunidades envolvidas; Ênfase em saúde, educação & cultura; trabalho inspirado no legado de Paulo Freire; Coordenação de oficinas/mediação de círculos de cultura e de saraus, rodas de estórias e apresentações; uso da linguagem teatral e "oralitura" com temas como revitalização cultural, narrativas orais, representatividade política, titulação de terra, lideranças juvenis; Mediação de processos teatrais para peças realizadas com o povo Suruí (RO) e comunidade quilombola de André Lopes (SP); Mediação compartilhada de curso de formação para agentes de saúde indígenas baseada em princípios freireanos com elaboração conjunta de cartilhas de saúde (parceria com ONG de Rondônia); Participação em mobilizações sociais a favor de causas dos povos tradicionais; Articulação e realização de programa interno de formação continuada. Membro da Comissão Organizadora do Ciclo de Debates ?Entremundos: povos e comunidades tradicionais no Brasil?, realizado de 23 a 26 de agosto de 2010 na cidade de Registro (Vale do Ribeira ? SP). Evento financiado pelo programa ?Cultura e Pensamento? do Ministério da Cultura.

2013 - 2013

? Ashoka Innovators for the Public

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Mobilizadora de Comunidades, Carga horária: 30

Outras informações:
Mobilizadora de Comunidades para o sul da África ? Criação de base de dados com potenciais parceiros e especialistas da África anglófona e lusófona para o movimento ?Nutrients For All?; ? Busca, contato e engajamento de potenciais participantes para um desafio global e envolvimento com a plataforma colaborativa do programa Changemakers e as ações em mídias sociais; ? Construção e gestão de relacionamentos com parceiros e participantes do Desafio Global ?Nutrients For All? via comunicação pessoal pontual e animação constante dos canais de mídias sociais disponíveis;