Marcos Paulo Bordon

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2019). Atualmente é Engenheiro de Produto - Scania Latin America. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em peças de acabamento de plástico e metálico e veicúlos movidos a gás .Especialista em medição e estimativas de vazamentos para veículos movidos a GNV.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2015 - 2019

Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: Características e princípios de funcionamento de motores de propulsão
Orientador: Ana Oliveira

Graduação interrompida em 2015 em Engenharia Mecânica

2011 - Atual

Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros
Ano de interrupção: 2015

Formação complementar

2021 - 2021

espectrometria de massas. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2021 - 2021

Introdução à Ciência e Tecnologia de células a Combustível. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Produções bibliográficas

  • BORDON, M. P. . Características e princípios de funcionamento de moteres de propulsão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Scania Latin America

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Research and Development - Chassis layout and installation. - Representante de assuntos de Inovação e parcerias Universitárias do departamento de Caminhões. - 2 meses de experienciência internacional na Suécia e Holanda. Atualmente desenvolvendo componentes e habilidades para veiculos movidos GNV, com aplicação para veículos pesados urbanos e também para o seguimento de cana de açucar e mineração. O sistema de combustíveis a gás dos veículos Scania, é constituido por tubulações para passagem de gás, cilindros de armazenamento, grandes e pequenos suportes para assegurar a o bom posicionamento das peças, o painel de gás com suas válvulas e componentes responsáveis pelo controle e manutenção do gás, e finalmente as cintas de fixação dos tanques, que contém alta complexidade técnologica para absorver expansões e contrações dos cilindros de GNV. - Conceituação e projeto de peças metálicas para intallações de chassis; - Definição de modelos protótipo para testes; - Representar a Scania em fornecedores e clientes; - Analisar e solucionar desvios de projeto; - Analisar resultados de cálculos e aplicar conhecimentos de engenharia e cálculo para o desenvolvimento de novas peças; - Analisar normas e regulamentações de cunho de segurança veícular e pessoal; - Escrever documentos técnicos de alta complexidade para suporte da engenharia no desenvolvimento de produtos; - Análisar e utilizar normas técnicas para o desenvolvimento de trabalhos; - Apresentar propostas de cunho técnico para os especialistas da Scania, - Propor, solicitar e acompanhar testes em peças protótipos analisando o comportamento das peças e produtos. - Aplicar conhecimentos de GD&T em peças e componentes. - Reuniões técnicas diárias com os representantes na Suécia. - Atuar em conjunto com departamento de compras e produção para desenvolvimento de atividades, solução de desvios e introdução de novas peças. - Pró atividade e independência para realizar atividades em que tenho facilidade e

2018 - 2020

Semcon

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista de Produto Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor na SCANIA Latin America R&D - Chassis e periféricos - Desenvolvimento e nacionalização de componentes para chassis Scania. - Solução e acompanhamento desvios de layout para veículos em linha. - Desenvolvimento de peças e fixações para os componentes ligados ao chassis, mais especificamente para os sistemas de combustivel e exaustão. - Elaboração de concitos, desenvolvimento, protótipos e testes até a vida serie do produto. - Documentação do produto seguindo os padrões Scania de gerenciamento de ciclo de vida do produto. - Reuniões técnicas com a planta da suécia. - Desenvolvimento de 3D's e 2D's. - Metódos de gerenciamento de atividades executados por controle de sprints (SCRUM) - Vista a fornecedores - Analise de relatórios de cálculo.

2014 - 2018

EDAG DO BRASIL LTDA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista de Produto Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Utilizar de conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceituação, até a construção de protótipos. isso inclui, estudos de package, styling analysis (feasibility), conceituação e definição de características de fabricação do produto, análises cinemáticas e estáticas, leitura e interpretação de sistemas de isostatismo, aplicação das normas e diretrizes do cliente ao projeto, reuniões de acompanhamento de protótipo, design reviews e modelamento e detalhamento completo dos modelos. Neste tempo foram realizados trabalhos para : - MAN - Interior Trim, Delivery (Sunvisor, Grabhandle e A-Pillar) - VW - Modelo Protótipo (Lanterna VW Virtus), Conceito e desenvolvimento (Novo Polo), BIW (sheet metal) para VW T-CROSS - Desenvolvimento inicial (estudo e conceito) de Exterior Trim completo de um veículo híbrido com alta complexidade técnologica.

2013 - 2014

Schwaben Engineering

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista de Produto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de peças automotivas de acabamento externo e interno. Realizar estudos de Package, Feasibility, e também auxiliar nos processos de conceituação dos produtos. Projetos: Ford Ka 2015, Jimny e Actros 2015. Trabalhos realizados em : Para-Choques, colmeias, grades, suportes metálicos (sheet metal parts), reforços, Conj. Opticos.

2011 - 2013

Jodeclan - Ferramentaria Comércio e Indústria Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista de Ferramentas e Dispositivos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizei projetos mecânicos de molde para injeção plástica, moldes para conformação de peças protótipos, Moldes para conformação de suportes metálicos (sheet metal), dispositivos de controle, dispositivos em geral, Ferramentas de corte, berços para solda etc, para a industria Automobilística. Manipulando e projetando os ferramentais utilizando a ferramenta de desenho CATIA V5 e V6. Projetos realizados: Saveiro Cross 2014, VW UP, Ai51 PSA, Ai91 PSA, VW Fox 2014 e VW Gol Rallye.

2010 - 2011

Eng-Ved Com. E Assessoria De Vedaço Industrial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Inspeção 100% de selos mecânicos, realizando medições com equipamentos de metrologia em geral, verificando a durabilidade e integridade dos selos fabricados. Adquiri conhecimentos em vedações poliméricas, e também vedações metálicas polidas, como carvão vegetal, metal duro e etc. Para realizar as inspeção era necessário analisar desenhos técnicos feitos pela engenharia, e sugerir mudanças e melhorias.

2010 - 2010

Helicebras Fundações e Engenharia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

Outras informações:
Empresa que realiza fundações em obras, com maquinas perfuratrizes. Minha função era acompanhar as máquinas perfuratrizes nas obras mantendo o bom funcionamento das mesmas, solucionando problemas técnicos na parte hidráulica e mecânica do maquinário. Tal como suprimentos, peças de reposição e manutenção.

2008 - 2009

RM Usinagem

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fresador Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Usinagem de peças metálicas, usando como referencia desenhos 2D's em grandes escalas, utilizando como ferramenta de trabalho uma fresadora semi-automática. Proporcionando usinagem de qualidade para clientes importantes e fortes do mercado nacional.

2008 - 2008

BELTECH FERRAMENTAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ajudante Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Operador de diversas maquinas operatrizes como fresadora, torno, retífica, plaina, e também auxiliando em eventuais ajustes de bancada