Fernanda Freitas Fernandes
Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Bolsista PIBIC-CNPq na pesquisa "Nascer no Brasil II: Inquérito Nacional sobre Perda Fetal, Parto e Nascimento", com atuação na etapa sobre violência obstétrica (FIOCRUZ). Membro do Grupo Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos (GSSRGH/EEAN/UFRJ). Ex-diretora científica da Liga Acadêmica de Enfermagem Obstétrica da EEAN/UFRJ (LAEO). Atuou como voluntária no Programa de voluntário da UFRJ para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e atualmente participa do projeto de extensão intitulado: "Educação em saúde para a autonomia da mulher: Tecnologias de cuidado durante o ciclo gravídico puerperal".
Informações coletadas do Lattes em 14/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Enfermagem e Obstetrícia
2019 - Atual
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Enfermagem da População Negra. (Carga horária: 23h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2022 - 2022
Imunização em Gestantes. (Carga horária: 20h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Sensibilização sobre o Método Canguru: Política de Atenção Humaniz. (Carga horária: 60h). , Instituto Fernandes Figueira, IFF/FIOCRUZ, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Liga acadêmica de enfermagem obstétrica- LAEO. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2021 - 2021
Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 18h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
I Simpósio Caririense de Assistência ao Parto Normal: debatendo a arte de p. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Integral do Neonato e da Criança - LA. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2019 - 2019
XII Curso de Primeiros Socorros para Calouros LATES UFRJ. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2019 - 2019
Curso Teórico-Prático de Suporte Básico de Vida para Calouros. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Organização de eventos
FERNANDES, F. F. . Minicurso: Belly mapping. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Empreendedorismo na Enfermagem Obstétrica. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Assistência de Enfermagem na Rede Cegonha. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. ; SANTOS, N. L. P. ; SARAMAGO, G. V. . 2o Simpósio Internacional Extensionista das Pessoas com Albinismo: Mobilização dos Movimentos Sociais,. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Aula sobre Violência Obstétrica. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Manejo clínico das ISTs na Gestação. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Simpósio: Vulnerabilidade de Mulheres negras na atenção ao pré-natal e ao parto. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . ABENFO - Debate sobre mortalidade materna. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Encontro LAEED + LAEO: Cuidados em lesões perineais. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Terapias não farmacológicas para o alívio de dor durante o trabalho de parto. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Síndromes hemorrágicas na gestação e cuidados de enfermagem. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Síndromes Hipertensivas na gestação. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Roda de conversa: Vivências na Obstetrícia. 2022. (Outro).
FERNANDES, F. F. . Atendimento de gestantes com deficiência. 2021. (Outro).
Participação em eventos
2o Simpósio Internacional Extensionista das Pessoas com Albinismo: Mobilização dos Movimentos Sociais. 2022. (Simpósio).
2o Simpósio Internacional Extensionista das Pessoas com Albinismo: Mobilização dos Movimentos Sociais,.Mesa Redonda com enfoque nos efeitos da participação no projeto de extensão com as pessoas com albinismo sobre a produção acadêmica e a formação para futuros trabalhadores da saúde, int. 2022. (Simpósio).
1 Simpósio Internacional Extensionista das Pessoas com Albinismo: Dimensões da Política do Existir. 2021. (Simpósio).
2021- Ano do trabalhador da Saúde e da Assistência Obstétrica na Pandemia da Covid-19. 2021. (Outra).
82a Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). 2021. (Seminário).
A Residência em Enfermagem Obstétrica e os Caminhos para a Atuação no Exterior.. 2021. (Outra).
AULA ABERTA: ENFERMAGEM E PLANEJAMENTO REPRODUTIVO COM ÊNFASE NA OFERTA, INSERÇÃO, MANEJO E REMOÇÃO DO DIU TCu 380A,. 2021. (Outra).
Curso de Atenção à Saúde Materna: conhecimentos para promoção de uma assistência humanizada na gestação, parto e puerpério. 2021. (Outra).
Gravidez e Covid-19. 2021. (Outra).
Simpósio Anatomia por trás do crime. 2021. (Simpósio).
81a Semana Brasileira de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) 2020,. 2020. (Outra).
A Caminho do Mundo: cuidados perinatais e bem-estar. 2020. (Outra).
Desmistificando o parto. 2020. (Simpósio).
Festival do Conhecimento UFRJ - Universidade Viva. 2020. (Outra).
I Simpósio acadêmico de Geriatria e Cuidados Paliativos da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. 2020. (Simpósio).
Aula inaugural da Liga Acadêmica de Enfermagem Obstétrica da UFRJ sobre ''A Importância do Enfermeiro na Assistência Obstétrica''. 2019. (Outra).
Orientou
Atuação da Enfermagem na Gravidez na adolescência; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Freitas Fernandes;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, F. F. ; SANTOS, N. L. P. . LINHAS DE CUIDADO: ATENÇÃO À SAÚDE DE PESSOAS COM ALBINISMO NO BRASIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, E. A. F. D. ; PAPA, A. ; PEREIRA, G. T. B. ; FERNANDES, F. F. ; SOUZA, O. E. A. V. ; ALMEIDA, E. O. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A AUTONOMIA DA MULHER: TECNOLOGIAS DE CUIDADO DURANTE O PERÍODO PERINATAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, F. F. ; MESENBURG, M. . Prevalência de maus-tratos durante a atenção ao parto e perda fetal precoce e associação com raça/cor da pele: um estudo representativo do estado do Rio de Janeiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, F. F. . MOVIMENTOS SOCIAIS DA COMUNIDADE DE PESSOAS COM ALBINISMO NO BRASIL: MAPEAMENTO EM MÍDIAS DIGITAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, F. F. . Terapias não farmacológicas para o alívio de dor durante o trabalho de parto. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, F. F. ; ANTUNES, J. O. ; REYNER, J. N. ; SILVA, K. T. D. ; AZEVEDO, L. A. . Importância da Liga Estudantil para informações sobre a violência contra a Mulher no município de Macaé/RJ. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, F. F. ; Lilian Kimura ; SANTOS, N. L. P. . Mapeamento dos movimentos sociais da comunidade de pessoas com albinismo no Brasil - mídias sociais e internet. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Nascer no Brasil 2 - Inquérito nacional sobre perdas fetais, partos e nascimentos (2020 a 2022), Descrição: A atenção ao pré-natal, parto e nascimento tem sido objeto de diversas políticas públicas no Brasil, visando reduzir a morbimortalidade materna e infantil e melhorar a qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança. O estudo "Nascer no Brasil II: inquérito nacional sobre perdas fetais, partos e nascimentos", é a segunda edição do estudo "Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento". O primeiro estudo acompanhou 23.894 puérperas em 266 estabelecimentos de saúde públicos, conveniados ao SUS, e privados, que realizaram mais de 500 partos por ano, entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012. Nesta nova edição, o estudo será ampliado, incluindo maternidades com menos de 500 partos por ano, e também o tema das perdas fetais precoces, não abordado no estudo anterior. Serão acompanhadas 24. 255 mulheres, que ingressarem no sistema de saúde para o parto ou por perda fetal precoce, em 465 maternidades em todo o Brasil. Este novo estudo permitirá, ainda, analisar a evolução da atenção ao parto e nascimento em maternidades públicas e privadas do país. Além do estudo principal sobre perdas fetais, partos e nascimentos outros temas como morbimortalidade materna e perinatal, COVID-19 na gestação e transtornos emocionais paternos serão investigados. Minha atuação e contribuição para a pesquisa é na etapa de violência obstétrica, através da Iniciação Científica realizada na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Freitas Fernandes - Integrante / Maria do Carmo Leal - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC-CNPq de Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista em pesquisa no projeto "Nascer no Brasil II, Inquérito Nacional sobre Perda Fetal, Parto e Nascimento" com atuação na etapa sobre violência obstétrica.
2024 - Atual
Maternidade Escola - UFRJVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Enfermagem
2022 - 2022
Maternidade Escola - UFRJVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Enfermagem
2021 - 2022
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Científica
Outras informações:
Diretora Científica da Liga Acadêmica de Enfermagem Obstétrica da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).
2022 - 2022
CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE MARCOLINO CANDAUVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de enfermagem
2023 - 2023
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHOVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Enfermagem
2022 - 2022
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHOVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Enfermagem
2023 - 2023
Hospital Municipal Ronaldo GazollaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Enfermagem
2023 - 2023
CAPS II Rubens CorrêaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Enfermagem
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Freitas Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?