Giulia Louise de Melo
Bacharela em Ciências Sociais e mestranda em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Foi assistente de pesquisa no Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE - CEBRAP), no Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI - USP) e no Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (CEPESP-FGV) no Projeto de Pesquisa Aplicada (PPA) CEPESPDATA - Versão 4.0. Atualmente, contribui para o projeto Advance Warning and Response Exemplars (AWARE-BRAZIL) da Brown University (EUA). Além disso, desenvolve pesquisa na área dos estudos do comportamento eleitoral.
Informações coletadas do Lattes em 23/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciência Política
2024 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Voto instrumental ou mobilização partidária? Investigando a relação entre competitividade e comparecimento eleitoral na América Latina
Glauco Peres da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Ciências Sociais
2019 - 2022
Universidade de São Paulo
Título: Balanço Teórico a Respeito do Comportamento Eleitoral
Orientador: Glauco Peres da Silva
Bolsista do(a): Programa de bolsas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP, Brasil.
Formação complementar
2021 -
Introdução ao Programa R. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2021 - 2021
Harvard-USP: Politics in Brazil - Cross-University Discussion Groups. (Carga horária: 12h). , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
2021 - 2021
Direito Eleitoral. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2021 - 2021
Fundamentos das Relações Internacionais. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
Laboratório de Desenho de Pesquisa. (Carga horária: 12h). , Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
2020 - 2020
Mini Curso de Política Brasileira. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais, NECI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Produções bibliográficas
-
MELO, G. L. . O que Importa é Vencer: O Efeito do Segundo Turno sobre a Aprovação do Governo. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, G. L. . Balanço teórico a respeito do comportamento eleitoral. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MELO, G. L. . Theoretical evaluation of voting behavior. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
MELO, G. L. . Consultoria de Análise de Dados sobre Transporte Público. 2025.
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Pesquisa sobre Opiniões, Atitudes e Práticas Médicas durante a Pandemia de COVID-19, Descrição: A pesquisa contribui com o Projeto Advance Warning and Response Exemplars (AWARE): Brazil, que visa compreender a capacidade do Brasil para responder a emergências de saúde pública e pandemias. O projeto, em termos gerais, busca avaliar como o sistema de saúde brasileiro, em diferentes níveis, pode se preparar e reagir de maneira eficaz a crises sanitárias globais, como foi a pandemia de COVID-19. A relação entre política, saúde pública e prática médica revelou-se central durante a pandemia de COVID-19, tanto no Brasilquanto no cenário global. Em um momento de crise sanitária sem precedentes, a implementação de políticas públicas eficazes dependeu não apenas de grandes instituições, como governos e organizações internacionais, mas também de atores de menor escala, como médicos e gestores locais. Esses profissionais estiveram na linha de frente do combate ao vírus, mas suas opiniões, atitudes e práticas nem sempre receberam a atenção devida, apesar de sua influência direta sobre os resultados de políticas de saúde pública, como a aceitação de vacinas e o cumprimento de medidas preventivas. No Brasil, a pandemia destacou como decisões políticas e afiliações partidárias podem interferir na adoção de políticas sanitárias, impactando diretamente a confiança pública e o comportamento de profissionais da saúde. Esse fenômeno não é exclusivo do país, mas encontra aqui um cenário agravado pela polarização política e pela fragmentação das respostas estaduais e federais à crise. Tal contexto evidencia a necessidade de compreender como fatores políticos, sociais e organizacionais moldam a prática médica e,consequentemente, a efetividade das respostas em saúde pública. Esse projeto empreende um esforço nesse sentido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giulia Louise de Melo - Integrante / Lorena Barberia - Coordenador.
-
2021 - 2022
Balanço teórico a respeito do comportamento eleitoral, Descrição: Como os eleitores decidem seus votos? Quais mecanismos sociais e psicológicos operam nessa decisão? Destas perguntas se origina o vasto e interdisciplinar campo de estudos do comportamento eleitoral. Dada sua característica interdisciplinar, o estudo do comportamento eleitoral abrange inúmeras correntes explicativas que convergem e divergem entre si. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é sistematizar e refletir criticamente sobre as principais teorias que se propõem a explicar as condicionantes do comportamento eleitoral, identificando seus pressupostos e distinguindo abordagens empíricas para o estudo da decisão do voto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giulia Louise de Melo - Integrante / Glauco Peres da Silva - Coordenador.
-
2019 - 2020
Unificação dos bancos de dados de estudos legislativos e eleitorais, Descrição: A criação do banco de dados de carreiras políticas eleitorais e não-eleitorais pretende contribuir para a padronização na vinculação dos bancos de dados de estudos legislativos com o de dados eleitorais. O objetivo é unificar os bancos de dados de estudos legislativos e eleitorais por meio de um código único para cada político para traçar sua carreira. Esta associação é fundamental para que se tenha condição de avaliar a carreira dos políticos e suas ações no legislativo em decorrência dos resultados eleitorais observados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giulia Louise de Melo - Integrante / Fernando de Magalhães Papaterra Limongi - Coordenador.
-
2016 - 2020
Instituições políticas, padrões de interação executivo-legislativo e capacidade governativa, Descrição: Esta proposta é uma sequência dos quatro projetos temáticos anteriores e mantém seus objetivos analíticos e metodológicos. O principal objetivo do projeto é estudar o impacto das variáveis institucionais sobre o desempenho do governo. O escopo do projeto vem sendo redefinido e ampliado a cada versão. A linha de continuidade da pesquisa é dada por seu objeto e por sua orientação metodológica. Em sua versão inicial, o projeto se inseria na literatura sobre transições entre regimes. Por razões óbvias, esta deixou de ser a referência central deste projeto. Em consonância com as preocupações dominantes na literatura comparada, o projeto se orientou para o estudo da democratização e do funcionamento da democracia. O projeto continua a privilegiar as variáveis explicativas institucionais e, dentro delas, as ligadas ao processo decisório. Mantemos ainda nossa afiliação ao neo-institucionalismo e o compromisso com a mensuração objetiva das variáveis explicativas empregadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giulia Louise de Melo - Integrante / Fernando de Magalhães Papaterra Limongi - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Fundação de Apoio à Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
2021 - 2022
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica da FFLCH-USP, Carga horária: 10
2019 - 2020
Centro Brasileiro de Análise e PlanejamentoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2020
Núcleo de Estudos Comparados e InternacionaisVínculo: Pesquisadora voluntária, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20
2024 - Atual
Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio VargasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Giulia Louise de Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?