Erika Barreto Knod

Graduanda do 7 semestre de Biomedicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente Estagiaria do Parque Científico e Tecnológico Regional (TECNOUNISC), atuando como auxiliar de laboratório no Diagnóstico Molecular da Covid-19, na área de biologia molecular com foco nas técnicas de PCR em tempo real e sequenciamento genético por eletroforese capilar.

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biomedicina

2020 - Atual

Universidade de Santa Cruz do Sul

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS

Formação complementar

2020 - 2020

6° ENCONTRO DE RESIDENTES E GENETICISTAS. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, SBGMGM, Brasil.

2020 - 2020

IV Encontro Carioca de Biomedicina. (Carga horária: 30h). , Seccional e Delegacia de Biomedicina do Rio de Janeiro, SDBRJ, Brasil.

2020 - 2020

II HEMOCLASS: CICLO DE PALESTRAS EM HEMATOLOGIA. (Carga horária: 10h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA, UFDPar, Brasil.

2020 - 2020

Tipos e Mecanismos das Vacinas. (Carga horária: 10h). , Cursos em Saúde, CURSAU, Brasil.

2020 - 2020

Jornada de Anatomia Cabeça e Pescoço. (Carga horária: 10h). , Liga Acadêmica de Anatomia Cabeça e Pescoço, LAACEP-UESB, Brasil.

2020 - 2020

CURSO DE INTERPRETAÇÃO DE EXAMES CLÍNICO LABORATÓRIAIS. (Carga horária: 40h). , Centro Acadêmico de Enfermagem -, CAENF, Brasil.

2020 - 2020

Congresso Online de Infectologia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC.OS IMPACTOS DA SEGUNDA ONDA NO DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE COVID-19 EM SANTA CRUZ DO SUL. 2021. (Seminário).

Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC.ANÁLISE DO PERFIL GENÉTICO DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis CIRCULANTES NA CADEIA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE (RS). 2021. (Seminário).

Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC. 2020. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • BIERHALS, NAYANNA DIAS ; KNOD, ERIKA BARRETO ; WEBER, AUGUSTO FERREIRA ; VALIM, ANDREIA ROSANE DE MOURA ; POSSUELO, LIA GONÇALVES ; RENNER, JANE DAGMAR POLLO . Caracterização genética, clínica e epidemiológica de pacientes com Covid-19 em uma região do Sul do Brasil. Revista Saúde e Pesquisa , v. 15, p. 1-11, 2022.

  • KNOD, E. B. ; SEGATTO, E. C. ; BIERHALS, N. D. ; BUSATTO, C. ; RAMIS, I. B. ; VALIM, A. R. M. ; POSSUELO, L. G. . ANÁLISE DO PERFIL GENÉTICO DE CEPAS DE MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS CIRCULANTES NA CADEIA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE (RS). In: II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021, SANTA CRUZ DO SUL. II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021.

  • KNOD, E. B. ; SEGATTO, E. C. ; BIERHALS, N. D. ; VALIM, A. R. M. ; POSSUELO, L. G. . OS IMPACTOS DA SEGUNDA ONDA NO DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE COVID-19 EM SANTA CRUZ DO SUL. In: II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021, SANTA CRUZ DO SUL. II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021.

  • SEGATTO, E. C. ; KNOD, E. B. ; BIERHALS, N. D. ; LIMA, B. I. ; POSSUELO, L. G. ; VALIM, A. R. M. . DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO, BASEADO EM BIOLOGIA MOLECULAR PARA A DETECÇÃO DE COVID-19 EM SANTA CRUZ DO SUL. In: II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021, SANTA CRUZ DO SUL. II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021.

  • SEGATTO, E. C. ; KNOD, E. B. ; LIMA, B. I. ; POSSUELO, L. G. ; VALIM, A. R. M. . COMPARAÇÃO DAS MÉDIAS DE CARGA VIRAL NAS DIFERENTES VARIANTES IDENTIFICADAS EM PACIENTES DE SANTA CRUZ DO SUL. In: II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021, SANTA CRUZ DO SUL. II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC, 2021.

  • KNOD, E. B. ; POSSUELO, L. G. ; BUSATTO, C. . ANÁLISE DA DINÂMICA DE TRANSMISSÃO DE CEPAS DE Mycrobacterium Tuberculosis ISOLADAS NAS INSTITUIÇÕES PENAIS DA 8ª DELEGACIA PENITENCIÁRIA REGIONAL DO VALE DE RIO PARDO (8ª DPR). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KNOD, E. B. ; SEGATTO, E. C. ; LIMA, B. I. ; VALIM, A. R. M. ; POSSUELO, L. G. . Análise da Eficiência de Extração de RNA Através de Protocolo Comercial Manual e em Automação 2020 (Resumo).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2020

    Análise da dinâmica de transmissão e das estratégias de controle da tuberculose no contexto prisional do Rio Grande do Sul, Descrição: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa grave, sendo ela principal causa de morte por uma única doença infecciosa no mundo, afetando mais de um milhão de pessoas todo ano. A TB apresenta-se como um grave problema de saúde, apresentando um elevado potencial de transmissão, principalmente em instituições fechadas, como os presídios, com taxas de incidência muito superiores às encontradas na população em geral. Sendo assim, o estudo teve como objetivo analisar a dinâmica de transmissão e as estratégias de controle da tuberculose no contexto prisional do Rio Grande do Sul (RS). Onde foi realizado o monitoramento e avaliação de doenças infectocontagiosas na população privada de liberdade (PPL) utilizando um instrumento de coleta de dados online a ser preenchido pelos responsáveis das unidades de saúde prisional. Em seguida realizamos testes de epidemiologia clássica e molecular (técnica MIRU-VNTR) da PPL diagnosticada com TB de 2015 a 2018, e juntamente com dados clínicos e laboratoriais dos pacientes foram obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN) e das fichas de registro laboratorial, conseguimos analisar a transmissão da doença de cada sistema prisional. Contribuindo para a sociedade identificar e melhorarestratégias de maior impacto ao controle da TB e doenças infectocontagiosas associadas na PPL minimizando a transmissão dessas doenças para a comunidade (extramuros).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Erika Barreto Knod - Integrante / LIA GONÇALVES POSSUELO - Coordenador / Caroline Busatto - Integrante / Ivy Bastos Ramis - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2022 - Atual

Parque Científico e Tecnológico Regional da UNISC

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio extracurricular com atividades voltadas para o apoio na rotina de diagnóstico molecular da COVID-19 e responsável pela padronização de técnica para identificação de variantes do SARS-CoV-2 por eletroforese capilar.

2022 - Atual

Laboratório Éthica

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio extracurricular auxiliando na rotina laboratorial de analises clinicas realizando a separação de amostras.