Nalanda Victoria da Silva
Aluna do curso técnico integrado em química pelo IFS/Campus Aracaju e suplente da diretoria de integração e mobilização estudantil do Grêmio Estudantil 28 de Março. Bolsista PIBIQ pelo CNPq no projeto de pesquisa científica "111 anos de IFS/Campus Aracaju: Percepções dos protagonistas contemporâneos sobre o papel social da instituição", além de ser voluntária no projeto PIBIQ "Criação de um laboratório virtual de química utilizando realidade aumentada". Encantada por novas culturas, pela história do mundo e por aprender coisas novas, bem como é engajada em causas sociais.
Informações coletadas do Lattes em 06/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2020 - 2020
História do Brasil - Turma 2020A. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
História da América: Astecas, Maias, Incas e Tupis - turma 2020B. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Introduction to Psychology. (Carga horária: 15h). , Yale University, YALE, Estados Unidos.
2020 - 2020
História das Mulheres e Feminismo - Turma 2020B. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
História Geral - Turma 2020A. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Humanas.
Participação em eventos
1° CIENIFS. 111 anos de IFS/Campus Aracaju: Percepções dos protagonistas contemporâneos sobre o papel social da instituição. 111 anos de IFS/Campus Aracaju: Percepções dos protagonistas contemporâneos sobre o papel social da instituição. 2021. (Feira).
Maratona de Inovação 2020 ? FBJC. FBJC ? Feira Brasileira de Jovens Cientistas. 2021. (Olimpíada).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020: Inteligência Artificial - A nova fronteira da ciência brasileira. 2020. (Congresso).
Olimpíada Brasileira de Geografia ? OBG. OBG. 2019. (Olimpíada).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
111 anos de IFS/Campus Aracaju: Percepções dos protagonistas contemporâneos sobre o papel social da instituição, Descrição: 111 ANOS DE HISTÓRIA DO IFS/CAMPUS ARACAJU: percepções dos protagonistas contemporâneos sobre o papel social da instituição. Esta pesquisa objetiva produzir registros acerca da história do IFS - Campus Aracaju, a partir das percepções dos atores sociais que protagonizaram e protagonizam esta história na contemporaneidade. Essa investida tem por mote a preocupação sobre a valorização da identidade institucional, bem como da participação dos atores sociais cocriadores de suas conquistas, quais sejam servidores docentes e técnicos, estudantes e egressos. Esta pesquisa está caracterizada como de natureza qualitativa aportada nas técnicas da História Oral. Para a coleta de dados, realizaremos entrevistas por meio virtual, com seis grupos de informantes e aplicação de questionário eletrônico. Para análise dos dados advindos das coletas, empregaremos a técnica da análise de conteúdo e, em particular, a análise categorial voltada às temáticas. Assim, buscamos dar voz a atores cujas histórias foram/estão atravessadas pelo fazer educacional do IFS - Campus Aracaju, pretendemos produzir conhecimentos que correspondam a tais memórias, preservando e valorizando a contribuição destes atores sociais para o cumprimento do papel social desta instituição centenária... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Nalanda Victoria da Silva - Coordenador / Ygor Torres Rolemberg - Integrante / Yuri Torres Rolemberg - Integrante / Vanessa Oliveira Machado - Integrante / Samuel Soares de Araújo - Integrante / Adeline Araújo Carneiro Farias - Integrante / Bryan Pablo Oliveira dos Santos - Integrante / Paulo Henrique Alves dos Santos - Integrante / Luiz Gustavo dos Santos Alves - Integrante / Renata Marques Ramos do Nascimento - Integrante / Iara Vanessa Mafra Bichara - Integrante / Vanderson Santos Alves - Integrante.
-
2019 - Atual
Laboratório Virtual de Química utilizando Realidade Aumentada (PIBIC EM)., Descrição: Recentemente, percebemos um crescente uso de dispositivos móveis no cotidiano da população brasileira. Essa realidade também pode ser notada no Instituto Federal de Sergipe (IFS), onde a grande maioria dos estudantes possui algum dispositivo móvel. Contudo, a utilização desses dispositivos por muitas vezes é focada apenas em entretenimento, onde pouco conhecimento escolar pode ser adquirido. A fim de aumentar o conhecimento escolar dos alunos utilizando o entretenimento com o uso do dispositivo móvel, esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educacional com a Realidade Aumentada (RA). A RA permitirá que os alunos utilizem seus próprios dispositivos móveis para visualizar conteúdos de Química, como informações detalhadas de cada substância, ou uma sequência de instruções de como realizar o experimento passo a passo. Espera-se que o jogo educacional desenvolvido com a RA possa facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Química, auxiliando e estimulando a construção de conhecimentos necessários através da interação, envolvimento e interesse do estudante, obtendo assim resultados positivos. Levando-se em consideração o uso desses dispositivos, o que é visto apenas na teoria e que muitas vezes se torna de difícil entendimento passará a ser demonstrado de forma mais atrativa e prazerosa. Além de ser visualmente compreensível, consequentemente tornará mais facilitado o entendimento dos conceitos químicos a serem estudados... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nalanda Victoria da Silva - Coordenador / Ygor Torres Rolemberg - Integrante / Giovanni Gomes Lessa - Integrante / Jamille Silva Madureira - Integrante / Leonardo Oliveira da Silva Bomfim - Integrante / José Lucas Rodrigues Gois - Integrante / Yuri Gabriel dos Reis Souza - Integrante.
Prêmios
2019
Medalha de Bronze em Sergipe, OBG ? Olimpíadas Brasileiras de Geografia.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nalanda Victoria da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?