Renata Malhado dos Santos

Psicóloga, formada pela Universidade de Tecnologia e Ciências Campus Salvador na condição de bolsista ProUni, Pós-Graduada em Psicologia Educacional e Formação em MBA em Coaching. Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia na condição de Bolsista (CAPES) - na linha de pesquisa Currículo, Práticas Educativas é Diferença pesquisando as Práticas Educativas, membro do grupo de pesquisa GEPPCE coordenado pela professora Drª Nilma Margarida de Castro Crosué. Intercâmbio sobre Fenomenologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Experiência como psicóloga Clinica e docente da educação profissional em Saúde no SENAC - BA. Vivência como Consultora Institucional no Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2021 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Prática educativa na Casa Aurora: sentidos de educadores sociais
Orientador: Nilma Margarida de Castro Crosué
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação; movimentos sociais; pratica educativa; fenomenologia.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em MBA Coaching

2019 - 2020

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: ----

Especialização em Psicologia Educacional

2019 - 2020

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Os Sentidos dos Projetos Educativos em Espaços - Não Escolares

Graduação em Psicologia

2011 - 2016

Universidade de Tecnologia e Ciências
Título: SOU O QUE SOU PORQUE SOMOS TODOS NÓS - Movimento População de Rua de Salvador Bahia: Uma analise de sentidos
Orientador: Ana Silvia Ariza de Souza
Bolsista do(a): Prouni, PROUNI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Organização de eventos

SANTOS, R. M. . III Congresso Internacional V Congresso Nacional de Movimentos Sociais e Educação. 2021. (Congresso).

Participação em eventos

IV Conferência Estadual de Direitos humanos.IV Conferência Estadual de Direitos humanos. 2201. (Outra).

III Congresso Internacional V Congresso Nacional. Movimento População de Rua / Salvador; Um espaço de Inclusão Social. 2021. (Congresso).

Minicurso ? Psicologia do esporte e contexto. 2020. (Outra).

Simpósio Multidisciplinar em Oncologia. 2020. (Simpósio).

Curso de Terapia Cognitivo Comportamental. 2019. (Outra).

Fórum Mundial Social. 2018. (Outra).

Terceiro Encontro Nacional da População em Situação de Rua ?Fortalecendo o Protagonismo da População de Rua.1 Encontro de Mobilizadores Sociais do Projeto. 2018. (Encontro).

Construindo Saberes Sobre Intervenções em Situações de Desastres e Crises.. 2016. (Outra).

II Fórum de Psicologia e Ética.O uso de Substância Psicologia e Políticas Públicas. 2016. (Outra).

Membro organizador do evento ? II Fórum de Psicologia e Ética ?O uso de Substâncias Psicoativas e Políticas Públicas: um debate entre a Psicologia e a Ética? ? 2016. Realização: Faculdade de Tecnologias e Ciências Salvador..Membro organizador do evento ? II Fórum de Psicologia e Ética ?O uso de Substâncias Psicoativas e Políticas Públicas: um debate entre a Psicologia e a Ética? ? 2016. Realização: Faculdade de Tecnologias e Ciências Salvador.. 2016. (Outra).

Mesa Redonda: Filme The Machine.Mesa Redonda: Filme The Machine. 2016. (Outra).

3 Encontro Nacional da População em Situação de Rua.Fortalecendo o Protagonismo da População de Rua. 2015. (Encontro).

Encontro com as Teorias: Configurações Familiares e seus Desdobramentos na Contemporaneidade..Encontro com as Teorias: Configurações Familiares e seus Desdobramentos na Contemporaneidade.. 2015. (Outra).

Fórum de Psicologia Organizacional e do Trabalho.Fórum de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2015. (Outra).

IV Conferência Estadual de Direitos Humanos. 2015. (Outra).

Mesa Redonda: Precisamos conversar sobre drogas.. 2015. (Outra).

Mesa Redonda: Psicologia e Terapia Alternativas. 2015. (Outra).

Organizadora do Evento: Construindo Saberes sobre Intervenção em Situação de Desastres e Crises..Construindo Saberes sobre Intervenção em Situação de Desastres e Crises.. 2015. (Simpósio).

Terceiro Encontro Nacional da População em Situação de Rua ?Fortalecendo o Protagonismo da População de Rua?.Terceiro Encontro Nacional da População em Situação de Rua ?Fortalecendo o Protagonismo da População de Rua?. 2015. (Encontro).

XIX Jornada de Psicologia.XIX Jornada de Psicologia. 2015. (Oficina).

Debate: Movimentos Sociais.Debate: Movimentos Sociais. 2013. (Outra).

Impasses ao lidar com mal estar na escola. 2013. (Outra).

XVI Jornada de Psicologia. XVI Jornada de Psicologia. 2013. (Exposição).

XII JORNADA DE PSICOLOGIA: Olhar, Criatividade Cientificidade.. 2012. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Núbia Regina Moreira

CRUSOE, N. M. C.;MOREIRA, N. R.; AUAD, D.; CRUZ, E. P.. Prática educativa em um espaço LGBTQIA+: sentidos de educadores sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Nilma Margarida de Castro Crusoé

N. M. C., CRUSOÉ; CRUZ, E. P.;MOREIRA, N. R.. Prática educativa em um espaço LGBTQI+: sentidos de educadores sociais trans. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Nilma Margarida de Castro Crusoé

N. M. C., CRUSOÉ; AUAD, D.; CRUZ, E. P.;MOREIRA, N. R.. Prática educativa em um espaço LGBTQIA+: sentidos de educadores sociais. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientou

PRISCILA CAROLINE VASCONCELOS DA SILVA

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Tecnologia e Ciências; (Orientador);

Foi orientado por

Ana Silvia Ariza de Souza

Somos o que somos "Porque somos todos nós" - Movimento da População de Rua de Salvador: uma análise de sentidos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador/BA; Orientador: Ana Silvia Ariza de Souza;

Nilma Margarida de Castro Crusoé

Pratica educativa na Casa Aurora: sentidos de educadores sociais; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nilma Margarida de Castro Crusoé;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, R. M. . Falando sobre: Gatilhos sociais que podem desencadear o suicídio.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. M. . Seja você nos processos seletivos: Um perfil Comportamental de sucesso para o mundo do trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. M. . ?SOU O QUE SOU PORQUE SOMOS TODOS NÓS?: Movimento População de Rua de Salvador Bahia: Uma analise de sentido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, R. M. . CAPÍTULO 1? A QUEBRA DO ENCANTO DO ?CAPITAL PERMANENTE UNIVERSAL?. são paulo: Boitempo,, 2020 (Livro: Mészáros, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar).

  • SANTOS, R. M. . CAPÍTULO 4 ? ?CAUSALIDADE, TEMPO E FORMAS DE MEDIAÇÃO?. são paulo: Boitempo,, 2020 (Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa).

  • SANTOS, R. M. . PROJETO DO CAPITAL PARA A EDUCAÇÃO: ANÁLISE E AÇÕES PARA A LUTA. Brasilia: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

  • SANTOS, R. M. . Livro: O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. são paulo: Campinas, 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

  • SANTOS, R. M. . Livro: PÁTRIA EDUCADORA: EIXO 1 - FEDERALISMO COOPERATIVO Instituição do Sistema Nacional de Educação e regulamentação dos artigos 23 e 211 da Constituição.. Brasilia: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS, 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

  • SANTOS, R. M. ; NOVATO, J. A. B. . A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Refletindo sobre a contribuição da educação como estratégia de ascensão ao Movimento Popular de Rua da Bahia (MPR/BA).. Vitória da Conquista 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

  • SANTOS, R. M. . ?OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR, TAMBÉM NA EDUCAÇÃO!? O MST E A BUROCRACIA ESTATAL: NEGAÇÃO E CONSENSO.. Jundiai: Paco, 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

  • SANTOS, R. M. . A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias.. são paulo: Expressão Popular, 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

  • SANTOS, R. M. . O trabalho e a formação do decente na atualidade diante das contradições sistemicas. Vitória da Conquista 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

  • SANTOS, R. M. . Os Movimentos Sociais do Campo e a Reforma Agrária do Consenso; Arlete R.S (2016).. Curitiba: CRV, 2020 (Produção Acadêmica Mestrado em Educação).

Outras produções

SANTOS, R. M. ; INFANCIA, F. N. U. P. A. . PLANO DE IMPACTO COLETIVO PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE NEONATAL SALVADOR ? BAHIA. 2018.

SANTOS, R. M. ; INFANCIA, F. N. U. P. A. . Orientações básicas para a implementação de ações de prevenção, testagem do HIV/AIDS e de outras ISTS nos municípios do Semiárido Brasileiro. 2018.

SANTOS, R. M. . Projeto Viver. 2018.

SANTOS, R. M. . PLANO DE IMPACTO COLETIVO PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE NEONATAL SALVADOR ? BAHIA. 2019.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Fundo das Nações Unidas para a Infância

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Consultora

2018 - 2019

Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 15

Outras informações:
Educação Social para a população em privação de liberdade, família, comunidade, profissional de saúde e comunidade.

2014 - 2015

Instituto Brasileiro pro educação, trabalho e desenvolvimento

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

2017 - 2018

Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2020

Centro Brasileiro de Cursos

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

2019 - 2020

Instituição Beneficente Conceição Macedo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto, Carga horária: 15

2016 - 2019

PROJETO ADOLESCENTE APRENDIZ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 15

2017 - 2017

Centro Educacional Victória Souza Pinto

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8