Stefania Aderaldo

Possui mestrado em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, campus Zona Oeste, graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2019), MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Carreira e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unimais. Atualmente, atua como projetista de vasos de pressão e estruturas metálicas na engenharia da Nuclebras Equipamentos Pesados S.A. Tem experiência na área de reparo e construção naval, pois trabalhou na EMGEPRON, após concluir o Técnico em Mecânica na Escola Técnica do Arsenal de Marinha.

Informações coletadas do Lattes em 24/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais

2021 - 2023

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: ?Análise de Tensões Atuantes em Uniões entre Bocais e Casco Cilindrico em Vaso de Pressão Conforme WRC-537, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Carlos Alberto Martins Ferreira
Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas.

Graduação em Engenharia Mecânica

2012 - 2019

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Título: ANÁLISE DE TENSÕES ATUANTES EM UNIÕES ENTRE BOCAIS E CASCO CILÍNDRICO EM VASOS DE PRESSÃO CONFORME WRC 537
Orientador: Jordana Luiza Barbosa da Costa Veiga

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica

2007 - 2008

Escola Técnica do Arsenal de Marinha

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2004 - 2006

Centro Educacional Armando Fajardo

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de Cálculo em Estruturas Metálicas. (Carga horária: 43h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2019 - 2019

ANÁLISE DE FLEXIBILIDADE DE TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS. (Carga horária: 8h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.

2018 - 2018

Válvulas industriais: Introdução ao projeto especificação e seleção. (Carga horária: 8h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.

2017 - 2017

Permutadores de Calor - TEMA e ASME VIII. (Carga horária: 32h). , WM Treinamento, WM, Brasil.

2017 - 2017

Tubulações Industriais e as Etapas de Projeto. (Carga horária: 8h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.

2017 - 2017

Cálculo de Vasos de Pressão - ASME VIII - Div 1. (Carga horária: 32h). , WM Treinamento, WM, Brasil.

2009 - 2009

Gerenciamentos de Projetos com Primavera. (Carga horária: 36h). , Clube de Gerenciamento de Projetos, CLUBE GP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Equipamento.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos/Especialidade: Projetos de Navios.

Participação em eventos

II WORKMAT.Inovações Tecnológicas na Inspeção e Fabricação de Vasos de Pressão. 2023. (Seminário).

III SEMANA DE ENGENHARIA MECÂNICA.CONSTRUÇÃO DE COMPONENTES PRIMÁRIOS PARA USINAS NUCLEARES. 2019. (Encontro).

Semana de Extensão 2018 - CEFET/RJ. Modelagem e Análise a Fadiga de um Riser Híbrido. 2018. (Exposição).

SEMANA DE EXTENSÃO 2015 - CEFET/RJ. Análise microestrutural e de propriedades mecânicas de superliga de níquel INCONEL 718.. 2015. (Exposição).

LAAD Defence & Security. Feira internacional de Defesa e Segurança. 2011. (Feira).

Produções bibliográficas

  • ADERALDO, STEFANIA ; FERREIRA, CARLOS ALBERTO MARTINS . ANÁLISE DE TENSÕES ATUANTES EM UNIÕES ENTRE BOCAIS E CASCO CILÍNDRICO EM VASOS DE PRESSÃO CONFORME WRC-537. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 23402-23440, 2023.

  • LEONE, D. G. ; NASCIMENTO, L. E. F. ; ADERALDO, S. . INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NA NORMALIZAÇÃO NA MICROESTRUTURA DO AÇO SAE1045 COMERCIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2019

Conselheira no Conselho Regional de Técnicos Industriais, CRT-RJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2012

Empresa Gerencial de Projetos Navais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Mecânica, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento (com o auxílio dos softwares Project e primavera) e fiscalização de obras a bordo dos navios na manutenção e reparo de Corvetas da classe Inhaúma.

2012 - Atual

Nuclebras Equipamentos Pesados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 40

2019 - 2019

Nuclebras Equipamentos Pesados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Nível Superior, Carga horária: 16

Outras informações:
378 horas de Estágio Supervisionado obrigatório