Priscila Soares Sabbadini

Pós-doutora em Ciências Médicas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PNPD-CAPES/UERJ, 2010-2013), Doutora em Microbiologia Médica Humana (UERJ-2010), Mestre em Bacteriologia Clínica (UERJ-2006) e Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio-2000), com habilitação em Parasitologia. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Doenças Bacterianas Respiratórias e Sistêmicas da Universidade CEUMA/Maranhão - UNICEUMA e Professora das disciplinas Bacteriologia Clínica e Bacteriologia e Virologia do curso de graduação em Biomedicina - UNICEUMA. Docente colaboradora no programa de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede BIONORTE. Foi professora permanente dos Cursos de Mestrado Profissional em Gestão de Programas e Serviços de Saúde (2013-2018) e Mestrado Acadêmico em Biologia Parasitária da UNICEUMA (2011-2017) e Bolsista Produtividade em Pesquisa (FAPEMA, 2016-2017, 2014-2016). É consultora Ad Hoc do Comitê Assessor Técnico-Científico da FAPEMA.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Microbiologia Médica Humana

2006 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Papel das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na ligação a proteínas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose
Orientador: Ana Luíza de Mattos-Guaraldi e André Luis Souza dos Santos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: proteína 67-72p.; Apoptose; Corynebacterium diphtheriae; HEp-2; Fibrinogênio; difteria. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Bacteriologia. Setores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Mestrado em Microbiologia

2003 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Participação de proteínas 67-72kDa de superfície celular em processos de aderência e internalização de Corynebacterium diphtheriae,Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Ana Luiza de Mattos Guaraldi e Arnaldo Feitosa Braga Andrade
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Corynebacterium diphtheriae; fibronectina; HEp-2; internalização celular; mobilização do citoesqueleto; proteína 67-72p.. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Bacteriologia. Setores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em andamento em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada

2019 - Atual

INCURSOS

Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina

1996 - 2000

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Trypanosoma cruzi e Trypanosoma conorhini: análise morfológica, morfométrica, bioquímica e molecular após co-cultivo.
Orientador: Maria Auxiliadora de Sousa - Fiocruz
Bolsista do(a): Programa Institucional Iniciação Científica, PIBIC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1990 - 1993

Instituto Carlos Alberto Werneck

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Bioética e Manipulação De Animais De Biotério. (Carga horária: 30h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2011 - 2011

Biologia Molecular. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Análises Clinicas, SBAC, Brasil.

2010 - 2010

Fortalecimento ações Biosseguridade Biossegurança. (Carga horária: 24h). , Associação Nacional de Biossegurança, ANBIO, Brasil.

2010 - 2010

Curso para Elaboração e Implementação de POP. , Laboratório Central Noel Nutels, LACEN-RJ, Brasil.

2010 - 2010

Plataforma de Sequenciamento de Nova Geração-Solid. (Carga horária: 90h). , Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, CBAB, Brasil.

2008 - 2008

Bio Mol Aplicada a Pesquisa e ao Diagnóstico. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2008 - 2008

Bioquímica das Proteínas. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Perícia Técnica Judicial. (Carga horária: 10h). , Centro de Perícia Judicial, CPJ, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Biologia Forense. (Carga horária: 18h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.

2006 - 2006

Treinamento em Biossegurança. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2003 - 2003

Memória Imunológica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Seminários de Imunologia Celular. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2002 - 2002

Mini Curso de Genoma e Bioinformática. , Caxambu/MG, 2002, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biossegurança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Sabbadini, Priscila Soares . VI Congresso de Saúde e Bem Estar da Uniceuma. 2018. (Congresso).

SABBADINI, P. S. . V Congresso de Saúde e Bem Estar do Estado do Maranhão. 2017. (Congresso).

SABBADINI, P. S. . IV Encontro de Biomedicina. 2016. (Outro).

Sabbadini, Priscila Soares . IV Congresso de Saúde e Bem Estar da Uniceuma. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. ASPECTOS DE BIOSSEGURANÇA NA MANIPULAÇÃO DO PEIXE FRESCO. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. CARACTERIZAÇÃO E POTENCIAL DE VIRULÊNCIA DE Corynebacterium pseudodiphtheriticum: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. REVISÃO SOBRE A ATIVIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS EM Corynebacterium spp. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CRANBERRY (Vaccinium oxycocus) SOBRE AMOSTRAS DE Corynebacterium diphtheriae. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. PERFIL HEMAGLUTINATE DE AMOSTRAS DE Corynebacterium diphtheriae ISOLADAS DURANTE SURTO DE DIFTERIA OCORRIDO NO MARANHÃO. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. PRODUÇÃO DE DESOXIRIBONUCLEASE POR Corynebacterium spp ISOLADAS NO ESTADO DO MARANHÃO. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. CONDIÇÕES HIGIENICOSSANITÁRIAS DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO DE HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS DE SÃO LUIS ? MA. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. IDENTIFICAÇÃO FENOTÍPICA E FORMAÇÃO DE BIOFILME POR AMOSTRAS DE CORINEBACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES NOSOCOMIAIS EM SÃO LUÍS ? MA. 2015. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DIFTERIA NO MUNDO. 2015. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.ESTUDO DA FORMAÇÃO DE BIOFILME POR AMOSTRAS DE CORINEBACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES NOSOCOMIAIS EM SÃO LUÍS ? MA. 2014. (Outra).

27o Congresso Brasileiro de Microbiologia. CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E PERFIL DE SENSIBILIDADE AOS AGENTES ANTIMICROBIANOS DE CORINEBACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES NOSOCOMIAIS EM SÃO LUÍS ? MA. 2013. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.PERFIL DE SENSIBILIDADE AOS AGENTES ANTIMICROBIANOS DE CORINEBACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES NOSOCOMIAIS EM SÃO LUÍS ? MA. 2013. (Outra).

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS DE INTERESSE NA PRÁTICA CLÍNICA. 2012. (Outra).

26o Congresso Brasileiro de Microbiologia. CARACTERIZAÇÃO DE 67-72P (DIP0733) DE Corynebacterium diphtheriae COMO INVASINA E LIGANTE DE FIBRONECTINA E FIBRINOGÊNIO. 2011. (Congresso).

38o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Papel da hemaglutinina 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na invasão e indução de apoptose. 2011. (Congresso).

II Mostra Científica do Maranhão (projeto Fale com o Cientista).Projeto Fale com o Cientista. 2011. (Outra).

I Simpósio de Microbiologia Médica Humana do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.Participação das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na ligação a proteínas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose.. 2010. (Simpósio).

Semana Comemorativa do 57 Aniversário do Laboratório Central Noel Nutels. 2010. (Outra).

V Seminário de Resistência Bacteriana e IV Seminário de Resistência Microbiana.Surto epidêmico de Corynebacterium striatum multirresistente produtor de biofilme no Brasil.. 2010. (Seminário).

I Seminário Nacional Saneamento é Saúde. 2009. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Biossegurança. 2009. (Congresso).

Seminário de Biossegurança e Biosseguridade. 2008. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. . Involvement of 67-72p haemaglutinin in the adherence and internalization process to human epithelial HEp-2 cells of Corynebacterium diphtheriae. 2005. (Congresso).

XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doenças de Chagas e VIII de Leishmanioses.. Trypanosoma cruzi e T. rangeli em culturas axênicas: diagnóstico diferencial por parâmetros morfobiológicos.. 2004. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Identificação Humana por DNA. 2003. (Simpósio).

XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.. Possibilidade de eliminação de cepas de Trypanosoma cruzi após manutenção in vitro e in vivo com um isolado de Trypanosoma conorhini. 2003. (Congresso).

III Bienal de Pesquisa da Fiocruz,.. Possibilidade de eliminação de cepas de Trypanosoma cruzi após manutenção in vitro e in vivo com um isoado de Trypanosoma conorhini.. 2002. (Outra).

XXIX Annual Meeting in Basic Research in Chagas Disease.. Trypanosoma cruzi and Trypanosoma conorhini: morphological, biochemical and molecular analyses after co-cultivation and co-infection in Triatoma rubrofasciata.. 2002. (Congresso).

VIII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz.Trypanosoma cruzi x Trypanosoma conorhini: análise morfológica, bioquímica e molecular após co-cultivo.. In:. 2000. (Outra).

VII Jornada Nacional de Iniciação Científica da Universidade de Brasília.Trypanosoma cruzi x Trypanosoma conorhini: análise morfológica, bioquímica e molecular após co-cultivo.. 2000. (Outra).

VII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz.Trypanosoma cruzi x Trypanosoma conorhini: análise morfológica, bioquímica e molecular após co-cultivo.. 1999. (Outra).

1ª Jornada Biomédica da Universidade do Rio de Janeiro. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mauricio Jose Casanova Romeiro

SABBADINI, P. S.; SILVA, M. R. C.; Mendonça, FMA. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO RIO TOCANTINS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma.

Aluno: Jessica Mayara Mendes Araujo

SABBADINI, P. S.. ANÁLISE DO PERFIL DE SENSIBILIDADE A AGENTES ANTIMICROBIANOS E MECANISMOS DE VIRULÊNCIA DE AMOSTRAS DE Corynebacterium propinquum e Corynebacterium pseudodiphtheriticum ISOLADAS DE PACIENTES NOSOCOMIAIS EM SÃO LUÍS ? MA. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Jéssica Silva Santos

SABBADINI, P. S.. Interação de Corynebacterium diphtheriae isolados no Maranhão, Brasil, com superfícies abióticas e bióticas e patogenicidade em Tenebrio molitor. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SABBADINI, P. S.. Assistência à saúde do idoso no setor da saúde suplementar: uma análise do modelo do cuidado a partir do marco regulatório. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma.

Aluno: Márcio Anderson Sousa Nunes

Sabbadini, Priscila Soares. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANTICORPOS PROTETORES CONTRA A DIFTERIA EM CRIANÇAS ATENDIDADES EM UNIDADE DE SAÚDE DE SÃO LUÍS ? MA. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Virgínia Nunes Lima Reis

SABBADINI, P. S.. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO DE HOSPITAIS PÚBLICOS E PARTICULARES EM SÃO LUÍS - MA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma.

Aluno: Andreia Meneses da Silva

Sabbadini, P.S.. Virulência e padrão de resistência de isolados clínicos de amostras de Acinetobacter spp isoladas em hospitais de São Luis - MA. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Iven Neylla Farias Vale Mendes

SABBADINI, P. S.. Aspectos celulares e moleculares da adesão de isolados clínicos de Candida spp. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Francyelle Costa Moraes

SABBADINI, P. S.. Estudo da patogenicidade de amostras clínicas de Burkholderia ssp e Stenotrophomonas maltophilia. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Patrícia Valéria Gomes Castelo Branco

Sabbadini, Priscila Soares. Fatores e propriedades de virulência de espécies de Candida provenientes da mucosa oral de pacientes com AIDS e de indivíduos imunocompetentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Adriana de Mendonça Marques

Sabbadini, Priscila Soares. Caracteriação dos fatores de virulência de Escherichia coli uropatogênicas de infecções ambulatoriais.. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Alicia Valéria dos Santos Zaranza de Carvalho

Sabbadini, Priscila Soares. Caracterização dos fatores de virulência de isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Ana Carolina Soares Dias

SABBADINI, P. S.. Validação de alvos Biológicos para o diagnóstico sorológico de leishmaniose. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Rede Biodiversidade e Biotecnologia Amazônia Legal) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mauricio Jose Casanova Romeiro

SABBADINI, P. S.; SILVA, M. R. C.; Mendonça, FMA. Impacto da qualidade da água em saúde pública: estudo fisico-quimico e microbiológico da rio tocantins no município de Imperatriz, Maranhão, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma.

Aluno: Jéssica Silva dos Santos

SABBADINI, P. S.. Perfil de virulência de amostras de Corynebacterium diphtheriae. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Jessica Mayara Mendes Araujo

Sabbadini, P.S.. Análise do perfil de sensibilidade aos agentes antimicrobianos e os mecanismos de virulência de amostras de Corynebacterium propinquum e Corynebacterium pseudodiphtheriticum isoladas de pacientes nosocomiais em São Luís - MA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Monique Santos do Carmo

SABBADINI, P. S.. Potencial probiótico de Lactobacillus contra patógenos genitais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Márcia Cristina Aguiar Mendes Machado

SABBADINI, P. S.; ANDRADE, C. M.. Caracterização da resistência ao antimicrobianos em Pseudomonas aeruginosa de hospital público e privado do Maranhão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Francisca Maria Ferreira Noronha

SABBADINI, P. S.. Adesão e atividade inibidora de espécies de Lactobacillus sobre a interação de Escherichia coli diarreiogênicas em células em células eucarióticas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Larissa de Maria Carvalho Praseres Lobão

SABBADINI, P. S.. Análise dos fatores de virulência das E. coli isoladas das dietas enterais industrializadas manipuladas de um hospital público e um hospital privado do município de São Luis - MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Virginia Nunes Lima

Sabbadini, P.S.. Avaliação das condições higienicossanitárias dos serviços de alimentação de hospitais públicos e privados em São Luís, Maranhão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

Sabbadini, P. S.. Assistência à saúde do idoso no setor da saúde suplementar: uma análise do modelo do cuidado a partir do marco regulatório. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma.

Aluno: Márcio Anderson Sousa Nunes

SABBADINI, P. S.; PASCHOAL, M. A. B.; LIMA NETO, L.. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANTICORPOS PROTETORES CONTRA A DIFTERIA EM CRIANÇAS ATENDIDADES EM UNIDADE DE SAÚDE DE SÃO LUÍS ? MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Eliziane Gomes da Costa Moura Silva

Sabbadini, P. S.. Condições higiênicosanitárias de três indústrias de águas minerais na ilha de São Luís - MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma.

Aluno: Iven Neylla Farias Vale

SABBADINI, P. S.. ASPECTOS CELULARES E MOLECULARES DA ADESÃO EM ISOLADOS CLÍNICOS DE CANDIDA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Francyelle Costa Moraes

SABBADINI, P. S.. ESTUDO DA PATOGENICIDADE DE AMOSTRAS CLÍNICAS DE BURKHOLDERIA SSP E STENOTROPHOTROMONAS MALTOPHILIA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Fernanda da Costa Rosa

SABBADINI, P. S.. PERFIL DE SENSIBILIDADE E INFLUÊNCIA DE ANTIFÚNGICOS NA FORMAÇÃO DE BIOFILME EM ISOLADOS ORAIS DE CANDIDA ALBICANS DE PACIENTES COM AIDS E INDIVÍDUOS IMUNOCOMPETENTES. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Patrícia Valéria Gomes Castelo Branco

SABBADINI, P. S.. Fatores e propriedades de virulência de espécies de Candida provenientes da mucosa oral de pacientes com AIDS e de indivíduos imunocompetentes. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Kenia Regina Oliveira Maia

SABBADINI, P. S.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA INFECÇÃO PULMONAR POR Mycobacterium tuberculosis MULTIDROGA RESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO, NO PERÍODO DE 2007-2012. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma.

Aluno: Ludmilla Santos Silva de Mesquita

Sabbadini, Priscila Soares. Avaliação da redução da carga microbiana de extrato de rutina após purificação com metanol e secagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia Geral) - Universidade Ceuma.

Aluno: Deyvs Soares de Melo

Sabbadini, Priscila Soares. Avaliação das folhas da Candida multispicata chan para possível atividade antimicrobiana. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia Geral) - Universidade Ceuma.

Aluno: Wesley Da Silva Reis

Sabbadini, Priscila. Potencial antifúngico e antivirulência do cuminaldeído e sua interação farmacológica em combinação com fluconazol contra Candida albicans isolados da cavidade oral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Rayssa de Sousa Silva

SABBADINI, P. S.. Desenvolvimento de um modelo de infecção de unha por dermatófitos para avaliação da atividade antifúngica do cinamaldeído. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Mycaella Carvalho Rodrigues

SABBADINI, P. S.. Potencial antifúngico e anti-virulência da fração acetato de etila do extrato bruto das folhas de Punica granatum. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Alexya Gonçalves Mota

SABBADINI, P. S.. Avaliação da qualidade do ambiente interno de bibliotecas da cidade de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Marina Diniz Souza Dias

SABBADINI, P. S.. Avaliação da qualidade do ambiente interno de bibliotecas da cidade de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Manoel Victor Gonçalves da Luz

SABBADINI, P. S.. Aspectos clínicos-epidemiológico da leishmaniose visceral no município de Pedreiras, Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Elissa de Jesus Lima Campos

Sabbadini, Priscila Soares. Ocorrência de parasitas intestinais em laudos parasitológicos de fezes de um laboratório público do município de Alto Alegre do Pindaré-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Joyse Cristina Sousa Santos

Sabbadini, Priscila Soares. Ocorrência de parasitas intestinais em laudos parasitológicos de fezes de um laboratório público do município de Alto Alegre do Pindaré-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Weslley Kalwallacy Santos de Aguiar

SABBADINI, P. S.. Aspectos clínicos-epidemiológico da leishmaniose visceral no município de Pedreiras, Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Raissa Ramos Coelho

SABBADINI, P. S.. Raissa Ramos Coelho. Avaliação da atividade antifúngica do extrato da folha de Senna Splendida frente aos agentes da criptococose.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma. Orientador: Julliana Ribeiro Alves dos Santos. 2. Alessandra Teixeira de Macedo. Perfil de Susceptibilidade e fatores de virulência de Candida spp. isolados de pacientes com tuberc. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Alessandra Teixeira de Macedo

SABBADINI, P. S.. Perfil de Susceptibilidade e fatores de virulência de Candida spp. isolados de pacientes com tuberculose atendidos em hospitais públicos do Estado do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Joice Castelo Branco Santos

SABBADINI, P. S.. Avaliação da atividade antibacteriana e antibiofilme de Senna splendida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Rodrigo Bênnetton da Conceição Dutra

SABBADINI, P. S.. BIOPROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E SINÉRGICA DE Terminalia catappa Linn (AMENDOEIRA DA PRAIA) CONTRA Corynebacterium diphtheriae E BIOENSAIO EM Tenebrio molitor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Eldimara Santos Alves

SABBADINI, P. S.. Corynebacterium amycolatum como um importante patógeno emergente: resistência aos antimicrobianos e formação de biofilme em superfícies abióticas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Pedro Henrique Cunha Fontenelle

SABBADINI, P. S.. ESTUDO FITOQUÍMICO E DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA DE Alternanthera brasiliana CONTRA Corynebacterium diphtheriae E BIOENSAIO TOXICOLÓGICO EM Tenebrio molitor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Nicolly Guerra Amorim De Souza

SABBADINI, P. S.. PRODUÇÃO DE BIOFILME POR Corynebacterium striatum MULTIRRESISTENTES A DROGAS ISOLADOS EM SÃO LUÍS ? MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Gabrielle Guedes Coutinho

SABBADINI, P. S.. ATIVIDADE ANTICORINEBACTÉRIAS DE PLANTAS MEDICINAIS E PERFIL DE VIRULÊNCIA DE Corynebacterium jeikeium. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Mirelle Lima Barbosa

SABBADINI, P. S.. Anemia Ferropriva em Gestantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Mayara Magles Soares Silva

SABBADINI, P. S.. Hemotransfusão e Grupos Sanguíneos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Ruana Andréa Frazão Moraes

SABBADINI, P. S.. Estudo dos mecanismos de virulência de Corynebacterium pseudodiphtheriticum: uma revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Raissa Guará Assunção

SABBADINI, P. S.. Avaliação do perfil de resistência aos antimicrobianos de bactérias causadoras de pneumonia em hospitais públicos de São Luís. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Luis Felipe Lima Lobato

SABBADINI, P. S.. Análise da atividade antimicrobiana do extrato de Terminalia catappa L. sobre bactérias patogênicas do trato respiratório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: Gabriela Cateb Ramos

SABBADINI, P. S.. Identificação dos principais vírus em crianças sibilantes no estado do Maranhão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma.

Aluno: ADEMAR DE SOUSA MARTINS JUNIOR

SABBADINI, P. S.. Perfil epidemiológico e clínico de crianças com infecção das vias aéreas superiores (IVAS) em Porção de Pedras - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Ceuma.

Aluno: Thamires dos Santos Veras

SABBADINI, P. S.. Avaliação do índice de Castelli 1 e 2 em idosos hipertensos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da Banca de Seleção para o Curso de Mestrado em Biologia Parasitária. 2017. Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da Banca de Seleção para o Curso de Mestrado em Gestão de Serviços e Programas de Saúde. 2017. Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da Banca de Seleção para o Curso de Mestrado em Gestão de Serviços e Programas de Saúde. 2016. Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da Banca de Seleção para o Curso de Mestrado em Biologia Parasitária. 2016. Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da Banca de Seleção para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE). 2015.

SABBADINI, P. S.. Membro da banca do processo seletivo para o Mestrado em Biologia Parasitária. 2014. Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da banca do processo seletivo para o Mestrado em Biologia Parasitária. 2013. Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da Banca de Seleção para o Curso de Mestrado em Gestão de Serviços e Programas de Saúde. 2013. Universidade Ceuma.

SABBADINI, P. S.. Membro da banca do processo seletivo para o Mestrado em Biologia Parasitária. 2012. Universidade Ceuma.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcello Xavier Sampaio

SAMPAIO, M. X.ZICCARDI, M.BRANDÃO, A. A.. Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 e Trypanosoma conorhini (Donovan, 1909) Shortt & Swaminath, 1928: análise morfológica, morfométrica, bioquímica e molecular após co-cultivo.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Mod Médica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Maria do Carmo Ferreira

Ferreira. Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 e Trypanosoma conorhini (Donovan, 1909) Shortt & Swaminath, 1928: Análise Morfológica, Morfométrica, Bioquímica e Molecular após co-cultivo.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Mariangela Ziccardi De Camargo Salles

Ziccardi, M.. Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 x Trypanosoma conorhini (Donovan, 1909) Shortt & Swaminath, 1928: Análise morfológica, morfométrica, bioquímica e molecular após co-cultivo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Rio de Janeiro.

RAPHAEL HIRATA JUNIOR

HIRATA JÚNIOR, R.; SANTOS, André Luis Souza dos; MONDINO, Silvia Susana Bona de;PEREIRA, José Augusto Adler. Participação de proteínas 67-72kDa de superfície celular em processos de aderência e internalização de Corynebacterium diphtheriae.. 2006. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria das Graças de Luna Gomes

M. C. V. Pessolani; SALIBA, A. M.;Luna, M. G.. Pesquisa de atividades pro-inflamatorias e pro-apoptoticas associadas com a hemaglutinina não fimbrial 67-72p de Corynebacterium diphtheriae. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alessandra Mattos Saliba

SALIBA, A. M.PESSOLANI, M. C. V.; Gomes, M.G.L.. Pesquisa de atividades pró-inflamatórias e pró-apoptóticas associadas com a hemaglutinina não fimbrial 67-72p de Corynebacterium diphtheriae. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Cristina Vidal Pessolani

PESSOLANI, M. C. V.. Pesquisa de Atividades pro-inflamatórias e pro-apoptóticas associadas com a hemoglutinina não fimbrial 67-7ep de Corynebacterium diphtheriae.. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Luis Souza dos Santos

SANTOS, A. L. S.. Participação de proteínas 67-72 kDa de superfície celular em processos de aderência e internalização de Corynebacterium diphtheriae. 2006. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Paula D'Alincourt Carvalho Assef

CARVALHO-ASSEF, Ana Paula D'Alincourt. Papel das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na ligação a proteínas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose.. 2010. Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Helena Simões Villas Bôas

Bôas, Maria Helena Simões Villas; D'Alincourt, Ana Paula; GUARALDI, Ana Luiza da Mattos; ESQUENAZIA, Danusa de Almeida; ANDRADE, João Ramos Costa. Papel das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diptheriae na ligação a proteínas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose. 2010. Tese (Doutorado em Microbiologia Médica Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Danuza de Almeida Esquenazi

Andrade JR; Villas Boas MHS;ESQUENAZI, D. A.; Carvalho-Assef AP; Guaraldi ALM. Papel das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na ligação a proteinas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose.. 2010. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Microbiologia Médica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

MARCIA BARROS ALVES

Bioprospecção dos potenciais sinérgico e de antivirulência de óleos essenciais con-tra Corynebacterium diphtheriae e utilização de Tenebrio molitor como modelo de infecção; Início: 2017; Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Thalita Rodrigues Soares

Atividade antibacteriana do cinamaldeído sobre Corynebacterium pseudodiphtheriticum; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; (Orientador);

Victor Saruk Correa Nery

Caracterização do potencial sinérgico e antibiofilme sobre Corynebacterium propinquum do composto cinamaldeído; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; (Orientador);

Mauricio Jose Casanova Romeiro

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO RIO TOCANTINS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma,; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Jessica Mayara Mendes Araujo

ANÁLISE DO PERFIL DE SENSIBILIDADE A AGENTES ANTIMICROBIANOS E MECANISMOS DE VIRULÊNCIA DE AMOSTRAS DE Corynebacterium propinquum e Corynebacterium pseudodiphtheriticum ISOLADAS DE PACIENTES NOSOCOMIAIS EM SÃO LUÍS ? MA; 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Jéssica Silva dos Santos

Interação de Corynebacterium diphtheriae isolados no Maranhão, Brasil, com superfícies abióticas e bióticas e patogenicidade em Tenebrio molitor; 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Márcio Anderson Sousa Nunes

Avaliação dos níveis de anticorpos protetores contra a difteria em crianças atendidas em um Centro de Saúde de São Luís - MA; 2015; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Virginia Nunes Lima

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS ? MA; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd) - Universidade Ceuma,; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Wellyson da Cunha Araújo Firmo

BIOPROSPECÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO MARANHENSE COM PROPRIEDADES ANTIOXIDANTE, ANTIBACTERIANA CONTRA Corynebacterium spp E TOXICIDADE: aporte para o desenvolvimento de novos medicamentos; 2018; Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Yeza Héllen Oliveira de Souza

Efeito das condições nutricionais sobre a produção de biofilme por Corynebacterium spp; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Alice Lopes Marques

Permeabilidade de luvas de procedimentos à passagem de micro-organismos antes da utilização; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Katyane Silva Nascimento

Bioprospecção do potencial citotóxico do óleo essencial de Syzygium aromaticum em modelo in vivo e atividade antibiofilme contra Corynebacterium diphtheriae; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Nicolly Guerra Amorim De Souza

PRODUÇÃO DE BIOFILME POR Corynebacterium striatum MULTIRRESISTENTES A DROGAS ISOLADOS EM SÃO LUÍS ? MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Pedro Henrique Cunha Fontenelle

ESTUDO FITOQUÍMICO E DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA DE Alternanthera brasiliana CONTRA Corynebacterium diphtheriae E BIOENSAIO TOXICOLÓGICO EM Tenebrio molitor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Rodrigo Bênnetton da Conceição Dutra

BIOPROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E SINÉRGICA DE Terminalia catappa Linn (AMENDOEIRA DA PRAIA) CONTRA Corynebacterium diphtheriae E BIOENSAIO EM Tenebrio molitor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Gabrielle Guedes Coutinho

ATIVIDADE ANTICORINEBACTÉRIAS DE PLANTAS MEDICINAIS E PERFIL DE VIRULÊNCIA DE Corynebacterium jeikeium; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Eldimara Santos Alves

Corynebacterium amycolatum como um importante patógeno emergente: resistência aos antimicrobianos e formação de biofilme em superfícies abióticas; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

DMYLLA DAIARA RODRIGUES RIBEIRO

BIOSSEGURANÇA SOB A VISÃO DOS ACADÊMICOS DE BIOMEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DO ESTADO DO MARANHÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Ruana Andréa Frazão Moraes

Estudo dos mecanismos de virulência de Corynebacterium pseudodiphtherticum: revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Denes Sousa Leite

Óleos essenciais de araçá e sucupira: caracterização das atividades citotóxica e antivirulência sobre Corynebacterium ulcerans em modelos in vitro e in vivo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Pamela Ruth Santos Viana

Estudo das atividades biológicas dos óleos essenciais de canela e jardineira: toxicidade em modelos in vitro e in vivo e potencial antibacteriano sobre Corynebacterium ulcerans; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Pamela Ruth Santos Viana

BIOPROSPECÇÃO DA AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DA CANELA E DO NIM SOBRE A ATIVIDADE DE ANTIBIÓTICOS USADOS NA CLÍNICA PARA O TRATAMENTO DE INFECÇÕES POR CORYNEBACTERIUM ULCERANS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Denes Sousa Leite

Bioprospecção da ação de óleos essenciais sobre a atividade de antibióticos usados na clínica para o tratamento de infecções por Corynebacterium ulcerans; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma, Programa Institucional Iniciação Científica; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Gabrielle Guedes Coutinho

O PAPEL DAS PLANTAS MEDICINAIS SOBRE Corynebacterium spp; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Eldimara Santos Alves

POTENCIAL PATOGÊNICO DE AMOSTRAS DE Corynebacterium amycolatum ISOLADAS DE PACIENTES NOSOCOMIAIS EM SÃO LUÍS ? MA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Pedro Henrique Cunha Fontenelle

Estudo fitoquímico das folhas de Alternanthera brasiliana e das atividades biológicas contra Corynebacterium diphtheriae; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Rodrigo Bênnetton da Conceição Dutra

Bioprospecção da atividade antimicrobiana e potencial sinérgico do extrato de Amendoeira da praia (Terminalia catappa L; ) sobre Corynebacterium diphtheriae; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Nicolly Guerra Amorim De Souza

Potencial patogênico de amostras de Corynebacterium striatum isoladas de pacientes nosocomiais em São Luís - MA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Eldimara Santos Alves

Perfil de sensibilidade aos antimicrobianos e avaliação da hidrofobicidade e da capacidade hemaglutinante de Corynebacterium diphtheriae; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Gabrielle Guedes Coutinho

Estudo fitoquímico e da atividade antibacteriana in vitro de plantas medicinais contra Corynebacterium diphtheriae; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Nicolly Guerra Amorim De Souza

Avaliação da produção de desoxirribonuclease e de biofilme em superfícies abióticas por Corynebacterium propinquum e Corynebacterium pseudodiphtheriticum; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Ruana Andréa Frazão Moraes

Caracterização fenotípica, genotípica e de mecanismos de interação celular de corinebactérias isoladas no estado do Maranhão; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Tayná Muniz de Oliveira

Caracterização fenotípica de corinebactérias isoladas de pacientes com faringoamigdalite atendidos na cidade de São Luís - MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Thamires dos Santos Veras

Caracterização fenotípica de corinebactérias isoladas de pacientes com faringoamigdalite atendidos na cidade de São Luís - MA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Ceuma, Programa Institucional Iniciação Científica; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Maurício Siqueira Martins Meira

Produção de biofilme por amostras de Corynebacterium pseudotuberculosis de origens diversas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Priscila Soares Sabbadini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arnaldo Feitosa Braga de Andrade

Participação de proteínas 67-72kDa de superfície celularem processos de aderência e internalização de Corynebacterium diphtheriae; 2006; 110 f; Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arnaldo Feitosa Braga de Andrade;

Maria Auxiliadora de Sousa

Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 e Trypanosoma conorhini (Donovan, 1909) Shortt & Swaminath, 1928: análise morfológica, bioquímica e molecular após co-cultivo; ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Auxiliadora de Sousa;

Maria Auxiliadora de Sousa

Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 e Trypanosoma conorhini (Donovan, 1909) Shortt & Swaminath, 1928: análise morfológica, bioquímica e molecular após co-cultivo; ; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Auxiliadora de Sousa;

André Luis Souza dos Santos

Papel das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na ligação a proteínas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose; 2010; Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Luis Souza dos Santos;

Angela Cristina Verissimo Junqueira

Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 e Trypanosoma conorhini (Donovan,1909) Short & Swaminath, 1928: Análise Morfológica, Morfométrica, Bioquímica e Molecular Após Co-cultivo; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia) - Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Angela Cristina Verissimo Junqueira;

Marta Helena Branquinha de Sá

Trypanosoma cruzi e Trypanosoma conorhini: análise morfológica, morfométrica, bioquímica e molecular após co-cultivo; ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marta Helena Branquinha de Sá;

Ana Luiza de Mattos Guaraldi

Papel das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na ligação a proteínas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose; ; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Luiza de Mattos Guaraldi;

Ana Luiza de Mattos Guaraldi

2013; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Ana Luiza de Mattos Guaraldi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CUNHA, J. M. G. ; AMARAL, C. T. M. ; FRANCA, A. C. S. ; NUNES, M. A. S. ; SILVA, M. R. C. ; SABBADINI, P. S. ; FIRMO, W. C. A. . Microbiological evaluation of food cutting plates in farmer?s markets in the city of Bacabal/MA. O MUNDO DA SAÚDE (ONLINE) , v. 43, p. 640-649, 2019.

  • VIANA, PAMELA RUTH SANTOS ; LEITE, DENES SOUSA ; GUARALDI, Ana Luíza de Mattos ; FIRMO, WELLYSON DA CUNHA ARAÚJO ; Sabbadini, Priscila Soares . POTENCIAL ANTIOXIDANTE E ANTIBACTERIANO CONTRA CORYNEBACTERIUM ULCERANS DO ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA. Revista Ceuma Perspectivas , v. 30, p. 115, 2019.

  • SANTOS, LOUISY SANCHES DOS ; ANTUNES, CAMILA AZEVEDO ; SANTOS, CINTIA SILVA DOS ; PEREIRA, JOSÉ AUGUSTO ADLER ; SABBADINI, P. S. ; LUNA, MARIA DAS GRAÇAS DE ; AZEVEDO, V. ; Hirata Júnior, Raphael ; Burkovski, Andreas ; ASAD, LÍDIA MARIA BUARQUE DE OLIVEIRA ; Mattos-Guaraldi, Ana Luíza . Corynebacterium diphtheriae putative tellurite-resistance protein (CDCE8392_0813) contributes to the intracellular survival in human epithelial cells and lethality of Caenorhabditis elegans. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online) , v. 1, p. 1010100-1010100, 2015.

  • SOUZA, MONICA CRISTINA ; DOS SANTOS, LOUISY SANCHES ; SOUSA, LEONARDO PAIVA ; FARIA, YURI VIEIRA ; RAMOS, JULIANA NUNES ; SABBADINI, P. S. ; DA SANTOS, CÍNTIA SILVA ; NAGAO, Prescilla Emy ; Vieira, Verônica Viana ; GOMES, Débora Leandro Rama ; HIRATA JÚNIOR, R. ; Mattos-Guaraldi, Ana Luiza . Biofilm formation and fibrinogen and fibronectin binding activities by Corynebacterium pseudodiphtheriticum invasive strains. Antonie van Leeuwenhoek (Gedrukt) , v. 107, p. 1387-1399, 2015.

  • Santos, L. S. ; SANT'ANNA, L. O. ; RAMOS, J. N. ; LADEIRA, E. M. ; STAVRACAKIS-PEIXOTO, R. ; BORGES, L. L. G. ; Santos, C. S. ; NAPOLEÃO, F. ; CAMELLO, T. C. F. ; PEREIRA, G. A. ; HIRATA JÚNIOR, R. ; VIEIRA, V. V. ; COSME, L. M. S. S. ; SABBADINI, P. S. ; Mattos-Guaraldi, A. L. . Diphtheria outbreak in Maranhão, Brazil: microbiological, clinical and epidemiological aspects. Epidemiology and Infection (Print) , v. 143, p. 791-798, 2015.

  • FIRMO, W. C. A. ; COSTA, H. D. ; MENDES, H. B. R. ; GOSTINSKI, L. F. ; DIAS, I. C. L. ; Sabbadini, P. S. ; NUNES, G. S. . ANTIBACTERIAL ACTIVITY OF MEDICINAL PLANTS: AN EXPLORATION TECHNOLOGY. Revista GEINTEC: gestao, inovacao e tecnologias , v. 4, p. 1564-1573, 2014.

  • ZAGMIGNAN, A. ; ALVES, M. S. ; GAIOSO NETO, A. G. ; FALCAI, A. ; SABBADINI, P. S. ; Monteriro, GM ; LIMA NETO, L. ; SOUSA, E. M. . Caracterização epidemiológica e demográfica de pacientes com tuberculose pulmonar no Estado Maranhão. Revista de Investigação Biomédica , v. 1, p. 2-9, 2014.

  • Gomes, Débora Leandro Rama ; Peixoto R.S. ; Barbosa EA ; Napoleão, Fátima ; SABBADINI, P. S. ; Dos Santos KR ; Mattos-Guaraldi, Ana Luiza ; Hirata Junior, Raphael . Sub-MIC of penicillin and erythromycin enhance biofilm formation and hydrophobicity of Corynebacterium diphtheriae strains. Journal of Medical Microbiology , p. 754-760, 2013.

  • SOUZA, M. C. ; SANTOS, L. S. ; GOMES, D. L. R. ; SABBADINI, P. S. ; dos Santos CS ; PEREIRA, G. A. ; ROSA, A. C. P. ; HIRATA JUNIOR, R. ; MATTOS-GUARALDI, A. L. . Aggregative adherent strains of Corynebacterium pseudodiphtheriticum enter and survive within HEp-2 epithelial cells. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 107, p. 486-493, 2012.

  • Sabbadini, Priscila Soares ; Assis, Maria Cristina ; Trost, Eva ; Gomes, DÃbora Leandro Rama ; Moreira, Lilian Oliveira ; dos Santos, CÃntia Silva ; Pereira, Gabriela Andrade ; Nagao, Prescilla Emy ; Azevedo, Vasco Ariston de Carvalho ; Hirata JÃnior, Raphael ; dos Santos, Andrà Luis Souza ; Tauch, Andreas ; Mattos-Guaraldi, Ana LuÃza . Corynebacterium diphtheriae 67-72p hemagglutinin, characterized as the protein DIP0733, contributes to invasion and induction of apoptosis in HEp-2 cells. Microbial Pathogenesis , v. 52, p. 165-176, 2012.

  • SANTOS, CS ; TROST, E. ; BLOM, J. ; DE CASTRO SOARES, S. ; HUANG, I.-H. ; AL-DILAIMI, A. ; SCHRODER, J. ; JAENICKE, S. ; DORELLA, F. A. ; ROCHA, F. S. ; Miyoshi, A. ; AZEVEDO, V. ; SCHNEIDER, M. P. ; SILVA, A. ; CAMELLO, T. C. ; SABBADINI, P. S. ; Santos, L. S. ; Hirata, R. ; Mattos-Guaraldi, A. L. ; EFSTRATIOU, A. ; SCHMITT, M. P. ; TON-THAT, H. ; TAUCH, A. . Pangenomic Study of Corynebacterium diphtheriae That Provides Insights into the Genomic Diversity of Pathogenic Isolates from Cases of Classical Diphtheria, Endocarditis, and Pneumonia. Journal of Bacteriology (Print) , v. 194, p. 3199-3215, 2012.

  • Trost, Eva ; Al-Dilaimi, Arwa ; Papavasiliou, Panagiotis ; Schneider, Jessica ; Viehoever, Prisca ; Burkovski, Andreas ; Soares, Siomar C ; Almeida, Sintia S ; Dorella, Fernanda A ; Miyoshi, Anderson ; Azevedo, Vasco ; Schneider, Maria P ; Silva, Artur ; Santos, Cintia S ; Santos, Louisy S ; Sabbadini, Priscila ; Dias, Alexandre A ; Hirata, Raphael ; Mattos-Guaraldi, Ana L ; Tauch, Andreas . Comparative analysis of two complete Corynebacterium ulcerans genomes and detection of candidate virulence factors. BMC Genomics , v. 12, p. 383, 2011.

  • MATTOS-GUARALDI, A. L. ; DAMASCO, P. V. ; GOMES, D. L. R. ; Melendez, M. G. ; SANTOS, L. S. ; MARINELLI, R. S. ; NAPOLEAO, F. ; Sabbadini, P. S. ; Santos, C. S. ; MOREIRA, L. O. ; Hirata, R. . Concurrent diphtheria and infectious mononucleosis: difficulties for management, investigation and control of diphtheria in developing countries. Journal of Medical Microbiology , v. 60, p. 1685-1688, 2011.

  • Dias, A.A.S.O. ; Silva, F.C. ; Santos, L.S. ; Ribeiro-Carvalho, M.M. ; Sabbadini, P.S. ; Santos, C.S. ; Filardy, A.A. ; Myioshi, A. ; Azevedo, V.A. ; Hirata, R. ; Villas-BÃas, M.H.S. ; Mattos-Guaraldi, A.L. . Strain-dependent arthritogenic potential of the zoonotic pathogen Corynebacterium ulcerans. Veterinary Microbiology (Amsterdam. Print) , p. 323-331, 2011.

  • Peixoto R.S. ; Siqueira, GCO ; de Luca, FM ; Sant'Anna, L.O. ; SANTOS, Louisy Sanches dos ; GOMES, Débora L Rama ; SOUZA, M. C. ; SABBADINI, P. S. ; HIRATA JÚNIOR, R. ; Hirata Júnior, Raphael ; MARTINS, Carlos Alberto de S ; GUARALDI, Ana Luíza de Mattos . Phenotypic aspects and pathogenic potential of Corynebacterium diphtheriae strains isolated from cancer patient with osteomyelitis. Revista Brasileira de Analises Clinicas , v. 43, p. 230-236, 2011.

  • Dias, Alexandre Alves de Souza de Oliveir ; SANTOS, LOUISY SANCHEZ ; SABBADINI, P. S. ; SANTOS, CÍNTIA SILVA ; SILVA JUNIOR, FELICIANO CORREA ; NAPOLEÃO, Fátima ; NAGAO, Prescilla Emy ; VILLAS-BÔAS, MARIA HELENA SIMÕES ; Hirata Junior, Raphael ; MATTOS-GUARALDI, A.L. ; GUARALDI, ANA LUÍZA MATTOS . Difteria pelo Corynebacterium ulcerans: uma zoonose emergente no Brasil e no mundo. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 45, p. 1176-1191, 2011.

  • Hirata, R. ; Pacheco, L. G. ; Soares, S. C. ; SANTOS, L. S. ; MOREIRA, L. O. ; Sabbadini, P. S. ; Santos, C. S. ; Miyoshi, A. ; Azevedo, V. A. ; MATTOS-GUARALDI, A. L. . Similarity of rpoB gene sequences of sucrose-fermenting and non-fermenting Corynebacterium diphtheriae strains. Antonie van Leeuwenhoek (Gedrukt) , v. 99, p. 733-737, 2011.

  • dos Santos CS ; dos Santos, Louisy Sanches ; de Souza, Monica Cristina ; dos Santos Dourado, Fernanda ; de Souza de Oliveira Dias, Alexandre Alves ; Sabbadini, Priscila Soares ; Pereira, Gabriela Andrade ; CABRAL, M. C. ; Junior, Raphael Hirata ; MATTOS-GUARALDI, A. L. . Non-opsonic phagocytosis of homologous non-toxigenic and toxigenic Corynebacterium diphtheriae strains by human U-937 macrophages. Microbiology and Immunology , v. 54, p. 1-10, 2010.

  • Sabbadini, Priscila Soares ; Genovez, Marcia Rocha Novais ; Silva, Cecília Ferreira da ; Adelino, Thelma Lúcia Novaes ; Santos, Cintia Silva dos ; Pereira, Gabriela Andrade ; Nagao, Prescilla Emy ; Dias, Alexandre Alves de Souza de Oliveir ; Mattos-Guaraldi, Ana Luiza ; Hirata Júnior, Raphael . Fibrinogen binds to nontoxigenic and toxigenic Corynebacterium diphtheriae strains. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 105, p. 706-711, 2010.

  • GOMES, D. L. R. ; Martins, C. A. S. ; Faria, L. M. D. ; SANTOS, L. S. ; Santos, C. S. ; SABBADINI, P. S. ; SOUZA, M. C. ; Alves, G. B. ; ROSA, A. C. P. ; Nagao, P. E. ; PEREIRA, G. A. ; Hirata, R. ; MATTOS-GUARALDI, A. L. . Corynebacterium diphtheriae as an emerging pathogen in nephrostomy catheter-related infection: evaluation of traits associated with bacterial virulence. Journal of Medical Microbiology , v. 58, p. 1419-1427, 2009.

  • Sousa, M.A ; SANTOS, B. N. ; PEREIRA, S. M. S. ; SABBADINI, P. S. ; XAVIER-MONTEIRO, C. S. . Caracteres morfobiológicos de diferentes amostras de Trypanosoma cruzi e T. rangeli mantidos em culturas axênicas: valor para o diagnóstico diferencial destas espécies.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 38, n.Supl. 1, p. 404-404, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SABBADINI, P. S. . Consultor Ad Hoc. Edital FAPEMA 008/2016 Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). 2016.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc - Consultor ad hoc - EDITAL FAPEMA N 11/2014 PROGRAMA DE APOIO A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA /SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? SCT. SOLICITAÇÃO 01445/14. 2015.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc- Edital FAPEMA No 32/2014 - Bolsas de Apoio Técnico a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica (BATI); Solicitação BATI-02998/14. 2014.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc- Comitê de Julgamento da FAPEMA. 2014.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc - EDITAL FAPEMA N 32/2014 ? Bolsas de Apoio Técnico a Projetos de Pesquisa (BATI); Solicitação BATI 03014/14. 2014.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc- EDITAL FAPEMA N 009/2013 PROGRAMA DE APOIO A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA/SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SCT. Solicitação: SCT-01834/13. 2013.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc- EDITAL FAPEMA N 009/2013 PROGRAMA DE APOIO A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA/SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SCT. Solicitação: SCT-01644/13. 2013.

Sabbadini, P.S. . Consultor ad hoc- Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Processo BIC 1040--2.12/13. 2013.

Sabbadini, P.S. . Consultor ad hoc- Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Processo BIC 1506--2.12/13. 2013.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc. EDITAL FAPEMA N 016/2012 PROGRAMA DE APOIO A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE - PAEDT. Solicitação: PAEDT-01763/12. 2012.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc- EDITAL FAPEMA N 016/2012 PROGRAMA DE APOIO A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE - PAEDT. Solicitação: PAEDT-01432/12. 2012.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc - EDITAL N 024/2012 Bolsa de Estímulo á Produtividade em Pesquisa- BEPP. Solicitação: BEPP-01573/12. 2012.

SABBADINI, P. S. . Consultor Ad Hoc- Programa Institucional de Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT 2012/2013) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2012.

SABBADINI, P. S. . Consultor Ad Hoc- Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico Cultural (PROCIÊNCIA 2012/2013) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2012.

SABBADINI, P. S. . Consultor Ad Hoc- Programa Institucional de Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT 2012/2013) do IFRJ. 2012.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc- Programa Institucionais de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural (PROCIÊNCIA 2011-2012). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2011.

SABBADINI, P. S. . Consultor Ad Hoc- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT 2011/2012) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2011.

SABBADINI, P. S. . Consultor ad hoc- Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2011/2012). 2011.

SABBADINI, P. S. ; NUNES, M. A. S. . Entrevista Uniceuma - Mestrando realiza pesquisa sobre níveis de imunização contra difteria em São Luís. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SABBADINI, P. S. ; NUNES, M. A. S. . Entrevista Fapema - Níveis de imunização em difteria são analisados em São Luis. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SABBADINI, P. S. ; CORDEIRO, F. ; Pereira, ANM . Mesa redonda UERJ - INTERAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO - Participação das hemaglutininas 67-72p de Corynebacterium diphtheriae na ligação a proteínas plasmáticas, superfícies celulares, invasão e indução de apoptose. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SABBADINI, P. S. ; FERREIRA, L. S. S. M. ; ANDRADE, C. M. . O poder curativo das plantas. Corine: A criança cientista no mundo dos medicamentos contra bactérias. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha/Gibi).

Sabbadini, Priscila Soares . Minicurso - Diagnóstico de enterobactérias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABBADINI, P. S. ; PEREIRA, D. C. A. . Gestão de Programas e Serviços de Saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SABBADINI, P. S. . Minicurso - Orientação de coleta e armazenamento de material microbiológico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABBADINI, P. S. . Relatório de Cumprimento do Objeto - Programa Nacional de Pós-Doutorado. 2013. (Relatório de pesquisa).

SABBADINI, P. S. ; FIGUEIREDO, P. M. . Minicurso - IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS DE INTERESSE NA PRÁTICA CLÍNICA. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC/MA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABBADINI, P. S. . Relatório de Cumprimento do Objeto - Programa Nacional de Pós-Doutorado. 2012. (Relatório de pesquisa).

Sabbadini, Priscila Soares . Relatório de Cumprimento do Objeto - Programa Nacional de Pós-Doutorado. 2011. (Relatório de pesquisa).

Sabbadini, Priscila Soares . Relatório de Cumprimento do Objeto - Programa Nacional de Pós-Doutorado. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    EDITAL Universal Fapema 31/2016- ESTUDO COMPARATIVO DAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANA E DE ANTIVIRULÊNCIA DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE Corynebacterium spp E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL SINÉRGICO, Descrição: A difteria é uma doença bacteriana toxêmica potencialmente fatal. Apesar dos conhecimentos adquiridos, as estratégias disponíveis para erradicá-la ainda são insuficientes. O principal agente etiológico é Corynebacterium diphtheriae, mas são crescentes os relatos do envolvimento de Corynebacterium ulcerans em quadros de difteria clássica, uma vez que a espécie também pode produzir toxina diftérica. O fato de clones epidêmicos específicos serem responsáveis por severas explosões da difteria, com milhares de mortes, mais o aumento no isolamento de micro-organismos atoxinogênicos a partir de quadros invasivos, contribuem para o argumento de que outros fatores de virulência são potencialmente importantes na patogênese da doença. Estímulos ambientais são capazes de desencadear a expressão de muitos fatores de virulência em diversos patógenos bacterianos. Concentrações subinibitórias (SubCIMs) de penicilina e eritromicina aumentaram a adesão de corinebactérias ao n-hexadecano e modificaram a distribuição dos sítios aniônicos na superfície celular bacteriana. SubCIMs de eritromicina incrementaram a formação de biofilme em superfícies abióticas. A difteria ainda representa um desafio à Saúde Pública Mundial, especialmente devido ao aparecimento de cepas resistentes a antimicrobianos de uso geral. Apesar da grande diversidade de antimicrobianos que agem sobre os patógenos, estudos buscam por uma droga ideal. Sabe-se que a capacidade de formar biofilme está relacionada ao aumento da resistência a antibióticos, assim como à proteção dos micro-organismos contra as defesas do hospedeiro. Estudos demonstraram que as concentrações necessárias para erradicar o biofilme são altas e, não raramente, tóxicas para o organismo. A medicina popular é rica em exemplos de plantas utilizadas para os mais diversos fins, que substituem, muitas vezes, a prescrição médica. Neste sentido, estudos que objetivem investigar as atividades antimicrobiana, de antivirulência e a capacidade de erradicar biofilmes de plantas medicinais (extratos e/ou óleos essenciais) de uso popular são necessários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador / Patricia de Maria Silva Figueiredo - Integrante / Wellyson da Cunha Araújo Firmo - Integrante / Jéssica Mayara Mendes Araújo - Integrante / Antonio Carlos Souza da Silva Júnior - Integrante / Adriana Oliveira Pinto - Integrante / Denes Sousa Leite - Integrante / Pamela Ruth Santos Viana - Integrante / Márcia Barros Alves - Integrante., Financiador(es): (FAPEMA) Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecn - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    EDITAL FAPEMA N 10/2015 BEPP - BIOPROSPECÇÃO DA ATIVIDADE ANTIVIRULÊNCIA DE PLANTAS DO CERRADO MARANHENSE SOBRE CORYNEBACTERIUM DIPHTHERIAE, Descrição: Infecções causadas pelo C. diphtheriae ainda representam um desafio médico global, sobretudo devido ao aumento significativo do percentual de indivíduos parcialmente imunes à TD - em especial os indivíduos adultos. Com isso, quadros atípicos de difteria vêm complicando o curso clínico e terapêutico. Aliado a este fato, o C. diphtheriae está se tornando bem sucedido na colonização e persistência em ambientes relacionados ao atendimento de pacientes, especialmente naqueles que apresentam graus variados de imunossupressão. Além disso, doenças invasivas causadas por cepas não-toxigênicas de C. diphtheriae em indivíduos imunocompetentes vêm sendo descritas em maior frequência e adicionam novos aspectos aos processos infecciosos causados pelo bacilo diftérico, caracterizando-o como um patógeno emergente. Tais aspectos alertam para outros fatores de virulência passíveis de serem expressos por cepas de C. diphtheriae, além da TD. A capacidade de formação de biofilme por micro-organismos patogênicos em superfícies inertes ou em tecidos do hospedeiro está envolvida na patogênese de diversas infecções e vem sendo considerada como importante fator de virulência. Nesse sentido, já foi relatado que corinebactérias podem atuar como patógenos ou copatógenos em populações de risco, como pacientes imunodeprimidos que fazem uso de dispositivos médicos de longa duração. Autores já descreveram a capacidade do bacilo diftérico de aderir a superfícies bióticas e/ou abióticas e formar biofilmes. Fatores ambientais são de extrema importância na expressão de propriedades de virulência em diversos patógenos bacterianos. Os antimicrobianos de escolha para o tratamento da difteria ainda são a penicilina e a eritromicina. Além de já ter sido relatada resistência a estes antimicrobianos, por razões diversas, estes agentes podem não atingir a concentração adequada nos tecidos ou no ambiente intracelular e passam a atuar como agentes indutores de alterações significativas da ultraestrutura bacteriana, influenciando na manutenção do micro-organismo nos tecidos do hospedeiro. Apesar da grande diversidade de antimicrobianos que agem sobre diversos micro-organismos patogênicos, incluindo as corinebactérias, estudos buscam por um antimicrobiano ideal, ou seja, aquele que apresenta maior espectro de ação, menor toxicidade, menor custo e menor indício de resistência bacteriana. Os antimicrobianos originados de plantas são utilizados há séculos. Numa população com baixo acesso a medicamentos como a brasileira, agregar garantias científicas a essa prática terapêutica traz variadas vantagens, como baixo custo e fácil acesso, redução de efeitos adversos e prevenção ou diminuição dos riscos de intoxicação por uso inadequado. Neste sentido, a investigação de materiais naturais como fontes de novos agentes antibacterianos têm aumentado potencialmente nos últimos anos, para este fim sendo testados diferentes extratos de plantas medicinais. Uma vez que há relatos de resistência aos antimicrobianos utilizados no tratamento da difteria, investigações relacionadas (i) a atividade antibacteriana de extratos de plantas medicinais e (ii) ao papel de plantas medicinais sobre os mecanismos de virulência expressos por C. diphtheriae são de grande importância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador / Hirata Junior, Raphael - Integrante / Patricia de Maria Figueiredo - Integrante / Ana Luiza de Mattos Guaraldi - Integrante / Lécia Maria Sousa Santos Cosme - Integrante / Lidio Lima Neto - Integrante / Eduardo Martins Sousa - Integrante / Eldimara Santos Alves - Integrante / Wellyson da Cunha Araújo Firmo - Integrante / Nicolly Guerra Amorim de Souza - Integrante / Gabrielle Guedes Coutinho - Integrante / Jéssica Silva dos Santos - Integrante / Jéssica Mayara Mendes Araújo - Integrante.

  • 2015 - 2017

    UNIVERSAL FAPEMA 40/2014 BIOPROSPECÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIBACTERIANA E DE ANTIVIRULÊNCIA DE PLANTAS MEDICINAIS FRENTE A Corynebacterium diphtheriae, Descrição: A difteria é uma doença causada pelo Corynebacterium diphtheriae e relacionada, principalmente, à produção da toxina diftérica (TD). Há alguns anos, o C. diphtheriae era considerado como um micro-organismo não invasor, no entanto, o bacilo diftérico tem sido isolado de diferentes síndromes infecciosas além da difteria clássica e é atualmente considerado um patógeno emergente. O fato de clones epidêmicos específicos serem responsáveis por severas explosões da difteria, com milhares de mortes em diferentes países, e o aumento no isolamento de micro-organismos atoxinogênicos a partir de quadros invasivos, contribuem para o argumento de que fatores de virulência além da TD são potencialmente importantes na patogênese da doença. Estímulos ambientais são capazes de desencadear a expressão de muitos fatores de virulência em diversos patógenos bacterianos. Concentrações subinibitórias (SubCIMs) de penicilina e eritromicina aumentaram a adesão de C. diphtheriae ao n-hexadecano e modificaram a distribuição dos sítios aniônicos na superfície celular bacteriana. SubCIMs de eritromicina incrementaram a formação de biofilme em superfícies de vidro e poliestireno. Infecções causadas pelo bacilo diftérico ainda representam um desafio à Saúde Pública Mundial, especialmente devido ao aparecimento de cepas resistentes a antimicrobianos de uso geral. Apesar da grande diversidade de antimicrobianos que agem sobre os patógenos, estudos buscam por uma droga ideal. A medicina popular é rica em exemplos de plantas utilizadas para os mais diversos fins, que substituem, muitas vezes, a prescrição médica. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar as atividades antimicrobiana e de antivirulênvia de plantas medicinais de uso popular em corinebactérias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador / Raphael Hirata Junior - Integrante / Patricia de Maria Silva Figueiredo - Integrante / Ana Luiza de Mattos Guaraldi - Integrante / Eduardo Martins Sousa - Integrante / Lidio Gonçalves Lima Neto - Integrante / Wellyson da Cunha Araújo Firmo - Integrante / Gabrielle Guedes Coutinho - Integrante / Rodrigo Bênnetton da Conceição Dutra - Integrante / Pedro Henrique Cunha Fontenelle - Integrante / Denes Sousa Leite - Integrante / Pamela Ruth Santos Viana - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    EDITAL FAPEMA N 30/2013 REBAX. Bioprospecção da atividade antimicrobiana de plantas da baixada maranhense : Potencial Fitoterápico e Obtenção de Novos Produtos (Antimicrobianos), Descrição: As plantas medicinais vêm sendo cada vez mais utilizadas nas sociedades industrializadas, não somente pelo seu poder curativo, mas também por serem economicamente mais acessíveis. A desigualdade social faz com que a população busque alternativa e soluções para a promoção da qualidade de vida, principalmente entre as famílias mais carentes. As plantas não só proporcionam alimentos, mas também muitas delas apresentam propriedades medicamentosas para a recuperação ou conservação da saúde. Diante do exposto, o objetivo do projeto é desenvolver bioprodutos derivados de plantas nativas da região da Baixada Maranhense com potencial antimicrobiano (antibacteriano, antifúngico, antiviral e antimalárico) considerando os aspectos etnobotânicos e etnofarmacológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Marcos Augusto Grigolin Grisotto - Integrante / Valério Monteiro Neto - Coordenador / Maria Rosa Quaresma Bomfim - Integrante / Patricia de Maria Figueiredo - Integrante / Cristina Monteiro Andrade - Integrante / Ana Paula Junqueira Kipnis - Integrante / Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo - Integrante / Elizabeth Soares Fernandes - Integrante / Lidio Lima Neto - Integrante / Luciana Salles Branco de Almeida - Integrante / Marco Aurélio Benini Paschoal - Integrante / Eduardo Martins Sousa - Integrante / Luce Maria Brandão Torres - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    EDITAL FAPEMA 41/2013 BEPP Influência de plantas medicinais nas propriedades de virulência de amostras de Corynebacterium diphtheriae isoladas no estado do Maranhão, Descrição: A difteria é uma doença causada pelo Corynebacterium diphtheriae e relacionada, principalmente, à produção da toxina diftérica (TD). Há alguns anos, o C. diphtheriae era considerado como um micro-organismo não invasor, no entanto, o bacilo diftérico tem sido isolado de diferentes síndromes infecciosas além da difteria clássica e é atualmente considerado um patógeno emergente. O fato de clones epidêmicos específicos serem responsáveis por severas explosões da difteria, com milhares de mortes em diferentes países, e o aumento no isolamento de micro-organismos atoxinogênicos a partir de quadros invasivos, contribuem para o argumento de que fatores de virulência além da TD são potencialmente importantes na patogênese da doença. Estímulos ambientais são capazes de desencadear a expressão de muitos fatores de virulência em diversos patógenos bacterianos. Concentrações subinibitórias (SubCIMs) de penicilina e eritromicina aumentaram a adesão de C. diphtheriae ao n-hexadecano e modificaram a distribuição dos sítios aniônicos na superfície celular bacteriana. SubCIMs de eritromicina incrementaram a formação de biofilme em superfícies de vidro e poliestireno. Infecções causadas pelo bacilo diftérico ainda representam um desafio à Saúde Pública Mundial, uma vez que o agente etiológico permanece circulando na população e especialmente devido ao aparecimento de cepas resistentes a antimicrobianos de uso geral. Apesar da grande diversidade de antimicrobianos que agem sobre os patógenos, estudos buscam por uma droga ideal. A medicina popular é rica em exemplos de plantas utilizadas para os mais diversos fins, que substituem, muitas vezes, a prescrição médica. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar a atividade antimicrobiana de plantas medicinais de uso popular e o papel das mesmas nas propriedades de virulência das amostras de C. diphtheriae isoladas no estado do Maranhão durante o surto de difteria em ocorrido em 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    EDITAL FAPEMA N 44/2013 ? APCInter. Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato de Urucum (Bixa orellana) sobre micobactérias de crescimento rápido, Descrição: A importância dos estudos para verificar a atividade antimicrobiana das plantas tem ganhado relevância devido ao aumento da resistência dos microrganismos aos antibióticos atualmente comercializados. O gênero Mycobacterium sp., de forma em geral vem se tornando resistentes aos antibióticos propostos para o tratamento da tuberculose e das demais infecções causadas por MCR que vem causando infecções, em indivíduos imunocompetentes e principalmente indivíduos imunocomprometidos, provavelmente por causa do longo tempo de tratamento e os efeitos adversos destas drogas, fatores que dificultam os pacientes se adaptarem ao tratamento. Este contrassenso traz à tona uma ideia premente: é fundamental que o Brasil intensifique as pesquisas em busca de um melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira. Então, diante destes fatos, justifica-se avaliar atividade antimicrobiana de Bixa orellana sobre micobactérias de crescimento rápido, levando em consideração várias características comuns as micobactérias como a composição e estrutura da parede celular que estão diretamente relacionadas com a capacidade de sobrevivência destes microrganismos em ambientes hostis e a sua resistência a diversos compostos antimicrobianos, há uma possibilidade de extrapolação dos resultados para outras micobactérias especialmente o M. tuberculosis que é uma bactéria presente em um terço da população mundial de forma latente ou causando infecção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Eduardo Martins Sousa - Coordenador / Margarida Borges - Integrante / Isabella Fernandes da Silva Figueiredo - Integrante / Márcio Anderson Sousa Nunes - Integrante / Letícia Torres Carvalho - Integrante / Adrielle Zagmignan - Integrante / Domingos Magno Santos Pereira - Integrante., Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    EDITAL FAPEMA N 28/2014 SCT .PROJETO DE DIFUSÃO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO UNICEUMA, Descrição: Os recursos financeiros obtidos apoiaram a execução de mostras científicas e de atividades científicas que tinham como foco o tema definido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação ? MCTI, durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão de 2014. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Eduardo Martins Sousa - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Edital FAPEMA N. 39/2013 . APOIO A PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - Ações de apoio ao Programa de Pós Graduação em Biologia Parasitária da UNICEUMA., Descrição: O presente projeto visa o incremento das ações e atividades do Programa de Mestrado em Biologia Parasitária através da aquisição de bens materiais e auxílio para mobilidade de professores para participação de bancas de defesa de dissertação, que certamente contribuirão para um intercâmbio com outras IES, contribuindo para formação de profissionais qualificados para enfrentar de forma crítica e efetiva estes desafios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (23) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Marcos Augusto Grigolin Grisotto - Coordenador / Valério Monteiro Neto - Integrante / Patricia de Maria Silva Figueiredo - Integrante / Maria Rosa Quaresma Bomfim - Integrante / Cristina Monteiro Andrade - Integrante / Elizabeth Soares Fernandes - Integrante / Lidio Lima Neto - Integrante., Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - Outra.

  • 2014 - Atual

    Edital FAPEMA N. 37/2013. Equipamento de Grande Porte - Modernização do Laboratório de Equipamentos Multiusuários do Mestrado em Biologia Parasitária, Descrição: Ainda que diversas doenças infecciosas tradicionais já tenham sido total ou parcialmente controladas, sua importância continua sendo considerável em populações em diferentes áreas geográficas do mundo, principalmente naquelas que residem em regiões menos desenvolvidas. As alterações ocorridas no perfil de morbimortalidade, no qual se ressalta uma perda de importância relativa das doenças transmissíveis, contribuíram para criar uma falsa expectativa de que essas doenças estariam próximas à extinção. A dinâmica da urbanização, juntamente com o crescimento populacional na presença de deficiências infraestruturais e a carência de recursos, cria um ambiente favorável à disseminação de patógenos de circulação comunitária e/ou hospitalar, afetando a saúde humana. Diante do exposto, a aquisição dos equipamentos solicitados para a modernização do Laboratório de Equipamentos Multiusuários da UNICEUMA permitirá avanços qualitativos e quantitativos na pesquisa básica e aplicada, pois proporcionará a ampliação do conhecimento relacionados aos aspectos celulares e moleculares envolvidas na relação patógeno-hospedeiro, à resposta imune aos patógenos e ao perfil de epidemiologia molecular das doenças infecciosas endêmicas e epidêmicas. O fortalecimento da infraestrutura para pesquisa possibilitará dar continuidade às iniciativas atualmente em curso com parcerias intra e interinstitucionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Marcos Augusto Grigolin Grisotto - Integrante / Valério Monteiro Neto - Coordenador / Patricia de Maria Silva Figueiredo - Integrante / Maria Rosa Quaresma Bomfim - Integrante / Cristina Monteiro Andrade - Integrante / Elizabeth Soares Fernandes - Integrante / Marco Aurélio Benini Paschoal - Integrante / Eduardo Martins Sousa - Integrante / Lidio Gonçalves Lima Neto - Integrante / LETÍCIA MACHADO GONÇALVES - Integrante / MATHEUS COELHO BANDÉCA - Integrante., Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    EDITAL14/2013 - Universal MCTI/CNPq. Estudo do potencial patogênico de corinebactérias isoladas no estado do Maranhão, Descrição: A endemicidade da difteria, além da escassez de dados relativos à participação de corinebactérias em processos infecciosos humanos, estimulou a traçar o objetivo geral do projeto, que é investigar os aspectos epidemiológicos, fenotípicos e moleculares relacionados à virulência das amostras. Serão analisadas amostras de C. diphtheriae e de outras corinebactérias isoladas no estado do Maranhão de materiais clínicos de diferentes sítios. Os resultados parciais contribuirão para a formação de recursos humanos (02 alunos de mestrado e 03 de graduação), a publicação de pelo menos 02 artigos científicos e a participação em eventos nacionais e internacionais, inclusive nas reuniões bienais da rede de difteria da OMS (DIPNET).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador / Raphael Hirata Junior - Integrante / Fatima Napoleão - Integrante / Thereza Cristina Ferreira Camello - Integrante / Lilian Oliveira Moreira - Integrante / Maria Rosa Quaresma Bomfim - Integrante / Patricia de Maria Figueiredo - Integrante / Débora L Rama Gomes - Integrante / Ana Luiza de Mattos Guaraldi - Integrante / Gabriela A. Pereira - Integrante / Lécia Maria Sousa Santos Cosme - Integrante / Ruana Andréa Frazão Moraes - Integrante / Tayná Muniz de Oliveira - Integrante / Eldimara Santos Alves - Integrante / Wellyson da Cunha Araújo Firmo - Integrante / Nicolly Guerra Amorim de Souza - Integrante / Gabrielle Guedes Coutinho - Integrante / Jéssica Silva dos Santos - Integrante / Jéssica Mayara Mendes Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    EDITAL FAPEMA N 001/2013 - UNIVERSAL. Avaliação dos aspectos fenotípicos e genotípicos relacionados à virulência de amostras de corinebactérias isoladas no estado do Maranhão, Descrição: A difteria no Brasil assume proporções endêmicas, com surtos epidêmicos esporádicos, apesar do Programa de Imunização instituído pelo Ministério da Saúde. Apenas no primeiro semestre de 2010, no Maranhão, 27 casos de difteria foram confirmados, sendo a maioria em crianças. Dois evoluíram para óbito, apesar dos pacientes terem apresentado esquema completo de vacinação com toxóide diftérico (DTP). Os dados supracitados contribuem para o argumento de que fatores de virulência além da TD sejam potencialmente importantes na patogênese da doença. Aliado ao fato da vacina com DTP proteger apenas contra a ação da TD e não influenciar na infecção/colonização de humanos pelo micro-organismo, a presente proposta objetiva estudar os aspectos fenotípicos, moleculares, epidemiológicos e os mecanismos de virulência desse patógeno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador / Raphael Hirata Junior - Integrante / Maria Rosa Quaresma Bomfim - Integrante / Patricia de Maria Figueiredo - Integrante / Ana Luiza de Mattos Guaraldi - Integrante / Cíntia S Santos - Integrante / Lécia Maria Sousa Santos Cosme - Integrante / Ruana Andréa Frazão Moraes - Integrante / Tayná Muniz de Oliveira - Integrante / Eldimara Santos Alves - Integrante / Wellyson da Cunha Araújo Firmo - Integrante / Nicolly Guerra Amorim de Souza - Integrante / Gabrielle Guedes Coutinho - Integrante / Jéssica Silva dos Santos - Integrante / Jéssica Mayara Mendes Araújo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Edital CNPq Universal 14/2012 Estudo de aspectos fenotípicos e genotípicos relacionados à virulência de amostras de Corynebacterium diphtheriae e de outras corinebactérias de importância clínica, Descrição: O presente projeto tem com objetivo geral o estudo de aspectos fenotípicos e genotípicos relacionados à virulência de amostras de C. diphtheriae e de outras corinebactérias de importância clínica. Neste sentido, amostras de corinebactérias de origens diversas, algumas parcialmente estudadas no Brasil e no exterior, serão submetidas às seguintes investigações: (i) análise qualitativa e quantitativa da interação bacteriana com superfícies bióticas e abióticas; (ii) avaliação da influência de proteínas de matriz extracelular-MECs (fibronectina, laminina, colágeno e fibrinogênio) sobre a aderência bacteriana; (iii) caracterização molecular e determinação do papel de componentes de superfície bacterianos (proteínas DIP0733 e DIP2093) na aderência a superfícies bióticas e abióticas e nas propriedades invasivas dos micro-organismos além das possíveis atividades pró-inflamatórias e pró-apoptóticas em diversos tipos celulares; (iv) caracterização molecular, expressão e determinação do papel de toxinas (toxina diftérica, shiga-like e hemolisinas) na virulência das corinebactérias; (v) avaliação da influência de condições de estresse oxidativo nos processos de interação bacteriana com substratos diversos; (vi) determinar a atividade artritogênica dos micro-organismos potencialmente invasores empregando um modelo experimental em murinos; (vii) determinar a clonalidade das amostras pelas técnicas de RAPD e PFGE; (viii) correlacionar as propriedades biológicas apresentadas acima com os aspectos clínicos, epidemiológicos e os perfis de susceptibilidade aos agentes antimicrobianos das amostras clínicas de origens diversas. Os resultados contribuirão na formação de recursos humanos nos diferentes níveis (02 pós-doutorado, 07 doutorados, 06 mestrados e 05 iniciação científica) e permitirão a publicação de pelo menos 15 artigos científicos em periódicos indexados, além da participação em eventos científicos nacionais e/ou internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Raphael Hirata Junior - Integrante / Fatima Napoleão - Integrante / Thereza Cristina Ferreira Camello - Integrante / Prescilla Emy Nagao - Integrante / Ana Luiza de Mattos Guaraldi - Coordenador / Cíntia S Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Edital FAPEMA 016/2012 PAEDT Avaliação dos níveis de anticorpos protetores contra a difteria em crianças atendidas em um Centro de Saúde de São Luís - MA, Descrição: Infecções causadas pelo C. diphtheriae continuam sendo observadas em diferentes continentes, incluindo países onde ocorreu melhoria das condições socioeconômicas e a vacinação tem sido realizada de maneira satisfatória. Apesar dos incontestáveis progressos dos programas de imunização dirigidos à população mundial, adultos e crianças encontram-se suscetíveis às infecções causadas por C. diphtheriae. Pelo fato de ter ocorrido um surto recente de difteria em crianças no estado do Maranhão, da cobertura vacinal da população ser de apenas 56% e de pouco se conhecer sobre os níveis de proteção frente à doença nessa localidade, torna-se relevante uma avaliação do grau de suscetibilidade à doença na população infantil. Deste modo, o objetivo geral do estudo será avaliar e quantificar anticorpos antitoxina diftérica circulantes em uma amostra de crianças através do método de ELISA e de neutralização de toxina. Deste modo, o objetivo geral do estudo será avaliar e quantificar anticorpos antitoxina diftérica circulantes em uma amostra de crianças através do método de ELISA e de neutralização de toxina. Valor financiamento: R$ 3.000,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador / Raphael Hirata Junior - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Integrante / Lisiane Lobato Gomes Borges - Integrante / Márcio Anderson Sousa Nunes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Edital FAPERJ n 02/2012. Pesquisa translacional com potencial de aplicação em doenças infecciosas, neoplasias e do envelhecimento, prevalentes no Hospital Universitário Pedro Ernesto ? HUPE/UERJ: aspectos clínicos, moleculares, teciduais e epidemiológic, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Luiza de Mattos Guaraldi em 24/01/2013., Descrição: 2012-2014 Valor financiado:. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador / Hirata Junior, Raphael - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Edital FAPERJ n 11/2011 Influência de fatores ambientais e agentes antimicrobianos sobre os mecanismos de aderência e virulência de micro-organismos isolados de trato respiratório superior e cavidade oral., Descrição: 2012 ? 2014 Micro-organismos relacionados com processos infecciosos diversos são capazes de colonizar a cavidade oral e o trato respiratório, sendo que tais sítios servem de porta de entrada para processos sistêmicos. Alguns micro-organismos que colonizam estes sítios comportam-se como patógenos estritos (incluindo o Corynebacterium diphtheriae) ou como micro-organismos com elevado potencial patogênico, envolvidos em quadros de infecções hospitalares, principalmente enterobactérias e enterococos, isolados de bolsas periodontais e de canais radiculares, respectivamente, apresentando resistência aos agentes antimicrobianos. Além das corinebactérias produtoras de toxina, diversas outras espécies do gênero, que podem apresentar multiresistência e/ou fazerem parte da microbiota anfibiôntica normal humana, têm contribuído para o aumento do número de casos de infecções de origens diversas, por vezes culminando em óbito. O presente projeto tem como meta a investigação das propriedades de superfície, aderência, virulência e susceptibilidade aos antimicrobianos e os efeitos de concentrações subinibitórias de antibióticos e antissépticos sobre isolados clínicos bacterianos Gram-positivos e Gram-negativos provenientes de processos infecciosos da cavidade oral e trato respiratório (utilizando um total de 90 amostras bacterianas). Também será dada ênfase ao aspecto das espécies reativas do oxigênio assim como a participação dos mecanismos de reparo das lesões oxidativas do DNA na resistência aos agentes antimicrobianos. Neste sentido, serão realizadas as seguintes investigações: (i) determinação resistência aos agentes antimicrobianos e anti-sépticos/desinfetantes; (ii) avaliação da aderência bacteriana a substratos diversos e aos componentes séricos e/ou de matriz extracelular (fibronectina e fibrinogênio) de microrganismos submetidos ao cultivo na presença de agentes antimicrobianos usualmente utilizados na quimioterapia;(iii) pesquisa formação de biofilme. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Hirata Junior, Raphael - Coordenador / Mattos-Guaraldi, Ana Luiza - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Edital FAPEMA 01/2011 - Programa Primeiros Projetos. Estudo de mecanismos de virulência de corinebactérias potencialmente produtoras de toxina: aspectos fenotípicos, moleculares e epidemiológicos, Descrição: Corynebacterium diphtheriae é o principal agente etiológico de quadros de difteria clássica. Clones específicos produtores de toxina diftérica (TD) permanecem responsáveis por surtos epidêmicos de difteria e inúmeros casos de óbito de crianças e adultos em diferentes países. Diversos clones, independente dos biotipos e da capacidade de produção de TD, têm sido apontados como os principais responsáveis por quadros de endocardite. Além da habilidade de aderir em superfícies cutâneo-mucosas, são crescentes as evidências de que o patógeno pode sobreviver no citoplasma de células epiteliais e de macrófagos humanos. Estes dados contribuem para o argumento de que fatores de virulência além da TD sejam potencialmente importantes na patogênese da doença. Diante do exposto, serão estudadas 6 amostras de C. diphtheriae isoladas de crianças, entre 3 e 12 anos de idade, durante o surto ocorrido no Maranhão em 2010. Os objetivos do estudo serão: (i) Implantação de esquema fenotípico e genotípico de diagnóstico laboratorial de difteria; (ii) Pesquisa do perfil de sensibilidade a agentes antimicrobianos diversos; (iii) Análise da clonalidade das amostras através da técnica de RAPD e PFGE; (iv) Análise da capacidade de formação de biofilme e de interação com células eucarióticas e de mecanismos de morte celular; (v) Avaliação do papel de componentes bacterianos nas propriedades adesivas e invasivas dos micro-organismos e possíveis atividades pro-inflamatórias e pro-apoptóticas em diferentes tipos celulares; (vi) Desenvolvimento e implementação de métodos moleculares visando à caracterização de genes de virulência, através de metodologias de PCR, clonagem e sequenciamento de DNA. Valor financiado: R$ 30.000,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Coordenador / Nagao, P. E. - Integrante / Andreas Tauch - Integrante / Ana Cláudia de Paula Rosa - Integrante / Lídia Maria Asad - Integrante / Mattos-Guaraldi, Ana L - Integrante / Moreira, Lilian Oliveira - Integrante / Hirata Junior, Raphael - Integrante / Marcos Augusto Grigolin Grisotto - Integrante / Valério Monteiro Neto - Integrante / Patricia de Maria Silva Figueiredo - Integrante / Vasco Ariston de Carvalho Azevedo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Avaliação dos métodos de limpeza na efetividade do processo de esterilização de brocas odontológicas e limas endodônticas, Descrição: Avaliar os diferentes métodos de limpeza na efetividade do processo de esterilização de brocas odontológicas e limas endodônticas, uma vez que é importante avaliar essa questão, a fim de contribuir para a melhoria e/ou aperfeiçoamento dos métodos de limpeza prévia do instrumental antes do processo de esterilização. Financiador(es): Universidade Ceuma - Bolsa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Rejane Christine de Sousa Queiroz - Coordenador / Adriana Mara Araúlo Leal - Integrante., Financiador(es): Universidade Ceuma - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    EDITAL CNPq N 047 / 2012. PROGRAMA PRÓ-AMAZÔNIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE, Descrição: Este projeto visa por meio de parcerias interinstitucionais entre a região Amazônica e outras regiões do Brasil: i) estudar o potencial de diferentes extratos e compostos derivados de diferentes plantas características da região Amazônica para o tratamento de doenças inflamatórias e/ou com desbalanço do sistema imune, como por exemplo artrite reumatóide, feridas crônicas não-cicatrizantes e vitiligo; assim como os mecanismos associados ao desencadeamento e à progressão destas patologias; ii) estudar a ação antimicrobiana destas plantas sobre diferentes microrganismos; iii) a formação de estudantes de doutorado e mestrado; bem como a iniciação científica de alunos de graduação; iv) a promoção da ciência e da biologia para alunos de ensino médio e fundamental; através de oficinas de experimentação; visando o entendimento do valor da pesquisa científica para o progresso da ciência e da sociedade. A presente proposta de trabalho contribuirá para a integração de várias iniciativas entre o UniCeuma e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); ambas localizadas na região Amazônica e associadas ao Programa de Pós-Graduação nível doutorado, da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE); e diversas IES localizadas em diferentes regiões do Brasil (UFSC, USP, UNICAMP, UERJ, UFRJ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Mattos-Guaraldi, A.L. - Integrante / Hirata Junior, Raphael - Integrante / Marcos Augusto Grigolin Grisotto - Integrante / Valério Monteiro Neto - Integrante / Patricia de Maria Silva Figueiredo - Integrante / Maria Rosa Quaresma Bomfim - Integrante / Cristina Monteiro Andrade - Integrante / Elizabeth Soares Fernandes - Coordenador / Lidio Lima Neto - Integrante / Luciana Salles Branco de Almeida - Integrante / Patricia Maia Correia de Albuquerque - Integrante / Márcia Maria Corrêa Rêgo - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Edital FAPERJ n 20/2010 Apoio à Pesquisa Clínica em Hospitais Universitários: Pesquisa clínica e laboratorial de doenças infecciosas e neoplásicas na população urbana acompanhada no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/FCM/UERJ), Descrição: FAPERJ. Processo E-26/110.041/2011: Apoio à Pesquisa Clínica em Hospitais Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Raphael Hirata Junior - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Edital IFRJ no 35/2011 Estudo dos Efeitos do Fibrinogênio na Formação de Biofilme em Amostras de Corynebacterium diphtheriae Isoladas de Casos de Endocardite, Descrição: Embora já tenha sido evidenciado que o bacilo diftérico é capaz de se ligar ao fibrinogênio (Fg), aderir a superfícies como vidro e plástico (poliestireno e poliuretano) e formar biofilme, pouco se sabe sobre o papel do Fg na formação de biofilme e na susceptibilidade aos antimicrobianos de uso terapêutico em amostras isoladas de casos de endocardite, bem como na sua possível participação na persistência e/ou propagação deste micro-organismo no hospedeiro. Neste sentido, o presente trabalho objetiva pesquisar os efeitos do fibrinogênio na formação de biofilme e na susceptibilidade aos antimicrobianos de uso terapêutico em amostras de C. diphtheriae isoladas de casos de endocardite. Financiamento: IFRJ e UERJ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Raphael Hirata Junior - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Integrante / Débora Leandro Rama Gomes - Coordenador / Cintia Silva dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Padrão de uso dos jalecos utilizados por alunos de odontologia do município de São Luís, MA., Descrição: Tem como objetivo, avaliar o padrão de uso dos jalecos utilizados por alunos de Odontologia do município de São Luís, Maranhão. O estudo será realizado com alunos do curso de odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade de São Luís, Maranhão por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas contendo informações pertinentes ao objetivo da pesquisa. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Rejane Christine de Sousa Queiroz - Coordenador / Adriana Mara Araúlo Leal - Integrante / LEANDRO CORRÊA SOARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Edital FAPERJ CNE 09/2010 Estudo de aspectos relacionados ao diagnóstico, resistência aos antimicrobianos, virulência e clonalidade de Corynebacterium diphtheriae e outros microrganismos corineformes de importância médica, Descrição: E26/101.519/2010-2010-2013. A difteria continua sendo uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, inclusive em países em que foram implantados programas de imunização da população infantil. Apesar dos relevantes conhecimentos adquiridos durante os anos em diferentes áreas, as estratégias disponíveis para erradicá-la ainda são insuficientes. As manifestações da difteria têm sido relacionadas à ação da toxina diftérica (TD), que é o fator de virulência mais bem estudado. Um aspecto de relevância, partilhado entre as amostras de C. diphtheriae, Corynebacterium ulcerans e Corynebacterium pseudotuberculosis, é a capacidade de apresentarem sítios para a integração de bacteriófagos carreadores de genes para a produção de TD. A penicilina e a eritromicina têm sido as principais drogas de escolha para a erradicação do bacilo diftérico. A emergência de amostras resistentes às drogas consideradas de escolha para o tratamento de pacientes infectados tem sido reportada em vários países, inclusive no Brasil. O aparecimento de cepas resistentes às drogas utilizadas no tratamento de difteria, a constante ocorrência de surtos epidêmicos nos diferentes continentes, além dos casos de infecções por amostras atoxinogênicas e invasoras, enfatizam a necessidade do monitoramento do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos. Os dados supracitados contribuem para o argumento de que fatores de virulência além da TD sejam potencialmente importantes na patogênese da doença. Aliado ao fato da vacina com toxóide diftérico (DTP) proteger apenas contra a ação da TD e não influenciar na infecção/colonização de humanos, não só pelo C. diphtheriae, mas também pelas outras espécies potencialmente produtoras de TD, a presente proposta tem como objetivo geral o estudo de aspectos fenotípicos, moleculares e epidemiológicos da virulência desses patógenos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Edital MCT/CNPq 14/2010- - Universal. Influência de fatores ambientais e agentes antimicrobianos sobre os mecanismos de aderência e virulência de microrganismos isolados de trato respiratório superior e cavidade oral., Descrição: Micro-organismos relacionados com processos infecciosos diversos são capazes de colonizar a cavidade oral e o trato respiratório, sendo que tais sítios servem de porta de entrada para processos sistêmicos. Alguns micro-organismos que colonizam estes sítios comportam-se como patógenos estritos (incluindo o Corynebacterium diphtheriae) ou como micro-organismos com elevado potencial patogênico, envolvidos em quadros de infecções hospitalares, principalmente enterobactérias e enterococos, isolados de bolsas periodontais e de canais radiculares, respectivamente, apresentando resistência aos agentes antimicrobianos. Além das corinebactérias produtoras de toxina, diversas outras espécies do gênero, que podem apresentar multiresistência e/ou fazerem parte da microbiota anfibiôntica normal humana, têm contribuído para o aumento do número de casos de infecções de origens diversas, por vezes culminando em óbito. O presente projeto tem como meta a investigação das propriedades de superfície, aderência, virulência e susceptibilidade aos antimicrobianos e os efeitos de concentrações subinibitórias de antibióticos e antissépticos sobre isolados clínicos bacterianos Gram-positivos e Gram-negativos provenientes de processos infecciosos da cavidade oral e trato respiratório (utilizando um total de 90 amostras bacterianas). Também será dada ênfase ao aspecto das espécies reativas do oxigênio assim como a participação dos mecanismos de reparo das lesões oxidativas do DNA na resistência aos agentes antimicrobianos. Neste sentido, serão realizadas as seguintes investigações: (i) determinação resistência aos agentes antimicrobianos e anti-sépticos/desinfetantes; (ii) avaliação da aderência bacteriana a substratos diversos e aos componentes séricos e/ou de matriz extracelular (fibronectina e fibrinogênio) de microrganismos submetidos ao cultivo na presença de agentes antimicrobianos usualmente utilizados na quimioterapia;(iii) pesquisa formação de biofilme. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Raphael Hirata Junior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Edital FAPERJ 13/2010. Estudo de doenças infecciosas endêmicas no Estado do Rio de Janeiro: Uma visão integrada de aspectos clínicos e moleculares, Descrição: Processo E26/111.278/2010. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Edital CNPq-MCT no 12/2010 Estudo da influência de antimicrobianos e temperatura sobre as propriedades adesivas e toxinogênicas de amostras de Corynebacterium diphtheriae., Descrição: Processo 502073/2010-1 2010 - 2012. O micro-organismo Corynebacterium diphtheriae tem sido isolado de diferentes síndromes infecciosas além da difteria clássica e é atualmente considerado um patógeno emergente. A vacinação em massa realizada em alguns países modificou o curso das manifestações clínicas das infecções causadas por este patógeno, o que dificulta o diagnóstico. Além disso, a ocorrência de infecções atípicas enfatiza a expressão de outros mecanismos de virulência além da produção da toxina diftérica. Baseado nos dados obtidos na literatura consultada e na escassez de investigações relacionadas à influência da temperatura e dos antimicrobianos na expressão de propriedades de virulência do C. diphtheriae, o presente estudo tem com objetivo geral a análise de propriedades adesivas de amostras de origens diversas, submetidas ao choque criogênico, bem como o efeito de concentrações subinibitórias de agentes antimicrobianos sobre as propriedades de superfície celular de C. diphtheriae. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Raphael Hirata Junior - Coordenador / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    FAPERJ APQ1Edição 2009/02 Estudo de aspectos relacionados ao diagnóstico, resistência aos antimicrobianos, virulência e clonalidade de Corynebacterium diphtheriae e outros microrganismos corineformes de importância médica, Descrição: Processo E26/ 10.210-2010. 2010-2011. A difteria continua sendo uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, inclusive em países em que foram implantados programas de imunização da população infantil. Apesar dos relevantes conhecimentos adquiridos durante os anos em diferentes áreas, as estratégias disponíveis para erradicá-la ainda são insuficientes. As manifestações da difteria têm sido relacionadas à ação da toxina diftérica (TD), que é o fator de virulência mais bem estudado. Um aspecto de relevância, partilhado entre as amostras de C. diphtheriae, Corynebacterium ulcerans e Corynebacterium pseudotuberculosis, é a capacidade de apresentarem sítios para a integração de bacteriófagos carreadores de genes para a produção de TD. A penicilina e a eritromicina têm sido as principais drogas de escolha para a erradicação do bacilo diftérico. A emergência de amostras resistentes às drogas consideradas de escolha para o tratamento de pacientes infectados tem sido reportada em vários países, inclusive no Brasil. O aparecimento de cepas resistentes às drogas utilizadas no tratamento de difteria, a constante ocorrência de surtos epidêmicos nos diferentes continentes, além dos casos de infecções por amostras atoxinogênicas e invasoras, enfatizam a necessidade do monitoramento do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos. Os dados supracitados contribuem para o argumento de que fatores de virulência além da TD sejam potencialmente importantes na patogênese da doença. Aliado ao fato da vacina com toxóide diftérico (DTP) proteger apenas contra a ação da TD e não influenciar na infecção/colonização de humanos, não só pelo C. diphtheriae, mas também pelas outras espécies potencialmente produtoras de TD, a presente proposta tem como objetivo geral o estudo de aspectos fenotípicos, moleculares e epidemiológicos da virulência desses patógenos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Edital FAPERJ 11/2010 TCT Caracterização Biológica e de Interação com Células Eucarióticas de C. diphtheriae e de outros Patógenos Gram-positivos: Influência da diversidade genética, glicoconjugados, proteínas ferro-dependentes na ad, Descrição: Processo: E-26/102.146/2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2009 - 2012

    Edital CNPq-MCT n 03/2009 Estudo de mecanismos de patogenicidade de microrganismos isolados de processos infecciosos da cavidade oral e trato respiratório: influência de fatores ambientais e agentes antimicrobianos, Descrição: processo 300505/2008-6. 2009-2012 Micro-organismos relacionados com processos infecciosos diversos são capazes de colonizar a cavidade oral e o trato respiratório, sendo que tais sítios servem de porta de entrada para processos sistêmicos. Alguns micro-organismos que colonizam estes sítios comportam-se como patógenos estritos (incluindo o Corynebacterium diphtheriae) ou como micro-organismos com elevado potencial patogênico, envolvidos em quadros de infecções hospitalares, principalmente enterobactérias e enterococos, isolados de bolsas periodontais e de canais radiculares, respectivamente, apresentando resistência aos agentes antimicrobianos. Além das corinebactérias produtoras de toxina, diversas outras espécies do gênero, que podem apresentar multiresistência e/ou fazerem parte da microbiota anfibiôntica normal humana, têm contribuído para o aumento do número de casos de infecções de origens diversas, por vezes culminando em óbito. O presente projeto tem como meta a investigação das propriedades de superfície, aderência, virulência e susceptibilidade aos antimicrobianos e os efeitos de concentrações subinibitórias de antibióticos e antissépticos sobre isolados clínicos bacterianos Gram-positivos e Gram-negativos provenientes de processos infecciosos da cavidade oral e trato respiratório (utilizando um total de 90 amostras bacterianas). Também será dada ênfase ao aspecto das espécies reativas do oxigênio assim como a participação dos mecanismos de reparo das lesões oxidativas do DNA na resistência aos agentes antimicrobianos. Neste sentido, serão realizadas as seguintes investigações: (i) determinação resistência aos agentes antimicrobianos e anti-sépticos/desinfetantes; (ii) avaliação da aderência bacteriana a substratos diversos e aos componentes séricos e/ou de matriz extracelular (fibronectina e fibrinogênio) de microrganismos submetidos ao cultivo na presença de agentes antimicrobianos usualmente utilizados na quimioterapia;(iii) pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Raphael Hirata Junior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Edital MCT/CNPq n 14/2009 Universal Faixa B Estudo in vitro e in vivo de aspectos relacionados à virulência e clonalidade de Corynebacterium diphtheriae e Corynebacterium ulcerans., Descrição: 2009-2011. O presente projeto tem como objetivo geral o estudo in vitro e in vivo de aspectos relacionados à virulência e clonalidade de Corynebacterium diphtheriae e Corynebacterium ulcerans. Neste sentido, onze amostras de C. diphtheriae e C. ulcerans que foram isoladas de pacientes com quadros clínicos diversos ou de animais serão submetidas a (i) análise qualitativa e quantitativa da interação bacteriana com células endotelias e com células de linhagem monocítica em condições não-opsonizantes; (ii) avaliação da influência de condições de estresse oxidativo nos processos de interação celular; (iii) análise qualitativa e quantitativa dos mecanismos de morte (necrose e apoptose) das células hospedeiras infectadas; (iv) determinação do papel de componentes bacterianos (polipeptídeos 67-72p) nas propriedades invasivas dos microrganismos e possíveis atividades pro-inflamatórias e pro-apoptóticas de 67-72p em ambos os tipos celulares; (v) avaliação da influência de proteínas de matriz extracelular-MECs (fibronectina, laminina, colágeno e fibrinogênio) sobre a aderência e internalização celular; (vi) análise da produção e a influência da presença de citocinas IFN-g, TNF-a e TGF-b no processo de interação celular; (vii) determinar a atividade artritogênica dos microrganismos potencialmente invasores empregando um modelo experimental em murinos; (viii) correlacionar a capacidade de interação com substratos diversos e a atividade artritogênica com as seguintes características fenotípicas e genotípicas das diferentes amostras: presença do gene tox e/ou produção de toxina diftérica; capacidade de metabolização de sacarose, produção de porfirina e dnase, perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos; capacidade de formação de biofilme e de interação com células epiteliais do trato respiratório; perfis genotípicos obtidos pelas técnicas de RAPD e PFGE. Valor financiado: R$ 100.000,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2013

    PNPD Implementação e desenvolvimento de métodos moleculares para o estudo de aspectos epidemiológicos, de virulência e diagnóstico microbiológico do Corynebacterium diphtheriae, corinebactérias e outros corineformes de importância médica., Descrição: A prevalência de determinados clones bacterianos indica que propriedades biológicas do C. diphtheriae exercem relevante papel durante as epidemias de difteria. A ocorrência de infecções em indivíduos imunizados sugere que outros fatores além da proteção contra a toxina diftérica (TD) parecem influenciar na vulnerabilidade dos indivíduos. Quadros clínicos atípicos, com ausência de formação de pseudomembrana, podem ocorrer em indivíduos parcialmente imunizados e infectados por amostras toxinogênicas. As técnicas moleculares são utilizadas como ferramentas adicionais no diagnóstico da difteria em alguns laboratórios de referência de países industrializados. A técnica de PCR é empregada na detecção do gene da TD e oferece vantagens sobre as técnicas de fenotipagem, já que produz resultados rápidos, simples, altamente sensíveis e de fácil interpretação. Embora o resultado positivo seja indicativo de toxinogenicidade, este não permite exclusão do diagnóstico fenotípico. O resultado negativo do teste de PCR pode ser útil para a rápida exclusão da toxinogenicidade. Entretanto, a metodologia ainda não foi totalmente padronizada, uma vez que têm ocorrido variações nos resultados obtidos em alguns laboratórios. O estudo dos genes do RNA 16S e rpoB também alcançou bons resultados na identificação das diferentes espécies do gênero Corynebacterium. Contudo, estas análises utilizam técnicas que requerem etapas de amplificação de DNA e de sequenciamento dos produtos de amplificação, inviabilizando seu uso na rotina laboratorial por demandarem infraestrutura e pessoal altamente treinado e qualificado, além de serem laboriosas e de alto custo. Diante do exposto, é relevante desenvolver o presente projeto. Financiamento: CAPES ? bolsa e R$12.000,00 anuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Edital FAPERJ 09/2007 - E-26/110.294/2007 - Pensa Rio - Apoio ao Estudo de Temas para o Rio de Janeiro. Envelhecimento e fragilidade em uma coorte de idosos na Cidade do Rio de Janeiro., Descrição: E-26/110.294/2007. Não obstante a idade ser o principal fator de risco para um número grande de doenças, a maioria dos idosos vive de maneira autônoma e independente, auferindo alto grau de satisfação pessoal. No entanto, uma parcela substancial da população idosa é portadora de condições de saúde que as tornam vulneráveis a um grande número de eventos adversos. Estes indivíduos estão prestes a transpor, ou já transpuseram, a barreira da preservação funcional e cognitiva, desenvolvendo quadros variados de dependência, e são classificados na moderna literatura geriátrica como portadores de fragilidade, uma síndrome cuja fisiopatologia encontra-se em franco processo de investigação. Diante do exposto, foram traçados os seguintes objetivos: Avaliar as condições de saúde associadas ao envelhecimento, envolvendo a identificação de processos infecciosos prevalentes nesse contingente populacional; identificação e validação de instrumentos de avaliação das síndromes da fragilidade e demenciais e biomarcadores de competência imunológica envolvendo os setores de imunidade inata e adaptativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    FAPERJ Apoio às Univ.Est.do RJ Uerj/Uenf/Uezo 2008 - Mecanismos inflamatórios infecciosos e não infecciosos em populações urbanas do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: E-26/110.867/2008. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Edital FAPERJ 03/2007 - Jovem Cientista do Nosso Estado Análise dos mecanismos de interação com macrófagos e células endoteliais humanas de amostras de Corynebacterium diphtheriae e de microrganismos corineformes de importância médica, Descrição: E-26/100.521/2007 Corynebacterium diphtheriae é o principal agente etiológico de quadros de difteria clássica. Clones específicos produtores de toxina diftérica (TD) permanecem responsáveis por surtos epidêmicos de difteria e inúmeros casos de óbito de crianças e adultos em diferentes países. Diversos clones, independente dos biotipos e da capacidade de produção de TD, têm sido apontados como os principais responsáveis por quadros de endocardite. Além da habilidade de aderir em superfícies cutâneo-mucosas, são crescentes as evidências de que o patógeno pode sobreviver no citoplasma de células epiteliais e de macrófagos humanos. Estes dados contribuem para o argumento de que fatores de virulência além da TD sejam potencialmente importantes na patogênese da doença. Aliado ao fato da vacina com toxóide diftérico (DTP) proteger apenas contra a ação da TD e não influenciar na infecção/colonização de humanos, não só pelo C. diphtheriae, mas também pelas outras espécies potencialmente produtoras de TD, Corynebacterium ulcerans e Corynebacterium pseudotuberculosis, a presente proposta tem como objetivo geral o estudo de aspectos fenotípicos, moleculares e epidemiológicos da virulência desses patógenos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    FAPERJ-E-26/152.450/2006-PIBIC-Atividades pró-inflamatórias e pró-apoptóticas com a hamaglutinina não fimbrial 67-72p de Corynebacterium diphtheriae, Descrição: Corynebacterium diphtheriae pode ser isolado tanto de quadros de difteria clássica, quanto de infecções sistêmicas, como endocardite. O fibrinogênio (Fbn) e a fibronectina (Fn) são glicoproteínas presentes na matriz extracelular de tecidos conjuntivos. A influência destas proteínas na patogênese das infecções locais e invasivas causadas por C. diphtheriae é objeto de estudo devido ao fato do bacilo diftérico poder ser encontrado em lesões nas quais o Fbn e a Fn são predominantes, incluindo a pseudomembrana diftérica e vegetações cardíacas presentes na endocardite infecciosa. São crescentes as evidências de que o C. diphtheriae pode, além de aderir, ser internalizado por células em cultura. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar a capacidade do complexo protéico formado pelas proteínas de 67 e 72 kDa (67-72p), presente na superfície de C. diphtheriae, de interagir com proteínas de matriz e com superfícies celulares, além de participar dos processos de internalização celular e indução da apoptose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Raphael Hirata Junior - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2004 - 2007

    FAPERJ Primeiros Projetos E-26/170.661/2004. Análise dos mecanismos de interação com células endoteliais humanas (HUVECs) e expressão de adesinas ferro-dependentes de amostras de Corynebacterium diphtheriae e de micro-rganismos corineformes de importância, Descrição: Internalização bacteriana e translocação através de células endoteliais resulta no acesso ao sistema vascular do hospedeiro. O papel de células endoteliais na patogênese de C. diphtheriae e de outros corineformes ainda não foi documentado. Desta forma, torna-se relevante o estudo dos mecanismos de interação com células endoteliais humanas (HUVECs) e expressão de adesinas ferro-dependentes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Soares Sabbadini - Integrante / Ana Luiza de Mattos-Guaraldi - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Melhor trabalho da categoria pesquisa do Curso de Biomedicina no V Congresso de Saúde e Bem Estar da Universidade Ceuma, Universidade Ceuma.

2015

Trabalho premiado (1o colocado do Curso de Biomedicina) no III Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. PERFIL HEMAGLUTINATE DE AMOSTRAS DE Corynebacterium diphtheriae ISOLADAS DURANTE, Uniceuma.

2015

Melhor trabalho apresentado sob a forma de banner no Dia do Biomédico, UNICEUMA.

2011

Trabalho premiado (1o colocado) no 38o Congresso Brasileira de Análises Clínicas - Prêmio Newprov, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

2010

Trabalho premiado (2o lugar) no V Seminário de Resistência Bacteriana e IV Seminário de Resistência Microbiana, Instituto de Infectologia da Bahia.

2000

Trabalho selecionado para representar a Fundação Oswaldo Cruz na 7ª Jornada de Iniciação Científica em Brasília., Fundação Oswaldo Cruz.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Ceuma, Centro de Ciências da Saúde. , Rua Josué Montello, nº 1, Renascença II, 65075120 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 996216254, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2019

    Ensino, Diagnóstico por Imagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Biossegurança e Radioproteção

  • 08/2015

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacteriologia Clínica, Bacteriologia e Virologia, Biossegurança

  • 02/2015

    Ensino, Gestão de Programas e Serviços de Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Biossegurança e Vigilância Epidemiológica

  • 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Avaliador e relator de projetos submetidos ao Comitê de Ética no Uso de Animais.

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Programa de Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.,Linhas de pesquisa

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado e Núcleo Estruturante Docente (NDE) no Curso de graduação em Biomedicina.

  • 08/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Programa de Mestrado em Biologia Parasitária.,Linhas de pesquisa

  • 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Analista e Relatora de projetos submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP).

  • 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2013 - 07/2018

    Ensino, Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúd, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biossegurança e Vigilância Sanitária

  • 02/2016 - 10/2017

    Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética e Biossegurança, Doenças Bacterianas Negligenciadas no Brasil e no Mundo

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Microbiologia

  • 08/2011 - 01/2016

    Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biossegurança, Doenças Bacterianas Negligenciadas no Brasil e no Mundo

  • 11/2015 - 12/2015

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imunologia

  • 02/2013 - 07/2015

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo Relação Agente Hospedeiro e Meio Ambiente: Disciplina Bacteriologia e Virologia, Módulo Relação Agente Hospedeiro e Meio Ambiente: Disciplina Imunologia

  • 08/2011 - 12/2013

    Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa

  • 02/2012 - 07/2013

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Citologia e Embriologia

2014 - Atual

Rede de biodiversidade e biotecnologia da Amazônia, BIONORTE, Brasil.

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Outras informações:
Disciplina Ministrada: Doenças Bacterianas Negligenciadas no Brasil e no Mundo

Atividades

  • 01/2014

    Ensino, em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Lega, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Doenças Bacterianas Negligenciadas no Brasil e no Mundo

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pós Doutorado, Enquadramento Funcional: Pós Doutoranda

Outras informações:
Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica - UERJ

2006 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica - UERJ

2008 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora Substituta das Disciplinas de Microbiologia e Imunologia - Cursos: Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição

2003 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica - UERJ

Atividades

  • 04/2006

    Estágios , Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica, .,Estágio realizado, Pesquisa de atividades pro-inflamatórias e pro-apoptóticas associadas com a hemaglutinina não fimbrial 67-72p de Corynebacterium diphtheriae.

  • 01/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica, .,Cargo ou função, Consultorias nas questões relacionadas à Biossegurança.

  • 03/2009 - 11/2010

    Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor palestrante convidado das disciplinas (i) Fundamentos de Ecologia e (ii) Ecologia e Avaliação de Impactos Ambientais

  • 01/2010

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora convidada para ministrar a aula intitulada "Infecções respiratórias baixas (tuberculose) e infecções de pele (hanseníase e estafilococcias)."

  • 01/2009

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora convidada para ministrar a aula intitulada "Infecções respiratórias baixas (tuberculose) e infecções de pele (hanseníase e estafilococcias)"

  • 09/2008 - 09/2008

    Ensino, Microbiologia Médica Humana, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aula ministrada: Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa e de Rotina. Disciplina: Tópicos Avançados em Biologia

  • 03/2008 - 03/2008

    Ensino, Microbiologia Médica Humana, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aula ministrada: Folhetos bacterianos (parede,membrana e cápsulas). Métodos de análise. Disciplina Estrutura e Fisiologia de Microrganismos

  • 08/2003 - 02/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2003 - 02/2006

    Estágios , Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica, .,Estágio realizado, PARTICIPAÇÃO DE PROTEÍNAS 67-72kDa DE SUPERFÍCIE CELULAR EM PROCESSOS DE ADERÊNCIA E INTERNALIZAÇÃO DE Corynebacterium diphtheriae.

  • 01/2004

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora convidada para ministrar a aula intitulada "Infecções respiratórias altas (coqueluche, difteria, estreptococcias).", Professora convidada para ministrar a aula intitulada "Doenças sexualmente transmissíveis (sífilis, gonorréia, clamídia, linfogranuloma venéreo).", Professora convidada para ministrar a aula intitulada "Infecções respiratórias baixas (tuberculose) e infecções de pele (hanseníase e estafilococcias)."

2011 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Avaliador de projetos, Enquadramento Funcional: Avaliador de projetos

2011 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

2012 - 2012

Instituto Florence de Ensino Superior

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora do Curso de Graduação em Enfermagem Disciplina Ministrada: Microbiologia

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

2009 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Curso Especialização, Enquadramento Funcional: Professor Especialização

2001 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador sem vínculo

2002 - 2002

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço Especializado

Outras informações:
Prestação de Serviço Especializado (Redação em formato próprio para publicação em revista científica das etapas do trabalho concluído experimentalmente sobre o controle do Trypanosoma cruzi pelo Trypanosoma conorhini in vitro e in vivo.)

2001 - 2002

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço Especializado

Outras informações:
Prestação de Serviço Especializado (Análise morfométrica e estatística de tripanosomatídeos).

2000 - 2001

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço Especializado

Outras informações:
Prestação de Serviço Especializado (Análise morfométrica de tripanosomatídeos).

2000 - 2000

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitora da disciplina de Biologia e Taxonomia de Tripanosomatídeos do programa do curso de Pós-Graduação "Stricto Sensu" do Instituto Oswaldo Cruz

1998 - 2000

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário de Iniciação Científica, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2001 - 12/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Coleção de Tripanosomatídeos-Instituto Oswaldo Cruz, Dep. de Entomologia, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2009

    Ensino, Engenharia Sanitária e Controle Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecologia e Sistemas Ambientais

  • 06/2002 - 08/2002

    Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Redação em formato próprio para publicação em revista científica das etapas do trabalho concluído experimentalmente sobre o controle do Trypanosoma cruzi pelo Trypanosoma conorhini in vitro e in vivo..

  • 05/2001 - 02/2002

    Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Análise Morfométrica de Tripanosomatídeos (Medidas e digitação em planilhas de Excel).

  • 12/2000 - 01/2001

    Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Análise morfométrica de tripanosomatídeos.

  • 08/1998 - 07/2000

    Estágios , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Estágio realizado, Desenvolvimento de Monografia "Trypanosoma cruzi e Trypanosoma conrhini: análise morfológica, morfométrica, bioquímica e molecular após co-cultivo".

  • 01/2000

    Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia e Taxonomia de Tripanosomatídeos

2012 - 2012

Universidade Gama Filho

Vínculo: Professor Curso Especialização, Enquadramento Funcional: Professor Especialização

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Qualidade e Biossegurança em Serviços de Saúde Disciplina ministrada: Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde

Atividades

  • 01/2009

    Ensino, Gestão Qualidade e Biossegurança em Serviços Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de resíduos

2009 - 2011

RHIO'S Recursos Humanos. Intercâmbio e Orientação Profissional

Vínculo: Contrato Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Palestrantre em Biotecnologia e Eng Genética

2007 - 2008

Centro Educacional Henry Dunant

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor Curso Técnico de Patologia Clínica, Carga horária: 18

Atividades

  • 02/2007 - 08/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Histotecnologia, Biossegurança, Química, Organização e Administração Laboratorial

2004 - 2005

Colégio e Curso Daltro Netto

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Curso Técnico de Enfermagem

Outras informações:
Professora de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Curso Técnico de Enfermagem

2004 - 2005

Colégio e Curso Daltro Netto

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia EJA

Outras informações:
Professora de Biologia do ensino médio - Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Atividades

  • 03/2004 - 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia

1995 - 1996

Laboratório Antônio J Romão Análises Clínicas

Vínculo: Auxiliar-técnico, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Setor: Urinálise e Parasitologia

Atividades

  • 05/1995 - 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Particular, .,Serviço realizado, Urinálise e Parasitologia.

1994 - 1995

HOSPITAL DE FORÇA AÉREA DO GALEÃO

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária em Patologia Clínica, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de laboratório de análises clínicas em geral

Atividades

  • 10/1994 - 03/1995

    Estágios , Aeronáutica, .,Estágio realizado, Estágio em Patologia Clínica, realizando atividades de laboratório em geral..