Ana Clara Soares da Silva Albernaz

Graduada no curso de Pedagogia na Universidade Federal de JataíTem experiência na área de Educação.Residente em educação especial na escola Erica de Melo Barbosa.Projeto de iniciação científica em ensino de frações , análise de manuais pedagógicos atualmente trabalhando na rede estadual de ensino no estado de Goiás na área da educação inclusiva.Tem se destacado em sua trajetória acadêmica e profissional, mostrando-se apto a lidar com os desafios da educação inclusiva. Sua dedicação e paixão pela educação são evidentes e inspiradoras. É importante que continue a buscar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, tanto em sua prática docente quanto em projetos de pesquisa. Projeto de iniciação científica em ensino de frações e a análise de manuais pedagógicos revelam um interesse genuíno em aprofundar seus conhecimentos e contribuir para a melhoria do ensino.

Informações coletadas do Lattes em 28/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

2023 - 2024

Instituto Facuminas Ead Ltda
Título: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Orientador: ANA CLARA

Especialização em Pós graduação em TEA e TGD

2023 - 2024

Instituto Facuminas Ead Ltda
Título: Transtornos do espectro autista(TEA) e transtornos globais do desenvolvimento(TGD)

Graduação em Pedagogia

2019 - 2023

Universidade Federal de Jataí
Título: Dobrando e rasgando papel para ensinar frações
Orientador: Viviane Barros Maciel

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2018

Instituto Adventista Brasil Central

Ensino Fundamental (1º grau)

2011 - 2015

[Nome removido após solicitação do usuários]

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

Ana Clara soares da silva Albernaz . FESTIVAL DE INVERNO. 2019. (Festival).

Ana Clara soares da silva Albernaz . INTERVENÇÃO URBANA. 2019. (Outro).

Ana Clara soares da silva Albernaz . FESTIVAL DE INVERNO. 2019. (Festival).

Ana Clara soares da silva Albernaz . INTERVENÇÃO URBANA. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Cidadania Fiscal.Curso de Cidadania Fiscal. 2024. (Outra).

XVI SEMINÁRIO INTEGRADOR DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA.APRENDENDO COM OS DINOSSAUROS. 2023. (Seminário).

XVIII SEMANA DE LICENCIATURA E IX SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIENCIAS E MATEMÁTICA.BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE. 2022. (Seminário).

Palestra "Mulher na Ciência". 2021. (Outra).

Palestra " People Skills". 2021. (Outra).

II Semana Rede Pedagógica. 2020. (Outra).

I Semana rede pedagogica. 2020. (Congresso).

O teatro brasileiro: do texto a cena da cena ao computador. 2020. (Outra).

Palestra ?O estágio no curso de Pedagogia da UFJ?. 2020. (Outra).

Congresso TOGETHER. 2019. (Congresso).

PROJETO CULTURAL "Dialogos ,prosa,livro e café". 2019. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • Ana Clara soares da silva Albernaz . Aprendendo com os dinossauros. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Ana Clara soares da silva Albernaz . Brincando também se aprende. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Ana Clara soares da silva Albernaz . CONEP. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ana Clara Soares da Silva ; ROCHA, S. ; SILVA, A. C. S. ; Ana Clara soares da silva Albernaz . II FESTIVAL DE INVERNO DE JATAÍ DA UNIVERSIDADE FEDRRAL DE JATAÍ .Oficina de criação de filtro dos sonhos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ana Clara soares da silva Albernaz . MINI CURSO- ATIVIDADES PEDAGOGICAS LUDICAS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • Ana Clara soares da silva Albernaz . CURSO 'ABA: ANALISE COMPORTAMENTAL DO ESPECTRO AUTISTA. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Ana Clara soares da silva Albernaz . CAPACITAÇÃO EM ANALISE DO COMPORTAMENTO APLICADA(ABA) VOLTADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO(TEA). 2023. .

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2022

    Orientações para ensinar frações para crianças uma analise em revistas pedagógicas entre os anos de 1890-1970, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi caracterizar uma ?matemática para ensinar?, a partir das orientações dadas ao professor dos primeiros anos escolares, para o ensino de frações, nas revistas pedagógicas paulistas (1890 a 1970), referências para todo país. Assim, elencou-se como questão norteadora ?Que elementos podem ser interpretados como ferramenta de trabalho do professor para ensinar frações nessas revistas?". A pesquisa se pautor em autores que definem os saberes constituintes das profissões do ensino e da formação em dois tipos: "saberes a ensinar" e "saberes para ensinar" e nas categorias de análise,?matemática a ensinar? e ?matemática para ensinar?, a partir destas definições. Foram analisados 10 artigos sobre o ensino de frações, em 15 revistas paulistas escolhidas para análise. Os resultados mostraram que neste período as revistas divulgavam diferentes ferramentas para ensinar frações, que tivessem significado para as crianças, uma contracultura pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ana Clara Soares da Silva Albernaz - Coordenador / Viviane Barros Maciel - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade Federal de Jataí

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2018

Instituto Adventista Brasil Central

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - Atual

Escola Estadual Frei Domingos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE APOIO, Carga horária: 30