Manoel Batista da Costa Neto

Médico formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), extensa experiência em atividades de campo prático extracurricular, completou programa de estágio em UTI e cirurgia do Dr. José Teles de Mendonça do Hospital do Coração ( H-Cor), experiência em projetos de pesquisa e extensão, com trabalhos apresentados e publicados em anais de congressos.

Informações coletadas do Lattes em 28/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Medicina 105

2018 - 2024

Universidade Federal de Sergipe
Título: Avaliação do Conhecimento de Suporte Básico e Avançado de Vida entre Estudantes ao longo do curso de Medicina: Impacto da Formação na Qualidade do Atendimento Emergencial
Orientador: Fabricio Dias Antunes

Curso técnico/profissionalizante em Química

2015 - 2018

Instituto Federal de Sergipe

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2018

Instituto Federal de Sergipe

Ensino Fundamental (1º grau)

2009 - 2014

Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus

Formação complementar

2019 - 2019

REDAÇÃO CIENTÍFICA PRA ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE. (Carga horária: 20h). , SOCIEDADE MÉDICA DE SERGIPE, SOMEDE, Brasil.

2019 - 2019

CONGRESSISTA. (Carga horária: 20h). , NÚCLEO DE DOR E REABILITAÇÃO, NDR, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Semana de Extensão Tecnológica do IFS. (Carga horária: 27h). , Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

A VACINA DA INFLUENZA TETRAVALENTE: COMO PODEMOS AVANÇAR NO CONTROLE. 2022. (Simpósio).

I Simpósio da Liga Acadêmica de Anatomia e Cirurgia de Sobral: Nulla Cirurgia Sine Anatomia. 2022. (Simpósio).

Palestra sobre Ecocardiograma e Ecoestresse. 2022. (Simpósio).

Palestra sobre FISIOLOGIA E SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR. 2022. (Simpósio).

I Curso Clínico-Cirúrgico de Emergências Cardiovasculares. 2020. (Oficina).

VI Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia Aplicada. Teratoma: uma breve revisão de literatura. 2020. (Congresso).

1º Simpósio LAENFAP:. 2019. (Simpósio).

Cinemed.Cinemed - filme QUASE DEUSES. 2019. (Oficina).

ENCONTRO DE ÉTICA MÉDICA SOBRE ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS À HEMOTRANSFUSÃO: QUESTIONAMENTOS ÉTICO-LEGAIS E EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS. 2019. (Encontro).

II Jornada Estadual da Prematuridade. 2019. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ARAGAO, J. A. ; SANTANNA, F. M. ; SANTANNA, I. C. ; COSTA NETO, M. B. . Anatomistas do Brasil. 1. ed. Aracaju: Diego DiSouza, 2019.

  • SOUZA, M. G. ; SANTOS, W. M. ; OLIVEIRA, R. N. ; COSTA NETO, M. B. ; ALMEIDA, A. M. ; CARVALHO NETO, B. A. ; SANTOS, M. N. ; SOUZA, M. T. P. ; REIS, L. A. ; MACEDO, M. F. O. ; SILVA, M. C. . Hipertensão Pulmonar do Grupo 1 Após Correção Cirúrgica Bem Sucedida de Comunicação Interatrial: Relato de Caso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA NETO, M. B. ; VIEIRA, I. C. ; SILVA, V. H. ; SILVA, M. V. . Teratoma: uma breve revisão de literatura. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Detecção de EGB e Respectiva Susceptibilidade Antimicrobiana de Amostras Clínicas de Gestantes, Descrição: Streptococcus agalactiae ou ou Streptococcus do grupo B (EGB), cocos gram-positivos que colonizam, assintomaticamente, a vagina e/ou o reto de 10 a 40% das gestantes, constituem-se num dos principais causadores de infecções neonatais graves, como sepse, pneumonia e meningite. A prevalência da colonização por EGB varia bastante de acordo com a localização geográfica, inclusive com flutuações regionais, bem como pode estar relacionada a variáveis como idade materna, paridade, estado conjugal, renda mensal, tabagismo, escolaridade entre outros. Sabe-se que quanto menor a idade e o número de partos de uma gestante maior a chance desta estar colonizada. É bem documentado que alguns fatores como idade gestacional na época da realização da triagem para colonização por EGB, sí­tios anatômicos pesquisados e métodos microbiológicos utilizados melhoram a precisão dos resultados. Em 1996, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em colaboração com outras entidades como o American Congress of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), publicou recomendações para a prevenção da doença estreptocócica neonatal, como o uso profilático de antibióticos durante o trabalho de parto para mulheres que apresentavam algum fator de risco como parto prematuro, febre intraparto e história prévia de infecção por EGB ou encontravam-se colonizadas por EGB entre a 35ª e 37ª semana de gestação. No Brasil, a pesquisa universal de gestantes colonizadas e a antibioticoprofilaxia não são procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde sob a justificativa de que não há evidências suficientes quanto ao custo/benefício da conduta. Assim, a triagem de gestantes é realizada, de maneira não obrigatória, por alguns centros que prestam assistência pública e por profissionais da rede privada. Será necessário que o aluno esteja atento e faça contato com o grupo para que tão logo as amostras cheguem ao LABAC sejam realizadas culturas. Por isso, o aluno deverá preparar todo o material a ser utilizado para realização dos testes previamente. Após o período de incubação realizar os testes previstos na metodologia como isolar, identificar Streptococcus agalactiae, testar a susceptibilidade antimicrobiana das cepas e, criopreservá-las a -80ºC. De posse dos resultados obtidos no LABAC, o graduando deverá encaminhá-los para o membro do grupo que transmitirão os resultados para as gestantes. O graduando deverá analisar os resultados obtidos e elaborar artigo cientí­fico com a equipe do projeto Além das atividades listadas acima, o aluno deverá dispor de um tempo para participar de grupos de discussão e apresentar seminários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Manoel Batista da Costa Neto - Integrante / Mylena Santos Dantas - Integrante / Maria Regina Pires Carneiro - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Aristo Residencia Médica

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2023

Hospital do Coração de Aracaju, HCoração

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Cardiologia na UTI e em Cirugia, Carga horária: 8

Outras informações:
O estágio consiste em atuação de aprendizado na UTI, Hemodinâmica e participação em cirurgias cardíacas do Hospital do Coração de Aracaju - SE.

2022 - 2024

Hospital de Urgências de Sergipe

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em medicina, Carga horária: 40