Nathália Lima de Souza

Bacharela em Biblioteconomia pela Faculdade de Ciência da Informação (FCI), da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Bibliotecária no Colégio Arvense. Foi estagiária na Biblioteca do Senado Federal, atuando no Setor de Pesquisa Parlamentar e no Serviço de Pesquisa e Atenção ao Usuário da Biblioteca. Anteriormente, atuou como colaboradora na Equipe Editorial da Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB). Foi bolsista em um Projeto de Pesquisa pela Fiocruz, e em dois Programas de Iniciação Científica (PROIC) pela UnB. Foi monitora na disciplina de Editoração Prática na Faculdade de Ciência da Informação (FCI). Tem interesse nas áreas de Estudos de Usuários, Comportamento Informacional, Sistemas de Recomendação, e Psicologia da Personalidade.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Biblioteconomia

2019 - 2024

Universidade de Brasília, UnB
Título: Sistemas de Recomendação: uma análise das interações de usuários da informação a partir da Psicologia da Personalidade
Orientador: Marcio Bezerra da Silva

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2018

Colégio Cor Jesu

Formação complementar

2025 - 2025

Introdução aos Sistemas de Segmentação e Recomendação. (Carga horária: 6h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2024 - 2024

Curso de Auxiliar de Biblioteca. , Cursa, CURSA, Brasil.

2024 - 2024

Capacitação em Competência em Informação para Combate à Desinformação. , Conselho Regional de Biblioteconomia 1a. Região, CRB1, Brasil.

2024 - 2024

Design Thinking aplicado a Bibliotecas. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2022 - 2023

Francês. , Centro Interescolar de Línguas, CIL, Brasil.

2021 - 2021

HTML. , Fundação Bradesco, FB, Brasil.

2020 - 2020

Sistemas operacionais: conceitos básicos. , Fundação Bradesco, FB, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Formação Jurídica para o Ensino Médio. (Carga horária: 30h). , Instituição de Direito Púlbico, IDP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

Organização de eventos

SIMEÃO, Elmira ; RODRIGUES, Ricardo ; SOUZA, Nathália Lima de . X Seminário Hispano-Brasileiro de pesquisa em informação, documentação e sociedade. 2021. (Outro).

Participação em eventos

III Encontro Interncioanl de Arquivos, Bibliotecas e Museus. Sistemas de recomendação: um estudo que considere a Psicologia da Personalidade e tipologia sistêmica. 2025. (Congresso).

Treinamento Target GEDWeb para usuários e supervisores. 2023. (Outra).

O portfólio é o seu primeiro produto: 3 dias de prática. 2022. (Oficina).

História oral e pública: possibilidades para a História do tempo presente. 2019. (Simpósio).

Workshop de Informação, Dado e Tecnologia. 2019. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SOARES, Racknelly Alves S. ; SIMEÃO, Elmira ; BUTRAGO, Mylena Xavier ; SOUZA, Nathália Lima de ; SILVA, Maria Eduarda Bispo da ; MELO, Jessé Luiz Ribeiro de ; SOUZA, Bruno Alves Mendonça de . Turma d?Agente: revista infantil para divulgação do SUS e para comunicação e educação em saúde coletiva. In: SOUZA, Maria Fátima de; MENDONÇA, Ana Valéria M.; SIMEÃO, Elmira Luzia M. S.; COSTA, Luana Dias da.. (Org.). Relatos de Experiências para a prevenção de arboviroses: Sul, Sudeste e Arbocapacidades. 1ed.Brasília: Editora Ecos, 2022, v. 2, p. 253-270.

  • SOUZA, Nathália Lima de . Estudo Multicêntrico sobre a prática dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil: uma produção editorial. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, Nathália Lima de . Memória do Seminário Hispano Brasileiro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação Científica

Outras informações:
Título: Estudo Multicêntrico das Práticas dos Agentes de Combates às Endemias (ACE) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Brasil: uma produção editorial.

2021 - 2021

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora de Editorações Práticas, Carga horária: 30

Outras informações:
Orientação acerca dos princípios básicos do design, da plataforma Canva e da construção de um produto e/ou serviço informacional

2021 - 2021

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação Científica

Outras informações:
Título: Criação de Repositório para Produção Científica do Seminário Hispano-Brasileiro: estudos da ferramenta no conceito de software livre - OMEKA

2022 - 2022

Biblioteca Nacional de Brasília

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Gerenciamento de Mídias Sociais

Outras informações:
Criação e planejamento de postagens para mídia social (Instagram)

2022 - 2022

Biblioteca Pública de Brasília

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Processos de seleção, catalogação, classificação, indexação e conservação de livros do acervo.

2023 - 2024

Senado Federal

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Serviço de Pesquisa Parlamentar, Carga horária: 20

2023 - 2023

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Título do Projeto: Plano de Melhoria dos Atos Normativos do Ministério da Saúde Visando a Eficiência e Efetividade das Políticas Públicas de Saúde (Projeto Legisus)

2024 - Atual

Colégio Arvense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bibliotecária, Carga horária: 5