Débora Bedim Loures

Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) na Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), atuando principalmente nos seguintes temas: política externa, política de defesa e operações de paz. Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle - Niterói (2019), Mestre em Ciências Militares pela ECEME (2023). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Operações de Paz (LABPOP); Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE) e do Observatório de Político Sul-Americano (OPSA).

Informações coletadas do Lattes em 06/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em CIÊNCIAS MILITARES

2023 - Atual

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: O Processo de Tomada de Decisão Brasileiro para as Operações de Paz: uma análise comparada dos casos da UNTAET e UNIFIL
Guilherme Moreira Dias. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Operações de Paz; Política Externa; Política de Defesa; Análise de Política Externa Comparada; Líbano; Timor-Leste.

Mestrado em CIÊNCIAS MILITARES

2021 - 2023

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: A Participação dos Militares Brasileiros nas Operações de Paz Entre os Anos de 2003-2010: um ponto de interseção entre política externa e política de defesa do país, Ano de Obtenção: 2023
Guilherme Moreira Dias.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Operações de Paz; Política Externa; Política de Defesa; Diplomacia Militar.

Graduação em Relações Internacionais

2015 - 2019

Centro Universitário La Salle - Niterói
Título: DEUS SALVE A RAINHA: A Diplomacia de Elizabeth II e sua importância para a política externa do Reino Unido durante a Guerra Fria.
Orientador: Alice Gravelle Vieira

Graduação em Relações Internacionais

2018 - 2018

Centro Universitário La Salle - Niterói
Orientador: em Management Center Innsbruck ( -)
com

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

9 Encontro Nacional da ABRI. 2023. (Congresso).

9 Encontro Nacional da ABRI. O Deslocamento de Tropas Brasileiras para Operações de Paz: um olhar para o processo decisório doméstico. 2023. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa em Defesa Nacional.O Deslocamento de Tropas brasileiras para Operações de Paz: um olhar para o processo decisório doméstico na MINUSTAH e na MINUSCA. 2023. (Seminário).

LAAD DEFENCE & SECURITY. 2023. (Feira).

Palestra para o Curso de Relações Internacionais da UNILASALLE-RJ.A política externa do Brasil durante o governo Juscelino Kubitschek (JK). 2023. (Seminário).

Palestra para o Curso de Relações Internacionais da UNILASALLE-RJ.A Participação dos militares brasileiros nas operações de paz entre os anos 2003-2010: um ponto de interseção entre a política externa e a política de defesa do país.. 2023. (Seminário).

13 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS E A DIPLOMACIA MILITAR: o caso do Haiti e o reflexo da política externa altiva e ativa do governo Lula. 2022. (Congresso).

8 Encontro Nacional da ABRI. 2021. (Congresso).

8 Encontro Nacional da ABRI. A Conciliação da Política Externa e da Política de Defesa para Projeção do Brasil no Sistema Internacional Uso das OPAZ como Exemplo Contemporâneo. 2021. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • LOURES, D. B. ; REIS, J. F. . Os 100 dias da política externa brasileira durante o governo Lula III. BOLETIM OPSA , v. 1, p. 9-17, 2023.

  • LOURES, D. B. ; GOIS, C. C. ; FARIAS, H. C. . A MOEDA COMO FONTE DE PODER: AS SANÇÕES FINANCEIRAS E A ?BOMBA-DÓLAR? EM CUBA E NA VENEZUELA. REVISTA MURAL INTERNACIONAL , v. 13, p. 1-18, 2022.

  • LOURES, D. B. ; GOIS, C. C. . O Papel da Inteligência Cultural nas Operações de Paz da ONU: um estudo de caso da UNIFIL. Revista CCOPAB E OPERAÇÕES DE PAZ: Perspectivas, Reflexões e Lições Aprendidas , v. 1, p. 85-108, 2022.

  • LOURES, D. B. . Deus salve a Rainha: a Diplomacia de Elizabeth II e sua importância para a política externa do Reino Unido durante a Guerra Fria.. In: Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves; Letícia Cordeiro Simões de Moraes Lima. (Org.). Relações Internacionais em Perspectiva. 1ed.São Paulo: PerSe, 2020, v. 7, p. 158-186.

Prêmios

2019

PRÊMIO DE DESTAQUE ACADÊMICO, UNILASALLE-RJ.

2019

Menção Honrosa em razão da qualidade da monografia inititulada: "Deus Salve a rainha: A diplomacia de Elizabeth II e sua importância para a política externa do Reino Unido durante a Guerra Fria"., UNILASALLE-RJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Experimento Intercâmbio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Venda, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhei na empresa Experimento Intercâmbio na unidade de Niterói. Iniciei no trabalho em dezembro de 2019 e minha principal função é auxiliar (apresentando o programa e tirando dúvidas) e vender programas de intercâmbio para o cliente interessado.

2016 - 2018

Subsecretaria de Relações Internacionais do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Comércio Exterioir

Outras informações:
O nome do projeto que participei é uma colaboração da Unilasalle-RJ (Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro) com a SSRI (Subsecretaria de Relações Internacionais do Rio de Janeiro), conhecido como Unidade de Inteligência Comercial. O objetivo desse projeto é a elaboração de estudo setoriais, boletins comerciais e panoramas comerciais do comércio do estado do Rio de Janeiro. No ano de 2017, foi lançado uma coletânea publicada com alguns artigos feitos na Unidade de Inteligência.

2017 - 2017

Cruz Vermelha Brasileira- RJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trabalho Voluntário

Outras informações:
Trabalho voluntário realizado na Cruz Vermelha Brasileira. A participação na Cruz Vermelha foi no setor da Juventude dentro do escritório nacional. Principais Responsabilidades: Elaborar relatórios semanais e mensais sobre andamento das filiais da Cruz Vermelha Brasileira. Organização de eventos. Suprir necessidades de diversos plantões.

2023 - Atual

Observatório Político Sul-americano

Vínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA), com o objetivo de analisar, monitorar e registrar os eventos políticos nos planos doméstico e internacional dos países sul-americanos. País de pesquisa: Uruguai

2023 - Atual

Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa

Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE), com o objetivo de pesquisar e monitorar agendas e temas de política externa do país que compõem o Sul Global. Pais que pesquisa: Argentina e Uruguai

2023 - Atual

Laboratório de Pesquisa em Operações de Paz

Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Operações de Paz (LABPOP) que tem como objetivo promover debates, reflexões e novos conhecimentos acerca da Manutenção da Paz no âmbito das Nações Unidas (ONU) e da inserção brasileira nesta agenda multilateral.