Carlos Bitencourt da Rocha Júnior

Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e em Engenharia Elétrica pela Universidade Paulista (2009). Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de contratos, obras civis industriais, de concessionárias de energia elétrica de médio e grande porte: CPFL, Eletropaulo, Furnas, CEMIG, Phillips, CCE, ETH, Odebrecht, Eletronorte, Plasinco, TEKA, Pepsi Cola, Hospital Boldrini, Unicamp, Infraero, Brasken, Senai e Atacadão e sistemas elétricos de subestações até 500 kV. Atualmente é Gerente de Projetos do Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI). Tem especialização em Gestão de Equipes de Obras e Serviços; Gestão e Elaboração de Orçamentos e Análises de Projetos e Gestão de Segurança do Trabalho (NR-10, NR-35 e NR-33). Aperfeiçoamento em instalações elétricas de baixa tensão, fibra óptica e programação de relés digitais de proteção e controle de subestações de energia elétrica e motores.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Financeira de Obras do Sistema TOTVS.

2019 - 2019

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo
Título: Gestão Financeira de Obras do Sistema TOTVS.

Especialização em Gestão Financeira

2016 - 2016

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal
Título: Gestão Financeira

Especialização em Gestão de Contratos em Obras do Sistema de Potência.

2010 - 2010

ABB
Título: Gestão de Contratos em Obras do Sistema de Potência.

Especialização em Mediação e Arbitragem.

2006 - 2006

Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem
Título: Mediação e Arbitragem.

Especialização em Gestão de Obras.

2004 - 2004

Clube PINI do Conhecimento
Título: Gestão de Obras.

Aperfeiçoamento em Parametrização de Relés Digitais Sobrecorrente.

2009 - 2009

SIEMENS INDÚSTRIA E INFRAESTRUTURA
Título: Parametrização de Relés Digitais Sobrecorrente.. Ano de finalização: 2009

Aperfeiçoamento em Parametrização de Relés Digitais Sobrecorrente.

2008 - 2008

Schweitzer Engineering Laboratories Comercial
Título: Parametrização de Relés Digitais Sobrecorrente.. Ano de finalização: 2008

Aperfeiçoamento em Orçamentos de Obras.

2004 - 2004

Clube PINI do Conhecimento
Título: Orçamentos de Obras.. Ano de finalização: 2004

Graduação em Engenharia Elétrica

2005 - 2010

Universidade Paulista

Graduação em Engenharia Civil

1993 - 1997

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Orientador: PAULO ROBERTO GUIMARAES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Projeto de P&D - PD-02866-0480/2017 - Manejo Integrado de Vegetação em abertura de faixa de passagem em Linhas de Distribuição de Alta e Média Tensão, Descrição: "Metodologia de manejo integrado de vegetação, com uso de herbicidas, para abertura de faixas e passagem para linhas de distribuição de alta e méda tensão. Na implantação de novas linhas de distribuição de energia elétrica muitas vezes é necessária a remoção de
vegetação nativa para abertura das faixas de segurança. A remoção da vegetação é feita com ceifa
mecânica ou manual das partes aéreas das plantas, deixando os sistemas radiculares e bases dos caules.
Nestas condições há a rápida rebrota das plantas com vigoroso crescimento inicial, o que leva à
necessidade de nova intervenção de ceifa algum tempo depois, reiniciando um novo ciclo de rebrotas e
cortes, tornando o processo bastante oneroso e de elevado impacto ambiental. O objetivo do presente
projeto de P&D é estudar a viabilidade técnica e econômica e os impactos ambientais da abertura de faixa
em modalidades de sistema de manejo integrado da vegetação (MIV) combinando a ceifa inicial com o
controle químico, visando eliminar definitivamente as rebrotas das plantas com potencial de interferência
nas linhas de distribuição em favor das plantas desejadas e a posterior manutenção da faixa com a
eliminação química. Com este processo haverá maior resiliência do controle de vegetação, reduzindo
intervenções e custos, permitindo a formação de biodiversidade funcional e a manutenção das
propriedades do solo. As avaliações abrangerão os custos das operações nos sistemas comparados, os
impactos sobre indicadores ambientais e estoque de carbono no solo.". , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Bitencourt da Rocha Júnior - Coordenador / Adelfo Braz Barnabé - Integrante / Flávio Faria - Integrante / José Mak - Integrante / Antonio Carlos Valbert Delgado - Integrante / Jose Eduardo Blanco Querido - Integrante / Carlos Diego Melo Nogueira - Integrante / ANGELICA MARIA DE CAMPOS MACHADO PITELLI - Integrante / CARLOS EDUARDO PELLEGRINO CERRI - Integrante / EDIVALDO DOMINGUES VELINI - Integrante / LAURENCE LAVEZZO MARQUES - Integrante / ROBINSON ANTONIO PITELLI - Integrante / ROBINSON LUIZ DE CAMPOS MACHADO PITELLI - Integrante / VIVIANE MAK VIEIRA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Equipamento móvel de Trituração com Baixo Ruído, Equipado com Sistema Catalizador de Resíduo da Poda para destinação final à Comunidade Local como Fertilizante Biológioco, Descrição: Desenvolvimento de equipamento móvel para realização das seguintes atividades in loco: trituração das podas de árvores através de um conjunto de trituradores com sistema de redução de ruídos, acoplado a composteira eletromecânica com ativação enzimática e microbiológica, gerando um composto orgânico que será coletado por estação de transbordo rodoviária até destino final para conclusão da fase de humificação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Bitencourt da Rocha Júnior - Coordenador / André Luis Pirotello - Integrante / Diego Guedes de Lima - Integrante / Diego Marinho Rey de Oliveira - Integrante / Eduardo Alexandre - Integrante / José Donato - Integrante / Leonard Giordanni Leite - Integrante / Lucas Elache Rosa - Integrante / Viviane Bueno Mak - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Relé de Proteção com Monitoramento Ativo e Sistema Inteligente de Diagnóstico e Monitoramento, Descrição: Desenvolvimento de um novo modelo de relé de Proteção com sistema inteligente de monitoramento e diagnóstico de gás e óleo em equipamentos de alta tensão, com integração das informações ao sistema de supervisão e aquisição de dados (SCADA).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Bitencourt da Rocha Júnior - Coordenador / Hilário Jorge Bezerra de Lima Filho - Integrante / Ivan Xavier Lins - Integrante / Júlio César Santos Pereira - Integrante / Fábio Santos Pereira - Integrante / Vitor Hugo Nascimento - Integrante / Adelfo Braz Barnabé - Integrante / Flávio Faria - Integrante / José Mak - Integrante / Antonio Carlos Valbert Delgado - Integrante / Jose Eduardo Blanco Querido - Integrante / Carlos Diego Melo Nogueira - Integrante / Valter Souza Blande - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Inserção de Mercado Solução Ambiental para Retenção de Vazamento de Óleo Transformadores, Descrição: O projeto de P&D ANEEL tem como objetivo viabilizar a inserção de mercado da Caixa Separadora de Óleo/Água no mercado brasileiro e atingir as expectativas de comercialização do produto no Setor Elétrico. As etapas do projeto compreendem: o redesign visual do produto, o estudo de mercado, a busca/licenciamento de fornecedores industriais, a fabricação e instalação do produto e a divulgação no Setor Elétrico, público e privado com vistas à comercialização. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Bitencourt da Rocha Júnior - Integrante / Adelfo Braz Barnabé - Integrante / José Mak - Coordenador / Jose Eduardo Blanco Querido - Integrante / Carlos Diego Melo Nogueira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação. , Rua dos Expedicionários 1325, Sousas, 13106028 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (019) 32589076, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GESTOR DE PROJETOS

2017 - 2019

Enerwatt Engenharia e Comercio Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE PROJETOS

Outras informações:
Gerente de Obra reporte ao Gerente de Contratos
Gerente de obra civil, eletromecânica e elétrica, com habilidade de negociação e análise financeira de projetos, com investimentos que variam entre R$5 milhões e R$15 milhões, gestão e dimensionamento de equipes, ferramentas, materiais, elaborando cronogramas físicos, relatórios de execução de obras e atuando na compra de materiais e equipamentos civis, elétricos e eletromecânicos. 
Acompanhamento de serviços civis: terraplenagem, arruamento, escavações, fundações, drenagem, canaletas para cabos de controle e força, malha de aterramento, construção de casas de comando, redes de água e esgoto, caixas de passagem, cercamentos e muros.
Acompanhamento de serviços eletromecânicos e elétricos: instalação de estruturas de pré-moldado e metálicas, tubos e cabos de alta tensão (isolados e nús), eletrodutos para fibra óptica e cabos de baixa tensão,lançamento de cabos de controle e fibra óptica para painéis e equipamentos, iluminação e tomadas de casas de comando e pátio, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, instalação de antenas de GPS, sistemas de ar condicionado, instalação de painéis de comando e proteção e instalação de cubículos de média tensão.
Principais Projetos e resultados
2018 Construção da SE ISI-CEDIIEE 138 KV Itajubá-MG Enerwatt Eng. e Com. Ltda. SENAI/ FIEMG - Equipe da obra: 35 colaboradores; Otimização de tempo de obra, Organizando e motivando a equipe, de forma que a obra, fosse executada em 09 meses de serviço, contra os 12 meses, inicialmente, planejados.
2018 Ampliação da SE Maratapá 69KV Manaus-AM Enerwatt Engenharia e Com. Ltda. Eletrobrás/Amazonas
Energia - Equipe da obra: 30 colaboradores; Gestão de segurança no trabalho, permitindo a
realização dos serviços sem desligamentos da área energizada e próxima à obra em questão, assim a eletromontagem pôde transcorrer, sem impactos aos clientes e aos consumidores de energia elétrica.

1997 - 2017

Construtora Bitencourt da Rocha Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE PROJETOS

Outras informações:
Gerente de Contratos
Responsável pela Gestão de contratos de obras nos valores que variavam entre R$1 milhão e R$10 milhões,elaborando orçamentos e obras de construção e ampliação de restaurantes industriais, condomínios residenciais e escritórios comerciais e obras de construção e ampliação de subestações de alta tensão;
Gestão e implantação física de projetos, elaborando cronogramas físicos e relatórios de execução de obras,dimensionando equipes, ferramentas e materiais, efetuando visitas técnicas externas e acompanhamento no campo, compras de materiais e equipamentos civis, elétricos e eletromecânicos; especificação de equipamentos elétricos de Alta Tensão, analise de orçamentos de propostas técnicas, projetos e especificações, habilidade de negociação e análise financeira de projetos;
Elaborar especificações técnicas e memoriais descritivos para aquisição de equipamentos e serviços e acompanhamento da execução e planejamento das manutenções preditivas, preventivas e corretivas;
Atuação na gestão financeira, administrativa e de recursos humanos.
Acompanhamento de serviços civis: terraplenagem, escavações, fundações, drenagem, canaletas para cabos de controle e força, malha de aterramento, construção e reforma de edificações, vias de passagens de veículos leves e pesados e embritamento de pátios. Construção de condomínios residenciais, ampliação e reforma completa de escritórios comerciais e restaurantes industriais.
Acompanhamento de serviços eletromecânicos e elétricos: instalação de equipamentos de alta e média tensão e painéis, instalação de estruturas de concreto pré-moldado e metálicas, tubos e cabos de alta tensão (isolados e nús), eletrodutos, lançamento de cabos de controle e fibra óptica, iluminação e tomadas, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, instalação de antenas de GPS, sistemas de ar condicionado, parametrização de relés digitais, comissionamento de instalações, testes funcionais e acompanhamento de start-u