Paula Vieira Cotrim

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 11 período. Foi estagiária do Laboratório de Análise de Violência (LAV-UERJ) de 2019-2021. Atualmente é bolsista da modalidade Iniciação Científica do CNPq. Tem interesse na área de Ciência Política, com ênfase em Violência e Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: violência e segurança pública e Alerj. Tema atual de estudo: "Os discursos sobre violência e segurança Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro". Foi voluntária na pesquisa do Fogo Cruzado, intitulada: Análise do Debate Legislativo Acerca do Armamento Civil.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Sociais

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Escola Menino Jesus

Formação complementar

2023 -

Análise de Dados. (Carga horária: 200h). , Google Inc., Google, Estados Unidos.

2023 -

Excel Intermediário. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2023 - 2023

Conceitos de Aprendizagem Criativa. (Carga horária: 6h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2021 - 2022

Extensão universitária em Laboratório de Ciências Criminais. , Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, IBCCRIM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Violência e Segurança Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Estudos do Poder Local.

Participação em eventos

Minicurso de Estudos Internacionais. 2023. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, M. B. ; COTRIM, P. V. . UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO CAP/UERJ. Perspectiva Sociológica , v. 30, p. 43-53, 2023.

  • COTRIM, P. V. . O Silêncio: Uma análise da produção discursiva sobre as chacinas de 2021 e 2022. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COTRIM, P. V. . Matar ou Morrer: Discursos sobre a violência policial no Estado do Rio de Janeiro. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COTRIM, P. V. ; SANTOS, Liana . Análise de discurso na Alerj sobre segurança pública. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Prêmios

2022

Menção Honrosa no trabalho: O silêncio: uma análise da produção discursiva sobre as chacinas de 2021 e 2022., UERJ - SEMIC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Iniciação Científica

Outras informações:
Pesquisa: Os discursos sobre violência e segurança pública no legislativo fluminense.

2022 - 2023

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário da pesquisa PRODUÇÃO LEGISLATIVA E INTERMEDIAÇÃO DE INTERESSES PÚBLICO/PRIVADO: A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

2019 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Projeto de Extensão

Outras informações:
Pesquisa: Os discursos sobre violência e segurança pública no legislativo fluminense.

Atividades

  • 04/2022

    Estágios , ICS.,Estágio realizado, Os discursos sobre violência e segurança pública no legislativo fluminense.

  • 10/2022 - 03/2023

    Estágios , ICS.,Estágio realizado, PRODUÇÃO LEGISLATIVA E INTERMEDIAÇÃO DE INTERESSES PÚBLICO/PRIVADO: A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

2022 - 2022

Colégio de Aplicacão UERJ

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Licenciatura, Carga horária: 20

2017 - 2017

Escola Menino Jesus

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensino Básico e médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino e Monitoria de estudantes de ensino básico e médio. Matérias ministradas: Português, Sociologia, História e Biologia.

2022 - 2023

Fogo Cruzado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de Pesquisa: Análise do Debate Legislativo Acerca do Armamento CivilOrientadores da Pesquisa: Terine Husek Coelho, Pedro Rolo Benetti, Iris de Macedo Rosa.A pesquisa se propõe a estudar como o debate sobre armamento civil vem se desenrolando no Congresso Nacional para oferecer subsídios que ajudem a qualificar o trabalho dos grupos contrários à proliferação de armas e, com isso, fomentar um ambiente mais saudável de debate e de legislatura que possa, entre os lados opostos do espectro de proibição ou acesso total a armamentos, prezar por uma política pública que garanta a liberdade das pessoas, sem comprometer o direito à vida. O objetivo é compreender a estruturação do debate acerca da política de armas no Congresso Nacional e tornar esse conhecimento acessível a toda a sociedade, assim como municiar grupos da sociedade civil que atuam no debate e na qualificação de políticas de fiscalização e controle do uso de armas com dados e evidências sobre o desempenho de congressistas nesta área.