Maisa Barbosa Caldas

Possui Graduação em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Santa Inês. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ( PI B I D), na função de pibidiana com experiência de cinco meses e como supervisora, atuando no período 2022 há 2024. Atualmente é professora no Instituto de Educação de Santa Inês Professora Maria das Graças Almeida, exercendo função na disciplina de Geografia no ensino fundamental II, já atuou na disciplina de Arte, Ensino Religioso, Meio Ambiente e Matemática pela antiga escola Centro Educacional professor Manoel Reis , professora de Matemática, Sustentabilidade, Cidadania e Organização do Espaço no ensino fundamental II , rede particular na escola Santa Inês. Especialização em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Play, especialização em Psicopedagogia pela mesma faculdade, e pós- graduação em Matemática pela Faculdade FAVENI.

Informações coletadas do Lattes em 24/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós - Graduação em Matemática

2024 - 2025

Faculdade Faveni

Especialização em Pós - Graduação em Psicopedagogia

2022 - 2023

Faculdade Bookplay

Especialização em Pós - Graduação em Geografia e Meio Ambiente.

2021 - 2023

Faculdade Bookplay

Graduação em Graduação em Geografia

2015 - 2021

IF Baiano Campus Santa Ines
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: uma análise do uso no Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães/município de Santa Inês/BA.
Orientador: Prof.ª Drª. Lucidalva Andrade de Menezes

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2008

Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães

Formação complementar

2024 - 2024

Prestação de Contas.. (Carga horária: 60h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO, FNDE_PPPROV, Brasil.

2022 - 2022

Programa Nacional do Livro Didático.. (Carga horária: 60h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO, FNDE_PPPROV, Brasil.

2022 - 2022

Programa Nacional de Alimentação Escolar.. (Carga horária: 60h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO, FNDE_PPPROV, Brasil.

2022 - 2022

Programa de Transporte Escolar.. (Carga horária: 60h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO, FNDE_PPPROV, Brasil.

2022 - 2022

Programa Nacional do Livro Didático.. (Carga horária: 60h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO, FNDE_PPPROV, Brasil.

2022 - 2022

Obras Públicas. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação., FNDE, Brasil.

2021 - 2021

Censo Escolar. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação., FNDE, Brasil.

2021 - 2021

Planos de Ações Articuladas.. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação., FNDE, Brasil.

2021 - 2021

Competências Básicas - Políticas Públicas e Financiamento da Educação Bási. (Carga horária: 60h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO, FNDE_PPPROV, Brasil.

2021 - 2021

Programa Dinheiro Direto na Escola.. (Carga horária: 60h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO, FNDE_PPPROV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Participação em eventos

Momento Pedagógico. 2026. (Outra).

Curso (Super Preparado).TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. 110h. 2025. (Outra).

Fala que eu te explico. 2025. (Encontro).

Fala que eu te explico. 2025. (Encontro).

FALA QUE EU TE EXPLICO. 2025. (Encontro).

Formação para docência e gestão em educação para as relações ético raciais e educação escolar quilombolas..Panorama Ètnico Racial e Quilombola Brasileiro.. 2025. (Outra).

Momento Pedagógico 2025. 2025. (Encontro).

Rhema. 2025. (Encontro).

VII Fórum de Educação de Santa Inês. 2025. (Encontro).

Workshop. 2025. (Encontro).

XIX Semana Rede Pedagógica ( Direitos Humanos) 120h. 2025. (Encontro).

XVIII Semana Rede Pedagógica 120h. 2025. (Outra).

7ª Jornada Digital da Educação. ( Editora Moderna). 2024. (Encontro).

7º Jornada Digital da Educação ( Editora Moderna). 2024. (Encontro).

7º Jornada Digital da Educação ( Editora Moderna). 2024. (Encontro).

COMITÊ TERRITORIAL BAIANO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL( CARGA HORÁRIA 40H).. 2024. (Encontro).

Congresso de Neurociência , TEA e Dificuldades da Matemática ( Caga horária 10h).. 2024. (Congresso).

Fala que eu te explico. 2024. (Encontro).

Formação Continuada.Formação de Educadores de Santa Inês com uma carga horária de 60 hrs. 2024. (Encontro).

Formação Continuada. 2024. (Encontro).

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.Prestação de Contas (Carga horária 60h). 2024. (Outra).

IV ENCONTRO DO NEQA. 2024. (Oficina).

IX Encontro Baiano de Geografia.A interdisciplinaridade no ensino fundamental: geografia X Biologia na visão do ser professor Pesquisador.. 2024. (Encontro).

Momento Pedagógico. 2024. (Outra).

Oficina de Atividades Inclusivas para TDAH e Atrasos ns Escrita ( Carga horária 10h). 2024. (Oficina).

Oficina Inclusiva sobre TEA, A.T e ABA na Escola. Carga horária 10 h.. 2024. (Oficina).

Sebrae.JEPP_Professor - 9º ano Geração Empreendedora (Carga horária 15h). 2024. (Outra).

UNICEF.Gestão educacional na rede: políticas para o sucesso escolar (Carga horària 40h). 2024. (Outra).

VI Fórum de Educação.. 2024. (Encontro).

Workshop da Inteligência Artificial na Educação .. 2024. (Outra).

Aperfeiçoamento em Formação em Aprendizagem Integral.Gestão Escolar e Avaliaçõ Educacional (Carga horária 180h). 2023. (Outra).

Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. O ser professor pesquisador e a geografia escolar: reflexões a partir da iniciação á docência.. 2023. (Congresso).

Curso Serviço de Atendimento Educacional Especializado para Educandos com Transtorno dos Espectro Autista..Atendimento para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (Carga horária 180h). 2023. (Outra).

Escola Protagonista. 2023. (Outra).

Formação Continuada. 2023. (Encontro).

FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS, INOVAÇÕES E PRÁTICAS.Pensamento computacional e inclusão.. 2023. (Outra).

II Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano( Bom Jesus da Lapa/BA).Ser professor (a) Pesquisdor(a) e a Geografia Escolar: Reflexões a partir da iniciação á Docência.. 2023. (Encontro).

IX Encontro Nacional das Licenciaturas.De bolsista á supervisoura PIBID, a importância do programa na formação e atuação profissional.. 2023. (Seminário).

Menção Honrosa. Olimpiadas Brasileira de Cartografia OBRAC. 2023. (Olimpíada).

Olimpiadas Brasileira de Cartografia OBRAC. Olimpiadas Brasileira de Geografia OBRAC. 2023. (Olimpíada).

Rhema Educação. 2023. (Congresso).

Rhema Educação. 2023. (Congresso).

Rhema Educação. 2023. (Congresso).

Rhema Educação. 2023. (Congresso).

Rhema Educação. 2023. (Outra).

Rhema Educação. 2023. (Outra).

Rhema Educação. 2023. (Outra).

X Fala Professor.Quintais Escolares Produtivos de Hortas Pedagógica: Experiências da Iniciação á Docência a partir da Interdisciplinaridade no IF Baiano Campus Sanra Inês.. 2023. (Seminário).

X Fala Professor (a).JOGO DIDÁTICO: CAÇA TESOURO GEOGRÁFICO. 2023. (Encontro).

Congresso de Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão. 2022. (Congresso).

Congresso TDAH, Dislexia e Transtorno do Espectro Autista ( TEA). 2022. (Congresso).

FNDE.Obras públicas. 2022. (Outra).

Formação de Educadores Populares. Rede Emancipa/NÚCLEO EMANCIPA MILTON SANTOS. 2022. (Congresso).

Formação pela Escola: FNDE.Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2022. (Outra).

Jornada da Inclusão para Professores ire suas Maiores Dúvidas sobre Autismo. 2022. (Encontro).

Jornada de Inclusão e Neurociência na Escola. 2022. (Outra).

Minicurso BNCC Express!. 2022. (Encontro).

Oficina de atividades adaptadas para crianças com autismo.. 2022. (Oficina).

Oficina de Atividades Práticas Desenvolvimento Neuropsicomotor e Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula. 2022. (Oficina).

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID).Supervião. 2022. (Outra).

Semana Profissional de Intervenção Precoce no Autismo. 2022. (Encontro).

Seminário de Educação Especial Inclusiva para crianças com Transtornos Opositor Desafiador 9 tod). 2022. (Seminário).

Capacitacâo.Educação Física Escolar. 2021. (Outra).

Centro de Formação Paulo Freire. 2021. (Encontro).

Centro de Formação Paulo Freire. 2021. (Encontro).

Clickgeo. 2021. (Encontro).

Curso de Aperfeiçoamento. 2021. (Encontro).

Curso de Formação. 2021. (Encontro).

Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional. 2021. (Encontro).

Escola Nacional de Formação. 2021. (Encontro).

Formação de Educadores Populares Rede Emancipa/Núcleo Emancipa Milton Santos. 2021. (Encontro).

Formação do campo. 2021. (Encontro).

Formação pela Escola -FNDE.Competências Básicas- Políticas e Financiamento da Educação Básica. 2021. (Outra).

Fundo das Nações Unidas para a Infância-UNICEF e IPREDE.Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas Escolas pra a Prevenção e Controle da Covid-19. 2021. (Outra).

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.Programa Dinheiro Direto na Escola. 2021. (Outra).

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.Planos de Ações Articuladas. 2021. (Outra).

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.Censo Escolar. 2021. (Outra).

Google Forms. 2021. (Encontro).

Grupo de Estudos em Educação Popular e Agroecologia. 2021. (Encontro).

III Encontro do Grupo de Pesquisa em Questões Agrárias do IF Baiano,. 2021. (Encontro).

III Fórum de Educação. 2021. (Outra).

Seleção de Mestrado. 2021. (Encontro).

VI ENGPECT E XII Estado, Capital, Trabalho.Capitalismo e Barbárie: a Alienação como Projeto de Espoliação da Condição Humana. 2021. (Seminário).

Congresso do Instituto Federal Baiano. 2020. (Encontro).

II Fórum de Educação. 2020. (Encontro).

I Dia da Água no IFBAIANO. 2019. (Encontro).

I Fórum de Educação. 2019. (Encontro).

III Semana de Geografia.A modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Fundamental II do município de Santa Inês-BA. 2019. (Seminário).

III Semana de Geografia do IF Baiano: O pensar e o ser do/da professor/a de Geografia na atualidade,.ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: REFLEXÃO DO RELATO DA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE SANTA INÊS BA. 2019. (Seminário).

Referência Curricular.Construção do Referencial Curricular do município de Santa Inês. 2019. (Encontro).

EBGEO.Um estudo de caso sobre a Juventude Rural do Assentamento São Paulo em Santa Inês - Bahia.. 2018. (Encontro).

II Semana de Geografia do IF Baiano:. 2018. (Encontro).

II Semana de Geografia do IF Baiano: A formação de professores de Geografia na atual conjuntura,.ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2018. (Seminário).

II Semana de Geografia do IF Baiano: A formação de professores de Geografia na atual conjuntura,.ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, RELACIONADOS À GEOGRAFIA FÍSICA. 2018. (Seminário).

I Semana da Formação Permanente. 2018. (Encontro).

Ocupar e Resistir : Como as reformas neoliberais atingem a formação em Geografia?. Um estudo de caso sobre a Juventude Rural do Assentamento São Paulo Santa Inês/Bahia. 2018. (Exposição).

V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2018. (Exposição).

XIV Encontro Baiano dos Estudantes de Geografia. 2018. (Exposição).

XIX Encontro Nacional de Geógrafos.A Feira Livre no município de Santa Inês/Bahia: Um campo de múltiplas possibilidade da dinamicidade do espaço e das relações. 2018. (Encontro).

Curso de Formação Política em Geografia. 2017. (Encontro).

III Encontro de Meio Ambiente do IF BAIANO. Ensino Aprendizagem da Biogeografia nas Series Finais do Ensino Fundamental e Médio. 2017. (Exposição).

II Semana de Paulo Freire. 2017. (Encontro).

Minicurso. 2017. (Oficina).

Minicurso. 2017. (Encontro).

Formação Educacional na Contemporaneidade. 2016. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ensino da Cartografia nas Séries Iniciais do Fundamental II. 2016. (Exposição).

VI Workshop de Genética Biodiversidade e Conservação. 2016. (Exposição).

XII Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2016. (Encontro).

I Semana de Geografia. 2015. (Seminário).

I Seminário do Prodocência. 2015. (Encontro).

Minicurso. 2015. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Vitória Santos de Jesus

CALDAS, M. B.; SANTOS, P. C. C.; EMERIQUE, P. P.. Dos conteúdos geográficos á realidade do aluno: proposta metodológica para o Ensino Fundamental Anos Finais.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia.) - IF Baiano e IF Baiano Santa Inês.

Produções bibliográficas

  • CALDAS, M. B. . SER PROFESSOR(a) - PESQUISADOR(a) E A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÔES A PARTIR DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.. In: II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IF BAIANO, 2023, BOM JESUS DA LAPA. CIÊNCIA, DIVERSIDADE E TECNOLOGIA: 15 ANOS DO IF BAIANO., 2023.

  • CALDAS, M. B. . De bolsista á supervisora PIBID: A importância do Programa na Formação e atuação profissional.. In: IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2023, Lajedo/RS. Democracia e Direitos Humanos na formação docente:(re)construção das politicas educacionais., 2023.

  • CALDAS, M. B. . QUINTAIS ESCOLARES PRODUTIVOS DE HORTAS PEDAGÒGICAS: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS.. In: x ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA - X FALA PROFESSOR., 2023, Fortaleza. È PRECISO ESTÁ ATENTO E FORTE: ENSINO DE GEOGRAFIA NA LUTA POR UM PROJETO DEMOCRÀTICO POPULAR DO BRASIL., 2023.

  • CALDAS, M. B. . JOGO DIDÁTICO: CAÇA TESOURO GEOGRÁFICO. In: X ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA - X FALA PROFESSOR., 2023, Fortaleza. È PRECISO ESTÁ ATENTO E FORTE: ENSINO DE GEOGRAFIA NA LUTA POR UM PROJETO DEMOCRÀTICO POPULAR DO BRASIL., 2023.

  • CALDAS, M. B. ; PEDRA, R. J. ; FRANCA, C. B. S. . UM ESTUDO DE CASO SOBRE A JUVENTUDE RURAL DO ASSENTAMENTO SÃO PAULO EM SANTA INÊS BAHIA.. In: XIV Encontro Baiano dos Estudantes de Geografia, 2018, Santo Antônio de Jesus. "Ocupar e resistir: como as reformas neoliberais atingem a formação em Geografia?", 2018.

  • FRANCA, C. B. S. ; SANTANA, C. M. P. ; PEDRA, R. J. ; CALDAS, M. B. . A modalidade de Educação de Jovens e Adultos das escolas fundamental II do município de Santa Inês-BA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALDAS, M. B. . O pensar e ser do/da professor/ a de Geografia na atualidade.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS, M. B. . Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II: Reflexão do Relato da Experiência no Ensino de Geografia em uma escola pública no município de Santa Inês-BA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALDAS, M. B. . A Feira Livre no município de Santa Inês-BA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS, M. B. ; MENEZES, L. A. . Análise dos conteúdos da Geografia Física nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental II DO CEACM.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SNTOS, T. M. ; CALDAS, M. B. ; CARVALHO, R. A. . A importância da Educação na Retomada dos Territórios dos Povos Tupinambás.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, E. N. ; PEDRA, R. J. ; FRANCA, C. B. S. ; CALDAS, M. B. . Um estudo de caso sobre a juventude rural do Assentamento São Paulo em Santa Inês Bahia.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEDRA, R. J. ; FRANCA, C. B. S. ; CALDAS, M. B. ; SANTANA, C. M. P. . Ensino Aprendizagem da Biogeografia nas Series Finais do Ensino Fundamental e Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALDAS, M. B. . Entre dividir,somar, subtrair e multiplicar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS, M. B. . Editora Dialogar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS, M. B. . A Educação do Campo no Processo Emancipatório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CALDAS, M. B. . Percepção e atuação do Profissional de Geografia frente aos Desafios Socioambientais na Bahia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS, M. B. . Por que conservar a biodiversidade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS, M. B. . Luz, Ciência e Vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS, M. B. . I Semana de Geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR MANOEL REIS

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

Escola Santa Inês

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante