José Gabriel do Nascimento Andrade
Sou Técnico em Contabilidade, Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), mestrando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC), com foco em História da Matemática. Ademais, estou realizando Pós-Graducação em Gestão Escolar pelo IF Sul de Minas (2024), Pós-Graduação em Ensino de Matemática pelo IFBA (2024), Pós-Graduação em Docência com ênfase inclusiva pelo IFMG (2024) e realizando uma Formação Continuada para atuação em Educação deJovens e Adultos - EJA no IFNMG (2024). Fui Ex-participante do PIBID (2020 - 2022) e da Progama Residência Pedagógica (2022 - 2024). Organizador da I Semana da Licenciatura em Matemática do IFBA - Salvador (SELIMAT - 2023), como também da EXPOLIC (Exposição das Licenciaturas - 2023). Fui professor estagiário do IFBA nas turmas de ensino médio integrado (2020 - 2023) e atualmente estou lecionando no Ensino Básico em uma escola de rede privada no Fudamental II, além disso, sou professor de pré-IFBA e pré-ENEM. Fazendo pesquisas e escrita de artigos na área de História da Matemática, com a vertente em religiosidade, espiritualidade, securalismo ,antirracismo e as conexões do Sagrado com a Matemática.
Informações coletadas do Lattes em 25/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPG
2024 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Orientador: André Luiz Mattedi Dias
Grande área: Ciências Humanas
Especialização em andamento em Gestão Escolar
2024 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Ensino de Matemática
2024 - Atual
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Docência - Ênfase Inclusiva
2024 - Atual
Graduação em Matemática
2019 - 2023
Instituto Federal da Bahia
Título: Matemática e Religiosidade: A Geometria Sagrada constante na arquitetura gótica no século XV
Orientador: Professor Doutor Fernando Osvaldo Real Carneiro
Curso técnico/profissionalizante em andamento em Contabilidade
2024 - Atual
Formação complementar
2024 -
Formação Continuada para atuação em Educação de Jovens e Adultos - EJA. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.
2021 - 2021
LATEX. (Carga horária: 50h). , UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
2020 - 2020
GeoGebra. (Carga horária: 50h). , UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História das Teologias e Religiões.
Organização de eventos
ANDRADE, J. G. N. . SELIMAT. 2023. .
ANDRADE, J. G. N. ; MELO, G. G. . EXPOLIC. 2023. (Congresso).
Participação em eventos
CONENORT. I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP. 2024. (Congresso).
Oficina Currículo Lattes: como fazer e manter atualizado.Oficina Currículo Lattes: como fazer e manter atualizado. 2021. (Oficina).
O papel do/a professor/a e do tradutor/a interprete de LIBRAS na sala de aula inclusiva.O papel do/a professor/a e do tradutor/a interprete de LIBRAS na sala de aula inclusiva. 2021. (Oficina).
SEMAT - IFG. SEMAT - IFG. 2021. (Feira).
Uma Tarde com os Professores Dante e Fernando Viana. 2021. (Encontro).
Pedagogia de situação e práticas performativas na docência,. 2020. (Outra).
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, J. G. N. ; CUNHA, D. S. I. ; SOUZA, N. . O USO DO GEOGEBRA AR COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, J. G. N. ; MELO, G. G. . GEOGEBRA E A POSSIBILIDADE DE EXPLORAR O GRÁFICO DE FUNÇÕES DO TIPO EXPONENCIAL.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, J. G. N. ; CALDAS, V. C. ; SOUZA, N. ; CUNHA, D. S. I. ; SANTOS, P. S. J. . A IMPORTÃNCIA DE SIMULAÇÕES PRÉVIAS DE JOGOS MATEMÁTICOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
POTENCIALIDADES DO EDUMAKER PARA A CONSTRUÇÃO DE SELAS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS CONCRETOS, Descrição: O projeto objetiva a revitalização do ensino e aprendizagem da matemática explorando a geometria diferencial e as tecnologias digitais nas n-selas. Pautado no construto teórico, seres humanos-com-mídias, que compreende que a produção do conhecimento é coletiva, que se dá na interação dos seres humanos e não humanos, será feito o estudo das n-selas em articulação com o uso de software GeoGebra juntamente com o EduMaster (Laboratório de Formação e soluções sustentáveis para ecossistemas de educação e Inovação) e LEMAT (laboratório de matemática do Curso de Licenciatura em matemática do Instituto Federal da Bahia) para viabilizar a construção de modelos concretos que são as superfícies (gráficos das n selas). Espera-se que o ambiente de investigação instalado favoreça o desenvolvimento de modelos computacionais e concretos que potencializam as compreensões do objeto em estudo e mapeie as ações das mídias na construção do pensamento geométrico diferencial, e promova abertura de novas pesquisas e projetos de extensão. Criando caminhos para oficinas e minicursos oferecidos à comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Jose Gabriel do Nascimento Andrade - Coordenador / Edmary Silveira Barreto Araujo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Instituto Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de matemática das turmas do 2 ano do Ensino Médio Integrado
2021 - 2021
Instituto Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor das turmas de 2 ano médio.
2022 - 2023
Colégio WallonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como professor do Ensino Fundamental II.
2023 - Atual
Centro de Educação Ávila GoesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Física e DES, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuo como professor de Matemática, Física e Desenho Geométrico para as turmas dos Ensino Fundamental II.
2024 - Atual
fortunatoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Matemática do ensino Fundamental II e Ensino Médio. Atuando como professor de Geometria.
2024 - Atual
fortunatoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de pré-IFBA, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuo como professor de Matemática para o pré-IFBA.
2024 - Atual
fortunatoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Pré-Vestibular, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuo como professor de Matemática para vestibulares como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), UNEB, Unicamp etc.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Gabriel do Nascimento Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?