Mariana Ferreira da Silva Mattos

Estudante de Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mais de três anos de experiência laboratorial na área de pesquisa com iniciação tecnológica e científica. Além disso, teve a oportunidade de intercâmbio em Ciências e Tecnologia pela Universidade de Debrecen, na Hungria, por dois semestres, contemplada com bolsa de estudos pela Fundação Tempus, ampliando sua visão internacional e capacidade de colaborar em diversos contextos. Premiada na categoria''Melhores Trabalhos de Iniciação Científica'' pela FIOCRUZ, reconhecimento que reforça seu compromisso com a excelência acadêmica e científica.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Science and Technology

2022 - 2023

University of Debrecen
Orientador: em University of Debrecen ( Dr. Viktor Oláh)
com Bolsista do(a): Stipendium Hungaricum, SH, Hungria.

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Centro Educacional Pereira Rocha

Formação complementar

2023 - 2023

Arboviroses de importância médica e seus vetores: avanços e desafios. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

A medicina e as novas formas de organizar os cuidados de saúde. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

A história da saúde pública no Brasil ? 500 anos na busca de soluções. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Diretrizes internacionais. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

As pesquisas e os contextos sociais e políticos. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Iniciação Científica na Fiocruz: formação de alunos para a pesquisa em C&T. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

A reforma sanitária brasileira e os movimentos sociais. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Legislação Brasileira de Acesso e Repartição de Benefícios. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

O SUS e a Constituição Federal de 1988. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

A trajetória do direito à saúde no Brasil. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

A saúde para além da doença. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

O papel do poder público na organização do SUS. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Os desafios do SUS. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

As concepções de saúde e a religião. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

A saúde como um direito. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Saúde Global. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

A Fiocruz e o futuro da saúde pública no Brasil. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

Qualidade, Biossegurança e Ambiente - QBA. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

MATTOS, M. F. S. . (RE)CONSTRUINDO PRÁTICAS DE ESPERANÇA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2019. (Outro).

MATTOS, M. F. S. . SOAPBOX SCIENCE BRASIL. 2019. (Outro).

MATTOS, M. F. S. . 3a Ed. do Bio Na Escola. 2019. .

MATTOS, M. F. S. . III BIO NA ESCOLA. 2019. (Exposição).

Participação em eventos

XXX Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC.Avaliação da Nova Metodologia Laficave para Impregnação de Papéis com Malathion. 2022. (Encontro).

29a Ed. Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC. 2021. (Encontro).

28a Ed. Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC. 2020. (Encontro).

BIOLOGIA NUA E CRUA.AVALIAÇÃO DA NOVA METODOLOGIA LAFICAVE PARA IMPREGNAÇÃO DE PAPÉIS COM MALATHION. 2020. (Seminário).

ESTUDOS EXPERIMENTAIS COM MOSQUITOS VETORES DA MALÁRIA - PUBSCIENCE. 2020. (Seminário).

INFODEMIA: PSEUDOCIÊNCIA E FAKE NEWS. 2020. (Seminário).

IX EREBIO - (RE)CONSTRUINDO PRÁTICAS DE ESPERANÇA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. MONITOR. 2019. (Congresso).

SOAPBOX SCIENCE BRASIL. MONITOR. 2019. (Exposição).

XVII SEMANA DE BIOLOGIA UERJ/FFP - SAÚDE MENTAL E MENTES ABERTAS. 2019. (Congresso).

XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA. 2019. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MATTOS, M. F. S. . XXX Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - 2022

    Avaliação da Nova Metodologia Laficave para Impregnação de Papéis com Malathion, Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mariana Ferreira da Silva Mattos - Coordenador / José Bento Pereira Lima - Integrante / Cynara de Melo Rodovalho - Integrante.

Prêmios

2022

XXX Reunião Anual de Iniciação Científica - Melhores Trabalhos, Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Centro Educacional Pereira Rocha

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2021

ESCOLA SESC - SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Iniciação Científica - IC, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realiza as análises quantitativas das reservas energéticas de proteínas, lipídios, carboidratos e glicogênio; a seleção de populações e linhagens isogênicas de Aedes aegypti com diferentes genótipos kdr; manutenção de colônias de insetos; análise dos dados obtidos.

2019 - 2022

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Iniciação Tecnológica - IT, Enquadramento Funcional: Iniciação Tecnológica

Outras informações:
Responsável pela criação e cuidados das espécies cobaias do estudo, dos aparatos utilizados para o desenvolvimento do experimento- como os tubos de ensaio-, observar e analisar o tempo de resistência das espécimes expostas ao químico no estudo, desenvolver a leitura e relatório dos dados dos bioensaios.

2022 - 2022

Centro Educacional Pereira Rocha

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório em aulas práticas