Renata Fabiana do Nascimento

Graduação em Pedagogia pela UNIBF, polo Pedagogia para Liberdade (2022), graduação e especialização na área de Design, na Universidade Mackenzie (2002) e Belas Artes (2006), respectivamente, com monografias na área de Design Social, Brasilidade e Cultura Brasileira. Extensões em Feminismos Contemporâneos pela PUC São Paulo e Responsabilidade Social pela FIA-CEATS. Cursos livres em Introdução à Filosofia da Liberdade pela Faculdade Rudolf Steiner (2019), Programa Germinar: formação em facilitação com base na Pedagogia Social (2018), Formação de Educadores Populares (2017), cursando Aconselhamento Biográfico na ELEB-Escola Livre de Estudos Biográficos (2019-2022) e ouvinte no curso de extensão Trabalho, Educação e Precarização da UFABC (2019). Atuei por 20 anos no setor corporativo, desde 2006 na área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 09/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão do Design

2004 - 2006

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Título: Identidade Brasil: Cultura Brasileira e Aspectos de Brasilidade como estratégia de Gestão de Marca e Design
Orientador: Cyntia Santos Malaguti de Sousa

Graduação em Pedagogia

2020 - 2022

UNIBF - Polo Pedagogia para a Liberdade

Graduação em Desenho Industrial

1998 - 2002

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Doutores da Alegria: Material de Divulgação
Orientador: Não me recordo
Bolsista do(a): .

Curso técnico/profissionalizante em Design de Interiores

1993 - 1996

ETEC Carlos de Campos

Ensino Fundamental (1º grau)

1985 - 1992

Escola Estadual Justino Cardoso

Formação complementar

2020 -

Temperamentos e Tipos Constitucionais. (Carga horária: 16h). , Faé Inova, FI, Brasil.

2019 -

Formação em Aconselhamento Biográfico. (Carga horária: 672h). , Escola Livre de Aconselhamento Biográfico, ELEB, Brasil.

2019 - 2019

Introdução a Filosofia da Liberdade. (Carga horária: 7h). , Faculdade Rudolf Steiner, FRS, Brasil.

2018 - 2018

Programa Germinar. (Carga horária: 150h). , COMVIVER, CV, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em O Estado e o Corpo: Feminismos contemporâneos. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Responsabilidade Social e Terceiro Setor. (Carga horária: 72h). , Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Responsabiidade Social e Sustentabilidade.

Histórico profissional

Experiência profissional

2002 - 2021

LOJAS PERNAMBUCANAS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Responsabilidade Social

2019 - 2019

Comviver

Vínculo: ASSISTENTE DE FACILITAÇÃO, Enquadramento Funcional: pontual, Carga horária: 30

Outras informações:
O Programa Germinar foi criado em 2003, e está fundamentado na Pedagogia Social de base antroposófica. Inicialmente vinculado ao EcoSocial, a partir de 2015, com seu crescimento, nasceu a Comviver para reunir os profissionais vinculados a iniciativa. É uma formação direcionada à lideranças e empreendedores sociais que levam esse saber, a partir do princípio de economia fraterna. A formação acontece em cinco módulos de 30 horas cada. Fiz a formação em 2018 e em 2019 fui assistente de turma, no caminho, de me tornar uma multiplicadora dessa formação.