Fernando Von-Held Mezini

Me chamo Fernando Mezini, iniciei minha carreira como estágiario na Receita Federal. Logo após fui contratado pela multinacional francesa (BULL) para atuar como desenvolvedor de sistemas. Durante essa época (entre 2006 e 2010) obtive algumas certificações profissionais da área, como SCJP 5 (Sun Certified Java Programmer), SCBCD 5 (Sun Certified Business Component Developer) e SCWCD 5 (Sun Certified Web Component Developer). Após aproximadamente quatro anos fui trabalhar na Petrobras como terceirizado, em busca de novos desafios. Na Petrobras também atuei como desenvolvimento de sistemas, porém lá, tive uma atuação mista entre a área técnica (desenvolvimento de sistemas) e a liderança técnica da equipe. Posteriormente, fui aprovado em concurso público no IBGE atuando como gestor e desenvolvedor de alguns projetos do SDA (SDA-RH, SDA-BM, SDA-Veiculos). Posteriormente fui trabalhar como gerente do projeto SAPC (Sistema administrativo de pessoal censitário), negociando com diversas áreas do IBGE (tais como CRH / COC / DI / COF e as unidades estaduais), posição que ocupo atualmente.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Informática

2020 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Não informado
Orientador: Não informado
Coorientador: Não informado.

Mestrado em andamento em Informática

2017 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Orientador:;

Graduação em Ciência da Computação

2002 - 2008

Universidade Federal Fluminense
Título: Não informado
Orientador: Eugene Francis Vinod Rebello

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Outros / Área: Tecnologia da Informação e Comunicação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Participação em eventos

X Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI 2021).Como evitar a sobrecarga de mensagens em sessões de bate-papo? Uma proposta baseada na conversação face a face. 2021. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • MEZINI, Fernando Von-Held . Como evitar a sobrecarga de mensagens em sessões de bate-papo? Uma proposta baseada na conversação face a face. RMP - REVISTA DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS , v. 10, p. 172-187, 2021.

  • NUNES, M. A. S. N. ; MEZINI, Fernando Von-Held ; SILVA, W. N. ; TAVARES, P. Z. ; PINHEIRO-MACHADO, R. ; SANTOS JUNIOR, J. H. . Passatempos Volume 1. In: MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES. (Org.). Passatempos - Parte 1 (ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Série 3: Propriedade Intelectual). 1ed.Porto Alegre: SBC, 2020, v. 15, p. 1-8.

  • MEZINI, Fernando Von-Held ; PIMENTEL, MARIANO . Como evitar a sobrecarga de mensagens em sessões de bate-papo? Uma proposta baseada na conversação face a face. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas

Outras informações:
No IBGE, atualmente sou líder da equipe de desenvolvimento do SAPC e desenvolvedor desse sistema. Também atuei como analista responsável de um conjunto de aplicações voltadas a administração do IBGE, tais como sistemas de RH, sistemas de controle dos bens da instituição e sistemas contábeis. Minhas atribuições são coordenar uma pequena equipe de desenvolvimento, levantar e gerenciar as demandas do cliente e também ajudar no desenvolvimento e testes das aplicações. Atualmente, Atuo como gerente do projeto e desenvolvedor do sistema SAPC (Censo experimental / Censo 2020), coordenando uma equipe de 6 pessoas, negociando, fazendo o levantamento das necessidades de negócio e implementando as demandas do censo 2020, incluindo as inovações no processo de cadastro / contratação. Incluindo documentação digitalizada e assinatura de documentos utilizando dispositivos móveis. Também participei como gerente do projeto e desenvolvedor responsável nos projetos SDA-Bens Móveis e SDA-Veículos, desde sua migração do BDA para o SDA. Iniciei no IBGE atuando no projeto SDA-RH como desenvolvedor dando suporte as demandas oriundas da CRH.

2010 - 2014

Petrobras (Terceirizado - Sonda & Procwork e Montreal Informática)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas

Outras informações:
Na Petrobras participei do desenvolvimento do Ambiente Integrado da Geofísica. Sistema responsável por alguns processos de estudos geofísicos relacionados a exploração e produção de petróleo. Nesse sistema atuei principalmente como desenvolvedor e analista de requisitos. Porém, eventualmente, ministrei treinamentos do uso do sistema. O Sistema foi desenvolvido em Java / JSF e JPA e Banco de dados Oracle, tecnologias atuais da época (que até hoje ainda estão em grande uso). Embora alocado internamente na Petrobras, eu fui funcionário de duas empresas: a Sonda & Procwork e a Montreal Informática.

2006 - 2010

Bull

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas

Outras informações:
Iniciei minha carreira de desenvolvimento de sistemas nessa empresa, atuando em diversos projetos da Embratel. Os projetos mais importantes que participei da equipe de desenvolvimento foram: PORTABILIDADE DE 0800 De acordo com a determinação da Anatel, as empresas de telefonia foram obrigadas a permitir a portabilidade entre as empresas de telefonia. Minha atuação neste projeto foi de integrar os sistemas de 0800 ao barramento que se comunicava com todas as operadoras. Além de adaptar o sistema de contratação de telefones 0800 para atender a portabilidade telefônica, tanto no âmbito contratual (cancelamento de contratos), quanto no âmbito de engenharia (desativação física do serviço). GUC SAP Integração do sistema de Contratos da Embratel (GUC) com o módulo de materiais do SAP, para que na instalação da linha telefônica ou de outro produto da Embratel, todos os equipamentos necessários tenham sido provisionados. APG e OEU Atuei na equipe de desenvolvimento de dois dos sistemas responsáveis pelo fluxo de ativação de um serviço de telefonia em nível de engenharia e administrativo. Cuidando do passo a passo da ativação de um sistema de telefonia e dos desdobramentos administrativos, tais como a medição e cobrança dos serviços. As tecnologias utilizadas nestes projetos foram, HTML, CSS, Java, além de conectores de integração com Mainframe (EntireX e Jacada), com o SAP, com sistemas de faturamento (através de FTP), WebServices e Enterprise Java Beans (EJB).