Nathan Fernandes Neves

Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em conservação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Lagoa do Sino, Buri, São Paulo. Desenvolvi atividades de amostragem de fauna, educação ambiental, manejo e resgate de répteis, além de desenvolver um estudo na área da ecotoxicologia aquática com jacarés-de-papo-amarelo em ambientes agrícolas no Alto Paranapanema com bolsa do CNPq e do Crocodile Specialist Group (CSG) - IUCN. Atualmente, atuo como consultor ambiental em estudos e atividades relacionados a fauna.

Informações coletadas do Lattes em 07/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2019 - 2023

Universidade Federal de São Carlos
Título: Avaliação de anomalias nucleares em células sanguíneas de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) em paisagens agrícolas do Alto Paranapanema, estado de São Paulo
Orientador: Vinícius de Avelar São Pedro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

EE Prof. João Cruz

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Sexto Campus Lagoa do Sino de Porteiras Abertas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2019 - 2019

A importância das coleções e técnicas de cons. de material herpetológico. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2019 - 2019

Monitoramento Ambiental e Agrícola com Drones. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

X Congresso Brasileiro de Herpetologia. Avaliação de anomalias nucleares em células sanguíneasde jacarés-de-papo-amarelo [Caiman latirostris (Daudin, 1801)] em uma paisagem agrícola do Estado de São Paulo. 2023. (Congresso).

Conhecendo a nossa fauna.Conhecendo a nossa fauna: o jacaré-de-papo-amarelo. 2019. (Outra).

IV Semana da Biologia - UFSCar - Lagoa do Sino. 2019. (Outra).

ll Workshop do Sudoeste Paulista de Ciência do Solo (ll WSPCS). 2019. (Outra).

Workshop de Bem-Estar Animal do Sudoeste Paulista. 2019. (Outra).

Produções bibliográficas

  • NEHEMY, I. K. R. ; GOMES, T. O. ; PAIVA, F. ; KUBO, W. K. ; ALMEIDA JUNIOR, J. E. ; NEVES, N. F. ; PEDRO, V. A. S. . Herpeto-commerce: A look at the illegal online trade of amphibians and reptiles in Brazil. Cuadernos de Herpetología , v. 36, p. 185-196, 2022.

  • ALMEIDA-JUNIOR, J. E. ; NEVES, N. F. ; SAO PEDRO, V. A. . A caça do jacaré-de-papo-amarelo: uma perspectiva do sudoeste do Estado de São Paulo. In: Naaman Francisco Nogueira Silva; Leandro de Lima Santos; Alexandre Camargo Martensen; Iuri Emmanuel de Paula Ferreira. (Org.). Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Paulista. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. 1, p. 1-250.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2023

    Avaliação de mutações em células sanguíneas de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) em paisagens agrícolas do Alto Paranapanema, Estado de São Paulo., Descrição: Estudos prévios em uma área agrícola na região do Alto Paranapanema encontraram uma alta frequência de anomalias nucleares em células sanguíneas de peixes e cágados, possivelmente relacionadas a contaminação das águas por agrotóxicos. Portanto, o presente estudo buscou agregar informações a essa investigação através da avalição de anomalias nucleares em células sanguíneas de uma espécie que ocupa o último nível trófico dos ambientes aquáticos, o jacaré-de-papo-amarelo. Esperou-se com esse estudo gerar um panorama sobre a saúde e distribuição dessa espécie em matrizes agrícolas no Alto Paranapanema, além de testar seu uso como bioindicador para a qualidade da água através do Teste de Micronúcleo (MN) e outras anomalias nucleares (NAs). Foram amostrados 12 ambientes na área de estudo, totalizando em 26 jacarés visualizados e 13 capturados. No Teste de MN e NAs, foram contabilizados micronúcleos, núcleos chanfrados, núcleos lobulados, núcleos segmentados e células binucleadas, conforme Carrasco et al (1990), Fenech (2000), Poletta et al. (2008) e López-González et al. (2017). Os testes estatísticos Kruskal-Wallis e t de Student mostraram que as frequências de micronúcleos e células binucleadas dos jacarés coletados nas matrizes agrícolas diferiram significativamente (p<0,05) dos valores de referência. Para as anomalias do tipo núcleo chanfrado e núcleo segmentado, não houve diferença entre os dois grupos. Através deste trabalho foi possível detectar danos genotóxicos nas células sanguíneas de jacarés-de-papo-amarelo possivelmente relacionados ao uso de agroquímicos nas lavouras da região. O estudo também agregou de forma positiva com o censo populacional e monitoramento da espécie na área do estudo, além de validar a futura possibilidade do uso da espécie como bioindicadora qualidade hídrica em ambientes agrícolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nathan Fernandes Neves - Integrante / Vinícius de Avelar São Pedro - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2023

Juma Consultoria Ambiental Eireli

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo

Outras informações:
Biólogo responsável pelo resgate e afugentamento de fauna durante as atividades de supressão vegetal em um complexo fotovoltaico no município de Mauriti/CE. Realização de atividades, como resgate, afugentamento e destinação (soltura e/ou atendimento veterinário) da fauna, vistoria prévia na área a ser suprimida, acompanhamento de supressão semi-mecanizada e mecanizada, execução e participação de Diálogos de Segurança (DDS), planilhamento de dados e criação de banco de dados.

2022 - 2022

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário

Outras informações:
Voluntário na equipe do laboratório Mapinguari da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) Fogo no Pantanal, que tem como objetivo avaliar os impactos do fogo em diferentes períodos do ano sobre a fauna de anfíbios e répteis do Pantanal, utilizando armadilhas de interceptação e queda (pitfalls).