Eduarda Fernandes Lima
Possuo graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e atualmente curso Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Fui bolsista PIBIC - CNPq, estudando construção de paisagens e toponímia na Amazônia colonial e estagiária bolsista (PROIAD-USP) no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), junto à Divisão de Curadoria. Atualmente participo do grupo de estudos História e Antropologia Indígena do CEMA-USP. Tenho interesse em Arqueologia da Paisagem, Arqueologia do Colonialismo e Cartografia Histórica.
Informações coletadas do Lattes em 22/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Arqueologia
2024 - Atual
Universidade de São Paulo
Orientador: Fabíola Andrea Silva
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia da paisagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: História do Brasil Colônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Histórica.
Participação em eventos
II Ciclo de Seminários de Arqueologia ?Arqueologia presente: formas e aspectos de uma disciplina em ação?,. 2023. (Seminário).
29 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Os mapas e o Império: narrativas toponímicas na cartografia luso-brasileira: 1750-1790. 2021. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
LIMA, E. F. . A construção das paisagens toponímicas na cartografia luso-brasileira: 1750-1790. FACES DA HISTÓRIA , 2023.
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
A construção das paisagens toponímicas na cartografia luso-brasileira: 1750-1822, Descrição: O século XVIII é marcado pela renovação científica ilustrada e seus desdobramentos políticos e sociais. No Novo Mundo, viagens filosóficas e expedições demarcadoras colocam em prática os novos métodos e técnicas científicas como parte dos projetos políticos coloniais que visam o aproveitamento de riquezas naturais e controle do território. A pesquisa tem como objetivo compreender como a cartografia setecentista, produzida pela ocasião da demarcação de fronteiras entre os impérios ibéricos na América do Sul influenciou na construção de uma identidade brasileira baseada no espaço e na paisagem. Tendo como fonte primária os relatos de viagem, mapas e tratados de limites entre as coroas ibéricas, buscamos pensar as dinâmicas sociais e a formação territorial do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduarda Fernandes Lima - Integrante / Íris Kantor - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - 2023
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio PROIAD - MAE/USP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio junto à Seção Técnica de Documentação e Informação (STDI) na Divisão de Curadoria do MAE-USP. Atividades de catalogação e documentação de acervo etnográfico e arqueológico do Museu de Arqueologia e Etnologia.
2021 - 2021
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplina: História Ibérica II - Orientação: Profa. Dra. Íris Kantor
2022 - 2022
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Treinamento Técnico 1, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista TT1-FAPESP no LEER-USP, sob orientação da Professora Dr. Maria Luiza Carneiro Tucci.Atuação como assistente de pesquisa dentro do LEER, auxiliando pesquisadores nas tarefas de busca por documentação, apoio à organização de eventos e simpósios e transcrição e digitalização de documentos do ARQ-SHOAH.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduarda Fernandes Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?