Laís Fernandes Coutinho
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em agosto de 2022. Entre 2017 e 2019 foi estagiária da Clínica Veterinária Oliveira, em Maricá, onde acompanhou a rotina da Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais e laboratório de Patologia Clínica Veterinária. Monitora da disciplina de Oncologia Clínica e Cirúrgica Veterinária, em 2019, sob orientação da professora Dra. Marília Botelho de Oliveira Chaudon, cujo projeto de monitoria elaborado consiste em uma apostila didática abordando as características diferenciais entre neoplasias benignas e malignas. No mesmo ano foi aluna bolsista do projeto de extensão Apoio Diagnóstico a Patologia Clínica Veterinária no Hospital Universitário Veterinário da Universidade Federal Fluminense (HUVET-UFF), orientado pela professora Dra. Márcia de Souza Xavier, no qual participou da rotina das técnicas laboratoriais, das análises de casos clínicos dos animais atendidos no hospital e demais atividades de extensão junto a comunidade. O tema do projeto foi A Patologia Clínica Veterinária como um ensino lúdico sobre diagnósticos, que consiste em uma cartilha de jogos lúdicos para auxiliar os tutores dos animais atendidos no HUVET-UFF, como também a população em geral, a compreender a importância da realização periódicas dos exames de diagnóstico veterinário. Em 2019 foi estagiária do Hospital Veterinário de Niterói, onde participou da rotina clínica e consultas de animais domésticos. Em 2020, participou do projeto Iniciação a docência em Fisiologia Veterinária, orientada pelo Prof. Dr. Ismar Araújo de Moraes. O projeto buscou auxílio às atividades técnico-didáticas desenvolvidas pelos professores, o envolvimento dos discentes participantes do projeto em atividades que auxiliem os discentes inscritos nas disciplinas de Fisiologia Veterinária I e Fisiologia Veterinária II. Em 2021, foi aluna bolsista no projeto de Iniciação à docência em Patologia Veterinária, acompanhando a rotina de trabalho do Laboratório de Patologia Clínica no HUVET- UFF e auxiliando o processo de aprendizagem dos alunos. Com tema de projeto "Descomplicando a Transfusão Sanguínea na Patologia Clínica Veterinária." Foi estagiária no PCA - Centro de Diagnóstico Veterinário, no Centro de Tratamento Intensivo, de 2019 a 2022, onde participava de atendimentos e consultas de emergência, bem como da rotina da internação. Em 2020 foi estagiária no Centro Médico Veterinário de Niterói, no setor de Clínica de pequenos animais e internação, participando também de exames de imagem e procedimentos cirúrgicos. Em 2021 foi estagiária da Clínica Veterinária Pet e Vet, em Niterói, participando da rotina de internação e clínica de pequenos animais, além de acompanhar procedimentos cirúrgicos e consultas com especialistas. Atualmente é Médica Veterinária no PCA - Centro de Diagnóstico Veterinário, no setor de internação e atendimento clínico de pequenos animais no período noturno.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2021 - 2021
Curso básico de práticas CatFriendly na Clínica Veterinária. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2021 - 2021
Congresso Vetscience Academy 2021 Internacional. (Carga horária: 25h). , Tecsa, TECSA, Brasil.
2021 - 2021
II Simpósio de Medicina Felina. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2020 - 2020
Fisiologia Animal. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, SETE DE SETEMBRO, Brasil.
2020 - 2020
I CURSO CLÍNICO-CIRÚRGICO DE ONCOLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. (Carga horária: 8h). , GRUPO DE ESTUDOS EM PEQUENOS ANIMAIS E G.E. EM ANESTESIA E CIRURGIA, GEPA E GEAC, Brasil.
2020 - 2020
Neuroanatomia. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, SETE DE SETEMBRO, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Parasitologia Clínica. (Carga horária: 20h). , Liga Acadêmica de Doenças Parasitárias e Zoonoses da UFMT, UFMT, Brasil.
2020 - 2020
Curso Online de Sutura. (Carga horária: 10h). , SutureSkin, SSK, Brasil.
2020 - 2020
Hipertensão e diabetes mellitus em cães e gatos.. (Carga horária: 80h). , Portal da Educação, RJ, Brasil.
2020 - 2020
Fundamentos Bioquímicos dos transtornos Metabólicos em Animais Domésticos. (Carga horária: 30h). , Grupo de Extensão e Práticas Educacionais em Análises Clínicas Veterinária, GEPAC-UNIVASF, Brasil.
2020 - 2020
Anatomia Animal. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, SETE DE SETEMBRO, Brasil.
2020 - 2020
I Curso de Introdução à Oncologia. (Carga horária: 10h). , Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica-UFF, LIONCC-UFF, Brasil.
2020 - 2020
CARDIOPATIA NO CÃO IDOSO: O QUE DEVEMOS SABER?. (Carga horária: 2h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2020 - 2020
Abordagem Clinica das Principais Intoxicações de Cães e Gatos. (Carga horária: 2h). , Grupo de estudos em toxicologia veterinária - UNIBH, GEPAC - UNIBH, Brasil.
2020 - 2020
Hábitos de ingestão hídrica em gatos e sua relação com doenças atuais. (Carga horária: 1h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2020 - 2020
MANEJO CLÍNICO DAS UROLITÍASES RECORRENTES EM FELINOS. (Carga horária: 1h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2020 - 2020
CORONAVIROLOGIA APLICADA A CÃES E GATOS. (Carga horária: 2h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2020 - 2020
Alterações metabólicas pós-castrações em felinos - o que sabemos?. (Carga horária: 2h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2020 - 2020
ANTIBIOTICOTERAPIA RACIONAL EM CÃES E GATOS.. (Carga horária: 1h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2020 - 2020
MANEJO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA EM GATOS. (Carga horária: 1h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2020 - 2020
Junho amarelo. (Carga horária: 6h). , Grupo de estudos e ações em Pequenos animais da UFF, GEPA/UFF, Brasil.
2020 - 2020
Dermatopatias Pruriginosas em gatos. (Carga horária: 1h). , Plataforma VetSmart, VETSMART, Brasil.
2019 - 2020
Ações de Extensão em Medicina Veterinária Laboratório Aberto. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Laboratório Aberto. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica de pequenos animais.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Patologia Clínica Animal.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Intensivismo.
Participação em eventos
1 Congresso VetScience Academy. 2020. (Congresso).
2 Congresso VETScience Academy e Workshop SPORO & LEISH. 2020. (Congresso).
Clínica de Lagomorfos - GEAS-UFF. 2020. (Encontro).
Enriquecimento Ambiental para gatos - Universidade São Judas Tadeu. 2020. (Simpósio).
Exame neurológico de alterações locomotoras - Universidade São Judas Tadeu. 2020. (Simpósio).
I Conferência Nacional de Residência de Pequenos animais pelo Programa de Residência do HOVET da FMVZ-USP. 2020. (Congresso).
II Encontro de Terapias Alternativas em pequenos animais.. 2020. (Encontro).
I Simpósio Interdisciplinar online de Medicina Veterinária - Centro UNIVERSO JUIZ DE FORA. 2020. (Simpósio).
Mitos e verdades sobre a Leishmaniose.. 2020. (Simpósio).
Simpósio de Patologia Clínica - Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da PUCPR. 2020. (Simpósio).
Simpósio online VetEduka de Emergências. 2020. (Simpósio).
Simpósio online VetEduka de Medicina Felina. 2020. (Simpósio).
Vet AnatoWeekend - Núcleo de Anatomia Humana e Comparada da UFF.. 2020. (Seminário).
39 CONGRESSO BRASILEIRO ANCLIVEPA E XV CONGRESSO INTERNACIONAL FIAVAC | RIO DE JANEIRO. 2018. (Congresso).
CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE MARICÁ. 2018. (Outra).
CICLO DE PALESTRAS DO FINAL DE SEMANA DA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA ? HOSPITAL UNIVERSITÁRIO VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2018. (Seminário).
II CONGRESSO FLUMINENSE DE MEDICINA EM ANIMAIS SELVAGENS. 2018. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
COUTINHO, L. F. ; XAVIER, M. S. ; SOUZA, A. M. . A Patologia Clínica Veterinária como um ensino lúdico sobre diagnósticos. 2019 (Artigo).
-
COUTINHO, L. F. ; CHAUDON, M. B. O.c . Características diferenciais entre neoplasias benignas e malignas 2019 (Artigo).
-
SOUZA, A. M. ; CARMO, B. B. ; XAVIER, M. S. ; COUTINHO, L. F. . Laboratório aberto: Patologia Clinica Veterinária para todas as idades. 2019 (Artigo).
-
SENA, T. R. ; SOUZA, A. M. ; XAVIER, M. S. ; COUTINHO, L. F. . Patologia Clínica Veterinária conscientizando para a prevenção de doenças transmitidas por vetores. 2019 (Artigo).
-
HOROWICZ, J. M. ; SOUZA, A. M. ; XAVIER, M. S. ; COUTINHO, L. F. . Ludicidade no ensino da Biossegurança para tutores de animais de companhia durante atendimento médico veterinário. 2019 (Artigo).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista: Patologia Clínica Veterinária, Carga horária: 12
2019 - 2019
Universidade Federal FluminenseVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Oncologia Clínica e Cirúrgica, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2016 - 12/2018
Estágios , Hospital Universitário Veterinário da Universidade Federal Fluminense.,Estágio realizado, Anestesiologia Animal.
2022 - Atual
PCA - Centro de diagnóstico veterinárioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médica Veterinária, Carga horária: 24
Outras informações:
Médica Veterinária no setor de internação e atendimento clínico de pequenos animais, no período noturno.
2019 - 2022
PCA - Centro de diagnóstico veterinárioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 48
Outras informações:
Estágio no Centro de Tratamento Intensivo, atendimento 24 horas de emergências e terapia intensiva, hemogasometria, ventilação mecânica e isolamento para doenças infecciosas de cães e gatos.
2020 - 2020
Hospital Veterinário de NiteróiVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágio em Clínica Médica de pequenos animais, Oncologia Clínica e Cirúrgica Veterinária e Intensivismo.
2017 - 2019
Veterinária OliveiraVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 60
Outras informações:
Estágio na área de Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais e Patologia Clínica Veterinária
2021 - 2022
Centro Médico Veterinário de NiteróiVínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
2021 - 2022
Laboratório de Patologia Clínica Veterinária no HUVET-UFFVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista, Carga horária: 12
2021 - 2022
Pet e Vet Clínica VeterináriaVínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Laís Fernandes Coutinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?