ANNA JÚLIA MARTINS FERREIRA

Bacharela em Biotecnologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo trabalhado com ênfase em biotecnologia aplicada às áreas farmacêutica, biologia molecular e melhoramento de plantas. Possui experiência em atividades de laboratório com foco em soluções inovadoras para o controle de pragas no agronegócio, desenvolvidas em parceria com o CNPq/UFG e o Laboratório de Nanotecnologia e Sistemas de Liberação de Fármacos (NanoSYS/UFG). Atuou como pesquisadora e estagiária no Setor de Melhoramento de Plantas da Escola de Agronomia da UFG (2024), onde desenvolveu estudos genômicos relacionados à resistência à ferrugem marrom em cana-de-açúcar, com uso de ferramentas de Bioinformática. Participou de ações de extensão junto a comunidades tradicionais do estado de Goiás desde 2015, com destaque para o projeto Lobby Social (20202021), onde contribuiu com produções textuais e de mídia sobre o assunto. Em conjunto, integrou a diretoria de PD da Empresa Júnior de Biotecnologia da UFG (ByTechnology/UFG), além de representar a UFG na Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LINA/UFG). Possui ainda, experiência profissional na iniciativa privada, com atuação na RSF Cred, onde desenvolveu competências em cobrança, gestão de mailings, análise de dados e utilização de ferramentas do Excel e Pacote Office, com foco em gestão operacional e impacto empresarial. Atualmente, mantém-se dedicada à ampliação de conhecimentos técnicos e científicos na área de Biotecnologia, com interesse em contribuir para inovações sustentáveis e avanços tecnológicos.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Biotecnologia

2020 - 2024

Universidade Federal de Goiás
Título: Diversidade de haplótipos no contexto genômico dos genes TKP-7 e TKP-8 de cana-de-açúcar
Orientador: Alexandre Siqueira Guedes Coelho

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2018

Colegio planeta educacional

Formação complementar

2022 - 2022

Ciência Aberta e Propriedade Intelectual. (Carga horária: 10h). , Biotecnologia Brasil, BIOTEC BRASIL, Brasil.

2022 - 2022

Escrita científica. (Carga horária: 10h). , Biotecnologia Brasil, BIOTEC BRASIL, Brasil.

2022 - 2022

Biotecnologia Aplicada a Alimentos. (Carga horária: 6h). , Biotecnologia Brasil, BIOTEC BRASIL, Brasil.

2022 - 2022

Biologia Molecular. (Carga horária: 15h). , Biotecnologia Brasil, BIOTEC BRASIL, Brasil.

2021 - 2021

BIOTECS!M. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2021 - 2021

BIOTECS!M. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em CONPEEX. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Vegetal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Bioinformática.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Melhoramento de Plantas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.

Participação em eventos

CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. AGLOMERAÇÃO DE MATERIAL INORGÂNICO USADO NO CONTROLE AMBIENTAL DE ARTRÓPODES: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE INSETICIDA. 2024. (Congresso).

V Congresso Digital de Nanobiotecnologia e Bioengenharia. 2024. (Congresso).

FUNGANEWS: Desvendando o mundo dos fungos. 2023. (Oficina).

Diálogos em Pesquisa e Inovação: Ciência Aberta e a Propriedade Intelectual. 2022. (Encontro).

IV Curso de Verão em Biociências e Tecnologia. 2022. (Outra).

Webinar de Cerveja e Empreendedorismo. 2022. (Outra).

1º Hackathon Protos Biotec Jr..Wetzimes: Wetlands associadas a enzimas integradas para biorremediação de sistemas hídricos comprometidos por fármacos. 2021. (Outra).

BIOTECS!M. 2021. (Seminário).

I Forum de Biotecnologia: Desmistificando a transformação do conhecimento acadêmico. 2021. (Outra).

MicoTecnologia - Fungos na Biotecnologia. 2021. (Seminário).

NUCLEO'21 - Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia. 2021. (Encontro).

Startups sobre clonagem bacteriana.Oxtech. 2021. (Outra).

CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2020. (Congresso).

Empreendedorismo na Sáude.Ações para ser um empreendedor e empreendedorismo na saúde. 2020. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, A. J. M. ; MOURA, R. D. P. ; TAVEIRA, S. F. ; MARRETO, R. N. . Aglomeração de material inorgânico usado no controle ambiental de artrópodes: caracterização físico-química e avaliação da atividade inseticida. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. J. ; FERREIRA, A. J. M. ; MOURA, R. D. P. ; TAVEIRA, S. F. ; MARRETO, R. N. . Grânulos de terra diatomácea: Caracterização e avaliação da atividade inseticida contra larvas de Alphitobius diaperinus. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2024

Bacharela em Biotecnologia, Universidade Federal de Goiás.

2021

2° lugar no 1° Hackathon de Modelagem de Bioempreendimentos, Universidade Federal de São Paulo.

2021

1° lugar do projeto ?Startups sobre clonagem bacteriana?, Universidade Federal de Goiás.

Histórico profissional

Endereço profissional

Experiência profissional

2024 - 2024

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador de graduação, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa científica voltada a análises genéticas e genômicas associadas aos genes TKP-7 e TKP-8 de cana-de-açúcar para melhoramento vegetal e resistência a doenças em campo, especialmente sob a ferrugem marrom.

2023 - 2024

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa científica voltada ao desenvolvimento de grânulos inorgânicos para o controle de pragas, como Alphitobius diaperinus, em aviários de corte visando o aumento da produtividade no agronegócio.

2021 - Atual

RSF CRED

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Gerente de mailings, Carga horária: 30

Outras informações:
Contribuo com habilidades em cobranças e gestão de mailings, aprimorando competências em análise de dados, ferramentas de Excel, Pacote Office e gestão operacional no impacto empresarial.

2021 - Atual

Faculdade IBMEC DF

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Produtora textual e midiática, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto Lobby Social de ação voluntária entre o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG) para desenvolvimento de políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas no estado de Goiás.

2021 - 2023

ByTecnology Jr.

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto voluntário voltado a aplicação da vivência e estruturação empresarial em Biotecnologia aos alunos de graduação do curso.

2022 - 2023

Liga Nacional dos Estudantes em Biotecnologia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Produtora textual e midiática, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto de voluntariado para ação estudantil voltada ao desenvolvimento de políticas públicas de interesse ao curso e profissionais da área de Biotecnologia no estado de Goiás.