Maria Paula de Morais Silva

Mestre em Ensino de Física pelo programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo 58, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife (2024). Pós-graduada em Metodologias de Ensino de Física, pela Faculdade em Educação São Luís (2019). Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Instrumentação Específica de Uso Geral em Física. Atual professora do Estado de Pernambuco da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Jáder de Andrade, Timbaúba, Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Física Aplicada

2022 - 2024

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Conectividade e interatividade no estudo da Física Moderna e Contemporânea para a determinação da constante de Planck utilizando o Arduino e o MIT App Inventor, Ano de Obtenção: 2024
Orientador: Ana Paula Teixeira Bruno Silva
Coorientador: Jairo Ricardo Rocha de Oliveira.

Especialização em Metodologia do Ensino de Física

2019 - 2019

Faculdade de Educaçao Sao Luis

Graduação em Física

2012 - 2016

Universidade Estadual da Paraíba
Título: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO
Orientador: Marcos Antonio Barros Santos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos.

Participação em eventos

Ciclo de palestras em Ensino de Física, História da ciência, Filosofia da ciência e formação de professores. 2020. (Encontro).

Congresso Internacional "Um novo Tempo na Educação". 2020. (Congresso).

Educação Interdimensional: A formação Integral do humano em tempos de pandemia.. 2020. (Seminário).

Seminário de Formação de Professores. 2019. (Seminário).

23ª Feira de Ciência Jovem. Utilização da ludicidade nas aulas de Física: um jogo sobre astronomia.. 2017. (Feira).

I Semana de Licenciatura em Física - UEPB.ASPECTOS CONCEITUAIS DA MECÂNICA QUÂNTICA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL. 2016. (Encontro).

54º CONGRESSO DA UNE. 2015. (Congresso).

V ENID - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB. ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA, UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA. 2015. (Congresso).

CINTEDI Congresso Internacional de Educação e Inclusão. 2014. (Congresso).

CONEDU - Congresso Nacional de Educação. O jogo em sala de aula: uma estratégia para o ensino de energia por meio lúdico.. 2014. (Congresso).

III Semana Acadêmica da Física. 2014. (Encontro).

III Semana Acadêmica dA Física.TÓPICOS EM FÍSICA COMPUTACIONAL. 2014. (Encontro).

IV ENID - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO. 2014. (Congresso).

I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA/UEPB. INTRODUÇÃO A ASTROFÍSICA ESTELAR. 2012. (Congresso).

I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA/UEPB.CAPTAÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVA. 2012. (Encontro).

I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA/UEPB. 2012. (Encontro).

IV MOSTRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS. Educação Interdimensional: Ontem, Hoje e Sempre. 2011. (Feira).

Olimpíada Brasileira de Física. Olimpíada Brasileira de Física. 2011. (Olimpíada).

II MOSTRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS. 100 anos de Mestre Vitalino. 2009. (Feira).

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. P. M. ; SILVA, R. G. . ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA, UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. P. M. ; SILVA, R. G. . UMA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA, 'ASTRONOMIA LEGAL'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. P. M. ; SILVA, R. G. . O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO LÚDICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. P. M. . O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    PIBID, Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID/UEPB).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Paula de Morais Silva - Coordenador / Alessandro Frederico da Silveira - Integrante / Paula Almeida de Castro - Integrante / Renally Gonçalves da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Escola de Referência Coronel João Francisco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Física

2018 - Atual

Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Jáder de Andrade

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Física

2017 - 2018

PREVUPE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Física