Letícia Vitorino da Silva

Graduanda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Informações coletadas do Lattes em 12/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Filosofia

2022 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Graduação interrompida em 2021 em Filosofia

2018 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de interrupção: 2021

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Centro Educacional Objetivo Campinas

Formação complementar

2021 - 2021

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). (Carga horária: 2h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

11th International Meeting on Information, Knowledge and Action - Cognition & Modeling -. 2021. (Encontro).

20 Encontro Internacional sobre Pragmatismo.A dinâmica de formação de hábitos: Uma análise de práticas com o tear de Alexandre Heberte. 2021. (Encontro).

20 Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2021. (Encontro).

Curso de extensão em ética animal: Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos. 2021. (Outra).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, - Eixo temático 4ixo. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, - Eixo temático 8ixo. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, - Eixo temático 9ixo. 2021. (Congresso).

II Simpósio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação. 2021. (Simpósio).

Minicurso A FILOSOFIA E A CIÊNCIA DA MENTE NA VIDA: INDAGAÇÕES A PARTIR DA TEORIA ENATIVA AUTOPOIÉTICAS. 2021. (Outra).

Minicurso SOBRE SE - E COMO - AS LEIS DA FÍSICA DETERMINAM A EMERGÊNCIA DA VIDA E AS NOSSAS AÇÕES. 2021. (Outra).

V Colóquio Internacional Diálogos Sul-sul e II Congresso Internacional de Pesquisas e Práticas em Educação.Tecnologias de Informação Digital e Epistemicídio: um estudo filosófico-interdisciplinar. 2021. (Outra).

XI Encontro Internacional de Informação e Ação - EIICA.INFLUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA AÇÃO HUMANA. 2021. (Encontro).

XVI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unesp: A vida como objeto da Filosofia. 2021. (Encontro).

XXXIII Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília. Tecnologias de Informação Digital e Epistemicídio: um estudo filosófico-interdisciplinar. 2021. (Congresso).

FACAMP Model United Nations - FAMUN. Direitos Humanos.. 2020. (Congresso).

XV Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP - Filosofia e Psicanálise. 2020. (Encontro).

XXXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Tecnologias de Informação Digital e Epistemicídio: um estudo filosófico-interdisciplinar. 2020. (Congresso).

O papel do PIBID e do PRP na formação de professores (as),. 2019. (Outra).

XII Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva - EBICC. 2019. (Encontro).

Orientou

Maria Eunice Quilici Gonzalez

Orientação semanal para publicação de artigo; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Maria Eunice Quilici Gonzalez

TECNOLOGIAS DIGITAIS E EPISTEMICÍDIO: UM ESTUDO FILOSÓFICO-INTERDISCIPLINAR; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Letícia Vitorino da Silva;

Reinaldo Sampaio Pereira

POTÊNCIA E ATO NO LIVRO TETA DA METAFÍSICA DE ARISTÓTELES; 2019; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Letícia Vitorino da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. V. ; STRADIOTTO, L. . O Reino de Atra. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Sinna, 2021. aprox. 450p .

  • SILVA, L. V. . INFLUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA AÇÃO HUMANA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. V. . TECNOLOGIAS DIGITAIS E EPISTEMICÍDIO: UM ESTUDO FILOSÓFICO-INTERDISCIPLINAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. V. . Tecnologias de Informação Digital e Epistemicídio: um estudo filosófico-interdisciplinar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. V. . Tecnologias de Informação Digital e Epistemicídio: um estudo filosófico-interdisciplinar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. V. ; RAPOSO, A. L. K. ; SANTOS, I. I. . A dinâmica de formação de hábitos: Uma análise de práticas com o tear de Alexandre Heberte. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. V. . Tecnologias de Informação Digital e Epistemicídio: um estudo filosófico-interdisciplinar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. V. . Tecnologias de Informação Digital e Epistemicídio: um estudo filosófico-interdisciplinar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SILVA, L. V. . Cenário de peça teatral infantil. 2017. Pintura.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Letícia Vitorino da Silva - Integrante / Maria Eunice Quilici Gonzalez - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    TECNOLOGIAS DIGITAIS E EPISTEMICÍDIO: UM ESTUDO FILOSÓFICO-INTERDISCIPLINAR, Descrição: Neste projeto, nos propomos a discutir a seguinte questão: quais podem ser os papeis das TIC (tecnologias de informação e comunicação) em relação ao epistemicídio? No viés negativo podemos ressaltar a disseminação de padrões preconceituosos, a vigilância da vida privada levando a falta de privacidade. Entretanto, a visibilidade, as oportunidades de emergência cultural, a possibilidade de enunciação, o fácil acesso a conteúdos informativos compõem o viés positivo de um dos papeis das TIC em relação ao epistemicídio. Esse termo foi criado por Boaventura de Souza Santos para expressar os efeitos que o colonialismo europeu propiciou em sua tentativa de padronização do conhecimento. Objetivamos estabelecer um panorama histórico do neocolonialismo, em uma perspectiva interdisciplinar, expondo as características que acentuam o epistemicídio, relacionando-os com as TIC. Finalmente, discutiremos consequências positivas e negativas que as TIC apresentam no cenário inaugurado pelo neocolonialismo na contemporaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Letícia Vitorino da Silva - Integrante / Maria Eunice Quilici Gonzalez - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    POTÊNCIA E ATO NO LIVRO TETA DA METAFÍSICA DE ARISTÓTELES, Descrição: Analisar, a partir do livro Metafísica, dois conceitos - ato e potência - que figuram em todo o corpus aristotelicus, mas que são estudados com maios detalhamento no livro Teta da obra supracitada (rapidamente citada, também, no capítulo doze do livro Delta). Aristóteles expõe os conceitos de ato e potência de duas bases: físicas (concretas) e metafísicas (abstratas), trazendo uma noção mais ampla de seus posicionamentos e pensamentos a respeito de sua teoria. Assim, a obra contém análises dos dois pontos de vista, não se limitando apenas a visões físicas e metafísicas, mas, também, apegando-se a visões lógicas e ontológicas. Ademais, nos primeiros cinco capítulos do livro Teta, as definições feitas de ato e potência são voltadas para aspectos físicos, enquanto os últimos quatro capítulos são definições voltadas para o aspecto metafísico. Este projeto possui como foco o estudo dos aspectos físicos de ato e potência, mas, sem excluir os aspectos metafísicos, igualmente importantes para uma melhor compreensão do tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Letícia Vitorino da Silva - Integrante / Reinaldo Sampaio Pereira - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Letícia Vitorino da Silva - Integrante / Reinaldo Sampaio Pereira - Coordenador / Elói Maia de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

2021 - 2021

Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora acompanhante, Carga horária: 5