IGO FERREIRA DE SOUSA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (2021). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos esportes, História e política e História e memória.

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2016 - 2021

Universidade Federal do Piauí
Título: O FUTEBOL NAS PÁGINAS POLICIAIS: A REPERCUSSÃO DA TRAGÉDIA ENVOLVENDO JOGADORES DO TIRADENTES POR MEIO DOS JORNAIS EM TERESINA (1975 - 1976)
Orientador: Orientadora: Prof. Dr. (a). Claudia Cristina da Silva

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

UNIDADE INTEGRADA JOÃO PAULO I

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

SOUSA, I. F. . IV Seminário de Pós -Graduação em História do Brasil e I encontro de discente e egressos do PPGHB. 2023. (Outro).

SOUSA, I. F. . História social dos sertões: Nordeste, o último reduto da democracia no Brasil?. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

História Social dos sertões: Nordeste, o último reduto da democracia no Brasil?.Entre Prática, Pesquisa e Ensino. 2019. (Seminário).

II Seminário de Residência Pedagógica da UFPI. Comunicação Oral.Residência Pedagógica: reflexões sobre as experiências, aprendizagens e contribuições para a formação docente em História.. 2019. (Seminário).

II Seminários Integrados da Residências Pedagógicas da UFPI..Escola e Universidade articulando saberes da prática e saberes de experiência na aprendiz agem da docência. 2019. (Seminário).

II Seminários Integrados da UFPI.Seminários Integrados da UFPI. 2019. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, I. F. . O time Tiradentes e a construção da identidade teresinense no cenário esportivo piauiense nos anos de 1971-1975.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SOUSA, I. F. . A história do tempo presente e suas interlocuções com a escrita da história. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, I. F. . Entre Prática, Pesquisa e Ensino. Curso de curta duração ministrado. 2019. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor orientador: Francisco de Assis de Sousa Nascimento Disciplina: História do Brasil Contemporâneo

2018 - 2020

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residência Pedagógica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor (a) orientadora: Vilmar Aires