Ottavia de Vasconcelos Zainho Helbok

Mestre em Ciências da Saúde pela FMABC, pós-graduada em Medicina do Esporte e do Exercício (2015-2016), pós-graduada em Cardiologia Clínica (1999-2000) e especialização em Cardiologia Intervencionista (RBSPB/SP 2001-2002). Graduada em Medicina pela UNIVERSIDADE DE VASSOURAS (1998). Atuou com plantonista de pronto-socorro e unidade de terapia intensiva, e atualmente atua como cardiologista intervencionista no Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí. Atualmente atuando como professora/tutora no Curso de Medicina da UNIDAVI, nas sexta e sétima fases, conferencista e professora do ambulatório de habilidades, além de coordenadora da sétima fase do curso de medicina da Unidavi. Áreas de interesse: reabilitação cardíaca, medicina esportiva, doenças cardiológicas, intervenções cardiológicas.

Informações coletadas do Lattes em 01/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Saúde

2022 - 2025

Faculdade de Medicina do ABC
Título: ANÁLISE DO ELETROCARDIOGRAMA DO PRATICANTE DE EXERCÍCIO FÍSICO COMPARADO AO DO ATLETA: UM ESTUDO OBSERVACIONAL, Ano de Obtenção: 2025
Rodrigo Daminello Raimundo.Palavras-chave: Eletrocardiograma; Exerício físico; Coração do Atlete.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Medicina do Esporte e do Exercício

2015 - 2016

Centro Universitário Ingá
Título: Tenda Médica no Ironman 70,3 Florianópolis
Orientador: Lourenço Sampaio de Mara

Especialização em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

2001 - 2003

Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
Título: Sem monografia
Orientador: Sem orientador

Especialização em Cardiologia Clínica

1999 - 2000

Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro
Título: Sem monogrfia
Orientador: Sem orientador

Graduação em Medicina

1993 - 1998

Universidade de Vassouras
Título: Comparação entre Teste ergométrico positivo e Cateterismo cardíaco
Orientador: Dr. Magluta

Formação complementar

2015 - 2016

Medicina do Esporte. (Carga horária: 400h). , Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.

2001 - 2003

Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. (Carga horária: 2260h). , Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP, BPSP, Brasil.

1999 - 2001

Cardiologia Clínica. (Carga horária: 2265h). , Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro, IPGMRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cardiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: hemodinâmica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina do Esporte e do Exercício.

Participação em eventos

27° Fórum Acadêmico. 2022. (Oficina).

1° Evento Integrado entre Ligas Acadêmicas de Medicina da Unidavi Uni Un. 2021. (Encontro).

26° Fórum Acadêmico. 2021. (Simpósio).

Formação Docente 2.2021. 2021. (Oficina).

XI Congresso Integrado de ensino, Pesquisa e Extensão. 2021. (Congresso).

Currícula Lattes: Impacto e Atualização. 2020. (Outra).

Introdução às ferramentas educacionais Google. 2020. (Oficina).

31 Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte e XI Congreso SudAmericano de medicina Del Deporte. 2019. (Congresso).

31 Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e XI Congreso Sudamericano de Medicina del Deporte. Tenda médica: Perfil do diagnóstico clínico em participantes do Ironman 70.3. 2019. (Congresso).

35 FIMS World Congress of Sports Medicine e 30 Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. 2018. (Congresso).

26 Congresso Pan Americano de Medicina do Esporte e 29 Congresso Brasileeiro de Medicina do Esporte. 2017. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte e do Exercício. 2016. (Congresso).

71 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2016. (Congresso).

69 Congresso Braileiro de Cardiologia. 2014. (Congresso).

Euro PCR. 2014. (Congresso).

XXI Congresso Nacional do DERC. 2014. (Congresso).

68 Congresso Brasileiro de Cadiologia. 2013. (Congresso).

67 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2012. (Congresso).

XXXIV Congresso da SBHCI. 2012. (Congresso).

64 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2009. (Congresso).

Simpósio Comemorativo pelos 10 Anos da Equipe José A. Mangione. 2007. (Simpósio).

XXIX Congresso da SBHCI. 2007. (Congresso).

61 Congresso Brasileiro de Cardiologia e XXII Congresso Sul-Americano de Cardiologia. 2006. (Congresso).

I Jornada de Saúde de Rio do Sul.Infarto Agudo do Miocárdio. 2006. (Encontro).

XII Congress of SOLACI e XXVIII Congress of SBHCI. 2006. (Congresso).

59 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2004. (Congresso).

II Jornada de Cardiologia do Alto vale. 2004. (Outra).

58 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2003. (Congresso).

I Jornada de Cardiologia do Alto Vale do Itajaí e I Jornada de Cardiologia de Rio do Sul. 2003. (Outra).

IX Congress of SOLACI e XXV Congress of SBHCI. 2003. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Implante direto de Stent longo: Resultados imediatos e tardios comparados com implante de Stent com pré-dilatação. 2002. (Congresso).

57 Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2002. (Congresso).

VIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Cardiologia Interencionista. Implante direto de stent longo: resultaods imediatos e tardios comparado com implante de stent longo com pré-dilatação. 2002. (Congresso).

VIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista. Validação de um novo sistema de classificação de lesões coronárias para avaliação dos resultados na era moderna dos stents. 2002. (Congresso).

VIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista. Resultaods do Implnate de Stent Primário em Pacientes Maiores de 75 anos com IAM com supra de ST. 2002. (Congresso).

VIII Congresso de La Sociedad Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista. Influência da idade nos resultados imediatos e tardios do implante de stent coronário em pacientes diabéticos. 2002. (Congresso).

XXIII Congresso da SOCESP. Tratamento percutâneo de lesões coronarianas com implante direto de stent. 2002. (Congresso).

XXIII Congresso da SOCESP. 2002. (Congresso).

XXIV Congresso da SBHCI. 2002. (Congresso).

XXIV Congresso da SBHCI. Resultados do Implante de Stent primário em pacientes maiores de 75 anos com IAM com supra de ST. 2002. (Congresso).

XXIV Congresso da SBHCI. Influência da idade nos resultaods imediatos e tardios do Implante de stent coronário em pacientes diabéticos. 2002. (Congresso).

XXIV Congresso da SBHCI. Comparação dos resultados do implante de stents direto ou pré-dilatação em pacientes diabéticos. 2002. (Congresso).

XXIV Congresso da SBHCI. Implante direto de stent longo: resultaods imediatos e tardios comparado com implante de stent longo com pré-dilatação. 2002. (Congresso).

XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Comparação dos resultados do implante de stents direto ou pré-dilatação em pacientes maiores de 70 anos. 2002. (Congresso).

XXIII Congresso da SBHCI. Experiência Inicial no implante direto de stent em lesões coronarianas. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ivana Becker

HELBOK, O. V. Z.. Avaliação ecocardiográfica da cardiotoxicidade secundária ao tratamento do câncer de mama em mulheres. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Orientou

Amanda Horstmann de Melo

Análise do tempo porta-balão nos pacientes atendidos com Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST em um hospital terciário de Santa Catarina; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; (Orientador);

Laura Roman Cruz

Infarto do miocárdio sem obstrução coronariana (MINOCA): Um relato de caso; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; (Orientador);

Brenda Carolina Lorenzon

Análise da presença de fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento da doença arterial coronariana em indivíduos residentes na microrregião do Alto Vale do itajaí; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade para o desenvolvimento do Vale do Itajaí; (Orientador);

Julia Farenzena Zapelini

PREVALÊNCIA DE ESCORE DE CÁLCIO ALTERADO COMO FATOR DE RISCO DE ATEROSCLEROSE PRECOCE EM UMA MICRORREGIÃO DE SANTA CATARINA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; (Orientador);

Ana Paula Schonarth

Dissecção Espontânea de Artéria Coronária: um relato de caso; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; (Orientador);

Erick Dieter Medeiros

A PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO COMO FATOR PROTETOR PARA COVID-19 GRAVE NUMA MICRORREGIÃO DE SANTA CATARINA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; (Orientador);

Brenda Carolina Lorenzon

Análise dos fatores de risco para doença arterial coronariana em indivíduos frequentadores de Unidades Básicas de Saúde; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Ottávia de Vasconcelos Zainho Helbok;

Monireh Zimmermann Ramezanali

ANÁLISE DA ADESÃO DOS PACIENTES AO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR (RCV) COM BASE NA POPULAÇÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade para o desenvolvimento do Vale do Itajaí; Orientador: Ottávia de Vasconcelos Zainho Helbok;

Produções bibliográficas

  • HELBOK, OTTAVIA V. Z. ; SOUSA, LUIZ V. A. ; HERDY, ARTUR H. ; LAPORTA, GABRIEL Z. ; RAIMUNDO, RODRIGO D. . Comparative Electrocardiographic Analysis Between Physical Exercise Practitioners and Athletes: A Cross-Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 22, p. 78-88, 2025.

  • DE MELO, AMANDA HORSTMANN ; BACCA, CAROLINE DE OLIVEIRA FISCHER ; LOPES, SAMANTHA CRISTIANE ; RAMOS, NICOLAS ; HELBOK, OTTÁVIA DE VASCONCELOS ZAINHO HELBOK . ANÁLISE DO TEMPO PORTA-BALÃO NOS PACIENTES ATENDIDOS COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO COM SUPRADESNIVELAMENTO DO SEGMENTO ST EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DE SANTA CATARINA. Revista de Epidemiologia e Saúde Pública - RESP , v. 1, p. 18-18, 2023.

  • RAMEZANALI, MONIREH ZIMMERMANN ; VENTURI, ISABELA ; MEDEIROS, ERICK DIETER ; LOPES, SAMANTHA CRISTIANE ; BALDO, GUILHERME VALDIR ; HELBOK, OTTÁVIA DE VASCONCELOS ZAINHO . ANÁLISE DA ADESÃO DE PACIENTES CARDIOPATAS AO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA EM UMA MICRORREGIÃO DE SANTA CATARINA. Revista de Epidemiologia e Saúde Pública - RESP , v. 1, p. 17-31, 2023.

  • FRIAS, E. R. K. ; LIMA, J. C. ; GOLDNER, M. F. ; UZIEL, S. ; HELBOK, O. V. Z. . O COMPROMETIMENTO DAS FUNÇÕES CARDÍACAS CAUSADO PELAS DOENÇAS AUTOIMUNES SISTÊMICAS. In: Horevicht, C. M.; Junior, A. B. A.. (Org.). Cardiologia em foco: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento atuais. 1ed.Rio de Janeiro: Epitaya, 2023, v. 1, p. 365-393.

  • FRIAS, E. R. K. ; LIMA, J. C. ; UZIEL, S. ; HELBOK, O. V. Z. ; GOLDNER, M. F. . A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DOS RISCOS CARDIOVASCULARES NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO. In: Horevicht, C. M.; Junior, A. B. A.. (Org.). Cardiologia em foco: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento atuais. 1ed.Rio de Janeiro: Epitaya, 2023, v. 1, p. 394-418.

  • HELBOK, O. V. Z. ; BACCA, C. O. F. ; ZAPELINI, J. . PREVALÊNCIA DE ESCORE DE CÁLCIO ALTERADO COMO FATOR DE RISCO DE ATEROSCLEROSE PRECOCE EM UMA MICRORREGIÃO DE SANTA CATARINA. In: XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021. Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • HELBOK, O. V. Z. ; BACCA, C. O. F. ; MELO, A. H. . Análise do tempo porta-balão nos pacientes atendidos com Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST em um hospital terciário de Santa Catarina. In: XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Rio do Sul. Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; CRUZ, L. . Infarto do miocárdio sem obstrução coronariana (MINOCA): Um relato de caso. In: XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Rio do Sul. Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; SCHONARTH, A. P. . Dissecção Espontânea de Artéria Coronária. In: XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Rio do Sul. Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; BACCA, C. O. F. ; STROHER JUNIOR, R. A. ; CEZAR, A. L. ; CASTOLDI, A. S. . Síndrome de Takotsubo durante a Pandemia sa SARS-COV2: Um relato de caso. In: 76 Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2021, Online. Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; BACCA, C. O. F. ; FELTRIN, D. G. ; STROHER JUNIOR, R. A. ; LAUER, G. K. . Trombo Intracavitário secundário à COVID-19: um diagnóstico a se pensar - Relato de caso. In: XVII Congresso Catarinense de Cardiologia, 2021, Online. XVII Congresso Catarinense de Cardiologia, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; RAMEZANALI, M. Z. ; LOPES, S. C. ; BALDO, G. V. . ANÁLISE DA ADESÃO DOS PACIENTES AO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR (RCV) COM BASE NA POPULAÇÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ. In: XVII Congresso Catarinense de Cardiologia, 2021, Online. XVII Congresso Catarinense de Cardiologia, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; RAMEZANALI, M. Z. ; MEDEIROS, E. D. ; SANTOS, A. C. ; FEY, G. B. . Miocardite associada a síndrome pós-Covid - Reconhecer para saber tratar: um relato de caso. In: 76 Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2021, Online. Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; RAMEZANALI, M. Z. . Atualização sobre Novos Anticoagulantes Orais. In: XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Rio do Sul. Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021.

  • HELBOK, O. V. Z. ; RIBEIRO, K. S. ; RAMEZANALI, M. Z. ; HELBOK, O. V. Z. . CHOQUE CARDIOGÊNICO EM PACIENTES PÓS-IAMCSST: TRATAR APENAS A LESÃO CULPADA OU FAZER REVASCULARIZAÇÃO COMPLETA?. In: X Congresso Integrado de ensino, Pesquisa e extensão da Unidavi, 2020, Rio do Sul. Anais: Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unidavi - 2020. Rio do Sul: Editora Unidavi, 2020. v. 1. p. 295-295.

  • HELBOK, O. V. Z. ; RAMEZANALI, M. Z. ; RIBEIRO, K. S. . CHOQUE CARDIOGÊNICO EM PACIENTES PÓS-IAMCSST: TRATAR APENAS A LESÃO CULPADA OU FAZER REVASCULARIZAÇÃO COMPLETA?. In: X Congresso Integrado de ensino, Pesquisa e extensão da Unidavi, 2020, Rio do Sul. Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.

  • ZAPELINI, J. ; MATHEUS, M. ; LOPES, S. C. ; ROCHA, F. R. ; HELBOK, O. V. Z. ; BACCA, C. O. F. . Prevalence of subclinical atherosclerosis with altered coronary calcium score in a Santa Catarina microregion. In: 77° Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2022, Rio de Janeiro. ABC Abstracts of 77° Congresso brasileiro de Cardiologia. Rio de Janeiro: Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2022. v. 119. p. 303-303.

  • ZAPELINI, J. ; MATHEUS, M. ; LOPES, S. C. ; ROCHA, F. R. ; HELBOK, O. V. Z. ; BACCA, C. O. F. . Prevalence of subclinical atherosclerosis with altered coronary calcium score in a Santa Catarina microregion. In: World Congress of Cardiology, 2022, Rio de Janeiro. Abstracts from the World Congress of Cardiology/Brazilian Congress of cardiology 2022, 2022. p. 1113-1113.

  • Mara L.S. ; LINEBURGER, A. ; CORSO, N. H. B. ; HELBOK, O. V. Z. . TENDA MÉDICA: PERFIL DO DIAGNÓSTICO CLÍNICO EM PARTICIPANTES DO IRONMAN BRASIL 70.3. In: Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte e do Exercício, 2019, Foz do Iguaçu. ANAIS DO 31º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE - 2019, 2019. v. 1.

  • HELBOK, OTTÁVIA DE VASCONCELOS ZAINHO . Eletrocardiograma da Atleta. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

HELBOK, O. V. Z. ; FEY, A. ; BARBOSA, T. M. . Manual Docente 6 fase. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

HELBOK, O. V. Z. . Envelhecimento Cardiovascular. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HELBOK, O. V. Z. . Envelhecimento Cardiovascular. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HELBOK, O. V. Z. ; FEY, A. ; BARBOSA, T. M. . Manual Docente 7 fase. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

HELBOK, O. V. Z. ; BARBOSA, T. M. ; FEY, A. . Manual Docente 6 fase. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia didático).

HELBOK, O. V. Z. . Envelhecimento Cardiovascular. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HELBOK, O. V. Z. . Marcadores de Infarto Agudo do Miocárdio. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HELBOK, O. V. Z. . Envelhecimento Cardiovascular. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2018

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do exercício.

2003

Membro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

2000

Membro da Sociedade brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de cardiologia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - Atual

Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Cardiologista Intervencionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Além de atuar com plantonista na Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica

2001 - 2003

Real e Benemérita Sociedade Portugues de Beneficência de São Paulo

Vínculo: Médica Residente e Plantonista, Enquadramento Funcional: Médica residente e Plantonista, Carga horária: 40

2020 - Atual

Clínica Movimento

Vínculo: Médica sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 12

2020 - Atual

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40