Luciane Mumbach
Acadêmica do Curso de Letras ? Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Letras - Português e Espanhol
2019 - Atual
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Participação em eventos
IX Semana Acadêmica de Letras.Materiais didáticos de Língua Portuguesa para a Educação Básica: Pife Gramatical. 2022. (Outra).
IX Semana Acadêmica de Letras.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ODS 11 ? CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. 2022. (Outra).
68 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE. 2021. (Seminário).
I Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul-SILE. 2021. (Seminário).
XI JIC UFFS.A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL E AS (RE)CONFIGURAÇÕES DE SEU TRABALHO. 2021. (Outra).
IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE UFFS.CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LINGUAGEM. 2019. (Seminário).
IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE UFFS. 2019. (Seminário).
Seminário Integrado PIBID, PET e Residência Pedagógica UFFS.Apresentação de materiais/vídeo/cartazes produzidos a partir da experiência. 2019. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
GONCALVES, A. C. T. ; BATISTA, J. F. ; MUMBACH, L. ; SILVA, I. D. L. ; MACIEL, H. L. . A abordagem de temáticas sociais em sala de aula: a reflexão sobre o racismo no ensino de Língua Portuguesa. RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação da Universidade Federal de Rondônia , v. 8, p. 108-123, 2021.
-
GONCALVES, A. C. T. ; ZIESMANN, C. I. ; BATISTA, J. F. ; MACIEL, H. L. ; MUMBACH, L. ; VORPAGEL, M. S. . A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL E AS (RE)CONFIGURAÇÕES DE SEU TRABALHO. In: Demétrio Alves Paz; Jeize de Fátima Batista. (Org.). LETRAS UFFS CERRO LARGO 10 ANOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 1ed.: EDITORA UFFS, 2021, v. , p. 219-234.
-
MUMBACH, L. ; DA SILVA, F. S. ; AMES, M. A. C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ODS 11 ? CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONCALVES, A. C. T. ; MUMBACH, L. . A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL E AS (RE)CONFIGURAÇÕES DE SEU TRABALHO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONCALVES, A. C. T. ; MUMBACH, L. . O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONCALVES, A. C. T. ; BATISTA, J. F. ; ZIESMANN, C. I. ; MUMBACH, L. ; VORPAGEL, M. S. ; MACIEL, H. L. . CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LINGUAGEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONCALVES, A. C. T. ; BATISTA, J. F. ; MUMBACH, L. ; MACIEL, H. L. ; MACHADO, C. D. . DOM CASMURRO: ESTÍMULO À LEITURA E APERFEIÇOAMENTO DE HABILIDADES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONCALVES, A. C. T. ; BATISTA, J. F. ; MUMBACH, L. ; MACIEL, H. L. . LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDANDO A DIVERSIDADE E O RACISMO EM SALA DE AULA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL E AS (RE)CONFIGURAÇÕES DE SEU TRABALHO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Cecilia Teixeira Gonçalves em 23/02/2022., Descrição: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como se constitui, como profissional, o professor de Língua Portuguesa em formação inicial e como ele constrói, em meio a um contexto de prescrições, de representações diversas e de trabalho real, (re)configurações sobre sua atividade. Para tal análise, faremos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999, 2006, 2008) e Machado (2004, 2007, 2009). A vinculação à linha de pesquisa justifica-se pelo fato de entendermos a linguagem como uma forma de produção social que permite aos homens desenvolverem representações acerca do contexto no qual estão inseridos, assim como intervirem nesse meio, modificando-o e a si mesmo. Com relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, conforme Machado (2009), para compreendermos o trabalho docente é necessário tomar como objeto de análise não as condutas diretamente observáveis desses profissionais, mas os textos que são produzidos acerca dessa atividade. No nosso caso, analisaremos como os textos produzidos no e sobre o ensino de Língua Portuguesa podem nos auxiliar a compreender o trabalho do professor (da área) em formação inicial. Além disso, a observação desses textos vinculados à atividade docente possibilitarão investigar de que forma o professor de Língua Portuguesa, em formação inicial, constrói (re)configurações sobre seu trabalho. Por fim, levando em consideração um contexto no qual é apresentada uma série de prescrições sobre o agir docente, prescrições estas que são representadas pelo professor e são colocadas em prática (ou não) na efetivação da atividade educacional, ou seja, quando o trabalho torna-se real, investigaremos como se constitui o professor de LP e seu trabalho. Nessa perspectiva, buscamos observar, a partir do ISD, as relações entre linguagem e trabalho docente que ocorrem num contexto discursivo, no qual se desenvolvem atividades sociais, atividades de linguagem e ações de linguagem. Focalizaremos, nesse sentido, as (re)configurações sobre o trabalho com ensino de língua materna construídas durante a formação e efetivadas, sobretudo, no estágio, momento no qual o estudante de Letras entra em sala de aula ? como professor ? pela primeira vez.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciane Mumbach - Integrante / Ana Cecilia Teixeira Gonçalves - Coordenador.
Prêmios
2021
MENÇÃO HONROSA XI JIC UFFS, UFFS.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RSVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciane Mumbach e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?