Mirticeli Dias de Medeiros
É formada em Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo - pela UniFIP (Patos-PB). Possui Mestrado em História da Igreja pela Pontificia Università Gregoriana (2018) de Roma e é doutoranda na mesma área e na mesma instituição. Pesquisa o uso público e político do catolicismo no Brasil em época contemporânea. A pesquisa faz uma análise historiográfica dos manuais produzidos para narrar a história da instituição até chegar aos documentários históricos que se concentraram na temática. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Vaticano. Em Roma, atua como correspondente internacional, sendo jornalista credenciada junto à Santa Sé desde 2009.
Informações coletadas do Lattes em 08/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Church History
2018 - Atual
Pontificia Universitas Gregoriana
Título: La storia della Chiesa antica nella narrazione dei documentari in Brasile: povertà, martirio e le prime comunità cristiane
Orientador: Dr. Sérgio Tanzarella
Bolsista do(a): Lay Centre Foyer Unitas, LC, Itália. Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Church History
2015 - 2018
Pontificia Universitas Gregoriana
Título: l'uso pubblico del cristianesimo primitivo nei documentari trasmessi in America Latina, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Dr. Sergio Tanzarella
Graduação em Comunicação Social
2002 - 2005
Faculdades Integradas de Patos
Título: TCC - Caricultura: a verdadeira face da cultura popular (documentário)
Orientador: Msc. Flaubert Paiva
Formação complementar
2020 -
Extensão universitária em Geopolítica Mundial. , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2021 - 2022
Extensão universitária em Arqueologia Cristã. (Carga horária: 90h). , Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, PIAC, Itália.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História das Teologias e Religiões.
Participação em eventos
Congresso Online Internacional de História (CONIHIS). A rede de assistência dos primeiros cristãos aos 'descartados' do Império.. 2021. (Congresso).
Inquisição Portuguesa: 200 anos depois. 2021. (Simpósio).
Giornata di studio per l'apertura degli archivi di Pio XII. 2020. (Simpósio).
Associazione di Professori di Storia della Chiesa. 2019. (Congresso).
La teologia dopo Veritatis gaudium nel contesto del Mediterraneo. 2019. (Congresso).
L'inquisizione Romana e i suoi archivi. 2018. (Simpósio).
Santa Sede e Cattolici nel mondo postbellico. 2018. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, M. D. . Papa Francisco e a reforma da Cúria Romana. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, M. D. . L'uso politico del cristianesimo primitivo nei documentari storici. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MEDEIROS, M. D. . BBC. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEDEIROS, M. D. . Celebrações de Páscoa no Vaticano. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEDEIROS, M. D. . Guerra Santa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEDEIROS, M. D. . História do Sínodo. 2022. .
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mirticeli Dias de Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?