Julia Sanna Lopes Piva

Mestranda em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduou-se em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizando parte do curso na UFRJ através do programa ANDIFES de mobilidade acadêmica nacional. Integra o núcleo de pesquisa Sociofilo: (Co)Laboratório de Teoria Social, coordenado pelo prof. Frederic Vandenberghe e vinculado ao Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ. Possui interesse nas áreas de teoria social, teoria sociológica e epistemologia das ciências sociais, e nas temáticas em torno do capitalismo, modernidade, amor romântico, intimidade, subjetividade, gênero e mudança social.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Sociologia e Antropologia

2025 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A ética amorosa e o espírito do capitalismo tardio: contradição ou simbiose? Uma análise sociológica de significações em disputa
Orientador: Frederic Vandenberghe

Graduação em Ciências Sociais

2020 - 2021

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Sociais

2018 - 2023

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Amor, ação subversiva: a ética amorosa de bell hooks em relação ao espírito do capitalismo no mundo globalizado
Orientador: Gabriel Moura Peters

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2016

Escola da Serra

Formação complementar

2026 -

Antropologia das emoções - disciplina ofertada pelo PPCIS/UERJ. (Carga horária: 52h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2025 - 2025

Sociologia Latino-americana - SBS + ALAS. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2025 - 2025

Teoria Sociológica II - disciplina ofertada pelo PPGS do IESP/UERJ. (Carga horária: 42h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2024 - 2024

Curso de Inglês Instrumental - ministrado por Márcia Garcia. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba, UNIFATEC, Brasil.

2020 - 2021

Ciências Sociais - Bacharelado. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

Hannah Arendt - ministrada por Yara Adario Frateschi. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CS, Brasil.

2020 - 2020

Mapas da Existência - ministrada por Maria Homem. (Carga horária: 5h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.

2020 - 2020

Cinema: Os Grandes Clássicos - ministrada por Sérgio Rizzo. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.

2020 - 2020

Simone de Beauvoir - ministrada por Maria Lygia Quartim de Moraes. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.

2020 - 2020

Jazz - ministrada por Zuza Homem de Mello. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.

2020 - 2020

Marx 200 anos - ministrada por Fernando Haddad. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Francês: Frantastique. (Carga horária: 10h). , Gymglish & Le Monde, ., França.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

PIVA, Julia S. L. . I Seminário Discente de Sociologia do PPGS/UFPE. 2023. (Outro).

PIVA, Julia S. L. . Poloaudiovisual.tv com Elza Cataldo: Cinema e História. 2020. (Outro).

PIVA, Julia S. L. . Poloaudiovisual.tv com Helvécio Ratton: Indivíduo e Estado. 2020. (Outro).

PIVA, Julia S. L. . Poloaudiovisual.tv com ELAS: Mulheres no Audiovisual. 2020. (Outro).

Participação em eventos

Socioantropologia das emoções - aula inaugural 2026.1 com David Le Breton (Universidade de Estrasburgo). 2026. (Encontro).

Encontro de Sociologia & Antropologia com Serge Paugam (EHESS): A sociedade em laços: teoria do vínculo social. 2025. (Encontro).

Encontro de Sociologia com Gabriel Cohn (USP): Civilização e Loucura. 2025. (Encontro).

II Seminário Discente do PPGS UFPE e I Seminário Discente do PPGCS-UFRPE: Crises contemporâneas e os desafios das Ciências Sociais: meio ambiente, desigualdades e produção do conhecimento.A ética amorosa de bell hooks como política de transgressão às estruturas de dominação patriarcais e capitalistas. 2025. (Seminário).

I Seminário Discente do PPGEC/UFRJ: Etnografias do Presente: entre saberes, rupturas e experiementações.Fronteiras epistemológicas na Antropologia: repensando cultura, campo, teoria e prática. 2025. (Seminário).

XIX Jornada Discente PPCIS-UERJ: (Ins)urgências contemporâneas: resistências, territórios e direitos.Amor, ação subversiva: a ética amorosa de bell hooks em relação ao espírito do capitalismo no mundo globalizado. 2025. (Seminário).

I Seminário Discente do PPGS/UFPE: O lugar da Sociologia na reconstrução da Democracia.Análise de Intouchables à luz das Sociologias de Norbert Elias e de Pierre Bourdieu. 2023. (Seminário).

I Seminário Internacional Questões de Moral, Moral em Questão: Antropologia do Bem em Tempos Desafiadores - IFCS/UFRJ. 2021. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PIVA, Julia S. L. . Amor, ação subversiva: a ética amorosa de bell hooks em relação ao espírito do capitalismo no mundo globalizado. In: XIX Jornada Discente PPCIS/UERJ, 2025, Rio de Janeiro. (Ins)urgências Contemporâneas: Resistências, Territórios e Direitos. Rio de Janeiro: PPCIS, 2025. p. 97-102.

  • PIVA, Julia S. L. . Amor, ação subversiva: a ética amorosa de bell hooks em relação ao espírito do capitalismo no mundo globalizado - GT7: Emoções e Sociedade. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIVA, Julia S. L. . Fronteiras epistemológicas na Antropologia: repensando cultura, campo, teoria e prática. - GT1: Saberes em confronto: etnografia e a crítica epistemológica. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIVA, Julia S. L. . A ética amorosa de bell hooks como política de transgressão às estruturas de dominação patriarcais e capitalistas - G1: Gênero, raça e as transformações ambientais e socioeconômicas do mundo capitalista. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIVA, Julia S. L. . Análise de Intouchables à luz das Sociologias de Norbert Elias e de Pierre Bourdieu - GT4: Sociologia da Cultura, Arte e Consumo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

PIVA, Julia S. L. . Projeto Conexão Memórias e Afetividades - Projeto de reconhecimento e valorização da cultural local e de estímulo à economia criativa. 2020. (Produção).

PIVA, Julia S. L. . POLOAUDIOVISUAL.TV - Plataforma de exibição gratuita de filmes realizados na região da Zona da Mata em Minas Gerais e de realização de webnários educativos. 2020. (Assistente de produção e de comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Produção, Carga horária: 20

2025 - 2025

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 5

Atividades

  • 09/2025 - 12/2025

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.Atividade realizada, Monitora da disciplina Sociologia da Cultura (FCB001), ofertada para o curso de Ciências Sociais, ministrada pelo prof. Frederic Vandenbergue, com carga horária total de 45 horas..