Mariana da Silva Almeida

Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Possui Técnico em Eletromecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação

2017 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante em Eletromecânica

2015 - 2017

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola Estadual Professor Botelho Reis, GINáSIO

Formação complementar

2021 - 2021

Curso de Inglês Pré Intermediário 1. (Carga horária: 40h). , Fundação CEFETMINAS, FCM, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Francês como Língua Estrangeira Nível Básico I. (Carga horária: 18h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Microsoft Excel 2013. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2018 - 2018

Instalações Elétricas Residenciais. (Carga horária: 5h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

16ª Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG.SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DA ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO VIA WEBGL. 2020. (Encontro).

Semana da Computação 2020 do CEFET-MG.SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DA ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO VIA WEBGL. 2020. (Encontro).

Palestra Inovação, Inovação Social e Empreendedorismo: um debate para a transformação, ocorrida na 14ª Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG. 2018. (Encontro).

Palestra A importância de se aprender novos idiomas Ministrada por Vladimir Di Iorio. 2017. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SOUZA COIMBRA MACHADO, FERNANDA ; MARTINS NICOLAU, ELVIS ; DA SILVA ALMEIDA, MARIANA ; FLÁVIO DE TOLEDO ARRUDA, JOÃO ; OLIVEIRA DE ARAUJO JUNIOR, LINDOLPHO . ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO ROBESC DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2021. ANAIS do XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2020

    SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DA ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO VIA WEBGL, Descrição: A simulação computacional da atividade elétrica do coração é um tema de grande interesse científico. Essas simulações buscam fornecer um melhor entendimento dos fenômenos biofísicos envolvidos e podem auxiliar no desenvolvimento de terapias para pacientes. O problema pode ser descrito por equações diferenciais parciais do tipo reação-difusão. Uma alternativa ainda pouco adotada para a solução destas equações é o uso do método de lattice Boltzmann (MLB), que tem sido cada vez mais utilizado para simular problemas da dinâmica dos fluidos. O MLB possui boas características para uso em ambientes paralelos, o que diminui o tempo de execução das simulações. Vários trabalhos implementam o método para uso em unidades de processamento gráfico, que consegue realizar várias operações aritméticas em paralelo. Porém, as implementações neste ambiente são muito dependentes do hardware utilizado. Para contornar este problema alguns trabalhos têm testado o uso do recurso chamado WebGL, onde as operações de computação gráfica exibidas no navegador são usadas para realizar computações na placa gráfica disponível. O objetivo do trabalho é a implementação do MLB utilizando WebGL para a simulação de um caso de arritmia cardíaca. Esta implementação paralela se mostrou mais eficiente do que uma implementação sequencial desenvolvida na linguagem C. Portanto, o trabalho demonstra o potencial do MLB combinado ao WebGL para a realização deste tipo de simulação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mariana da Silva Almeida - Integrante / José Inacio Alves Medeiros - Integrante / Joventino de Oliveira Campos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora da disciplina Cálculo I, desenvolvida sob orientação do Prof. Ulisses dos Santos Borges.

2021 - 2021

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora da disciplina Geometria Analítica e Álgebra Vetorial, desenvolvida sob orientação do Prof. Leozart da Silva Matos.

2020 - 2020

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora da disciplina Cálculo I, desenvolvida sob orientação do Prof. Ulisses dos Santos Borges.

2018 - 2019

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 15

Outras informações:
Monitora da disciplina Geometria Analítica e Álgebra Vetorial, desenvolvida sob orientação da Profa. Michele Ribeiro Fidélis.

2017 - 2017

Energisa Soluções S.A.

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio supervisionado para a conclusão do curso Técnico em Eletromecânica do CEFET-MG, Campus Leopoldina.