João Vitor Ribeiro Lima

Tocantinense vivendo em Goiânia, acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás, com ensino médio regular através do Colégio Estadual Professora Ranulfa, Aurora do Tocantins. Esteve representando a sua comunidade como um dos Jovens Líderes do English Immersion USA Program em 2019, na Latin American Leadership Academy pelo Brazil Leadership Bootcamp, ministrado em português, na cidade de São Paulo. Esteve representando o Brasil como um dos 50 jovens selecionados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, sendo assim, um dos Jovens Embaixadores. Atuou entre 2018 e 2019, como presidente do grêmio estudantil Cassimiro de Almeida Filho do Colégio Estadual Professora Ranulfa, pela chapa Integração do Futuro. Um dos Embaixadores do InspiraSonho, durante o segundo ciclo de 2019, compartilhando oportunidades com outros estudantes. Ocupou o cargo de diretor regional do Tocantins no projeto Gotinhas do Bem, 2019, auxiliando o desenvolvimento de habilidades psico-cogntivas de crianças. Participou do POTI - Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo, no Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos, e conseguiu neste mesmo ano garantir sua medalha de bronze nesta olimpíada.

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2020 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

Colégio Estadual Professora Ranulfa

Ensino Fundamental (1º grau)

2013 - 2016

Colégio Estadual Professora Ranulfa

Ensino Fundamental (1º grau)

2008 - 2012

Escola Estadual Dona Ines

Formação complementar

2021 - 2021

Branding. (Carga horária: 3h). , Rock Content, RC, Brasil.

2021 - 2021

Copywriting. (Carga horária: 3h). , Rock Content, RC, Brasil.

2021 - 2021

Wordpress na Prática. (Carga horária: 1h). , Rock Content, RC, Brasil.

2019 - 2019

Curso Básico do POTI - Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. (Carga horária: 12h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

2019 - 2019

Brazil Leadership Bootcamp. (Carga horária: 55h). , Latin American Leadership Academy, LALA, Brasil.

2019 - 2019

English Immersion USA Program. (Carga horária: 40h). , Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, EEUAB, Brasil.

2019 - 2019

Curso Regular do POTI - Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. (Carga horária: 108h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

2019 - 2019

Embaixadores InspiraSonho. (Carga horária: 70h). , InspiraSonho, IS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

18 Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). A autorrepresentação adolescente mediada pelo Instagram. 2021. (Congresso).

Mock de Modelo das Nações Unidas - Assembléia de Paz na Terra em Ba Sing Se.Delegacia de Ba Sing Se. 2021. (Outra).

XI ProPesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Rebranding: ressignificação da identidade corporativa. 2021. (Encontro).

XV Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação / I SEMIC Jovem.O panorama da pesquisa na internet e das suas mediações e Rebranding: ressignificação da identidade corporativa. 2021. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • QUEIROZ, A. J. N. ; FREIRE, F. M. ; BOAVENTURA, J. P. S. ; LIMA, J. V. R. ; LIMONGI, M. E. V. ; ANDRADE, S. S. . A ressignificação do rebranding na identidade corporativa: distinção entre gestão de marca, identidade visual e rebranding. In: I Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação Jovem, 2021, Goiânia. ANAIS DO XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MÍDIA, CULTURA, CIDADANIA E INFORMAÇÃO E I SEMIC JOVEM. Goiânia: Gráfica UFG, 2021. p. 1027-1045.

  • LIMA, J. V. R. ; SATLER, L. L. . O panorama da pesquisa na internet e das suas mediações. In: I Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação Jovem, 2021, Goiânia. ANAIS DO XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MÍDIA, CULTURA, CIDADANIA E INFORMAÇÃO E I SEMIC JOVEM. Goiânia: Gráfica UFG, 2021. p. 985-1006.

  • QUEIROZ, A. J. N. ; FREIRE, F. M. ; BOAVENTURA, J. P. S. ; LIMA, J. V. R. ; LIMONGI, M. E. V. ; ANDRADE, S. S. . Rebranding: ressignificação da identidade corporativa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, A. J. N. ; FREIRE, F. M. ; BOAVENTURA, J. P. S. ; LIMA, J. V. R. ; LIMONGI, M. E. V. ; ANDRADE, S. S. . Rebranding: ressignificação da identidade corporativa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, J. V. R. ; SATLER, L. L. . O panorama da pesquisa na internet e das suas mediações. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, J. V. R. . The principle of mathematical induction. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

CARNEIRO, J. ; LIMA, J. V. R. . Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2021. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LIMA, J. V. R. . Estudantes tocantinenses iniciam jornada como Jovens Embaixadores nos EUA. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GANDARA, G. ; LIMA, J. V. R. . Secretária de Educação Adriana Aguiar recebe estudantes Jovens Embaixadores em Palmas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BASTOS, P. ; LIMA, J. V. R. . Dois estudantes tocantinenses vão para os EUA em 2020 fazer intercâmbio educacional. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2021

    Ver para saber: os usos de conteúdos científicos em audiovisual na world wide web, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lara Lima Satler em 25/02/2023., Descrição: Trata-se de uma pesquisa que se interessa pelos conteúdos científicos publicados em audiovisual na internet e seus usos. Desse modo, questiona-se como usuários buscam na world wide web por conteúdos científicos para assistir e quais estratégias de apresentação afirmam relevantes para segui-los regularmente. Para tanto, a pesquisa opta por uma aproximação entre teorias culturais da comunicação às mais centradas no ambiente digital, relacionando conceitos de dois campos epistemológicos: os Estudos Culturais e a Cibercultura. Como abordagem metodológica, realizar pesquisa bibliográfica a fim de articular a Análise de Redes Sociais (ARS) à aproximações etnográficas em diálogo ao Mapa Noturno das Mediações. Como resultados, espera-se analisar as principais mediações que levam usuários a descobrir conteúdos científicos, observar os seus usos e engajamento, bem como discutir sobre as estratégias de apresentação que usuários afirmam relevantes para seguirem regularmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Vitor Ribeiro Lima - Integrante / Lara Lima Satler - Coordenador / Julyana Aleixo Fragoso - Integrante.

  • 2021 - Atual

    A expressividade identitária dos adolescentes através das produções gráficas e audiovisuais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lara Lima Satler em 25/02/2023., Descrição: A temática abordada por esta pesquisa são as faculdades próprias das produções digitais e das tecnologias da informação e comunicação (TICs) de propiciar a expressividade da identidade do público adolescente, de modo mais específico, no ensino médio, isto é, estudantes entre 15 e 17 anos de idade, a faixa etária ideal apresentada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O trabalho almeja elucidar como a confecção de materiais visuais e/ou audiovisuais pode ser uma alternativa útil para que os jovens possam evidenciar as suas noções identitárias, sobretudo quanto ao seu gênero e a sua sexualidade. Considerando os preconceitos brasileiros no que tangem o gênero e a sexualidade e que perduram mesmo na contemporaneidade, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2020), é possível pontuar uma tentativa de apagamento da dor destes grupos, dado a falta de transparência por parte de algumas das unidades federativas, tratando-se dos crimes voltados a comunidade LGBT+. Por outro lado, voltando-se ao público feminino, houve uma queda nos registros de violência contra a mulher nas delegacias, que não implica a queda da violência, muito pelo contrário, mesmo neste cenário, o número de casos de feminicídio na primeira semana de 2020 foi superior ao mesmo período de 2019 (FBSP, 2020). Destarte, observa-se a necessidade de pensar em maneiras de promover discussões que contemplem estas temáticas e instiguem ainda um aprofundamento nas interseccionalidades entre gênero, sexualidade, cor, idade, corpos, classe e diversidade funcional entre as novas gerações. A partir disso, torna-se viável a reflexão sobre o empoderamento das pessoas que até então marginalizadas, além de mostrar a importância destes diálogos para que as pessoas que condizem com os padrões historicamente impostos possam ter uma dimensão do seu privilégio e, desta forma, colaborarem na luta pela diversidade e na construção de um espaço seguro para que jovens que pertençam a grupos minoritários possam expressar sua identidade. Sob esta perspectiva, no intuito de auxiliar este processo de debates e interações entre os adolescentes, adotar-se-á a produção de imagens e vídeos como ferramentas de apoio para a exposição destas narrativas e discussões, e, como visto por Soares (2002), de modo a salientar os atributos que a comunicação e as mídias possuem como plataformas de expressão identitária e de educação, valendo-se dos estudos de Martín-Barbero sobre as dinâmicas de recepção e interação da incidência dos meios tradicionais e o impacto das novas tecnologias nas vivências em comunidade. Partindo de que os processos de aprendizagem estão intrínsecos ao envolvimento do indivíduo em cada uma das etapas desta mediação, temos que as tecnologias podem ocupar espaços mediadores e orientar o desempenho e a produção de sentidos de estudantes (SOARES, 2002). Logo, é possível inferir a relevância da pesquisa em questão pelo valor social e tecnológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Vitor Ribeiro Lima - Integrante / Lara Lima Satler - Coordenador.

Prêmios

2020

Jovem Embaixador, Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

2019

Jovem Líder, Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil.

2019

1 lugar no Concurso de Redação, com o tema "Justiça Cidadã", Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

2019

Medalha de bronze na OBMEP, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

2019

Embaixador InspiraSonho, InspiraSonho.

2016

Menção Honrosa na OBMEP, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

2015

Menção Honrosa na OBMEP, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

2014

Menção Honrosa na OBMEP, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação. , Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II, Campus Samambaia - UFG, 74690900 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 35211335, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador PIBITI, Carga horária: 20

2022 - Atual

Ponto Comunicação

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Presidente da Ponto Comunicação, Empresa Júnior de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Instagram: https://www.instagram.com/comunicacaoponto/ LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/ponto-comunica%C3%A7%C3%A3o Facebook: https://www.facebook.com/umpontopravc

2021 - 2021

Ponto Comunicação

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Planejamento, Carga horária: 32

Outras informações:
Diretor de Planejamento da Ponto Comunicação, Empresa Júnior de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Instagram: https://www.instagram.com/comunicacaoponto/ LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/ponto-comunica%C3%A7%C3%A3o Facebook: https://www.facebook.com/umpontopravc

2020 - 2021

Ponto Comunicação

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Social Media, Carga horária: 32

Outras informações:
Social Media da Ponto Comunicação, Empresa Júnior de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Instagram: https://www.instagram.com/comunicacaoponto/ LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/ponto-comunica%C3%A7%C3%A3o Facebook: https://www.facebook.com/umpontopravc