Pedro Gomes Ferreira

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) e pós-graduado em Coordenação e Gestão em BIM pelo IPOG (2022). Ao longo da sua trajetória profissional, acumulou experiência nas áreas de construção civil, projetos estruturais e de instalações prediais, abrangendo tanto os sistemas elétricos quanto hidrossanitários. Sua atuação destaca-se pela integração das diversas disciplinas de projetos, incluindo arquitetura e engenharia, com o uso de ferramentas e metodologia BIM, visando sempre a otimização dos processos e a integração das disciplinas envolvidas. Também atuou na gestão e acompanhamento de grandes projetos de construção civil, com aplicação dos princípios do Lean Construction e BIM para promover maior eficiência, redução de desperdícios e melhor aproveitamento de recursos. Além disso, sua experiência inclui o setor de energia solar, no qual participou de um programa de fomento a startups, por meio das iniciativas da FAPERJ e do Startup Rio, o que lhe proporcionou uma sólida compreensão sobre inovação tecnológica e empreendedorismo. Mais recentemente, atuou no setor de petróleo offshore, em uma empresa especializada em tecnologia de mapeamento e direcionamento de poços, colaborando nas operações em um ambiente de alta complexidade e rigorosos padrões de segurança e qualidade. Atualmente, atua como consultor em gestão de projetos de engenharia civil.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Master BIM: Coordenação e Gestão

2020 - 2022

Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: Planejamento com implementação de modelo BIM
Orientador: Natacha Sauer

Graduação em Engenharia Civil

2013 - 2020

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: BIM NO ENSINO: AVALIAÇÃO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFRJ MACAÉ SEGUNDO O PARADIGMA BIM
Orientador: Leandro Tomaz Knopp

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colegio Ph

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Tecnologias/Especialidade: BIM - Building Information Modeling.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.

Participação em eventos

ENEBIM.Avaliação da grade curricular segundo o paradigma BIM. 2021. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • Ferreira, Pedro Gomes ; Costa, Bruno Barzellay Ferreira da . APRENDIZADOS NO ENSINO DE BIM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE INTERIOR. A Aplicação do Conhecimento Científico na Engenharia Civil. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 1-12.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Inco Engenharia

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 20

Outras informações:
Experiência na compatibilização e consultoria de projetos, assegurando a integração entre diversas disciplinas para minimizar erros e retrabalhos. Desenvolvimento e implementação de metodologias de acompanhamento remoto de obras, garantindo eficiência no monitoramento de execução. Habilidade na criação e apresentação de relatórios e análises de dados em Power BI, proporcionando visualizações claras e estratégicas para a tomada de decisões.

2021 - 2022

Inco Engenharia

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 44

Outras informações:
Gestão e coordenação de obras residenciais, com foco em projetos integrados utilizando metodologia BIM, abarcando as disciplinas estrutural, elétrica, hidráulica e sanitária. Experiência no planejamento de obras comerciais, como shoppings e galpões, bem como no monitoramento e controle de obras de grande porte, apoiando o cliente na tomada de decisões estratégicas. Atuação em planejamento operacional, modelagem de informação e coordenação de equipes multidisciplinares, aplicando metodologias ágeis e práticas de CRM para gestão do relacionamento com clientes.

2022 - 2023

Gyrodata

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Field Engineer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência na aquisição e tratamento de dados de alta densidade de poços de petróleo e mineração, utilizando ferramentas giroscópicas e magnéticas, com foco no posicionamento direcional preciso durante a perfuração e na análise de poços. Execução de atividades onshore e offshore para grandes clientes no Brasil, como Petrobras, Equinor, SLB, Baker Hughes, Halliburton, e Braskem. Conhecimento aprofundado nas normas e práticas de QSMS e procedimentos operacionais. Participação em reuniões operacionais diárias (Daily Scrum), frequentemente realizadas em inglês. Participação em treinamentos operacionais diversos e detentor de certificações NR.

2020 - 2021

RPB Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação no dimensionamento e compatibilização de projetos estruturais, hidráulicos e sanitários utilizando ferramentas BIM, como Revit, Eberick e AutoQi Builder, visando a integração e a eficiência dos sistemas. Experiência como engenheiro de campo, com responsabilidade pela fiscalização de obras e gestão das equipes de trabalho. Habilidade na elaboração e controle de cronogramas de projetos, aplicando metodologias de engenharia como PMBOK e metodologias ágeis. Desenvolvimento de manuais internos de qualidade, com base em normas técnicas, procedimentos e boas práticas de engenharia. Responsável pela notificação aos clientes sobre a produção e qualidade dos projetos, bem como pela coordenação da equipe de escritório, garantindo a conformidade e o cumprimento dos prazos.