Pâmela Florentino Reis
Graduada em Filosofia, com formação complementar em Licenciatura em Biologia, possui interesse nas áreas de ética, educação e questões socioambientais. Desenvolve estudos voltados à relação entre responsabilidade ética, formação humana e desafios contemporâneos, especialmente no campo ambiental. Demonstra interesse na docência, na pesquisa e na articulação entre filosofia, biologia e educação, com foco na formação crítica e na responsabilidade socioambiental.
Informações coletadas do Lattes em 21/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
2025 - Atual
Especialização em andamento em Psicopedagogia institucional
2025 - Atual
Graduação em andamento em Licenciatura em Biologia
2025 - Atual
Graduação em Filosofia
2019 - 2024
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Hans Jonas e o desafio tecnológico: a urgência contemporânea da responsabilidade
Orientador: Michelle Bobsin Duarte
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Feminismos: algumas verdades inconvenientes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Poesia Grega. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Os filosofos e o medo da morte. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia política.
Organização de eventos
REIS, P. F. ; CASSIANO, C.E. ; AZEVEDO, Cristiane Almeida de . I Mostra Cientifica da Filosofia. 2022. (Congresso).
Participação em eventos
"E eu não sou uma mulher?" Diálogos sobre feminismo negro. 2021. (Seminário).
Sociedade do desempenho e do cansaço Byung - Chul Han e os desafios da era digital.. 2021. (Seminário).
"A ditadura, a Baixada Fluminense e a UFRRJ". 2019. (Simpósio).
"Minicurso História Visual Da Escravidão". 2019. (Oficina).
VI° Semana Acadêmica de Pós-Graduação em Filosofia do PPGFil. 2019. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
REIS, P. F. . Os caminhos para uma ética da responsabilidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Evolução, moralidade e política., Descrição: Se analisarmos as teorias, por exemplo, de dois grandes nomes das áreas de Ética e Filosofia Política do século XX, o filósofo norte-americano John Rawls (1921-2002) e o filósofo alemão Jürgen Habermas (1929), observaremos que ambos fundamentam suas teorias em uma psicologia moral vinculada à tradição do pensamento racionalista, cujo embasamento empírico na área da Psicologia está em Jean Piaget (1896-1980) e Lawrence Kohlberg (1927-1987). Kohlberg aprofundou a visão de Piaget, aplicando-a para a teoria do desenvolvimento moral humano, que se daria em três níveis: o Pré-Convencional (relações de autoridade, punição e obediência), o Convencional (conformidade à ordem do grupo e da sociedade) e o Pós-Convencional (princípios éticos universais). Entretanto, as teorias de Piaget e Kohlberg foram fortemente contestadas pela Revolução Cognitiva iniciada a partir da década de 1950 (e radicalizada nas décadas de 1970 e 1980 em diante). Além disso, os mais recentes desenvolvimentos em Psicologia Evolutiva também jogaram por terra os pressupostos que fundamentam as duas principais teorias contemporâneas igualitária liberal de Rawls e do discurso de Habermas. Este projeto de pesquisa, portanto, tem dois objetivos. Primeiramente, fazer uma crítica aos pressupostos das mencionadas teorias racionalistas em Ética e Filosofia Política. Segundo, trata-se de uma tentativa de construir as bases para um diálogo entre as áreas de Ética e Filosofia Política e a área da Psicologia Evolutiva - cujos fundamentos encontram-se na coletânea The Adapted Mind: Evolutionary Psychology and the Generation of Culture (Oxford University Press, 1992), editada por Leda Cosmides, John Tooby e Jerome H. Barkow. Interdisciplinar e transcultural, a Psicologia Evolutiva é a efetivação ainda que tardia da predição de Charles Darwin (A Origem das Espécies. Edipro, 2018, p. 477), sobre a necessidade de entender o comportamento humano à luz da Teoria da Evolução. Sem essa perspectiva evolutiva, as áreas da Ética e da Filosofia Política correm o risco tanto de perderem o lastro empírico, ficando atreladas a estudos cuja validade já foi contestada, quanto a ficarem reduzidas a meras normatividades racionalistas vazias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pâmela Florentino Reis - Integrante / Walter Valdevino Oliveira Silva - Coordenador.
-
2021 - 2022
Nietzsche e a tradição moral., Descrição: Trata-se de abrir uma nova possibilidade de leitura sobre as relações possíveis entre a obra de Nietzsche e a tradição filosófico-moral precedente. Isso através do esforço por contrastar uma hipotética ética em Nietzsche com essa tradição que tanto o influenciou, no intuito de demarcar proximidades e dessemelhanças, não apenas consolidando a hipótese de se poder falar em uma ética nietzschiana, mas principalmente buscando nela possíveis respostas para as questões e os problemas éticos da atualidade. O primeiro e maior objetivo teórico de nossa pesquisa será o de redimensionar o problema da relação entre ação e caráter. Para isso, será preciso analisar o estatuto da fisiopsicologia nietzschiana para, então, relacioná-la com o que ele denominou a 'ética palpável' (handgreiflichen Ethik). A partir daí, devemos pensar sobre a validade do conceito de caráter, compreendido como instância duradoura agente. Nesse sentido, teremos que buscar uma definição ontológica de indivíduo, o que dependerá da estruturação de uma teoria do corpo. Será preciso mostrar que, para Nietzsche, o indivíduo, como corpo e alma, é uma multiplicidade organizada de afetos em uma dinâmica de tensão e equilíbrio. Isso feito, será então possível compreender como a proposta nietzschiana de elaboração de uma ética individual (Individual-Ethik) pode ser autorizada. Ao fazê-lo, teremos que enfrentar também o problema da liberdade e da responsabilidade. Tendo em vista a crítica nietzschiana ao conceito de sujeito como unidade agente e a sua tese da 'inocência do vir-a-ser', problematizaremos também a noção de imputação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pâmela Florentino Reis - Integrante / Danilo Bilate de Carvalho - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2022
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Representante Discente, Carga horária: 10
Outras informações:
Representante discente do curso de filosofia UFRRJ.
2021 - 2022
FAPERJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista IC-UFRRJ: Nietzsche e a tradição moral. Orientado pelo Prof. Dr. Danilo Bilate.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pâmela Florentino Reis e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?