Luciana Araujo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho (2006). Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Gama Filho (2010). Atualmente é oficial QOCON na especialidade Bibliotecária na Força Aérea Brasileira. Tem experiência em Gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação, arquivos técnicos; redes e sistemas de informação. Tem conhecimento das ferramentas de pesquisa documental (Sophia, Sisbiblio, Pergamum, Ortodocs e DocPro), bases de dados literárias e patentárias, nacionais e internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

2002 - 2006

Universidade Gama Filho
Título: COMO O CLIMA MOTIVACIONAL INFLUENCIA NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES DARRIBA

Graduação em Administração

2002 - 2006

Universidade Gama Filho
Título: CAPITAL INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO SÃO PAULO
Orientador: CARLOS CARVALHO

Graduação em Biblioteconomia

1995 - 1999

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Quem é quem nos quadrinhos Disney: perfil histórico, social e psicológico
Orientador: Maria Teresa Reis Mendes

Formação complementar

2008 - 2010

MBA em GESTÃO DE PESSOAS. (Carga Horária: 365h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Participação em eventos

4° Seminário de Tecnologia e Cultura: Disseminação do Patrimônio por meio da Tecnologia. 2019. (Seminário).

ENCONTRO REGIONAL SOPHIA 2019. 2019. (Encontro).

I Seminário de Bibliotecas Científicas. 2019. (Seminário).

LAAD 2019 ? Feira Internacional de Defesa e Segurança. CLUBE DO LIVRO DA BIBLIOTECA DO INCAER - VENDA DE PUBLICAÇÕES. 2019. (Feira).

VI OLIMPÍADA DE HISTÓRIA MILITAR E AERONÁUTICA. 2019. (Olimpíada).

Marcas de Proveniência bibliográfica como indícios históricos. 2018. (Seminário).

OFICINA DE CUIDADOS BÁSICOS E RECUPERAÇÃO DE LIVROS. 2018. (Oficina).

PORTAS ABERTAS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. CLUBE DO LIVRO DA BIBLIOTECA DO INCAER - VENDA DE PUBLICAÇÕES. 2018. (Exposição).

SEMINÁRIO PETROBRAS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E E INOVAÇÃO. 2014. (Seminário).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • FORÇA AÉREA BRASILEIRA, FORÇA AÉREA BRASILEIRA. , Praça Marechal Âncora, Centro, 20021200 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21016125, Ramal: 6125

Experiência profissional

2018 - Atual

Força Aérea Brasileira

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: OFICIAL QOCON BIBLIOTECÁRIA

2016 - 2018

M.I.Montreal Informatica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando no cliente Cenpes - Petrobras, na Gerencia de Propriedade Intelecual, na atividade de monitoramento tecnológico por meio de busca e análise de patentes para mapeamento da evolução de tecnologias: Alertamento tecnológico; Technology Roadmap; identificação de novos mercados para atuação; definição de potenciais rotas para aperfeiçoamentos em produtos e processos existentes. Consulta em bancos nacionais e internacionais de patentes (Focust, Dialog, Orbit, Thomson Innovation). Desenvolvimento e otimização de relatórios, apresentando os resultados obtidos a partir das pesquisas e análises realizadas, a fim de orientar os clientes Petrobras no processo de tomada de decisões.

2014 - 2016

Personal Service

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando no cliente Cenpes - Petrobras, na Gerencia de Propriedade Intelecual, na atividade de monitoramento tecnológico por meio de busca e análise de patentes para mapeamento da evolução de tecnologias; identificação de novos mercados para atuação; definição de potenciais rotas para aperfeiçoamentos em produtos e processos existentes. Consulta em bancos nacionais e internacionais de patentes (Focust, Dialog, Orbit, Thomson Innovation). Alerta de notícias de empresas e assuntos do setor de óleo e gás. Desenvolvimento e otimização de relatórios, apresentando os resultados obtidos a partir das pesquisas e análises realizadas, a fim de orientar os clientes Petrobras no processo de tomada de decisões.

2012 - 2014

Documentar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou no cliente Cenpes - Biblioteca - Petrobras, nas atividades de: Atendimento ao Cliente Interno e Externo; Análise de Publicações; Pesquisa bibliográfica em bancos de dados internacionais (Dialog); Pesquisa em bases de dados assinadas pela PETROBRAS e no Sistema Aleph; Disseminação seletiva da informação?DSI; Localização de dados, informações e documentos; Preparo e Seleção de Publicações para Encadernação; Acompanhamento da produção intelectual; Manutenção do acervo. no Posto da Biblioteca no Comperj: Orientação a usuários no uso de serviços disponíveis na biblioteca (Pesquisas, Sumários Correntes, Normalização, Tradução, DSI); Empréstimo através do Sistema Aleph; Devolução de Publicações via Malote BR.

2004 - 2008

Documentar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise de artigos de revistas e jornais para montagem de dossiês de assuntos; DSI de assunto(s) indicados pelo cliente complementado com a elaboração das respectivas referências bibliográficas das fontes buscadas; Pesquisas de temas solicitados pelo cliente em bases de dados especializadas nacionais, internacionais e disponíveis na Internet; Pesquisa, localização e empréstimo de documentos técnico-científicos através do software Aleph, Intranet e em bases de dados MICRO-ISIS; Utilização do Sistema Petronet e Sigem, Atendimento ao cliente interno, bibliotecas externas e parceiras, sendo provedora de soluções.

2011 - 2012

Globosat

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise, revisão e classificação de conteúdo dos canais da Globosat para desenvolvimento de vocabulário controlado/tesauro; Pesquisa no sistema STV e em fontes específicas para desenvolvimento desta atividade.

2008 - 2011

Chemtech Serviços de Engenharia e Software

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atender à Chemtech e outros clientes em assuntos relativos à documentação; Manter organizado o arquivo eletrônico e o arquivo em papel conforme requisitos internos; Manter os registros de entrada e saídas de documentos devidamente atualizados; Manter e implementar os objetivos e procedimentos da Qualidade para assegurar a garantia total da Qualidade (Numeração de documentos, distribuição de documentos, arquivamento e prazo de retenção dos documentos; Emissão interna e externa da documentação técnica, administrativa e da Qualidade; Preparação de Data Book para o Cliente; Exportação de Documentos para o GED; Checklist no GED dos documentos dos projetos emitidos aos fornecedores; Processamento Técnico do Acervo no Sistema Share Point; Seleção, descarte e Aquisição de publicações; Identificar as não conformidades existentes na documentação técnica; Pesquisas em bases de dados; Controle e Revisão do Acervo de Normas Técnicas (Nacionais e internacionais e de clientes); Controle e atualização do acervo digital de revistas e papers; Controle e Organização do Arquivo Inativo (Contratos; Notas Fiscais, Pedidos de Compra); Sumários correntes das publicações recebidas, com divulgação a todos os usuários; Parceria com Bibliotecas externas para empréstimo entre bibliotecas; Agendamento de treinamentos internos e externos; planilha de controle dos cursos; inserção na Biblioteca Digital do material de apoio por área de assunto; Realização de feira de livros; Captação de Palestrantes para eventos de Empreendedorismo na matriz e nas filiais; Analisar e equalizar as especificações das requisições de compra/ contratação de serviços; Efetuar cotação de preços para aquisição de materiais, produtos e/ou serviços; Negociar com fornecedores, preços e prazos para compra de produtos e/ou serviços; Elaborar relatórios de acompanhamento e análise, informando ao requisitante sobre o andamento de seu processo e previsão de entrega do material e/ou serviço;

2003 - 2004

Colégio São Paulo (RJ)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente de informação e documentação, responsável pela rotina administrativa, técnica e operacional da biblioteca (Organização, controle, aquisição, seleção, descarte, catalogação, indexação, atividades educacionais como Hora do conto, troca de livros infantis com turmas do pré-escolar utilizando-se do Projeto Plique, Feira de livros).

2001 - 2002

Colégio de Aplicação da Uerj

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuava como Bibliotecária contratada, sendo responsável pela rotina administrativa, técnica e operacional da biblioteca; Realização de eventos, feiras de livros, atividades recreativas e educativas.

1999 - 2001

BIBLIOTECA NACIONAL (RJ)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualização e inclusão da lista de cabeçalho de assuntos através de lista de tesauros da Library of Congress e Sistema Ortodocs.