Cláudio Roberto de Jesus
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Geografia pela UFMG (2011). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pesquisando principalmente os seguintes temas: sociologia urbana, políticas públicas, e segurança pública. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, atuando no Instituto de Políticas Públicas. Coordena o grupo de pesquisa Violência, trabalho e ilegalismos e o projeto de extensão Motyrum Penitenciário: educação popular em direitos humanos no sistema prisional do Rio Grande do Norte.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2007 - 2011
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A geografia urbana do camelô belo-horizontino
Geraldo Magela Costa. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Belo Horizonte; reestruturação urbana.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Mestrado em Economia Social e do Trabalho
1997 - 2000
Universidade Estadual de Campinas
Título: Políticas de orçamento participativo e seus impactos no associativismo urbano: estudo comparativo do caso de Belo Horizonte e Porto Alegre, Ano de Obtenção: 2000
Jorge Ruben Biton Tapia.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Organização de eventos
JESUS, C. R. . Hip-hop e segurança pública. 2023. (Outro).
JESUS, C. R. . III Mostra de Extensão Aplicada em Gestão de Políticas Públicas ? Ateliê V ? Turma T. 2023. (Outro).
JESUS, C. R. . Política de Guerra às Drogas e o Encarceramento da Juventude Negra. 2023. (Outro).
JESUS, C. R. . II Mostra de Extensão Aplicada em Gestão de Políticas Públicas ? Ateliê IV ? Turma T. 2023. (Outro).
JESUS, C. R. . SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE: territórios de tensão no RN. 2023. (Outro).
JESUS, C. R. . REUNIÃO ABERTA: Continuidade da vida após experiências de contato com a morte violenta. 2023. (Outro).
JESUS, C. R. . FORMAÇÃO-SELEÇÃO MOTYRUM 2022. 2022. (Outro).
JESUS, C. R. . Humanizar e desencarcerar. 2022. (Outro).
JESUS, C. R. . XX (IN)JUSTIÇA PENAL: a participação da população civil no cárcere e a efetivação do direito à educação. 2021. (Outro).
JESUS, C. R. . XIX (IN)JUSTIÇA PENAL ? SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA CRIMINAL E SISTEMA PENITENCIÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Outro).
JESUS, C. R. ; CAMPOS, T. S. . XVIII (IN)JUSTIÇA PENAL - CRIMINALIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA: A ATUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES NÃO-ESTATAIS. 2020. (Outro).
JESUS, C. R. ; CAMPOS, T. S. . XVII (IN)JUSTIÇA PENAL: Eu (R)existo!: a arte que ecoa às margens da sociedade. 2020. (Outro).
JESUS, C. R. . XVI (IN) JUSTIÇA PENAL: A SEXUALIDADE DA MULHER NO CÁRCERE. 2019. (Outro).
JESUS, C. R. . I Seminário de Segurança Pública da UFRN. 2019. (Outro).
JESUS, C. R. ; SUASSUNA, R. F. . XII (IN)JUSTIÇA PENAL: O DISCURSO DE ÓDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL. 2017. (Outro).
JESUS, C. R. ; SUASSUNA, R. F. . XIII (IN) JUSTIÇA PENAL: "SUJEITO OCULTO: QUEM MATA E QUEM MORRE?". 2017. (Outro).
JESUS, C. R. ; SILVINO, A. J. M. . XI (In)justiça Penal: O crime da lei e a lei do crime organizado em debate. 2016. (Outro).
Participação em eventos
V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.O Motyrum Penitenciário como prática extensionista no estado do Rio Grande do Norte. 2023. (Encontro).
V ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS.Avaliação da efetividade do Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC) na grande Natal/RN. 2023. (Encontro).
1° Congresso da RITHAL ? Red de Investigación sobre Trabajo del Hogar en América Latina. A CONTRATAÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL: RESULTADOS INICIAIS DA PESQUISA ONLINE. 2022. (Congresso).
IX Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade ? SITRE.Coordenação de GT. 2022. (Simpósio).
IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS..Organização de ST. 2021. (Encontro).
VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade ? SITRE.OS MASCATES E A CONSTRUÇÃO DO MERCADO CREDIARISTA INFORMAL EM TENENTE ANANIAS-RN. 2020. (Simpósio).
XXX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2019. Avaliação dos trabalhos de iniciação científica. 2019. (Congresso).
XXIX CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2018. Avaliador dos trabalhos de iniciação científica.. 2018. (Congresso).
3 Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão.Audiência de Custódia e subcidadania. 2017. (Seminário).
XXVIII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2017.. Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica. 2017. (Congresso).
Doméstica: Reflexões Contemporâneas Sobre a Sociologia do Trabalho e a Lei Complementar 150/2015.Doméstica: Reflexões Contemporâneas Sobre a Sociologia do Trabalho e a Lei Complementar 150/2015. 2016. (Outra).
O Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.Organizador de GT. 2016. (Simpósio).
XXI Semana de Humanidades - UFRN.Cidades Contemporâneas: dinâmicas e tendências. 2016. (Encontro).
XXVII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2016.. Avaliação dos trabalhos de iniciação científica.. 2016. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Métodos qualitativos e avaliação de políticas públicas. 2015. (Congresso).
XXVI CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2015. Avaliação de trabalhos de iniciação científica. 2015. (Congresso).
Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.CARACTERIZAÇÃO DA INFORMALIDADE NO BRASIL E BELO HORIZONTE. 2014. (Simpósio).
XXV CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2014. Avaliação dos trabalhos de iniciação científica. 2014. (Congresso).
Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.O camelô belorizontino do final do século XX. 2012. (Simpósio).
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Estado, Poder e Cidade. 2011. (Congresso).
25 Reunião Brasileira de Antropologia.Globalização dos Excluídos. 2006. (Encontro).
Fantasia nova para um samba antigo: uma análise crítica do Código de Posturas da cidade de Belo Horizonte.IX Seminário da História da Cidade e Urbanismo. 2006. (Seminário).
XI Encontro Nacional da ANPUR.Espaços públicos democráticos e a construção de uma nova (?) esfera de negociação. 2005. (Encontro).
XI Encontro Nacional da ANPUR.Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano: o que se pode aprender com a experiência brasileira?. 2005. (Encontro).
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Cooperativismo e economia solidária: alternativa ou paliativo?. 2005. (Congresso).
XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia. Crescer cooperando. 2005. (Congresso).
1 Fórum Brasileiro sobre Patrimônio Cultural.A construção do Outro nas políticas patrimoniais de Belo Horizonte. 2004. (Outra).
Semana do Economista.Cooperativismo e Economia. 2004. (Outra).
XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica: Tecnologia e Desenvolvimento: desafios e caminhos para uma nova sociedade.Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais. 2004. (Simpósio).
I Semana Acadêmica de Secretariado Executivo.Mudanças Tecnológicas e Mudanças no Mundo do Trabalho. 2002. (Outra).
I Encontro sobre orçamento participativo do Município de Leme.Orçamento Participativo e Associativismo Urbano. 2000. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Controle Social do Orçamento Público. 1999. (Congresso).
Orçamento Participativo - Teoria e Prática. 1997. (Outra).
Forum da Cidade a Belo Horizonte que queremos. 1996. (Outra).
Seminário Internacional Opinião Pública e Meio Ambiente. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, A. F. C.; RODRIGUES, J. M.;JESUS, C. R.. POR ONDE ANDAMOS? O ambiente construído e a caminhabilidade na área Central do município de Mossoró/RN.. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, A. C.;JESUS, C. R.; JESUS, D. B.. Lei Emergencial Aldir Blanc em Natal: analise do subsidio emergencial para os espacos culturais.. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; SUASSUNA, R. F.; GODINHO, L.. OS PADRÕES DE POLICIAMENTO DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE EM RESPOSTA À PANDEMIA POR COVID-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.; CRUZ, F. N. B.; SILVEIRA, R. M. C.;JESUS, C. R.. A Implementacao da Educacao em Prisoes no Rio Grande do Norte/RN.. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DIAS, A. P.;JESUS, C. R.; SILVA, H. T. L.. O OFÍCIO DE SAPATEIRO E SUA RESISTÊNCIA FRENTE ÀS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CAMPOS, J.;JESUS, C. R.; OJIMA, R.; BATELLA, W. B.. Violencia no municipio de Natal/RN em 2019 e 2020: Uma abordagem espacial e demografica sobre as mortes violentas com foco nos efeitos decorrentes da pandemia da COVID-19.. 2021. Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.; MARTINS, L. P. B.; FRATTARI, N. F.;JESUS, C. R.. A Fala do Medo no bairro de Capim Macio. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, L. S. B.; FERREIRA, G. D.;JESUS, C. R.. Avaliacao de Politicas Publicas e Direito a Moradia: um olhar a luz da percepcao dos beneficiarios do Programa Minha Casa, Minha Vida - faixa 1 em municipios da Regiao Metropolitana de Natal/RN. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, A. F. C.;JESUS, C. R.; FONTES, A. S. F. A. S.. ESPACOS, PUBLICOS E FORMAS DE APROPRIACAO NA CIDADE CONTEMPORANEA Uma leitura a partir das manifestacoes sociais coletivas em Natal/RN. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; OLIVEIRA, H. C.; SUASSUNA, R. F.. AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS AGENTES DE POLÍCIA CIVIL EM DELEGACIAS DISTRITAIS NA CIDADE DO NATAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DIAS, A. P.;JESUS, C. R.; SALES, F. J. L.. O TRABALHO POR PLATAFORMA DIGITAL: o caso dos motoristas da Uber. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VALENCA, M. M.; SANTOS, L. L.; BARBOSA, M. V.;JESUS, C. R.. ?VIVER A DISTOPIA??: Modernidade - Pos-modernidade - Espaco Publico: narrativas literarias e filmicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
KNOX, W.; LACERDA, J. S.; SILVA, L. H. P.;JESUS, C. R.. AGENTES, ATORES E A POLITICA CULTURAL: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE INCLUSAO E EXCLUSAO NA CIDADE DE SAO MIGUEL DO GOSTOSO/RN.. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LIMA, V. M. F.; LOPES, A. V. F. E.; ATAIDE, R. M. C.;JESUS, C. R.. Arquitetura, medo e cidade: Um estudo de caso no bairro de Neopolis em Natal/RN. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, L. S. B.; MOURA, J. T. V.;JESUS, C. R.. PARTICIPACAO SOCIAL E COPRODUCAO DE POLITICAS PUBLICAS EM MUNICIPIOS DA REGIAO METROPOLITANA DE NATAL: um estudo a partir da elaboracao de Planos Plurianuais. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, L. S. B.; MOURA, J. T. V.; SILVEIRA, R. M. C.;JESUS, C. R.. UM ESTUDO DA PARTICIPACAO SOCIAL NA POLITICA DE SAUDE DO MUNICIPIO DE MACAIBA/RN. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, A. F. C.; FERREIRA, G. D.;JESUS, C. R.. A VIA TRIBUTARIA - O IPTU como instrumento de recuperacao de mais-valias fundiarias: Possibilidades ao Direito a Moradia no municipio de Natal/RN. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MOURA, J. T. V.; PAIVA, I. L.;JESUS, C. R.; LEAL, M. L. P.. O paradoxo na garantia de direitos: um estudo sobre a rede de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em Natal/RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
COSTA, F. B.; CRUZ, R. P.;JESUS, C. R.; SILVA, S. A. F.. O presente que repete o passado: A Terceirização do Trabalho nas facções de costura do Seridó Oriental Potiguar (2013-2016).. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; SILVA, A. F. C.; SILVA, M. F. P. S. E.. DESVENDANDO O ESPAÇO URBANO: ESTUDO DE CASO SOBRE A EMERGÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO URBANA. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, A. F. C.;JESUS, C. R.; MIRANDA, L. I. B.. Cidadania e casa própria: como essa relação se manifesta? Uma análise a partir do Programa Minha Casa Minha Vida no Conjunto Residencial Vivendas do Planalto em Natal/RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, L. S. B.; LAISNER, R. C.; FERREIRA, G. D.;JESUS, C. R.. A relação entre Estado e Sociedade Civil: as experiências dos Conselhos Municipais de Assistência Social de Natal e Parnamirim (2015-2016). 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVEIRA, R. M. C.; FIGUEIREDO, F. F.;JESUS, C. R.; NASCIMENTO, E. P.. INCLUSAO SOCIAL DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLAVEIS: ESTUDO DA POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SOLIDOS E DA EFETIVACAO DO TRABALHO DECENTE EM NATAL/RN. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. A.; PAIVA, I. L.; MOURA, J. T. V.; ARAUJO, P. C. A.;JESUS, C. R.. Juventude e Movimentos Sociais Juvenis em Natal/RN: Caracterizacao, Articulacoes e Contribuicoes a Politica Publica de Juventude.. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
TOMASI, A. P. N.; COSTA, L. R.; COSTA, J. W.;JESUS, C. R.. Formação ao longo da vida - (FLV). Um estudo sobre a formação profissional de trabalhadores da construção civil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
REZENDE FILHO, M. F.; RATTON JUNIOR, J. L. A.; NOBREGA, W. R. M.; COUTINHO, A. C. A.; BORGES, A. L. M.;JESUS, C. R.. DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E DESIGUALDADES SOCIAIS NA HOTELARIA DE NATAL-RN: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES E EX-TRABALHADORES EM RELAÇÃO À VIOLÊNCIA NO TRABALHO.. 2024. Tese (Doutorado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; CAMPOS, J.; FIGUEIRA, M. G.; SUASSUNA, R. F.; NASCIMENTO, A. G. O.; REZENDE FILHO, M. F.. VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS INTRAURBANOS: DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DOLOSOS INTENCIONAIS NO TERRITÓRIO MANAUARA. 2023. Tese (Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CLEMENTINO, M. L. M.; ARAUJO, R. M.; OLIVEIRA, F. P. S.; COSTA, J. B. A.;JESUS, C. R.. Além da informalidade: uma avaliação política do Programa MEI - Micro Empreendedor Individual. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAIVA, L. L.; MATSUMOTO, A. E.;JESUS, C. R.. Juvenicidio e acesso a justica: atravessamentos de raca, classe e genero nas narrativas e praticas das familias das vitimas e movimentos sociais no nordeste brasileiro.. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.; SILVEIRA, R. M. C.;JESUS, C. R.; TALONE, V. G.. O "novo cangaço" e a política de combate ao crime organizado no estado do Rio Grande do Norte: uma análise das ações de toma de decisão por parte dos agentes públicos. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; DIAS, A. P.; SANSON, C.. COMÉRCIO INFORMAL: O MERCADO DE TRABALHO DOS MASCATES CREDIARISTAS.. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; FIGUEIRA, M. G.; CAMPOS, J.; SUASSUNA, R. F.. CRIMES E CIDADES NO BRASIL: OS EFEITOS DAS TAXAS DE HOMICÍDIOS DOLOSOS INTENCIONAIS NO TERRITÓRIO MANAUARA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CLEMENTINO, M. L. M.;JESUS, C. R.; SOUZA, L. M.. Alem da informalidade: uma avaliacao politica do Programa MEI - Micro Empreendedor Individual. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CLEMENTINO, M. L. M.; FIGUEIREDO, F. F.; COSTA, J. B. A.;JESUS, C. R.. Os caminhos da inclusão social à luz da política nacional de resíduos sólidos: um olhar sobre a categoria de catadores de materiais recicláveis no Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VIEIRA, Z. R.;JESUS, C. R.. O TRABALHO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE GUERREIROS OU GUARDIÕES: um estudo sobre o plantão digital na Polícia Civil de Minas Gerais. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
DIAS, A. P.; LIMA, F. C.;JESUS, C. R.. CONTROLE E CONDICOES DE TRABALHO NAS PLATAFORMAS DE DELIVERY: UM ESTUDO SOBRE OS ENTREGADORES DE BICICLETA EM NATAL-RN. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DIAS, A. P.; SILVA, H. T. L.;JESUS, C. R.. A EPIDEMIA DO TELETRABALHO: a experiencia dos tecnicos bancarios da Caixa Economica Federal na cidade de Natal/RN. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, A. F. C.; RODRIGUES, J. M.;JESUS, C. R.. POR ONDE ANDAMOS? O AMBIENTE CONSTRUÍDO E A CAMINHABILIDADE NA ÁREA CENTRAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DIAS, A. P.;JESUS, C. R.; SILVA, H. T. L.. O OFICIO DE SAPATEIRO E SUA RESISTENCIA FRENTE AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.;JESUS, C. R.; FRATTARI, N. F.. A FALA DO MEDO NA ZONA SUL DE NATAL/RN. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CAMPOS, J.;JESUS, C. R.; OJIMA, R.; BATELLA, W. B.. Violencia no municipio de Natal/RN: uma abordagem espacial sobre as mortes violentas e a relacao com as caracteristicas sociodemograficas e do espaco intraurbano, na decada de 2010. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.;JESUS, C. R.; MELO, J. G.; DAUFEMBACK, V.. Educacao em prisoes: A gestao do sistema penitenciario. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GOMES, R. C. C.;JESUS, C. R.; MEDEIROS, S. R. F. Q.. EIXOS COMERCIAIS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB: A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, A. F. C.; FERREIRA, G. D.;JESUS, C. R.. A VIA TRIBUTARIA - O IPTU como instrumento de recuperacao de mais-valias fundiarias: Possibilidades ao Direito a Moradia no municipio de Natal/RN. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; VALENCA, M. M.; LOPES, M. B.. GAIOLA EM DECOMPOSIÇÃO: O EDIFÍCIO SÃO PEDRO EM FORTALEZA E AS QUESTÕES PATRIMONIAIS.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
KNOX, W.; SCHWADE, E.;JESUS, C. R.. Mariculturas na praia de Rio do Fogo/RN: Economia feminista e empoderamento na pesca. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; SUASSUNA, R. F.; OLIVEIRA, H. C.. AS CONDICOES DE TRABALHO NA OTICA DOS AGENTES DE POLICIA CIVIL EM DELEGACIAS DISTRITAIS NA CIDADE DO NATAL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, L. S. B.; FERREIRA, G. D.;JESUS, C. R.. PARTICIPAÇÃO SOCIAL E COPRODUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL: UM ESTUDO A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE PLANOS PLURIANUAIS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, L. S. B.; FERREIRA, G. D.;JESUS, C. R.. GESTÃO PARTICIPATIVA DO SUS: ESTUDO DOS PROCESSOS PARTICIPATIVOS NA POLÍTICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MACAÍBA-RN. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VALENCA, M. M.; COSTA, M. H. B. E. V.;JESUS, C. R.. ESPAÇO PUBLICO: DA MODERNIDADE A PÓS-MODERNIDADE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MEDEIROS, S. R. F. Q.; VALENCA, M. M.;JESUS, C. R.. COMERCIALIZACAO DE IMOVEIS DO MINHA CASA MINHA VIDA, FAIXA 1, NA REGIAO METROPOLITANA DE NATAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; SILVA, A. F. C.; VALENCA, M. M.. ARQUITETURA HOSTIL E PRODUCAO DO MEDO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, L. S. B.; MOURA, J. T. V.; FERREIRA, G. D.;JESUS, C. R.. A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE CIVIL: A EXPERIÊNCIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL/RN. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.;JESUS, C. R.; GRILLO, C. C.. Fluxo do sistema de justiça criminal para os crimes domésticos: uma análise da impunidade do crime de ameaça a partir do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; COSTA, F. B.; CRUZ, R. P.. A TERCEIRIZACAO DO TRABALHO NAS FACCOES DE COSTURA DO SERIDO ORIENTAL POTIGUAR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAIVA, I. L.; MOURA, J. T. V.;JESUS, C. R.. EXPLORACAO SEXUAL DE CRIANCAS E ADOLESCENTES E QUESTAO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE A REDE DE ENFRENTAMENTO DESSA PROBLEMATICA NO MUNICIPIO DE NATAL/RN. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; CLEMENTINO, M. L. M.; DIAS, A. P.. UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA FÁBRICA DA FIAT EM GOIANA - PE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; GUIRRIEC, P. L.; SILVA, M. F. P. S. E.. Desvendando o espaço urbano: sobre a emergência cultural dos enclaves fortificados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, P. J.;JESUS, C. R.; CRUZ, F. M. R.; VIDAL, S. M. S. C.. VAZIOS URBANOS E A DINAMICA IMOBILIARIA NA PRODUCAO DO ESPACO EM NATAL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FIGUEIREDO, F. F.;JESUS, C. R.; TODESCO, C.. Inserção socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis: estudo da efetivação do trabalho decente e da política nacional de resíduos sólidos em Natal/RN. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; DIAS, S.. A gestão democrática do meio ambiente e o direito de acesso à informação ambiental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Democracia Participativa ...) - Universidade Federal de Minas Gerais.
JESUS, C. R.; DIAS, S.. O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DE CONFLITO AMBIENTAL E BUSCA DA SUSTENTABILIDADE. ANÁLISE DOS ASPECTOS DO COMITÊ DE PROMOÇÃO .... 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Democracia Participativa ...) - Universidade Federal de Minas Gerais.
AGUIAR, A. S.;JESUS, C. R.; AQUINO, F. M. S.. Clube de Leitura APAC/MACAU: a Relevancia da Educacao Nao Formal a partir dos Privados de Liberdade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MOURA, J. T. V.;JESUS, C. R.. Movimentos socioterritoriais e movimento socioespaciais agrarios no Nordeste (2020 a 2022): uma analise dos repertorios de acao e das narrativas contra o agronegocio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MAIA, C. M.; MOURA, J. T. V.;JESUS, C. R.; ALMEIDA, R. E. S.. Organizacoes nao governamentais e politicas publicas: desafios e contribuicoes a partir de estudo de caso de organizacoes em Natal/RN.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, A. V. A.; NOBRE, H. L. C.;JESUS, C. R.. ATUACAO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO COMBATE A VIOLENCIA CONTRA A MULHER, ENTRE OS ANOS 2019 E 2022.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; ARAUJO, D. S.; MOURA, J. T. V.. Bolsa Familia: percepcao do jovem beneficiario em Sao Jose do Mipibu/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; ARAUJO, D. S.; FERNANDES, A. V. A.. Programa de monitoramento do RN Mais Vacina no Estado do Rio Grande do Norte. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; SUASSUNA, R. F.; SANTOS, L. A.. Analise da eficiencia das Audiencias de Custodia em Natal/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MELO, J. G.; SUASSUNA, R. F.;JESUS, C. R.. Crime e prisao: a narrativa biografica de um recuperando sobre o estigma. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Antropologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; ARAUJO, D. S.; TEIXEIRA, R. L. P.. A VIOLENCIA DOMESTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA COVID-19: UM DIAGNOSTICO SOBRE PANORAMA E FORMAS DE ENFRENTAMENTO NO MUNICIPIO DE NATAL/RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; MYRRHA, L. J. D.; MOURA, J. M.. O EMPREGO DOMESTICO E A PANDEMIA DA COVID-19: Um retrato dos trabalhadores domesticos a luz das particularidades da categoria. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; MOURA, J. T. V.; GAMA, A. C.. POLITICA DE SAUDE x POLITICA DE SEGURANCA: UMA ABORDAGEM ACERCA DA LEGALIZACAO E DESCRIMINALIZACAO DO CANNABIS NO BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; ARAUJO, D. S.; TEIXEIRA, R. L. P.. SAUDE PUBLICA NO BRASIL: ANALISE DO DESMONTE DO SUS E SEUS IMPACTOS NO AMBITO DA SAUDE MENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MOURA, J. T. V.;JESUS, C. R.; MONTEIRO, L. M.. DIAGNOSTICO SITUACIONAL DA ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: A DIMENSAO OPERACIONAL A PARTIR DOS INDICADORES DE INSUMOS, PROCESSO E PRODUTO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, A. C.; MENEZES, D. G.;JESUS, C. R.. UMA ANALISE DA OPINIAO PUBLICA DO BRASIL E DA AMERICA DO SUL SOBRE AS INSTITUICOES, A PARTIR DE DADOS DO LATINOBAROMETRO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GOMES, S. C.; SUASSUNA, R. F.;JESUS, C. R.. A EDUCACAO ENQUANTO POLITICA PUBLICA DE (RE) INSERCAO SOCIAL: ANALISE DO PROGRAMA RUMO CERTO NO SISTEMA PENITENCIARIO DO MARANHAO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
KNOX, W.; SILVA, R. M.;JESUS, C. R.. A IMPORTANCIA DO PROJETO ESCOLA DE MUSICA DE MAE LUIZA PARA JOVENS E CRIANCAS DO BAIRRO DE MAE LUIZA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MOURA, J. T. V.;JESUS, C. R.; SANTOS, C. J.. A VIOLENCIA DE GENERO EM NATAL A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DAS LEIS MARIA DA PENHA E DO FEMINICIDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MEDEIROS, S. R. F. Q.; DIAS, A. P.;JESUS, C. R.. COMO FECHA ESTA CONTA? O CASO DO RESIDENCIAL VILLAGE DE PRATA, PMCMV, FAIXA 1. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VIDAL, S. M. S. C.;JESUS, C. R.; SILVA, A. A.. LAZER E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO SOBRE OS USOS E SUB USOS DO ESPACO DE LAZER ?PARQUE DA CIDADE DOM NIVALDO MONTE? EM NATAL/RN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
KNOX, W.; LOPES, P. V. L.;JESUS, C. R.. O DIREITO A CIDADE NA PERSPECTIVA DA BATALHA DA ESPERANCA: A VOZ SUBALTERNA DO RAP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.; OLIVEIRA, F. P.;JESUS, C. R.. HANNAH ARENDT E A IDEIA DE MENTIRA NA POLITICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, A. C.;JESUS, C. R.; CAMARA, R. L. M.. Projeto Integrado de Melhoria do Ensino em Gestão de Políticas Públicas: contextos de uma experiência prática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; SANTOS, A. C.; SUASSUNA, R. F.. A Audiência de Custódia no Rio Grande do Norte: um balanço da finalidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
KNOX, W.;JESUS, C. R.. Navegando por mares proibidos: a (des)criminalização da lagosta no litoral do RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, A. C.;JESUS, C. R.; MENEZES, D. G.. A ASCENSAO SOCIAL BRASILEIRA NA PRIMEIRA DECADA DO SECULO XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, R. F.;JESUS, C. R.; SOUSA FILHO, A.. A FORMAS IDEOLOGICAS DO INSULTO MORAL: AS AUDIÊNCIAS DE CUSTODIA E AS AGRESSÕES MORAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, A. C.;JESUS, C. R.. POLITICA PUBLICA: ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FIGUEIREDO, F. F.;JESUS, C. R.; RODRIGUES, R. P.. Crise fiscal do Setor Público brasileiro e as políticas públicas de austeridade: redução da máquina pública e a supressão de políticas sociais e de investimentos no estado do Rio Grande do Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
KNOX, W.;JESUS, C. R.. A VIOLAÇÃO DOS ESPELHOS: UMA ANÁLISE DA REVISTA VEXATÓRIA NO CÁRCERE BRASILEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; CRUZ, F. M. R.. Turismo Religioso e Economia Criativa no Municipio de Patu RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; CRUZ, F. M. R.. A MUSICA E AS POLITICAS PUBLICAS DE FOMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; MOURA, J. T. V.. A ATUACAO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVICO PUBLICO DO MUNICIPIO DE PARNAMIRIM COMO ESPACO DE FORMACAO POLITICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; SANTOS, A. C.. Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica (Ideb): Um olhar nacional e municipal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; MOURA, J. T. V.. ma Avaliacao das condicoes de Habitabilidade do Programa Minha Casa, Minha Vida em Parnamirim/RN: A percepcao dos moradores do Residencial Terras do Engenho I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. POPULACAO EM SITUACAO DE RUA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS POLITICAS PUBLICAS ASSISTENCIAIS EM NATAL/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. O PAPEL POLITICO E ORCAMENTARIO DA ACAO DE PROTECAO AS MULHERES EM SITUACAO DE VIOLENCIA DOMESTICA E FAMILIAR EM NATAL/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. DIAGNOSTICO SITUACIONAL DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE KENNEDY DE NATAL-RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; CARNEIRO, R.; BRASIL, F. P. D.. A participação social como instrumento para o engajamento do cidadão no projeto Mães de Minas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro.
JESUS, C. R.; ALVARENGA, T. A.; ALMEIDA, J. R.. Formas de Resistência Escrava nas Minas Gerais: séculos XVIII e XIX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Newton Paiva.
JESUS, C. R.; FERNANDES, J. S.. Uma análise da gestão de serviços de saneamento básico na região metropolitana de Belo Horizonte a partir das informações da PNAD (2008). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro.
JESUS, C. R.. Transporte público coletivo intermunicipal por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte - análise da gestão do sistema diante do cenário de queda da demanda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro.
JESUS, C. R.; FERNANDES, J. S.; OLIVEIRA, H. C.. As influências político-econômicas no planejamento demográfico do estado de Minas Gerais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Newton Paiva.
JESUS, C. R.; FERNANDES, J. S.; SILVA, A. P. U. E.. A Previdência Privada e seu caráter complementar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Newton Paiva.
JESUS, C. R.; FERNANDES, J. S.; CAMISASSA, L.. Impacto do envelhecimento populacional nos gastos com a saúde pública. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Newton Paiva.
JESUS, C. R.; ZUCARELLI, M. C.; GODINHO, L.; ORTEGA, L. M. R.. Concurso Público da Prefeitura de Contagem - edital 004/2012. 2012. Prefeitura Municipal de Contagem.
JESUS, C. R.. XXX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. XXIX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. XXVIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CRUZ, F. M. R.;JESUS, C. R.; MOURA, J. T. V.; VIDAL, S. M. S. C.; CLEMENTINO, M. L. M.. Processo seletivo mestrado PPEUR 2017. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. XXVII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2016. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CRUZ, F. M. R.;JESUS, C. R.; MOURA, J. T. V.; CLEMENTINO, M. L. M.; VIDAL, S. M. S. C.. Processo seletivo mestrado PPEUR 2016. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. XXVI CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2015. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.; CRUZ, F. M. R.; MOURA, J. T. V.. Seleção Mestrado PPEUR/UFRN. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
JESUS, C. R.. XXV CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2014. 2014.
Orientou
Desafios enfrentados pela gestão penitenciária na educação de jovens e adultos no estado do Rio Grande do Norte: A política educacional no sistema penitenciário no contexto das relações federativas; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Depois das Grades: a situação dos egressos do sistema prisional do Rio Grande do Norte; Início: 2022; Tese (Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
ANÁLISE ESPACIAL DAS CONDICIONANTES DA CRIMINALIDADE VIOLENTA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN; Início: 2021; Tese (Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Coorientador);
Comércio Informal: O mercado de trabalho dos Mascates crediaristas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
Diagnóstico e avaliação das audiências de custódia no Rio Grande do Norte; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
Observação direta das audiências de custódia; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
MOTYRUM PENITENCIÁRIO: EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
OS PADRÕES DE POLICIAMENTO DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE EM RESPOSTA À PANDEMIA POR COVID-19; 2022; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
GAIOLA EM DECOMPOSICAO: O EDIFICIO SAO PEDRO E A MEMORIA NA CIDADE DE FORTALEZA; 2020; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
OS EFEITOS DA INSTALACAO DE PRISOES EM NIVEL LOCAL: UM ESTUDO DA PRESENCA DO COMPLEXO PENAL DE ALCACUZ NA VIDA COMUNITARIA DA COMUNIDADE DE HORTIGRANJEIRA; 2020; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Claudio Roberto de Jesus;
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS AGENTES DE POLÍCIA CIVIL EM DELEGACIAS DISTRITAIS NA CIDADE DO NATAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS EM NATAL/RN; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
ARQUITETURA HOSTIL E A PERCEPCAO DA SENSACAO DE INSEGURANCA: UMA BARREIRA PARA VITALIDADE E URBANIDADE, NO BAIRRO DO ESPINHEIRO; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA FÁBRICA DA FIAT EM GOIANA - PE; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
DESVENDANDO O ESPAÇO URBANO: ESTUDO DE CASO SOBRE A EMERGÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO URBANA; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS INTRAURBANOS: DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DOLOSOS INTENCIONAISNO TERRITÓRIO MANAUARA; 2023; Tese (Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
CRIMES E CIDADES NO BRASIL: OS EFEITOS DOS HOMICÍDIOS DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NA SOCIABILIDADE DAS CIDADES DO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO; 2019; Tese (Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
DESBUROCRATIZAÇÃO DO GOVERNO DE MINAS GERAIS POR MEIO DO PROJETO ESTRUTURADOR DESCOMPLICAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Estratégica) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
CONFIGURAÇÕES DE PODER, SOCIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE: um estudo de caso na Secretaria de Planejamento de Minas Gerais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Estratégica) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Entendendo o risco, protegendo vidas: um diagnóstico dos acidentes de trânsito com vítimas na Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Bolsa Familia: percepcao do jovem beneficiario em Sao Jose do Mipibu/RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Programa de monitoramento do RN Mais Vacina no Estado do Rio Grande do Norte; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Analise da eficiencia das Audiencias de Custodia em Natal/RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Um estudo avaliativo da efetividade do atendimento realizado pelo Programa Patrulha Maria da Penha de Natal/RN; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
ACOES IMPLANTADAS NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO DURANTE O PERIODO DA PANDEMIA DA COVID-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
A VIOLENCIA DOMESTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA COVID-19: UM DIAGNOSTICO SOBRE PANORAMA E FORMAS DE ENFRENTAMENTO NO MUNICIPIO DE NATAL/RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
SAUDE PUBLICA NO BRASIL: ANALISE DO DESMONTE DO SUS E SEUS IMPACTOS NO AMBITO DA SAUDE MENTAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
O EMPREGO DOMESTICO E A PANDEMIA DA COVID-19: Um retrato dos trabalhadores domésticos a luz das particularidades da categoria; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
POLITICA DE SAUDE x POLITICA DE SEGURANCA: UMA ABORDAGEM ACERCA DA LEGALIZACAO E DESCRIMINALIZACAO DO CANNABIS NO BRASIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
ANALISE SOBRE O SUCESSO E PREPONDERANCIA DAS MEDIDAS PROVISORIAS EDITADAS DURANTE O GOVERNO MICHEL TEMER (2016-2018); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
AVALIACAO ESTRUTURAL DA ESCOLA ESTADUAL STELA WANDERLEY; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
DIAGNOSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS, EFETIVOS E CARGOS COMISSIONADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO NATAL/RN; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
DIAGNOSTICO DO PERFIL E NIVEL DE SATISFACAODOS PASSAGEIROS DO SISTEMA DE TRENS URBANOS DE NATAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
ENVELHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE O IDOSO E A AÇÃO DO PODER PUBLICO NA GARANTIA DE SEUS DIREITOS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
EVOLUCAO DA ADMINISTRACAO PUBLICA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIENCIA COM O SISTEMA DE CONTROLE DE INFORMACAO DA PREFEITURA DE NATAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
O ENCARCERAMENTO FEMININO NO RIO GRANDE DO NORTE: MOTIVAÇÕES, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
O PUBLICO E O PRIVADO NA CRONICA ESPORTIVA DO JORNAL OPINIÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
AS CONSEQUENCIAS DO JULGAMENTO DA ADI 4439 NAS POLITICAS PUBLICAS DE COMBATE A INTOLERANCIA RELIGIOSA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
A Audiência de Custódia no Rio Grande do Norte: um balanço da finalidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS ANTÔNIO CAMPOS, PROF; ª LAURA MAIA E HENRIQUE CASTRICIANO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Trabalho (ou a eterna necessidade natural da vida social); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Diagnóstico do Clima Organizacional dos Servidores Técnicos Administrativos dos Departamentos Vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes ? CCHLA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
INDICADORES EM SAÚDE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM NATAL/RN DE 2006 A 2011; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
VÍNCULO DAS PRÁTICAS DE REDUÇÃO DE RISCOS E DANOS E A CULTURA DO USO DE DROGAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
ANALÍSE DA SITUAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DA MÃO DE OBRA NO BRASIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
A PRODUÇÃO DE CASTANHA DE CAJU EM JOÃO CÂMARA/RN: A CONDIÇÃO DE EXCLUSÃO E O TRABALHO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
AVALIAÇÃO DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO ? UPA PAJUÇARA ? NATAL/RN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
ANALISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE TESTE RÁPIDO SOB A PERSPECTIVA DOS AGENTES IMPLEMENTADORES NAS UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICIPÍO DE NATAL-RN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
DIAGNÓSTICO DE ÉTICA E PROTEÇÃO ANIMAL NO BRASIL E NA CIDADE DE NATAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
O PROGRAMA ÁGUA NOSSA E A EFETIVIDADE DE SUAS AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA EZILDA DA SILVA SMITH; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Diagnóstico da Educação Municipal de Parnamirim; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
A relação do Desempenho Escolar e o Programa Bolsa Família: avaliação da política do Bolsa Família na Escola Municipal Dr; Hélio Mamede de Freitas Galvão, no município de Goianinha-RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
O impacto da Energia Eólica na questão socioeconômica do município de João Câmara/RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
PONTOS DE CULTURA COMO AGENTE DE INCENTIVO AO PROTAGONISMO JUVENIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO PONTO DE CULTURA TEAR DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO CONSELHO COMUNITÁRIO DE CIDADE SATÉLITE-RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
ATUAÇÃO DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
A RELAÇÃO ENTRE O PNAE E A AGRICULTURA FAMILIAR: VIRTUDES E PROBLEMAS DE GESTÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
DESVENDANDO O ESPAÇO URBANO: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO URBANO DE NATAL/RN; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO E AS IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS: ESTUDO NA CIDADE DE PARNAMIRIM/RN; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Código de Posturas: Um estudo de caso no bairro do Alecrim; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Democracia, eficácia e eficiencia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
O Papel Desempenhado pelo Capital Inglês nas Mineradoras em Minas Gerais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Violência urbana e desemprego: Uma relação direta no Brasil da década de 90; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Recriando a Economia ? Economia Popular Solidária; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Orçamento Público: transparência e participação ? análise exploratória do caso de Belo Horizonte; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Políticas Públicas e suas interações com o trabalho informal: um estudo dos programas executados no governo FHC; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Orçamento Público e a Emergência das Políticas de Orçamento Participativo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Populismo punitivo e sistematização de dados; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Acompanhamento dos flagranteados; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Observação direta das audiências de custódia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Levantamento bibliográfico populismo punitivo; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Diagnóstico e avaliação das audiências de custódia em Natal/RN; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Continuação da observação direta das audiências de custódia; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Organização do diagnóstico e avaliação das audiências de custódia em Natal/RN; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Levantamento bibliográfico sobre trabalho e gênero; ; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Organização do espaço e atividades comerciais formais do bairro Alecrim, Natal/RN; ; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Organização do espaço e atividades comerciais do bairro Alecrim, Natal/RN; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Controle do gasto público e gestão democrática: análise do Orçamento Participativo de Belo Horizonte; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Controle do gasto público e gestão democrática: análise do Orçamento Participativo de Belo Horizonte; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Coelho; Controle do gasto público e gestão democrática: análise do Orçamento Participativo de Belo Horizonte; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Globalização dos Excluídos; 2005; Iniciação Científica - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Globalização dos Excluídos; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Globalização dos Excluídos; 2005; Iniciação Científica - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Globalização dos Excluídos; 2005; Iniciação Científica - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Globalização dos Excluídos; 2005; Iniciação Científica - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Crescer cooperando ? estudo comparado do cooperativismo em Minas Gerais e Mondragón; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Reestruturação econômica, sindicalismo e cooperativismo ? um estudo exploratório em Belo Horizonte; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais de turismo e secretariado; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais de turismo e secretariado; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais de turismo e secretariado; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Secretariado) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais de turismo e secretariado; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Secretariado) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais de turismo e secretariado; 2003; Iniciação Científica - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais - Antropologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no Sistema Prisional; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Claudio Roberto de Jesus;
Produções bibliográficas
-
COTRIM, T. P. ; MARQUES, A. E. A. ; JESUS, C. R. . Nordestinação da violência no estado do Rio Grande do NorteNortheasternization of violence in Rio Grande do Norte/BrazilNoresternización de la violencia en el estado de Rio Grande do Norte. REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA , v. 18, p. 152-171, 2024.
-
JESUS, C. R. ; RATTON JUNIOR, J. L. A. ; CAMPOS, T. S. . ENCARCERAMENTO EM MASSA E PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO RIO GRANDE DO NORTE. CADERNOS DE GESTÃO PÚBLICA , v. 01, p. 01-17, 2023.
-
GAMA, A. C. ; JESUS, C. R. . Dossiê Segurança pública em tempos de COVID-19. REVISTA COLETIVA FUNDAJ , v. 30, p. 04-01, 2021.
-
DIAS, S. B. ; JESUS, C. R. . Cidade hostil. Revista GEOgrafias , v. 27, p. 26, 2020.
-
ABREU TEIXEIRA, ISABELA BENTES ; JESUS, CLAUDIO ROBERTO . A hegemonização do proibicionismo brasileiro: a disputa em torno do consenso sobre as drogas. ÁSKESIS , v. 8, p. 50-64, 2020.
-
GAMA, A. C. ; JESUS, C. R. ; NASCIMENTO, A. G. O. . Dinâmica da Violência Homicida em Municípios da Fronteira e Divisa do Amazonas. Revista de Direito da Amazônia - Edição Especial - Seminário Internacional de Direito Militar e Direitos Humanos , v. 1, p. 178-188, 2020.
-
JESUS, C. R. ; ALMEIDA, L. S. B. ; FERREIRA, G. D. . Tomada de decisão na gestão pública e o uso da avaliação: Análise de três municípios da região metropolitana de Natal. AVAL Revista de Avaliação de Políticas Públicas , v. 1, p. 12-31, 2019.
-
SUASSUNA, RODRIGO FIGUEIREDO ; JESUS, CLAUDIO ROBERTO DE . Análise das audiências de custódia realizadas no estado do Rio Grande do Norte, na Comarca de Natal. REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA , v. 13, p. 193-214, 2019.
-
LOPES, F. W. A. ; JESUS, C. R. . Lazer e balneabilidade: uma abordagem histórica sobre o uso recreacional das águas na sociedade. CADERNO DE GEOGRAFIA (PUCMG. IMPRESSO) , v. 27, p. 557-572, 2017.
-
JESUS, C. R. . A popularização do Centro. CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 25, p. 368-385, 2015.
-
JESUS, C. R. . A beleza da margem, à margem da beleza: a construção do espaço público em Belo Horizonte. GEOUSP: espaço e tempo , v. 18, p. 241-256, 2014.
-
JESUS, C. R. . O CÓDIGO DE POSTURAS E O ADVENTO DO SHOPPING POPULAR. Estudos do Trabalho , v. 10, p. 1, 2012.
-
CAMPOS, T. S. (Org.) ; JESUS, C. R. (Org.) . Da violência ao cárcere, da extensão à esperança.. 01. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2022. 456p .
-
JESUS, C. R. ; CAVALCANTI, A. R. ; ALBUQUERQUE, A. C. . Dilemas da sociedade do trabalho. 2. ed. Belo Horizonte: FINO TRAÇO EDITORA, 2008. 152p .
-
JESUS, C. R. . Associativismo Comunitário e Orçamento Participativo. 1. ed. Belo Horizonte: Newton Paiva, 2004. v. 1. 132p .
-
GAMA, A. C. ; JESUS, C. R. ; CAMPOS, J. . Violência nos espaços intraurbanos: dinâmica dos homicídios no território manauara. In: Cláudio Machado Maia e Lindijane de Souza Bento de Almeida. (Org.). Políticas públicas, estudos regionais e urbanos - Abordagens e estratégias. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 108-134.
-
JESUS, C. R. . trabalho e informalidade no brasil. In: João Tristan Vargas; Dóris Santos de Faria. (Org.). Textos interdisciplinares: um olhar integrado sobre a Amazônia, o Brasil e o conhecimento. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. 1, p. 81-116.
-
JESUS, C. R. ; CRUZ, F. M. R. ; BARBOSA, L. C. B. ; SILVA, E. R. ; TARGINO, G. ; MEDEIROS, S. R. F. Q. ; MELO, E. R. S. ; SILVA, P. J. ; ARAUJO, V. F. C. ; COELHO, A. C. G. ; GUIRRIEC, P. L. . O Código de Posturas de Belo Horizonte e os arranjos políticos. In: Eugênio Ribeiro Silva; Ana Carolina Guilherme Coêlho. (Org.). Estudos sobre cidades contemporâneas. 1ed.Natal: EDURN, 2017, v. 01, p. 131-163.
-
JESUS, C. R. ; GAMA, A. C. . IMPACTOS DA CONVID-19 NA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL: ANÁLISE DE DADOS E ALGUMAS PONDERAÇÕES. Revista Coletiva da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), 12 ago. 2021.
-
JESUS, C. R. . Editorial. Revista Coletiva da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), 12 ago. 2021.
-
JESUS, C. R. . É estúpida e inócua. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 06 jul. 2008.
-
JESUS, C. R. . Só reprimir não é solução. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 02 set. 2007.
-
JESUS, C. R. . Para pensar o Hino Nacional. O Tempo, Belo Horizonte, p. A9 - A9, 13 abr. 2006.
-
JESUS, C. R. . Aumenta a violência. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 20 fev. 2005.
-
JESUS, C. R. . Fantasia e ficção. O Tempo, Belo Horizonte, 06 ago. 2003.
-
JESUS, C. R. . Brasil pode ser sede da Copa de 2014?. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 25 mar. 2003.
-
JESUS, C. R. . Bom senso entremeia. Hoje em Dia, Belo Horizonte.
-
CAMPOS, T. S. ; JESUS, C. R. . O Motyrum Penitenciário como prática extensionista no estado do Rio Grande do Norte. In: V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2023, Belo Horizonte. Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas volume 5, 2023, 2023. v. 5.
-
JESUS, C. R. ; SOUZA, L. B. O. ; DIOGO, J. P. S. ; SILVA, L. T. F. . Avaliação da efetividade do Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC) na grande Natal/RN. In: V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2023, BH. Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas volume 5, 2023, 2023. v. 5.
-
MONTEIRO, ANAILZA ; JESUS, CLÁUDIO . Os mascates e a construção do mercado crediarista informal em Tenente Ananias-RN. In: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2020, Belo Horizonte. Anais VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2020.
-
BEZERRA, B. B. A. ; JESUS, C. R. ; SUASSUNA, R. F. . Prisão e medo: problemas urbanos nas franjas da cidade. In: XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. Anais do XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019.
-
JESUS, C. R. ; ALMEIDA, L. S. B. ; FERREIRA, G. D. . AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO MUNICIPAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL. In: III Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas, 2017, Vitória. Anais Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas, 2017.
-
JESUS, C. R. ; SUASSUNA, R. F. . Audiência de Custódia e subcidadania. In: 3 Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2017, Recife. Anais do 3 Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2017.
-
JESUS, C. R. ; HENRIQUES, F. O. . Métodos qualitativos e avaliação de políticas públicas. In: 17 Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Anais do Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.
-
JESUS, C. R. . CARACTERIZAÇÃO DA INFORMALIDADE NO BRASIL E BELO HORIZONTE. In: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2014, Belo Horizonte. Novas Configurações do Trabalho Rural e Urbano, 2014. v. 1. p. 29-47.
-
OLIVEIRA, W. P. S. ; JESUS, C. R. . O TRABALHO INFANTIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PRODUÇÃO DE CASTANHA DE CAJU EM JOÃO CÂMARA. In: I Seminário Regional Nordeste da ABET, 2014, João Pessoa. I Seminário Regional Nordeste da ABET ?Caminhos do Desenvolvimento, Trabalho e Implicações Socioambientais?, 2014. v. 1.
-
JESUS, C. R. . Estado, poder e cidade. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011.
-
JESUS, C. R. ; SANTOS, Igor Rafael Torres ; NOGUEIRA, M. L. M. ; SOARES, R. S. . A invisibilidade do óbvio: política na praça pública. In: VII encontro nacional de estudos populacionais 2010, 2010, Caxambu. VII encontro nacional de estudos populacionais 2010, 2010.
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . O código de posturas e o discurso competente: estudo de caso de Belo Horizonte. In: II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007, Florianópolis. Anais do ... Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007. v. III. p. 58-71.
-
JESUS, C. R. . Fantasia nova para um samba antigo: uma análise crítica do Código de Postura da Cidade de Belo Horizonte. In: IX Seminário da História da Cidade e Urbanismo, 2006, São Paulo. IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2006.
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . Espaços públicos democráticos e a construção de uma nova (?) esfera de negociação. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2005, Salvador. Anais do XI ENA. Salvador: ANPUR e FAUFBa, 2005.
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . Cooperativismo e economia solidária: alternativa ou paliativo?. In: Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2005, Belo Horizonte. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte: SBS/UFMG, 2005. p. 177-177.
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . As políticas preservacionistas da cidade de Belo Horizonte: a questão do tangível e intangível. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Simpósio Nacional de História. Londrina: Editorial Mídia, 2005. v. 23. p. 464-464.
-
JESUS, C. R. ; ALBUQUERQUE, A. C. . Transformações no mundo do trabalho, estilos de gestão. In: XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2004, Curitiba. XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica: Tecnologia e Desenvolvimento: desafios e caminhos para uma nova sociedade. São Paulo: Seção de Publicações e Divulgação da Biblioteca FEA/USP, 2004. v. 1. p. 1-200.
-
JESUS, C. R. ; SUASSUNA, R. F. . Audiência de custódia e burocratização das práticas de justiça criminal: análise das audiências de custódia realizadas no Estado do Rio Grande do Norte, na comarca de Natal. In: 18 Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais do 18 Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017. v. 1. p. 1436-1436.
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . Reestruturação do espaço urbano e a (des) construção da cidadania: análise recente do processo de reordenação do espaço. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia - Desigualdade, Diferença, Reconhecimento. Recife: Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, 2007. v. 1. p. 07-408.
-
JESUS, C. R. . Globalização dos Excluídos. In: 25 REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2006, Goiânia. 25 reunião brasileira de antropologia, 2006.
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . Crescer cooperando. In: XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2005, Porto Alegre. Anais do XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. p. 248-248.
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . A construção do Outro nas políticas patrimoniais de Belo Horizonte. In: 1 Fórum Brasileiro sobre Patrimônio Cultural, 2004, Belo Horizonte. 1 Fórum Brasileiro sobre Patrimônio Cultural. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG; Escola de Belas Artes da UFMG, 2004. p. 58-58.
-
JESUS, C. R. . A Reforma do Código Penal e suas Implicações Políticas e Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JESUS, C. R. ; HENRIQUES, F. O. . Métodos qualitativos e avaliação de políticas públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JESUS, C. R. . Caracterização da informalidade no Brasil e Belo Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JESUS, C. R. ; OLIVEIRA, W. P. S. . O trabalho infantil de crianças e adolescentes na produção de castanha de caju em João Câmara. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
JESUS, C. R. . O camelô belorizontino do final do século XX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JESUS, C. R. . Estado, Poder e Cidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JESUS, C. R. . Fantasia nova para um samba antigo: uma análise crítica do Código de Postura da Cidade de Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
JESUS, C. R. . Globalização dos Excluídos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . Cooperativismo e economia solidária: alternativa ou paliativo?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JESUS, C. R. . Crescer cooperando. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JESUS, C. R. ; LOTT, W. P. . Espaços públicos democráticos e a construção de uma nova (?) esfera de negociação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, C. R. . Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano: o que se pode aprender com a experiência brasileira?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, C. R. ; ALBUQUERQUE, A. C. . Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, J. A. ; JESUS, C. R. . Prefácio, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
SILVA, R. ; JESUS, C. R. . Sentido Suspenso. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
JESUS, C. R. ; ROCHA, V. E. ; SANTANA, S. L. R. ; AZEVEDO, S. ; TEIXEIRA, J. G. ; FILGUEIRAS, C. A. C. ; GUIMARAES, B. M. . Belo Horizonte em tese. Belo Horizonte: UFMG, 1995 (Colaborador).
Outras produções
JESUS, C. R. . Revista de Estudos Empíricos em Direito. 2021.
JESUS, C. R. . Revista Geografias UFMG. 2019.
JESUS, C. R. . Revista de Estudos Empíricos em Direito. 2019.
JESUS, C. R. . Cadernos Metrópole. 2019.
JESUS, C. R. . Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade. 2019.
JESUS, C. R. . Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade. 2019.
JESUS, C. R. . Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade. 2019.
JESUS, C. R. . Revista Transgressões. 2018.
FERNANDES, J. S. ; JESUS, C. R. ; FREITAS, D. G. ; ZUCARELLI, M. C. ; PEREIRA, P. S. C. ; VIANA, R. M. . Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (Seis). 2012.
JESUS, C. R. . Democracia e trabalho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JESUS, C. R. . Entrevista programa Band Cidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JESUS, C. R. . Sociólogo vê adesão de movimentos tradicionais com naturalidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
JESUS, C. R. . Métodos Qualitativos de Pesquisa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FERNANDES, J. S. ; JESUS, C. R. ; CRUZ, F. ; COSTA, P. S. ; LOPES, F. W. A. ; ZUCARELLI, M. C. . Situação do Saneamento em Minas Gerais-Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento. 2010. (Relatório Metodológico).
JESUS, C. R. ; LOPES, F. W. A. ; COSTA, P. S. ; CRUZ, F. ; FERNANDES, J. S. ; ZUCARELLI, M. C. . Situação do Saneamento em Minas Gerais-Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento. 2010. (Relatório de Dados Secundários).
JESUS, C. R. . Brasil das Gerais. 2005.
JESUS, C. R. . Horizonte Debate. 2005.
JESUS, C. R. . Brasil das Gerais. 2005.
JESUS, C. R. . Dis-sabores à mesa. 2007 (Conto) .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Avaliação da efetividade do Atendimento à Pessoa Custodiada (Apec) no município de Natal/RN., Descrição: As audiências de custódia são processos decisórios formais da justiça penal, realizados na presença do preso, para julgar a validade da prisão em flagrante e determinar a prisão preventiva ou alvará de soltura. Um dos seus objetivos é combater a cultura do encarceramento no Brasil. No entanto, é importante avaliar o impacto das audiências no cotidiano do judiciário, mesmo aquelas consequências não intencionais dessa reforma da justiça. Percebese que a audiência de custódia é um lugar privilegiado para compreender a seletividade penal e o processo de encarceramento em massa. No entanto, na audiência de custódia também é possível identificar as vulnerabilidades dos custodiados e os condicionantes que o levaram até esse lugar. Sendo assim, o Conselho Nacional de Justiça CNJ, começou a institucionalizar os atendimentos sociais, que busca oferecer serviços de proteção social e o fortalecimento da cidadania através do Atendimento à Pessoa Custodiada Apec. O objetivo do projeto em questão é monitorar e avaliar o programa de Atendimento à Pessoa Custodiada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / RODRIGO FIGUEIREDO SUASSUNA - Integrante / BARBARA BRUNA ARAUJO BEZERRA - Integrante.
-
2022 - Atual
Análise do fluxo da justiça criminal para o crime de tráfico de drogas em perspectiva nacional, Descrição: O presente projeto tem por finalidade analisar parte da base de dados construída pela Pesquisa nacional de ações criminais por tráfico de drogas, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre os anos de 2019 e 2022. No âmbito dessa pesquisa, foi realizado um survey documental aplicado a autos de processos criminais por tráfico de drogas nas justiças estaduais de todas as unidades da federação, nas cinco regiões da justiça federal, assim como na justiça militar. Para a análise da base de dados, o processamento do crime de tráfico de drogas é considerado como um fluxo decisório, ou seja, uma série de processos decisórios distintos, mas interligados, que ocorrem no interior das diversas organizações da justiça criminal tribunais, promotorias e polícias no âmbito de um mesmo processo penal. Com os dados da base, serão realizados testes de hipóteses a respeito da governança do sistema de justiça criminal. Além disso, a partir de processos coletados no estado do Rio Grande do Norte, serão feitas descrições aprofundadas de documentos processuais selecionados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Integrante / RODRIGO FIGUEIREDO SUASSUNA - Coordenador / JULIANA GONCALVES MELO - Integrante / DOUGLAS DA SILVA ARAÚJO - Integrante / LUISA GALVÃO DONATI - Integrante / ELOIZE FERREIRA COSTA - Integrante.
-
2019 - Atual
CRIMES E CIDADES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, Descrição: O principal objetivo dessa pesquisa é fazer um levantamento abrangente do avanço das facções criminosas no norte e nordeste brasileiro, especialmente no Rio Grande do Norte, e a resposta estatal frente ao problema criado. Impactos da ação das facções no cotidiano da população também será objeto de pesquisa e análise, seja em relação às comunidades diretamente afetadas pelas facções, ou no que diz respeito à percepção e sensação de segurança. De início, será feito um levantamento da atuação das organizações criminosas nas ocorrências de homicídios intencionais no norte/nordeste, a partir de observações do padrão de mortalidade observado nas capitais do Amazonas (Manaus), Pará (Belém), Ceará (Fortaleza), Pernambuco (Recife) e Rio Grande do Norte (Natal). Esta pesquisa pretende compreender os impactos da atuação das organizações criminosas na violência homicida e seus efeitos no bem-estar social da população residente nas grandes cidades brasileiras. Outras questões que também complementarão este estudo são: como os entes federados e seus respectivos órgãos de segurança se articulam no combate aos homicídios intencionais nas capitais brasileiras frente às facções criminosas? Quais os efeitos provenientes do aumento da violência urbana podem ser observados na organização do espaço e na percepção dos atores sociais, nas cidades contemporâneas? Quais as políticas ou programas sociais chegam até as comunidades mais vulneráveis e qual a sua efetividade? Até que ponto o controle social nas periferias relaciona-se com a atuação das facções criminosas? Para responder a tais questões, será organizado um conjunto de dados provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Informações de Segurança Pública, de inquéritos policiais e de documentos públicos serão estruturados no formato cross section, e, também, no formato de séries temporais para se obter as respostas desta pesquisa e, espera-se que, ao final, este estudo possa identificar o efeito da atuação dessas organizações criminosas, uma discussão eivada de senso comum e que precisa receber um tratamento científico. O levantamento das políticas sociais e equipamentos públicos presentes nas áreas de influência das facções será acompanhado por um mapeamento enriquecido com informações de entrevistas com gestores locais. O recurso da observação direta e entrevistas também será fundamental para a compreensão da forma como as facções atuam em território específico e como se espalham para outras localidades e regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / RODRIGO FIGUEIREDO SUASSUNA - Integrante / ANNA ELISA ALVES MARQUES - Integrante / ARNALDO COSTA GAMA - Integrante / BARBARA BRUNA ARAUJO BEZERRA - Integrante / CAIO CÉSAR CARVALHO CAVALCANTE - Integrante / TAINÁ PORTO COTRIM - Integrante / TED MANASSES DA SILVA BARBOZA - Integrante / Anailza Feitoza dos Santos Monteiro - Integrante / Thayane Silva Campos - Integrante / Isabela Bentes Abreu Teixeira - Integrante / Lorena Barbosa de Oliveira Souza - Integrante / Marcella Eduarda Vieira Freire - Integrante / Marcello Uchoa Wanderley - Integrante / Sabrina Denielle Souza Medeiros - Integrante / Wesner José da Silva Menezes - Integrante.
-
2017 - Atual
A Dinâmica Sócio-Ocupacional do Mercado de Trabalho na Cidade do Natal, Descrição: Este projeto de pesquisa tem sua gênese em reflexões e novas problematizações sobre a sociedade contemporânea e as metamorfoses ocorridas no âmbito do Trabalho. Com essa investigação visamos desenvolver um estudo sobre a dinâmica do mercado de trabalho na cidade do Natal/RN, que vem apresentando significativas alterações no seu perfil sócio-ocupacional nas últimas décadas. O estudo se propõe a apresentar, no âmbito geral, um panorama do mercado de trabalho da realidade da cidade do Natal a partir de um levantamento de informações secundárias oriundos das bases de dados do Ministério do Trabalho, a exemplo da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre outras fontes. A investigação tomará como recorte temporal os dados entre os anos 2000 a 2016 e se desenvolverá no intervalo de um ano (01/08/2017 a 31/07/2018). Como desdobramento, o estudo buscará qualificar e caracterizar as ocupações predominantes na cidade, no sentido de correlacionar com o conceito de trabalho decente, defendido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT); situar a posição do segmento juvenil no contexto das ocupações; elaborar um mapa a fim de identificar a distribuição social das ocupações existentes na cidade. Como resultado, espera-se construir uma base de dados sobre os tipos de trabalhos existentes na cidade do Natal, inclusive, situando o segmento juvenil nele, além de subsidiar, por meio da sistematização dos resultados da pesquisa, discussões com gestores públicos, empregadores e sindicalistas no que diz respeito à realidade da referida cidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Integrante / ANA PATRICIA DIAS - Coordenador / LIDIANE ALVES UCHOA - Integrante / FRANCISCO JOSE LIMA SALES - Integrante.
-
2017 - Atual
Análise das audiências de custódia no Rio Grande do Norte, Descrição: A pesquisa tem a pretensão de fazer uma análise das audiências de custódia que ocorrem em Natal, RN. Tal procedimento foi instituído no Rio Grande do Norte em outubro de 2015 por determinação do Supremo Tribunal Federal. A pesquisa tem dois objetivos principais, em primeiro lugar, sistematizar informações quantitativas em no que diz respeito ao número de audiências ocorridas, flagrantes homologados, alvará de soltura, reincidência e perfil dos sujeitos. Em segundo lugar, pretende-se fazer uma análise dos procedimentos que envolvem as audiências através de um trabalho de observação direta, que tem o intuito de analisar as mudanças decorrentes dessa nova prática, os problemas e implicações para o problema da segurança pública no estado, bem como entender aspectos da cultura organizacional do judiciário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / RODRIGO FIGUEIREDO SUASSUNA - Integrante / JULIANA GONCALVES MELO - Integrante.
-
2017 - Atual
Tráfico de drogas, fluxo de pessoas e política criminal, Descrição: Esta pesquisa trata do fluxo de pessoas presas por tráfico de drogas, considerando a circulação de homens e mulheres dentro das organizações de justiça criminal ? prisões, tribunais e polícias ? como também fora desse meio organizacional, sobretudo em áreas urbanas segregadas, como periferias e favelas. O objetivo geral é verificar como esse fluxo de pessoas por entre a justiça criminal e as periferias urbanas é afetado por dois processos inter-relacionados: (a) a política criminal, cujos atores principais são o poder judiciário e as organizações policiais; e (b) o processo de sujeição criminal, que significa a rotulação de determinados perfis individuais como ?traficantes?, o que ocorre nas interações dos agentes públicos entre si e entre estes e os moradores de determinadas áreas das cidades. O estudo tem como delimitação a jurisdição dos órgãos de justiça criminal que atuam em duas cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Paraná, e Natal, Rio Grande do Norte. A pesquisa está pautada por três abordagens. Primeiramente, utiliza-se o conceito de carreira moral, categoria analítica que dá conta tanto das mudanças nos rótulos aplicados aos indivíduos presos, como das variações nas estratégias de adaptação utilizadas pelos indivíduos rotulados. Assim, por meio de narrativas de trajetória produzidas por indivíduos presos por tráfico de drogas, busca-se entender o trânsito de cada indivíduo por entre diferentes contextos urbanos, organizacionais e prisionais como uma carreira moral. Segundo, tem-se o estudo do fluxo de processos penais dentro das organizações da justiça penal. A adoção de tal abordagem implica em uma pesquisa documental envolvendo pequenas amostras de processos penais por tráfico de drogas em cada uma das cidades, em que são analisados os perfis dos indivíduos presos e, sobretudo, as rotulações aplicadas a eles. Terceiro, por recurso à comparação por semelhanças entre as duas cidades, busca-se uma compreensão geral dos efeitos de determinada política criminal, seja local ou federal, sobre o fluxo de pessoas que envolve a justiça penal e as periferias urbanas. A pesquisa tem como metodologia básica uma etnografia dos fluxos, beneficiando-se do desenvolvimento de técnicas para lidar com interações simultâneas que ocorrem a grandes distâncias (GILLE; RIAIN, 2002), neste caso, envolvendo a interação entre diferentes organizações da justiça penal. A etnografia dos fluxos, portanto, consiste em fazer-se presente nos principais pontos do fluxo, que, no objeto desta pesquisa, são as unidades prisionais, as varas criminais, as delegacias de polícia e as vias públicas da cidade. Esse estudo etnográfico busca cumprir três tarefas: (a) a coleta de narrativas sobre o fluxo, produzidas por presidiários, operadores do direito e policiais; (b) o survey aplicado a pequenas amostras de processos penais de tráfico de drogas, entendendo esses documentos como os principais artefatos produzidos no âmbito do fluxo de um caso criminal; e (c) a observação direta de audiências, sessões de julgamento e atos de prisão em flagrante, entendendo esses eventos como os principais ritos do processo criminal formal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / RODRIGO FIGUEIREDO SUASSUNA - Integrante / JULIANA GONCALVES MELO - Integrante.
-
2015 - 2017
As especificidades do emprego doméstico no território nordestino, Descrição: O objetivo geral do projeto é desenvolver uma análise das características socioeconômicas e demográficas do emprego doméstico na Região Nordeste, para compreender o atual cenário dessa ocupação no território nordestino. Além disso, busca entender melhor os motivos que levam as empregadas domésticas a se sujeitarem a piores condições de trabalho, como remuneração, jornada de trabalho, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Coordenador / Luciana da Conceição Lima - Integrante / Pamila Cristina Lima Siviero - Integrante.
-
2015 - 2016
Organização do espaço e atividades comerciais do bairro Alecrim, Natal/RN., Descrição: A pesquisa tem a pretensão de fazer um levantamento das principais atividades comerciais do bairro Alecrim em Natal/RN. O bairro em questão tem um comércio efervescente, que supera inclusive o centro da cidade. A região pode ser caracterizada, grosso modo, pela prevalência de um comércio popular, que no entanto, é extremamente variado, tanto em relação ao que é vendido, quanto no que diz respeito ao formal, informal, lícito e ilícito. A sistematização de informações sobre o comércio do bairro irá possibilitar entender mais e melhor o perfil do bairro, sua história, vocação econômica, além das relações entre consumo e organização do espaço. É preciso destacar ainda que a pesquisa pretende priorizar o comércio formal, para que em um momento futuro possa estabelecer relações com outras pesquisas sobre o comércio informal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Antônio Pedro Dantas - Integrante.
-
2014 - 2015
Impacto dos Programas de Transferência de Renda sobre a Dinâmica Populacional e Redução da Pobreza no Semiárido Setentrional Nordestino, Descrição: O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto dos programas de transferência de renda, frente aos desafios impostos pela estiagem na região do semiárido setentrional, na dinâmica demográfica (fecundidade, transição da estrutura etária, migração e mortalidade infantil). Espera-se mensurar e estimar de que maneira as políticas sociais podem ter contribuido para o enfrentamento da seca e como se comportam os componentes da dinâmica demográfica nos diferentes perfis da população da baixa renda na região (beneficiários, não beneficiários, beneficiários potenciais e egressos dos programas de transferência de renda).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Integrante / Ricardo Ojima - Coordenador / Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal - Integrante / Flavio Henrique Miranda de Araujo Freire - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / Wilson Fusco - Integrante / Silvana Nunes de Queiroz - Integrante / Luis Abel da Silva Filho - Integrante.
-
2012 - 2013
Alternativas para Gestão Sustentável da Água em Áreas Urbanas: Benefícios Econômicos e Ambientais, Descrição: Este projeto busca trazer avanços na busca de uma gestão integrada e sustentável das águas urbanas. Como sustentabilidade, entende-se aqui a compreensão dos processos em sua dimensão ambiental, relativa ao uso racional e à preservação dos recursos hídricos e da qualidade do ambiente; econômica, que concerne à viabilidade econômica dos serviços baseada na perspectiva de um financiamento pelos usuários e a dimensão ética e democrática, com a busca do acesso a serviços adequados para todos e a participação dos usuários na gestão dos serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Nilo de Oliveira Nascimento - Integrante.
-
2010 - 2012
Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento - SEIS/FJP, Descrição: O Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (SEIS), criado pelo Decreto Estadual 45.137/2009, consiste em coletar e sistematizar informações capazes de caracterizar os serviços de saneamento básico do Estado de Minas Gerais - abastecimento de água; esgotamento sanitário; coleta, manejo e destinação de resíduos sólidos urbanos; e sistema de drenagem pluvial urbana - além daquelas referentes à gestão municipal em saneamento. Essas informações subsidiarão o planejamento e a implantação de ações de políticas públicas no setor de saneamento básico no Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador.
-
2006 - 2007
Controle do gasto público e gestão democrática: análise do Orçamento Participativo de Belo Horizonte, Descrição: O projeto em questão propõe estudar Orçamento Participativo de Belo Horizonte, focando no modo como foi estruturado, a ligação com as das associações de bairro, a capacidade de processamento de demandas, o grau de representatividade e nível de participação dos movimentos e grupos sociais na consolidação do OP. O foco será dado nas recentes transformações na estrutura de funcionamento, além de avaliar seu atual desempenho. Serão ressaltados os fatores que explicam seu desempenho, tanto do ponto de vista da eficácia técnica como do processo de implementação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Wanessa Pires Lott - Integrante / Rosane Castro - Integrante / Érico Grossi - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2006 - 2007
Disciplinamento dos corpos urbanos: análise da influência do Código de Posturas na vida cotidiana da capital mineira., Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa é fazer uma reflexão acerca das relações de poder que têm se estabelecido no âmbito do poder local com especial ênfase na realidade brasileira. Não é pretensão deste trabalho discutir propriamente a relação Estado x sociedade, mas como a nova ordem política global tem impactado a realidade brasileira. Por outro lado faz-se necessário entender como estas novas relações que dizem respeito a uma ordem global se estabelecem em meio às especificidades da política brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Wanessa Pires Lott - Integrante / Wilson Avelar - Integrante / Maria Elisa Campos - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2005 - 2006
A globalização dos excluídos, Descrição: A pesquisa proposta pretende analisar as mudanças recentes na conformação e uso do espaço urbano, ressaltando o caso de Belo Horizonte a partir da década de 1990. A proposta inicial é fazer uma análise do recente do Código de Postura da cidade, abordando os aspectos que dizem respeito a uma nova forma de pensar o urbano, que foge a visão tradicional de planejamento tecnicista, mas que ao mesmo tempo traz como conseqüência um reordenamento do espaço e novas apropriações simbólicas. Tais conseqüências visam, de imediato, promover uma revitalização urbana, principalmente nas áreas centrais. No entanto, uma análise crítica desses processos permite perceber novas formas de exclusão social e manutenção de privilégios. Nesse sentido, além da análise do Código de Postura da cidade será feita uma pesquisa de campo nos chamados shoppings populares da região central. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Wanessa Pires Lott - Integrante / Wilson Avelar - Integrante / Maria Elisa de Campos Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2004 - 2005
A participação da Comunidade sabarense nas políticas de preservação e processos de tombamentos do Patrimônio histórico edificado do município de Sabará, Descrição: Analisar o processo de tombamento e projetos de preservação do Patrimônio Histórico Edificado do município de Sabará e os mecanismos de intermediação entre o poder público e a comunidade local em relação aos seus bens culturais. Analisar as relações entre as diferentes instâncias de poder na gestão do patrimônio. Pesquisar as atuais políticas de preservação/conservação do Patrimônio Histórico edificado para o município de Sabará. Investigar as possíveis relações entre a política de tombamentos e preservação de Sabará e a atividade turística local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Integrante / Maria Elisa de Campos Souza - Coordenador / Marcelo Hornos Steffens - Integrante / Regina Andréa Martins - Integrante / Alberto Fagundes Martins - Integrante / Wagner Luiz Batista Alves - Integrante / Nathalie Danif Moreira de Faria - Integrante / Gabriela Alves Silva Lara - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2004 - 2005
Crescer cooperando ? estudo comparado do cooperativismo em Minas Gerais e Mondragón, Descrição: O presente projeto propõe um estudo comparado do cooperativismo em Minas Gerais e Mondragón, na Espanha, a partir da perspectiva da economia solidária. O ressurgimento e ampliação do cooperativismo tem colocado novas questões para o debate acadêmico atual. Por um lado, há um consenso de que o cooperativismo não é um movimento único e uniforme, existem avanços e retrocessos, instituições sérias e outras no mínimo suspeitas. De outro lado, diante dessa diversidade, ainda não se tem informações qualitativas suficientes para entender esse fenômeno como um movimento. Nesse sentido, o projeto proposto tem a pretensão de contribuir para tal debate. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Samer Salim Zahreddine - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2003 - 2004
Reestruturação econômica, sindicalismo e cooperativismo ? um estudo exploratório em Belo Horizonte, Descrição: Diante da reorganização econômica, onde a competitividade e a liberdade da movimentação dos capitais se estabelece, os sindicatos ficam coagidos a flexibilizar sua atuação, visando uma alternativa que possa agregar mais trabalhadores para, então, aumentar seu poder de reivindicação perante o Estado e a sociedade. Nesse sentido, uma incubadora de cooperativas de trabalho no âmbito sindical seria uma alternativa atraente para o trabalhador empregado ou desempregado. Com essa parceria, é possível atenuar os prejuízos sociais causados por essa nova estrutura trabalhista. No entanto, essa relação ainda permanece nebulosa e carente de estudo e pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Samer Salim Zahreddine - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2003 - 2004
Transformações no mercado de trabalho: uma análise das inovações tecnológicas na estrutura do emprego e reflexos nas categorias profissionais de turismo e secretariado, Descrição: O presente projeto tem por objetivo geral elaborar um estudo dos impactos do novo padrão tecnológico na estrutura do emprego, mais especificamente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesse sentido, foram escolhidas as categorias profissionais de secretariado e turismo por estarem inseridas em ramos distintos da estrutura econômica. Dessa forma, pretende-se analisar as principais mudanças em termos de qualificação exigida, atividades e potencialidades nas referidas categorias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Claudio Roberto de Jesus - Coordenador / Antônio Carlos de Albuquerque - Integrante / Alberto Rocha Cavalcanti - Integrante / Maria Alice Moura - Integrante / Carlos Alexandre Soares da Silva - Integrante / Cláudia Gaudereto Ferreira - Integrante / Denise de Oliveira Géa - Integrante / Rosimary de Castro Archanjo - Integrante / Úrsula Andress Izabel de Oliveira Morais - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Prêmios
2006
Professor Homenageado - Curso de Secretariado, Centro Universitário Newton Paiva.
2006
Professor Homenageado - Curso Turismo, Centro Universitário Newton Paiva.
2005
Patrono do Curso de Ciências Econômicas, Centro Universitário Newton Paiva.
2005
Professor Homenageado - Curso de Secretariado, Centro Universitário Newton Paiva.
2005
Professor Homenageado - Curso Turismo, Centro Universitário Newton Paiva.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Políticas Pública.,Linhas de pesquisa
-
12/2019 - 12/2021
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Políticas Públicas.
-
03/2019 - 06/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Planejamento.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Homologação do Estágio Probatório..
-
12/2017 - 12/2019
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Políticas Públicas.
-
12/2016 - 12/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Políticas Públicas.
2013 - 2013
Universidade Federal de AlfenasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2013 - 06/2014
Ensino, GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas públicas e interfaces entre o público e o privado
-
07/2013 - 09/2013
Direção e administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Sustentabilidade, Subcomissão Campus Avançado de Varginha..
-
03/2013 - 09/2013
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética na Administração Pública, Gestão Ambiental, Instituições Políticas Brasileiras, TCC I
2010 - 2012
Fundação João PinheiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa e Ensino I, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor da disciplina Metodologia de Pesquisa na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.
Atividades
-
03/2010 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Presidência, Centro de Estatística e Informações.,Linhas de pesquisa
-
06/2012 - 07/2012
Ensino, Curso de Especialização em Gestão Estratégica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Contexto contemporâneo e as Relações Estado e Sociedade
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa
2012 - 2013
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
2011 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 4
2000 - 2010
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Trabalhador formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Atividades
-
08/2000 - 06/2010
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral e Organizacional
-
08/2006 - 07/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Iniciação Científica.,Linhas de pesquisa
-
08/2000 - 06/2006
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política
-
08/2003 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Contábeis Administrativas e Econômicas.,Linhas de pesquisa
-
08/2003 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Contábeis Administrativas e Econômicas.,Linhas de pesquisa
2002 - 2007
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2002 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Introdução à Sociologia, Sociologia da Educação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudio Roberto de Jesus e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?