Larissa Oliveira de Otero
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2007) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estácio de Sá (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Suprimentos.
Tenho experiência de treze anos trabalhando na cadeia de Suprimentos. Aprendi desde as atividades mais simples no início da carreira, como a seleção de fornecedores e a emissão de solicitações de orçamento até chegar ao momento atual no qual tive a oportunidade de negociar a compra e acompanhar a fabricação de módulos e grandes equipamentos para a indústria offshore.
Tive a oportunidade de nos três últimos anos, ter experiências internacionais, nas quais eu era responsável pelo gerenciamento da fabricação de equipamentos em fornecedores localizados no Brasil, Europa e Ásia. As tarefas compreendiam o comando da reunião de Kick-off meeting, o acompanhamento do cronograma e do fluxo financeiro, aprovação de medições, negociação de aditivos, fornecimento e recebimento de matérias-primas, aprovação de documentos de projeto, verificação da fabricação in loco tanto no fornecedor como no sub-fornecedor, coordenação dos inspetores, análise de riscos e premissas, logística e emissão de relatórios e planilhas que corroborassem todas as informações obtidas.
Informações coletadas do Lattes em 27/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Administração
2021 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande
Título: DANOS NA DIMENSÃO SOCIAL AFETAM A CULPA E A CONFIANÇA DOS PROFISSIONAIS DE COMPRAS? UMA ANÁLISE DA DECISÃO PELA CONTINUIDADE DE FORNECEDORES APÓS INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: gerenciamento de operações comportamentais; emoções; matriz de Kraljic; experimento baseado em cenários; díade comprador-fornecedor.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Engenharia de Inspeção de Equipamentos e Materiais
2014 - 2015
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro
Título: Corrosão Atmosférica no Ambiente Offshore
Orientador: Victor Gomes Silva
Especialização em MBA em Gestão de Projetos
2007 - 2008
Faculdade Atlântico Sul de Pelotas
Título: Como montar e Gerenciar uma Confecção
Orientador: Luciano Ribeiro
Graduação em Engenharia de Produção
2010 - 2014
Universidade Estácio de Sá
Título: Reescrevendo os procedimentos e Suprimentos de uma empresa EPCista
Orientador: Paschoal Villardo Silva
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Vestuário
2004 - 2005
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática
2002 - 2003
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.
Participação em eventos
IV Fórum Tópicos Atuais de Administração. 2005. (Outra).
Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).
I Congresso Mundial de Administração. 2004. (Congresso).
III Fórum Tópicos Atuais de Administração. 2004. (Outra).
Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).
II Fórum de Empreendedorismo. 2003. (Outra).
II Fórum Tópicos Atuais de Administração. 2003. (Outra).
I Fórum de Empreendedorismo. 2002. (Outra).
I Fórum Tópicos Atuais de Administração. 2002. (Outra).
Produções bibliográficas
-
TONDOLO, V. ; OTERO, L. O. ; GARCIA, D. ; LUNARDI, G. L. ; BRAMBILLA, F. . EFEITO DO DANO AMBIENTAL DO FORNECEDOR NA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E NAS CAPACIDADES DINÂMICAS DE COMPRAS VERDES. Academia-Revista Latinoamericana de Administracion , 2023.
-
OTERO, L. O. . A CULPA E A CONFIANÇA: COMO INFLUENCIAM NAS DECISÕES PELA CONTINUIDADE DE UMA PARCERIA APÓS INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OTERO, L. O. . Os benefícios do ?banco de tempo?: uma revisão narrativa da literatura. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Nucleo de Consultoria em Engenharia e Pesquisas em TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Produção, Carga horária: 44
2020 - 2020
Estaleiros do Brasil LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Suprimentos, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuava na execução de compras e logísticas dos projetos em andamento no estaleiro e era responsável pelo orçamento de novas licitações com o objetivo de buscar novos projetos para a empresa.
2013 - 2020
QGI Brasil SAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Suprimentos / Compradora Sêni, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades: Projetos das Plataformas P-75 e P-77 ? Atualização do cadastro de fornecedores, emissão das solicitações de orçamento, recebimento das propostas, tabulações comerciais, pré-seleção de fornecedores, envio de propostas para análise técnica, negociações e emissão de contratos e aditivos. Na função de administradora de contratos, atuo fazendo o controle de toda documentação referente ao equipamento ou módulo comprado, realizando visitas de diligenciamento aos fornecedores, acompanhando cronogramas, medições, recebimento de materiais, fabricação, inspeção, logística e todas as tarefas envolvidas para a garantia da entrega do equipamento conforme especificado e no prazo contratual. Atuo também na coordenação da fabricação de válvulas em fornecedores europeus e brasileiros, o que demanda um controle ainda maior, pela necessidade de acompanhamento da fabricação item a item de cada lote, os quais chegam a mais de 7.000 unidades. Gerencio atualmente uma carteira de fornecimento de equipamentos e materiais fabricados no Brasil, Europa e Ásia que atingiu cerca de US$ 90 milhões.
Transferência para Dalian/China ? Responsável por todo gerenciamento e execução das compras do projeto na China, envolvendo atividades nas áreas de negociação, compras, diligenciamento e logística.
2011 - 2013
CQG Construções OffshoreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Compradora Plena, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades: Projetos das Plataformas P-58 e P-62 - Pesquisa de fornecedores no mercado, identificação de fornecedores aptos ao fornecimento dos equipamentos das plataformas, emissão das solicitações de orçamento, recebimento das propostas, tabulações, pré-seleção de fornecedores, envio de propostas para análise técnica, negociações, emissão de recomendações de compra, emissão de contratos, Kick-off Meetings de equipamentos das disciplinas de naval, mecânica, instrumentação, telecom, segurança e elétrica. Emissão de RFQ's, acompanhamento da aprovação técnica, negociação e emissão de contratos dos Módulos Elétricos, dos laboratórios de análises químicas e de todos os equipamentos de segurança das plataformas. Controle e emissão de documentos necessários para o transporte de 3.000 toneladas de tubulações fabricadas em estaleiros na China. Participação de testes de aceitação em fábrica de equipamentos navais no exterior. Negociação de aditivos de contratos de equipamentos e módulos. Diligenciamento e controle da documentação de fornecedores. Emissão de modelos de contratos no idioma inglês e português.
2007 - 2011
QUIPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Compras, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades: Emissão de solicitações de orçamento, recebimento e tabulação das propostas, pré-seleção de fornecedores e acompanhamento da análise técnica. Ainda era responsável pela negociação, objetivando que a melhor o melhor escopo técnico tivesse o melhor preço, emitia ordens de compra e contratos de válvulas, cabos, instrumentos e equipamentos. Atuei na aprovação técnica, negociação, emissão do contrato e controle da documentação dos Módulos de Água produzida e de Compressão da plataforma. Estive ainda à frente da pesquisa de fornecedores no mercado e atualização da lista de fornecedores reconhecidos pela empresa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Larissa Oliveira de Otero e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?