RAUL MACHADO CARVALHO JUNIOR
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Paulista (1989), curso de especialização em Conservação e Restauro de Obras de Arte pelo Instituto Paulista de Restauro e mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2022). Atualmente é diretor/proprietário - Atelier Raul Carvalho Conservação e Restauro de Obras de Arte Ltda. Tem experiência na área de Conservação e Restauro de Obras de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, preservação de acervos, patrimônio e restauro de obras de arte. Atuando também como docente na área de Conservação e Restauro.
Informações coletadas do Lattes em 27/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design
2020 - 2022
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Título: Conservação de Obras de Arte em coleções privadas no Brasil: Estudo de obra Balloon Monkey "Wall Relief Pink" do artista Jeff Koons., Ano de Obtenção: 2022
Roberto Bertani.
Especialização em Restauração de Pinturas de Cavalete
1991 - 1993
Instituto Paulista de Restauro
Título: Conservação e Restauração de Pinturas
Orientador: Domingo Isaac Tellechea
Graduação em Comunicação Social
1986 - 1989
Universidade Paulista
Título: Botticelli, um vinho do nordeste
Orientador: José Roberto dos Santos
Formação complementar
2001 - 2001
Curso de Capacitação em Conservação Preventiva de Pinturas de Cavalete. , Fundación Antorchas, FA, Argentina.
2001 - 2001
Curso de Capacitação em Conservação Preventiva de Pinturas de Cavalete. , Fundación Antorchas, FA, Argentina.
1996 - 1996
Métodos de Análise Científica para Conservação e Restauro. , Consiglio Nazionale delle Ricerche, CNR, Itália.
1996 - 1996
Curso de Atualização para Conservadores e Restauradores de Obras de Arte. , Instituto Paulista de Restauro, IPR, Brasil.
1996 - 1996
Técnicas de Restauração de Afrescos. , Instituto Paulista de Restauro, IPR, Brasil.
1995 - 1995
Douração Clássica. , Instituto Paulista de Restauro, IPR, Brasil.
1995 - 1995
Elaboração e Restauração de Encáustica. , Instituto Paulista de Restauro, IPR, Brasil.
1994 - 1994
Técnicas de Encadernação de Livros. , Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, ABER, Brasil.
1994 - 1994
Restauração de Molduras Antigas. , Instituto Paulista de Restauro, IPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação e Restauro de Obras de Arte.
Participação em eventos
I Simpósio Brasileiro de Investigação Científica de Patrimônio Cultural. 2023. (Simpósio).
VII Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro. PROJETO DE RESTAURAÇÃO DE PINTURAS HISTÓRICAS E DE GRANDE FORMATO PARA A REINAUGURAÇÃO DO MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 2023. (Congresso).
Working Towards Sustainable Past - 20th Triennial Conference. Large Format Historical Painting Restoration Project for the reopening of the Museu Paulista - Museum of the University of São Paulo - Brazil. 2023. (Congresso).
V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro.Gerenciamento de Risco e Conservação Preventiva nas Coleções Privadas de Arte. 2019. (Encontro).
11 Seminário Patrimônio Cultural - Conservação e Restauro no séc. XXI.Restauração de Obras de Ate no Brasil: Desafios Profissionais. 2018. (Seminário).
Cleaning of Acrylic Painted Surfaces. 2018. (Oficina).
18th Triennal Conference in Copenhagen - ICOM CC. 2017. (Congresso).
26th Biennial IIC Los Angeles Congress. 2016. (Congresso).
Nanotecnologia Aplicada a Conservação e Restauração. 2016. (Seminário).
Remoção de fita autoadesiva com gel e micro emulsão, desacidificação de papel com hidróxido de cálcio nanoestruturado.. 2016. (Oficina).
Primeiro Simpósio Internacional de Conservação para Acervos.Conservação de Acervos - Comissão Organizadora. 2015. (Simpósio).
II Simpósio de Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia na Preservação de Acervos. 2014. (Simpósio).
Inovação em Restauração de Pinturas - Resinas Sintéticas para Vernizes e Reintegração Cromática. 2014. (Oficina).
Restauração de Obra de Arte Contemporânea. 2011. (Oficina).
Formação dos Profissionais de Museus: Reflexões e perspectivas. 2010. (Seminário).
Fórum Internacional de Conservação do Moderno ao Contemporâneo. 2010. (Outra).
Fotografia Digital para Conservadores de Obras de Arte. 2010. (Oficina).
XIII Congresso ABRACOR. 2009. (Congresso).
Gestão e Conservação de Bens Móveis.Princípio e Técnicas do Restauro de Bens Móveis. 2007. (Seminário).
I Simpósio Latino Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação do Patrimônio Cultural - LASMAC 2007.Metodologia de EDXRF e aplicações com um sistema portátil. 2007. (Simpósio).
Escola Federal do Estado do Rio de Janeiro - Escola de Museologia.Análise Organoléptica em Obras de Arte. 2006. (Oficina).
Decisões sobre Aparência e Critérios de Intervenção na Restauração de Pinturas com Joseph Fronek. 2005. (Outra).
Decisões sobre Aparência e Critérios de Intervençãp na Restauração de Pinturas. 2005. (Encontro).
Exposição Referencial de Anita Malfatti. Anita Malfatti no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal. 2004. (Exposição).
Museus e Exposições no século XXI: Vetores e Desafios Contemporâneos.Vetores e Desafios Contemporâneos. 2004. (Seminário).
Restauración de Retablos y Policromías Sacras. 2001. (Outra).
Técnicas de Reentelamento - Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO.Workshop Técnicas de Reentelamento. 2001. (Oficina).
Novos Avanços na Conservação de Pinturas Murais com Sharon Cather. 2000. (Outra).
Conservação de Arte Moderna com Stephen Hackney. 1999. (Outra).
Critérios Éticos e Estáticos na Restauração de Pinturas com David Bomford. 1999. (Outra).
Novos Avanços nas Técnicas de Conservação e Restauração de Pinturas com Alan Phenix. 1999. (Outra).
IX Congresso da ABRACOR - Associação Brasileira de Conservação e Restauro. 1998. (Congresso).
New Methods of Cleaning Paited Surfaces. 1998. (Oficina).
Quimica Aplicada à Restauração - Chemistry for Conservation - International Academic Projects - London. 1997. (Outra).
Curso de Atualização para Conservadores e Restauradores de Pintura em Tela. 1996. (Oficina).
Métodos de Análise Científica para Conservação e Restauro. 1996. (Outra).
VIII Congresso ABRACOR. Metodologia complexa de ensino e sua aplicação pedagógica no curso de restauro.. 1996. (Congresso).
Curso Básico de Pintura - Afresco e Encáustica. 1995. (Oficina).
Douração Clássica. 1995. (Oficina).
II Reunion Internacional Red de Trabajo em Clima Tropical. 1995. (Seminário).
Restauração de Molduras Antigas. 1994. (Oficina).
Técnicas de Encadernação de Livros. 1994. (Oficina).
I Encontro Sobre a Arte de Restaurar Bens Culturais. 1993. (Encontro).
Seminário Gustav Berger.Gustav Berger e Novas Técnicas de Restauração. 1993. (Seminário).
Papel Artesanal - Liceu de Artes e Ofícios. 1991. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Gerenciamento de Risco e Conservação Preventiva nas Coleções Privadas de Arte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Conferência de Encerramento das Comemorações dos 50 anos da Fundação de Arte de Ouro Preto .. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Metodologia complexa de ensino e sua aplicação pedagógica no curso de restauro.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Episódio 5 - Raul Carvalho - Pachacast. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . ATELIER RAUL CARVALHO. 2020; Tema: Conservação e Restauro de Obras de Arte. (Site).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Restauração de conjunto de pinturas de grandes dimensões para a reinauguração do Museu do Ipiranga. 2022. (Manutenção de obra artística/Restauração).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Conservação de Pinturas de Cavalete. 2021. .
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Bastidores de uma Exposição. 2020. .
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Verniz, uma questão de aparência?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Documentação para Restauração - Exame Organoléptico em Obras de Arte. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Exame Organoléptico em Obras de Arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Exame Organoléptico em Obras de Arte. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Verniz, uma questão de Aparência?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Restauração das pinturas murais da Paróquia de Santo Antônio de Padua de São Carlos. 2010. (Manutenção de obra artística/Restauração).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Restauração das pinturas de Homero Massena, do Teatro Carlos Gomes. 2010. (Manutenção de obra artística/Restauração).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Exame Organoléptico em Obras de Arte. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Verniz, uma questão de aparência?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Restauração das pinturas de Benedicto Calixto - Igreja Matriz de Bocaina. 2009. (Manutenção de obra artística/Restauração).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Exame Organoléptico em Obras de Arte. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Verniz, uma questão de aparência?. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Verniz, uma questão de aparência?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Coordenador do projeto de restauração do acervo do Museu do Estado de Pernambuco para a inauguração do Espaço Cultural Cícero Dias. 2003. (Manutenção de obra artística/Restauração).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Restauração de conjunto de obras de Francisco Brennand para inauguração do Museu Accademia, em Recife. 2003. (Manutenção de obra artística/Restauração).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Novas Técnicas de Reentelamento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Novas Técnicas de Reentelamento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Utilização de Solventes Aplicados à Restauração de Obras de Arte. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Utilização de Solventes Aplicados à Restauração de Obras de Arte. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Novas Técnicas de Reentelamento. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Utilização de Solventes Aplicados à Restauração de Obras de Arte. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO JUNIOR, R. M. . Novas Técnicas de Reentelamento. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
1992 - Atual
Atelier Raul Carvalho Conservação e Restauro de Obras de Arte LtdaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Diretor/Proprietário
1993 - 1999
Instituto Paulista de RestauroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Titular da Cadeira
1993 - 1998
Instituto Paulista de RestauroVínculo: Conservador/restaurador, Enquadramento Funcional: Conservador/restaurador
2018 - 2018
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador Responsável pela Exposição Jean Michel Basquiat, Obras da Coleção Mugrabi
2015 - 2015
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela Exposição Picasso e a Modernidade Espanhola - Obras do Museu Reina Sofia, CCBB São Paulo e CCBB Rio de Janeiro.
2013 - 2013
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "A Herança do Sagrado": Obras primas do Vaticano e de Museus Italianos, CCBB São Paulo e CCBB Rio de Janeiro
2012 - 2012
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Paris: Impressionismo e Modernidade, Obras Primas do Museu d'Orsay de Paris".CCBB São Paulo e CCBB Rio de Janeiro.
2006 - 2007
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Fé, Engenho e Arte", CCBB Rio de Janeiro.
2005 - 2005
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição " Antes, Histórias da Pré-história" no CCBB São Paulo.
2005 - 2005
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição " Antes, Histórias da Pré-história" no CCBB de Brasília.
2005 - 2005
Centro Cultural Banco do BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição " Antes, Histórias da Pré-história" no CCBB Rio de Janeiro.
2014 - 2014
OCA - IbirapueraVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição Mayas - Revelação de um tempo sem fim - OCA, São Paulo.
2004 - 2004
OCA - IbirapueraVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Picasso na Oca" no Parque do Ibirapuera, São Paulo.
2003 - 2003
OCA - IbirapueraVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pelos Laudos Técnicos, Coletas em Pequim e Xian e Conservação da exposição "Os Guerreiros de Xian e os Tesouros da Cidade Proibida" com acervo de museus chineses.
2012 - 2012
Fundação Memorial da América LatinaVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Guerra e Paz no Memorial da América Latina" - Obras de Candido Portinari.
2011 - 2012
EuropaliaVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela "Festival Europália" Bruxelas
2009 - 2011
Museu Palacete das ArtesVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Rodin, o Homem e o Gênio", acervo do Museu Rodin de Paris.
2008 - 2008
Museo de La SolidariedadVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "El Espácio de Hombre", em Turim, Itália com acervo do Museu da Solidariedad.
2007 - 2007
Museo de La SolidariedadVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Mundo pela Liberdade, com o acervo do Museo de La Solidariedad - Chile, na FIESP São Paulo
2006 - 2006
Associação Museu Afro BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "África e Africanias de José de Guimarães - Espíritos e Universos Cruzados".
2006 - 2006
Associação Museu Afro BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "O Universo Mítico de Julio Hector Paride Bernabó, o baiano Carybé no Museu Afro Brasil"
2004 - 2004
Associação Museu Afro BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Brasileiro-Brasileiros" - Museu Afro Brasil.
2004 - 2004
Associação Museu Afro BrasilVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pelos trabalhos para a montagem para a inauguração do Museu Afro Brasil
2005 - 2005
MUSEU OSCAR NIEMEYERVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Odorico Tavares - Minha Casa Baiana, Sonhos e Desejos de um Colecionador de Arte". Projeto incluiu a restauração das Obras de Arte.
2004 - 2005
Fundação Bienal de São PauloVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição da XXVI Bienal de São Paulo.
2004 - 2004
Conjunto Cultural Caixa EconômicaVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Anita Malfatti", Muito Além do Modernismo"
2004 - 2004
Conjunto Cultural Caixa EconômicaVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
2004 - 2004
Forbiden CityVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela exposição "Amazônia Native Traditions" - Pequin/China
2002 - 2002
Guggenheim New YorkVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Conservador responsável pela desmontagem, laudos e logística da exposição "Brasil Body and Soul" , no Guggenheim Museum - New York.
2002 - 2002
Pinacoteca do Estado de São Paulo, PinacotecaVínculo: Conservador, Enquadramento Funcional: Conservador responsável
Outras informações:
Acompanhamento e elaboração de Laudos Técnicos do Estado de Conservação para a exposição "Native Born - Arte Aborígene Australiana"
1999 - 2002
Pinacoteca do Estado de São Paulo, PinacotecaVínculo: Conservador/restaurador, Enquadramento Funcional: Conservador/restaurador
Outras informações:
Conservador e restaurador da Pinacoteca do Estado, atuando nas áreas de conservação, restauração, coletas de obras, laudos técnicos, documentação, montagens e logística de exposições
1998 - 1998
Pinacoteca do Estado de São Paulo, PinacotecaVínculo: Conservador/restaurador, Enquadramento Funcional: Conservador/restaurador
Outras informações:
Membro da equipe de restauradores do projeto "Atelier Aberto de Restauro", para restauração de parte do acervo da Pinacoteca do Estado.
2000 - 2000
Brasil + 500 AnosVínculo: Conservador/restaurador, Enquadramento Funcional: Conservador/restaurador
Outras informações:
Trabalhos de Conservação e Restauração para a Mostra Brasil + 500. Em comemoração dos 500 anos da Independência do Brasil.
1998 - 1998
Sesc BelenzinhoVínculo: Conservador/restaurador, Enquadramento Funcional: Conservador/restaurador
Outras informações:
Conservador/restaurador da exposição "Ballet do IV Centenário" para a inauguração do SESC Belenzinho, São Paulo.
1992 - 1992
Associação Museu de Arte Sacra de São PauloVínculo: Conservador/restaurador, Enquadramento Funcional: Conservador/restaurador
Outras informações:
Estágio na área de conservação e restauro de arte sacra
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de RAUL MACHADO CARVALHO JUNIOR e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?